Sandra Francesca Conte de Almeida

CitaçõesALMEIDA, S. F. C. de;ALMEIDA, SANDRA FRANCESCA CONTE DE
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 1979 a 1982 - Ciências da Educação Psicologia
    Université Paris Descartes
  • Mestrado - Periodo: 1977 a 1979 - Ciências da Educação Psicologia
    Université Paris Descartes
  • Especialização - Periodo: 1976 a 1976 - Metodologia do Ensino Superior
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Graduação - Periodo: 1982 a 1983 - Psicologia Escolar
    Université Paris Descartes
  • Graduação - Periodo: 1972 a 1975 - Pedagogia
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Atuação Profissional

  • Acta Scientiarum. Human and Social Sciences- / Periodo: 2009 a atual
  • Actas Freudianas- / Periodo: 2006 a atual
  • Arquivos Brasileiros de Psicologia- / Periodo: 2007 a atual
  • Coleção Psicanálise e Educação - Editora Vozes- / Periodo: 2002 a atual
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2009 a atual
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1992 a atual
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1992 a 2001
  • Encontro (Santo André)- / Periodo: 2006 a atual
  • Estilos da Clínica (USP)- / Periodo: 2002 a atual
  • Estilos da Clínica (USP. Impresso)- / Periodo: 2005 a atual
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2006 a atual
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2008 a atual
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná- / Periodo: 1975 a 1985
  • Pro-Posições (Unicamp)- / Periodo: 2002 a atual
  • Psicologia em Estudo- / Periodo: 2005 a atual
  • Psicologia. Teoria e Pesquisa- / Periodo: 2005 a atual
  • Psicologia. Teoria e Pesquisa- / Periodo: 2003 a 2005
  • Psicologia USP (Impresso)- / Periodo: 2011 a atual
  • Revista Ciência e Saúde- / Periodo: 2006 a 2007
  • Revista de Psicologia (Fortaleza)- / Periodo: 2003 a atual
  • Revista Inter-ação em Psicologia- / Periodo: 2006 a atual
  • Revista Interamericana de Psicologia- / Periodo: 2008 a atual
  • Revista Psicologia Escolar e Edcuacional- / Periodo: 2013 a atual
  • Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)- / Periodo: 2002 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1989 a 2003
  • Universidade Federal do Ceará- / Periodo: 1985 a 1988
  • Université Paris XIII - Villetaneuse- / Periodo: 2013 a 2013

Linha de Pesquisa

  • Desenvolvimento humano nos contextos sócio-educativos
  • Educação, Juventude, Sociedade
  • Formação e atuação em Psicologia Escolar
  • Processos psicopatológicos e ações terapêuticas
  • Psicanálise e Educação: possibilidades e limites de interlocução
  • Psicanálise e Educação: possibilidades e limites de interlocução

