Silvia Keli de Barros Alcanfor

CitaçõesALCANFOR, S. K. B.;Alcanfor, Silvia K.B.;B. ALCANFOR, SILVIA KELI;DE BARROS ALCANFOR, SILVIA KELI
Curso/ProgramaCoordenação de Pesquisa e Extensão
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Química

Formação

  • Doutorado - Periodo: 1995 a 1999 - Quimica
    Johannes Gutenberg Universitat Mainz
  • Mestrado - Periodo: 1988 a 1991 - Química
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1982 a 1987 - Bacharelado Química
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Universidade Catolica de Brasilia- / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1991 a atual

Linha de Pesquisa

  • Desenvolvimento de métodos analíticos para avaliação de moléculas de interesse farmacologico
  • Produção de material didáticos na área de Química Analítica

Projetos de Pesquisa

  • Fábrica Escola de Farmácia e Química
    O projeto nasceu em uma parceria entre os cursos de Farmácia e Química da Universidade Católica de Brasília (UCB). Esta iniciativa multidisciplinar teve como objetivos, proporcionar aos discentes da UCB a experiência de vivenciar a rotina de uma fábrica e seu ciclo organizacional no espaço de ensino-aprendizagem, assim como de capacitá-lo para transferir conhecimentos para a comunidade. Assim, o estudante é inserido em toda a cadeia produtiva desde o planejamento, produção e controle de qualidade. Até o momento mais de 120 estudantes passaram pela Fábrica Escola. Paralelamente usa de ferramentas para orientar a comunidade no manejo na produção doméstica. O aluno encontra um ambiente propício para resolver problemas relacionados à produção através de estudo de situação problema, discussão e planejamento de resolução do desafios institucionais e domésticos. Atualmente, o projeto está na fase de produção do álcool gel (glicerinado e de limpeza geral), bem como no escalonamento dos novos produtos: desinfetante de uso geral, sabonete líquido antisséptico, enxaguante bucal, solução de Schiller e gel para ultrassom. O Álcool gel está certificado conforme os padrões de qualidade exigidos pela vigilância sanitária, os demais produtos estão em fase de desenvolvimento e padronização.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Fitoterapia racional: Valorização do conhecimento tradicional e correlação com o conhecimento científico
    O uso de plantas medicinais estabeleceu-se, principalmente, por meios culturais, em que os conhecimentos obtidos tradicionalmente foram passados de geração a geração. O baixo custo e a facilidade de acesso a essas formas de tratamento acabam contribuindo para seu uso indiscriminado. Um dos fatores que contribui para isso é o fato de os produtos naturais serem considerados pela população como isentos de efeitos adversos, sem cuidados quanto a forma de uso, contraindicações e a posologia adequada. Dessa forma torna-se importante a promoção do uso racional da fitoterapia, utilizando-se do processo de formação do farmacêutico, sendo uma de suas áreas de atuação, contribuindo ao mesmo tempo para a orientação da população que faz uso da fitoterapia. Além disso, muitos produtos são utilizados sem reconhecimento científico, sendo necessário pesquisas que comprovem a eficácia e ausência de toxicidade de plantas, havendo necessidade de pesquisa na área. Dessa forma, dentro dos eixos da tríade pesquisa/ensino/extensão os estudantes poderão realizar atividades na promoção do uso racional de fitoterápicos.
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Cerrados do Planalto Central : Estrutura, dinâmica e processos ecológicos - Ecossistemas Aquáticos: Estrutura de comunidades, biomonitoramento, qualidade da água e sedimentos -PELD fase 3
    Trata-se da 3ª fase do projeto PELD, Programa Ecológico de Longa Duração, financiado pelo CNPq, CAPES e FAPs. O Grupo de Estudos de Ecossistemas Aquáticos da Universidade Católica de Brasília vem participando de todas as fases do PELD, desde o estabelecimento do sítio do Distrito Federal, em 2010. O sítio PELD está localizado na APA Gama e Cabeça de Veado, DF, que contém algumas unidades de conservação e corpos d%u2019água de excelente qualidade, tais como riachos e lagoas. Em função da proteção provida a esses ecossistemas aquáticos, a APA é uma área estratégica para estudos de longa duração. Para a nova fase do PELD, a proposta está centrada nas seguintes metas: 1. Monitorar as variáveis físicas e químicas da água e sedimentos em escala sazonal (estação de seca, chuva e transições) e acompanhar eventos atípicos em sistemas lóticos; 2. Monitorar a comunidade de macroinvertebrados