Projetos de Pesquisa

  • Desenvolvendo habilidades e competências sociais e emocionais de professores para a prevenção, mediação e intervenção em situações de violência escolar: da análise articulada do processo de formação inicial e continuada à analise das práticas profissionai
    A violência aparece como objeto de investigação em diversos campos do conhecimento, o que implica em algumas dificuldades de ordem epistemológica, teórico-conceitual e metodológica na sua definição e no planejamento da pesquisa. Apesar dessas dificuldades, há uma concordância conceitual de base, compartilhada por muitos teóricos e pesquisadores, de que todo e qualquer ato de agressão ? física, moral ou institucional ? dirigido contra a integridade de um ou vários indivíduos ou grupos é considerado um ato de violência (Abramovay & Rua, 2002). Ou, ainda, a clássica definição de Chauí (1995), que apresenta a violência como o ?uso da força física e do constrangimento psíquico para obrigar alguém a agir de modo contrário à sua natureza e ao seu ser. A violência é violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém? (p.337). Referindo-se especificamente à violência no contexto escolar, Charlot (2002) distingue entre violência na escola, violência à escola e violência da escola. A violência na escola é a que acontece no espaço escolar, sem estar ligada à natureza e às atividades da instituição escolar. Por ex., traficantes invadem a escola e ?acertam conta? com alunos usuários de droga. A violência à escola está ligada à natureza e às atividades da instituição escolar. Por ex., alunos que insultam e maltratam os professores, provocam incêndios na escola, cometem atos de vandalismo. E, a violência da escola, que é uma violência institucional, simbólica. Por ex., determinadas avaliações escolares, preconceitos contra os alunos, desdenho dos professores, atos injustos. Neste projeto de pesquisa, pretende-se discutir, na perspectiva apontada por Charlot, as violências no cotidiano escolar, notadamente aquelas associadas às condutas de adolescentes e jovens, enquanto um fenômeno social, com profundas implicações e repercussões subjetivas na saúde psíquica do professor (Aguiar & Almeida, 2008). Por tais razões, é de fundamental importância investigar e avaliar os modos pelos quais os professores desenvolvem estratégias de prevenção e de intervenção/enfrentamento das violências, na escola, por meio de programa/ações de formação continuada de professores, que contemple(m) o desenvolvimento pessoal, notadamente as habilidades e competências sociais e emocionais e a análise clínica das práticas profissionais educativas.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A Psicologia, a Psicanálise e a Educação: uma investigação psicológica da formação e atuação profissional de psicólogos escolares e professores e dos processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem em contextos sócio-educativos.
    Investigação dos processos de desenvolvimento humano, da mediação e apropriação do conhecimento e do entendimento da construção da identidade de competências profissionais, no contexto escolar, possibilitando melhores condições de estudo, planejamento e avaliação dos dispositivos de formação inicial e permanente de psicólogos escolares e professores do esnsino fundamental e médio.
    Período: 2007 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Violência nas escolas ? prevenção e intervenção no cotidiano escolar por meio do desenvolvimento pessoal de professores e análise clínica das práticas profissionais educativas
    Neste projeto de pesquisa, pretende-se discutir as violências no cotidiano escolar, notadamente aquelas associadas às condutas de adolescentes e jovens, enquanto um fenômeno social, com profundas implicações e repercussões subjetivas na saúde psíquica do professor (Aguiar & Almeida, 2008). Por tais razões, é de fundamental importância investigar e avaliar os modos pelos quais os professores desenvolvem estratégias de prevenção e de intervenção/enfrentamento das violências, na escola, por meio de programa/ações de formação continuada de professores, que contemple o desenvolvimento pessoal e a análise clínica das práticas profissionais educativas.
    Período: 2012 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico, Científico e Cultural entre a Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília e a Université Paris XIII
    O Acordo prevê a realização de projetos comuns entre as três instituições universitárias, contemplando as seguintes atividades: a) intercâmbio de professores e de pesquisadores: b) intercâmbio de estudantes; c) intercâmbio de publicações; d) desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos; e) orientação conjunta de teses de mestrado e de doutorado; f) publicações em comum.
    Período: 2012 - 2015 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Adolescência, violência e traumatismo
    Esse projeto analisa alguns aspectos relativos ao funcionamento psíquico dos adolescentes que passam ao ato de forma violenta na sua interrelação com dimensões familiares e sociais. Busca-se identificar elementos para intervenção, considerando a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental. Ressalta-se o papel do meio ambiente e a necessidade de auxilio externo nas situações de desamparo que se situam bem no centro do conceito de trauma. Discute-se a importância do desenvolvimento da reflexão sobre a intervenção psicossocial e clínica com os adolescentes que passam ao ato pela via da violência ser atravessada por considerações sobre as particularidades do funcionamento psíquico desses jovens, principalmente pela análise do impacto de vivência de situações traumáticas e extremas, bem como pela noção de provimento ambiental e de apoio narcísico parental (Marty, 2006; Gutton, 1990; Winnicott, 1995). Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo invetigar o funcionamento psíquico e subjetivo, bem como a dinâmica familiar de adolescentes que passam ato de forma violenta, buscando identificar elementos para intervenção, considerando a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental.A proposta dessa pesquisa é multimetodológica e envolve entrevistas de grupos focais com profissionais e com adolsecentes, entrevista semi-estruturada psicossocial e temática com o adolescente e com a família:entrevistas e acompanhamento clínico com os adolescentes e o Método de Rorschach.
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Estratégias de prevenção e de enfrentamento das violências na escola: ressignificação de concepções e de práticas educativas de professores por meio de um programa de formação continuada de desenvolvimento pessoal e profissional docente
    A pesquisa tem por objetivo articular concepções e práticas educativas de professores, focalizando o tema das violências na escola, por meio de um programa de formação continuada, que privilegiará dispositivos ?clínicos? de formação, designados por Cifali (1998, 2001) como um espaço onde uma prática procura se teorizar partindo de uma situação singular e da implicação daquele que nela é compreendido como profissional. Pretende-se então, neste projeto, apreender as concepções de professores acerca das violências, na escola, discutir as implicações e as repercussões psíquicas, sociais, pedagógicas e institucionais derivadas ou relacionadas com a experiência da violência no espaço escolar, vivenciada por professores e alunos, de modo a melhor compreender as estratégias de prevenção e enfrentamento da violência, no contexto da instituição, visando à ressignificação e mudanças de concepções e práticas, por meio da implementação de ações educativas, planejadas conjuntamente, em um projeto de formação continuada de professores, voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional docente.
    Período: 2009 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Fossilização e desfossilização: estudos teórico-metodológicos sobre a constituição de conceitos científicos em crianças com deficiência intelectual do Distrito Federal
    Estudos realizados por Rossi & Almeida indicam que as formas fossilizadas de comportamento em crianças com deficiência intelectual podem ser observadas durante o processo de constituição de conceitos científicos na escola. São processos psicológicos mecanizados, os quais, dadas às origens remotas, são repetidos reiteradamente e tornam-se automatizados, conforme postula Vygotsky. Estas formas tendem a perseverar ao longo do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e encobrem processos de desenvolvimento que lhe são subjacentes. No caso da deficiência intelectual esses processos podem não se atualizar, apresentam dificuldade em ser generalizados e utilizados na resolução de tarefas. A criança com deficiência intelectual constrói estratégias na aprendizagem de conceitos científicos, as automatiza, mas apresenta uma rigidez que não permite a generalização para outras tarefas. O processo de fossilização parece obliterar outras estratégias importantes que permitiriam a criança desenvolver níveis mais avançados de abstração e generalização do conceito ainda em fase inicial de aprendizagem e realizar a transição de um conceito a outros correlatos. Essas estratégias não são passíveis de uso voluntário e permanecem indisponíveis à consciência infantil. Neste cenário, novas indagações teórico-metodológicas emergiram: há especificidades de funcionamento da criança com deficiência intelectual quando ela realiza o processo de fossilização? Por que o processo de desfossilização, ou seja, o reverso da fossilização, mostra-se obliterado? Que potencial de transferência o comportamento fossilizado possui para este grupo, como e até que ponto influencia novas aprendizagens de conceitos? Como se realiza o processo de desfossilização e que fatores interferem com a abertura para novas aprendizagens? Na medida em que o objeto demanda novos investimentos e esforços de investigação, o objetivo deste projeto é prosseguir na mesma linha de investigação de modo a com
    Período: 2008 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Práticas e modalidades de atendimento educacional a alunos com espectro de autismo na rede pública do Distrito Federal
    O projeto pretende investigar as práticas e modalidades de atendimento educacional de professores de crianças e adolescentes com autismo em classes regulares de escolas inclusivas da rede pública de ensino no Distrito Federal. A literatura aponta que a educação formal é a abordagem psicoeducativa mais efetiva para a generalização e manutenção de capacidades adquiridas e estabelecimento de processos interativos em alunos com autismo. Entretanto, a escolha de um tipo de intervenção psicoeducacional revela-se complexa, em função da falta de informação, conhecimento e capacitação na área, para a maioria dos profissionais que nela atuam. As intervenções educativas dos professores parecem a-críticas e sem teorização, o que demanda sejam examinadas e teorizadas. A pesquisa, de cunho qualitativo, será realizada em escolas que atendem alunos com autismo, em Brasília e nas várias cidades satélites do Distrito Federal. Participarão do estudo professores que atuam diretamente com autismo no contexto indicado, além de seus alunos com diagnóstico do transtorno. Na coleta de dados serão utilizadas as técnicas de análise documental, entrevista e observação semi-estruturada. Os dados serão submetidos à análise de conteúdo. Os resultados auxiliarão na elaboração de políticas de atendimento ao aluno com autismo, capacitação de professores, originarão produções científicas, dissertações de mestrado e formação, em nível stricto sensu, de novos pesquisadores na área.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • SERVIÇOS DE SAÚDE PÙBLICA : CONCEPÇÕES DE SAÚDE MENTAL E PERCEPÇÕES DO SERVIÇO NA PERSPECTIVA DE JOVENS E SEUS FAMILIARES
    Essa pesquisa propõe conhecer as concepções e percepções acerca da saúde mental e dos serviços direcionados a este setor visando a identificar como ocorre o processo de construção do conceito e a acessibilidade, respectivamente, tendo em vista, aspectos como a cultura, a rede de apoio e contextos ecológicos, uma vez que a compreensão do que venha a ser saúde e doença é influenciada pelo contexto sociocultural. Partuiculariza-se a percepção dos usuários e não usuários do sistema de saúde no Distrito Federal. Pretende-se com este estudo auxiliar os profissionais da área de saúde na busca de uma melhor compreensão acerca das necessidades de saúde dos adolescentes, assim como subsidiar a melhoria do atendimento desta população. Temos como objetivos específicos: 1) apreender visão de saúde e doença mental dos adolescentes e de seus familaires; 2) a visão sobre o acesso ao serviço de saúde mental para adolescentes e para os familiares; 3) os fatores de risco e proteção segundo os adolescentes e seus familaires; 4) as estratégias utilizadas para cuidar da saúde mental; e, 5) as instituições ou pessoas identificadas pelos adolescentes e pelos familaires como potenciais ao atendimento em caso de problemas com a saúde mental. Os participantes da pesquisa serão divididos em dois grupos: a) G1 - 330 crianças e adolescentes de 12 a 16 anos, sendo 30 usuários de serviços de saúde mental públicos e 300 regularmente matriculados e freqüentes em escolas públicas e privadas do DF; b) G2 representantes das famílias destes mesmos 330 jovens..
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS
    . O projeto de pesquisa aqui proposto pretende privilegiar uma investigação sobre a saúde mental na escola, tendo em vista que esta ocupa um lugar institucional onde as questões relacionadas à saúde mental de crianças e jovens são primeiramente identificadas. Pretende-se realizar uma pesquisa que possa envolver a Universidade Católica de Brasília e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)..
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Concepções de saúde mental e percepções do serviço na perspectiva de jovens e seus familiares
    : Este estudo visa investigar a temática da saúde mental a partir da perspectiva dos adolescentes e de suas famílias. É proposto conhecer os conceitos e as percepções acerca da saúde mental e dos serviços direcionados a este setor visando a identificar como ocorre o processo de construção do conceito e a acessibilidade, respectivamente, tendo em vista, aspectos como a cultura, a rede de apoio e contextos ecológicos, uma vez que a compreensão do que venha a ser saúde e doença é influenciada pelo contexto sociocultural. Além disto, busca investigar os preconceitos e mitos existentes entre os participantes acerca da concepção de saúde mental, visando conhecer principalmente, as barreiras ao acesso dos adolescentes aos serviços públicos de saúde mental, sejam elas ideológicas ou estruturais. Participarão desse estudo 900 adolescentes e seus respectivos cuidadores (familiares) das cidades de Brasília, Porto Alegre e Fortaleza. Sendo 300 adolescentes (100 em cada estado) que freqüentem regularmente escola da rede pública e 300 (100 em cada estado) que freqüentem escola particular e 300 (100 em cada estado) que fazem parte do grupo clínico, portanto estão em atendimento na rede de saúde. Serão levantados os números de adolescentes de ambos os sexos entre 12 e 17 anos de idade. Os participantes da pesquisa serão divididos em dois grupos: a) G1 - 600 jovens de 12 a 16 anos, regularmente matriculados e freqüentes em escolas públicas e particulares (grupo não clínico); representantes das famílias destes mesmos 600 jovens;b) G2- 300 jovens atendidos pelo sistema de saúde (grupo clínico) e seus respectivos familiares. Como instrumentos serão aplicados dois modelos de questionário, um para a família e outro para o adolescente, semanticamente validados e que já foram utilizados em pesquisa similar em outros países. .
    Período: 2007 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Espectro de autismo ? um estudo sobre práticas e modalidades de atendimento educacional na rede pública de ensino do DF.
    O projeto pretende investigar as práticas e modalidades de atendimento educacional de professores de crianças e adolescentes com autismo em centros de ensino especial e classes especiais em escolas ida rede pública de ensino no Distrito Federal. A literatura aponta que a educação formal é a abordagem psicoeducativa mais efetiva para a generalização e manutenção de capacidades adquiridas e estabelecimento de processos interativos em alunos com autismo. Entretanto, a escolha de um tipo de intervenção psicoeducacional revela-se complexa, em função da falta de informação, conhecimento e capacitação na área, para a maioria dos profissionais que nela atuam. As intervenções educativas dos professores parecem a-críticas e sem teorização, o que demanda sejam examinadas e teorizadas. A pesquisa, de cunho qualitativo, será realizada em instituições de ensino especial e em escolas com classes especiais que atendem alunos com autismo, em Brasília e nas várias cidades satélites do Distrito Federal. Participarão do estudo professores que atuam diretamente com alunos com autismo no contexto indicado, além de seus alunos com diagnóstico do transtorno. Na coleta de dados serão utilizados as técnicas de análise documental, entrevista e observação semi-estruturada. Os dados serão submetidos à análise de conteúdo. Os resultados auxiliarão na elaboração de políticas de atendimento ao aluno com autismo, capacitação de professores, originarão produções científicas, dissertações de mestrado e formação, em nível stricto sensu, de novos pesquisadores na área.
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Perturbações do espectro de autismo ? perfil do alunado e intervenção educacional na rede pública do Distrito Federal
    O agrupamento de certos transtornos mentais de difícil diagnóstico em uma categoria mais ampla, como o espectro do autismo, encoraja muitos profissionais da saúde ou equipes interdisciplinares de instituições a lançarem mão dessa categorização como alternativa ao diagnóstico das perturbações do espectro de autismo. Há um conjunto de dificuldades para esse diagnóstico: a enorme diversificação de comportamentos e atitudes entre as crianças e em relação a uma mesma criança, ao longo do desenvolvimento; exames clínicos não oferecem indicadores específicos, precisos e consistentes de autismo; a semelhança com outras patologias caracterizadas por sintomatologias similares. Ainda, quando identificadas as perturbações do espectro de autismo, permanece a dificuldade em definir a síndrome específica dentro do espectro, de modo a indicar alternativas pedagógicas pertinentes. Dados fornecidos pela Divisão de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educação do DF-SEDF indicam, ao final de 2005, a matrícula de aproximadamente quatrocentos alunos na categoria de condutas típicas de síndrome, em espaços educacionais inclusivos ou segregados. Dentre esses, não estão claramente identificados os casos de autismo, uma vez que grande número de diagnóstico está inconcluso. Em conseqüência, as síndromes dos alunos não são identificadas, de modo a indicar-lhes orientação pedagógica pertinente. Outra dificuldade diz respeito à incipiente oferta de metodologias de trabalho pedagógico e alternativas didáticas para a educação desses alunos, bem como o pouco intercâmbio interinstitucional para a socialização do conhecimento na área. Os professores, por sua vez, ressentem-se do despreparo para atuar com esses alunos. Essas evidências orientam as finalidades do projeto ora em desenvolvimento, voltado para a educação de crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo cujo objetivo é contribuir para a construção de conhecimento científico sobre as perturbações do espectro do autismo, d
    Período: 2005 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Processos de fossilização na deficiência mental.
    Este estudo tem por finalidade investigar o comportamento fossilizado de crianças com deficiência mental no processo de constituição dos conceitos. Apresenta-se, na oportunidade, um recorte da pesquisa no qual pretende-se identificar possíveis formas de comportamento fossilizado em um grupo de crianças e se estas preponderam no desenvolvimento do grupo estudado. Vygotsky afirma que as pessoas apresentam formas de pensamento fossilizadas ao longo do desenvolvimento e pretende-se investigar como os processos de fossilização ocorrem, sobretudo nas crianças com deficiência mental, na resolução de tarefas. Esta investigação busca levantar dados empíricos acerca da gênese e desenvolvimento desse processo, na tentativa de explicitar a tese do autor.
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento em contextos sócio-educativos: estudos acerca do pensamento e da linguagem em crianças
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A Psicologia, a Psicanálise e a Educação: uma investigação psicológica da formação e atuação profissional de psicólogos escolares e professores e dos processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem em contextos sócio-educativos.
    Investigação dos processos de desenvolvimento humano, da mediação e apropriação do conhecimento e do entendimento da construção da identidade de competências profissionais, no contexto escolar, possibilitando melhores condições de estudo, planejamento e avaliação dos dispositivos de formação inicial e permanente de psicólogos escolares e professores do esnsino fundamental e médio.
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Psicologia, Psicanálise e Educação: uma investigação psicológica dos dispositivos de formação e atuação de professores e psicólogos escolares e dos processos de ensino e de aprendizagem na educação escolar
    Investigação dos dispositivos de formação e atuação de professores e psicólogos escolares, dos processos de mediação do ensino e do desenvolvimento dos processos de aprendizagem, no ensino fundamental e médio.
    Período: 1990 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Fundamentos da Educação :: Psicologia Educacional
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: Desenvolvimento Social e da Personalidade
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem :: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social :: Relações Interpessoais
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Tratamento e Prevenção Psicológica :: Psicanálise e Educação

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: NAO_INFORMADO
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Concurso Público11
Total11

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Congresso25126
Participação em Encontro303
Participação em Seminário808
Participação em Simpósio202
Total38139

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Orientação em Andamento de Doutorado1102
Orientação em Andamento de Iniciação Científica0101
Orientação em Andamento de Mestrado2002
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado0011
Orientações Concluídas para Doutorado91111
Orientações Concluídas para Mestrado361138
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado2002
Outras Orientações Concluídas121013
Total625370

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Prêmios516
Total516

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Apresentação de Trabalho111012
Artigo Aceito para Publicação1001
Artigo Publicado530154
Capitulo de Livro Publicado333036
Demais Trabalhos4004
Editoração5005
Livro Publicado ou Organizado131014
Organização de Evento142218
Outras Bancas Julgadoras3003
Outras Orientações em Andamento0101
Outras Participações em Eventos e Congressos3003
Outras Produções Bibliográfica3003
Programa de Rádio ou TV7007
Relatório de Pesquisa1001
Texto em Jornal ou Revista7007
Trabalho em Eventos13031134
Total288114303

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prefacio Posfacio11
Trabalho Técnico3333
Tradução44
Total3838