bentônicos em escalas sazonais, em sistemas lóticos; 3. Investigar a estrutura trófica da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em sistemas lóticos e sua potencial relação com eventos hidrológicos e fontes de energia; 4. Avaliar o efeito top-down e da estrutura de habitat nos atributos ecológicos de consumidores primários em sistemas lênticos; 5. Avaliar o uso de fósforo pelo perifíton em sistemas lênticos ultraoligotróficos; 6. Construir modelos tridimensionais de ecossistemas aquáticos para fins didáticos e de divulgação científica. Além da manutenção das atividades de monitoramento e coleta de dados abióticos e bióticos em riachos e lagoas, o projeto avança na parte experimental e na difusão do conhecimento técnico-científico para a sociedade, especialmente na sensibilização da população local e de estudantes de ensino médio e fundamental. Os principais produtos da proposta estão relacionados ao treinamento de recursos humanos (especialmente estudantes de graduação da UCB), produção de banco de dados e imagens de séries temporais, que contribuirão para apoio à gestão das áreas de conservação, apresentação de trabalhos em eventos, produção de artigos científicos, exposições, produção de material didático. Os dados obtidos pelos sítios PELD compõem um esforço internacional (LTER), do qual o Brasil é participante oficial, para obtenção e partilha de dados ecológicos em escalas temporais longas, visando uma melhor compreensão dos efeitos de distúrbios, eventos climáticos extremos e dinâmica dos ecossistemas. O projeto tem previsão de duração de 48 meses e é uma parceria entre Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Embrapa, ICMBio, Jardim Botânico de Brasília, Reserva Ecológica do IBGE.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação da microbiota de solo serpentínico para biomineração de niquel
    Estudo da diversidade microbiana em área de mineração de niquel para avaliação de utilização em biomineração.
    Período: 2014 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • QuimicArte
    O Programa QuímicArte foi idealizado e criado pelo corpo docente do Curso de Química em 2007. O nome surgiu com o intuito de se trabalhar o fenomenológico e os conceitos da Química de forma interativa, lúdica e criativa com estudantes do curso e do Ensino Médio. A criação do Programa foi uma estratégia para inserção dos discentes no cotidiano da sala de aula e de promover um espaço de interação entre estudantes da graduação e do ensino médio por meio da relação universidade escola. O Programa está estruturado em dois pilares, ?Espaço QuímicArte? e ?QuímicArte em Movimento?, ambos coordenados por um professor do curso de Química. Os dois pilares se articulam entre si e com as disciplinas da área de Ensino de Química. Por fim, através do ?QuímicArte em Movimento? o curso de Licenciatura em Química interage com a escola, em especial com a escola da rede pública. As atividades desenvolvidas no Espaço QuímicArte representam um espaço de reflexão e desenvolvimento de material didático juntamente com o licenciando de Química em sintonia com o PCN+ e Currículo em movimento. Compreendem, periodicamente, atividades de vídeos, palestras, seminários, oficinas e debates sobre temas relevantes ao desenvolvimento da Química e sua inter-relação com temas cotidianos e aplicados. Neste espaço são planejadas as atividades de reativação de espaços de experimentação na escola parceira, organizando roteiros experimentais com os reagentes e equipamentos já existentes na escola. Interagindo com as disciplinas específicas da área de ensino que compõem a matriz curricular do Curso de Licenciatura em Química da UCB, oferece espaço para que parte das atividades supervisionadas possam ser desenvolvidas junto ao Espaço QuímicArte. No QuímicArte em Movimento alunos e professores do curso de graduação organizam materiais didáticos, incluindo os desenvolvidos no espaço QuímicArte, com diferentes estratégias de ensino em Química para serem aplicados no ensino médio. Por meio deste programa, estudantes do Curso de Química apresentam a comunidade externa à UCB, de forma lúdica e significativa, como a química está presente no dia a dia das pessoas e como os conhecimentos básicos relacionados a essa ciência podem trazer benefícios à sociedade. Visitas programadas à UCB também são possíveis, desde que diretamente marcadas com a coordenação do Projeto. As práticas extensionistas são reforçadas pelo empenho em reativar espaços de experimentação na escola, com visitas planejadas às escolas para catalogação do reagentes e equipamentos da escola e posterior estruturação do espaço e das práticas para que os professores da escola possam usar o espaço em segurança e com experimentações ecologicamente corretas. Articulando pesquisa, extensão e ensino a proposta é que o QuímicArte se torne um projeto de referência no Ensino de Química do DF.
    Período: 2018 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto PIBID - Quimicando e Contextualizando
    O sub-projeto da Química, Quimicando e Contextualizando, faz parte do Projeto Institucional da Universidade Católica de Brasília ? UCB do PIBID, apoiado no âmbito da CAPES, abriga nove (08) subprojetos nas áreas das licenciaturas da Instituição - Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Pedagogia e Química -, que são desenvolvidos sob a supervisão de professores das escolas de Educação Básica da rede pública do Distrito Federal e a orientação de professores coordenadores da UCB. Assim sendo, o Programa, objeto da parceria aqui proposta entre Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade Católica de Brasília, tem como objetivos: I. Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação; II. Contribuir para a valorização do magistério, articulando a prática docente à prática investigativa, teórico-reflexiva sobre a docência; III. Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica e vinculando, assim, docência e pesquisa; IV. Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de Educação Básica, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas de docência e de pesquisa, de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino - aprendizagem; V. Incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; VI. Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura; VII. Contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Uso sustentável e conservação do bioma Cerrado pela ocupação racional dos solos, recuperação de áreas degradadas e inserção de agrocombustíveis
    O projeto em questão objetiva fortalecer a infraestrutura de pesquisa em instituições de ensino superior que atuam no Cerrado (UnB, UFBA, UFG, UCB, PUC-GO,UEMA, UFMG, UNIMONTES, UFMT, UENEMAT), 2 centros da EMBRAPA (Cenargen e CPAC) e 1 ong (Instituto Biotrópicos) e expansão das atuais atividades e projetos em colaboração de forma a subsidiar ações de pesquisa, monitoração e desenvolvimento no âmbito do Cerrado. De modo específico, o projeto objetiva: 1 - contribuir para o avanço do conhecimento dos processos ecológicos em ecossistemas terrestres e aquáticos do Cerrado, considerando a configuração da paisagem e o papel da biodiversidade no funcionamento dos ecossistemas; 2- Desenvolver e disseminar uma metodologia para a rede ComCerrado para o monitoramento remoto e avaliação de impactos ambientais; 3 - Avaliar os impactos socioeconômicos do uso da biodiversidade do Cerrado; 4 - Avaliar a produtividade de pastagens e as consequências da substituição por áreas de cultivo de cana-de-açúcar 5 - Desenvolver e validar modelos de restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas no Cerrado 6 - Contribuir para a formação de graduandos e pós-graduandos na área de conservação da biodiversidade 7 - Fortalecer a infraestrutura de pesquisa da Rede ComCerrado..
    Período: 2012 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • PIBID/UCB/CAPES Subprojeto de Licenciatura em Quimica
    Curso de Química enxerga no programa PIBID a possibilidade de ampliar sua ação na promoção da integração entre educação superior e educação básica, promovendo a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação e contribuindo para a valorização do magistério, fazendo com que a Química seja valorizada no ensino médio, na qualidade de instrumento cultural essencial na educação humana, como meio coparticipante da interpretação do mundo e da ação responsável na realidade. Trata-se de uma proposta de trabalho na CEM 414 Samambaia, com desenvolvimento de oficinas experimentais e atendimento assistido aos alunos inicialmente do primeiro ano e posteriormente os mesmos alunos no segundo ano.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Desenvolvimento de Experimentos Didáticos em Química Analítica para o Ensino Médio com auxílio de um projetor de slides: Construindo Competências e Pensamento Científico
    Alunos de ensino médio de escolas públicas da Secretaria de Estado e Educação do DF recebem bolsas para desenvolverem na universidade, com a ajuda de alunos de graduação, experimentos didáticos em Química Analítica com o auxílio de um projetor de slides e os validam nas escolas de educação básica.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Construção de um eletrodo de ouro modificado com aplicação em Potenciometria direta através do sistema Host-Guest
    m primeiro protótipo do eletrodo baseado em potenciometria direta (PD) sensitivo a chumbo foi desenvolvido com base em um mecanismo Host-Guest, ou seja, baseado em um processo de coordenação entre o íon e o quelante, que está imobilizado na superfície do eletrodo1. A modificação da estrutura e da distribuição de carga na superficie do eletrodo e consequentemente, uma alteração da distribuição de ions na camada de interface eletrodo-solução resulta em uma variação de diferença de potencial (DE) entre os eletrodos de trabalho (ET) e de referência (ER)2-5. Eletrodos de grafite modificados com 2-aminometil-18-crown-6 (AMKE) foram preparados conforme metodologia1, para medida de Pb(II) em água por PD. Determinou-se que a reprodutibilidade das medidas está intimamente relacionada com as etapas de incubação no preparo dos eletrodos e com a topografia dos grafites. Assim utilizou-se várias vezes o mesmo grafite suporte para a confecção dos eletrodos, removendo-se a camada de Glutaraldeído-AMKE-Pb e preparando-se novamente os eletrodos antes de cada sequencia de medidas. As DEs foram medidas em solução de LiNO3 0,01M (pH 5 a 6), antes (E0) e após (E1) a exposição dos eletrodos a Pb(II). A E final é igual a E1-E0. As medidas de E, em decorrência da presença de Pb(II) em concentrações de 0,1 a 100ng/mL mostraram uma relação linear ( R = 0,987)6. A literatura7- mostra uma gama de sensores químicos e biossensores à base de superficie de ouro modificada com moléculas possuidoras de grupo funcional -SH. Baseado nesta observação surge a possibilidade de desenvolver-se um eletrodo Au-S-R-CO2NH-CH2-18-crown-6 para determinação de Pb(II) por PD mais estável e que proporcione maior reprodutibilidade das medidas que o Grafite-Glutaraldeído-AMKE já estudado1,6 Sabe-se da literatura que o AMKE tem sido sintetizadox. Por tratar-se de um reagente de difícil aquisição (Aldrich) e oneroso, justifica-se a proposição de uma rota sintética para este reagente.
    Período: 2003 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de Experimentos e Jogos Didáticos em Química para o Ensino Médio: Construindo Competências e Pensamento Científico
    A construção do pensamento científico em Química, em suas potencialidades intelectual e social, relaciona-se às práticas de desenvolvimento de experimentos didáticos, em que consideramos o caráter investigativo no campo da pesquisa teórica, a concepção de hipóteses, elaboração e aplicação de modelos bem como da interpretação dos resultados como etapas fundamentais do rigor científico necessárias para o estabelecimento de competências e habilidades na Ciência Química. Este projeto compreende o desenvolvimento de experimentos e jogos didáticos em Química baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Edital FAPDF Nº 03/2008 Seleção Pública de Propostas para o Programa de BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR
    Período: 2009 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Polifenóis de Yacon (Smallanthus sonchifolius) investigação do potencial como alimento funcional
    Verificação de propriedades funcionais que podem ser relacionas ao alto teor de polifenóis das raízes, folhas e flores do Yacon, tais que imunomodulação, atividade antitumoral e potencial anticariogênico
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • · Conhecimento científico integrado para planejamento e gestão de áreas protegidas em espaço urbano
    A presente pesquisa tem como objeto o planejamento e gestão de áreas protegidas em meio urbano no bioma Cerrado, com foco em unidades de conservação situadas no DF, sob responsabilidade administrativa do IBAMA e do Governo do DF. As condições de realização desta proposta são bastante favoráveis, já que estudos de caso vêm sendo realizados há 3 anos pela equipe proponente, em duas disciplinas do Programa em Planejamento e Gestão Ambiental: Planejamento Ambiental e Gestão Ambiental Pública e Privada. Com este projeto tais estudos passariam a ter caráter mais formal como pesquisa científica, adquirindo forma mais sistemática dentro dos moldes da ciência. O objetivo deste projeto é a promoção da integração ensino-pesquisa, envolvendo graduação e pós-graduação. Essa integração tem como foco principal o trabalho conjunto das referidas disciplinas, assim como a integração dessas com a pesquisa na UCB, possibilitando maior vivência dos estudantes (incluindo bolsistas de graduação em Eng.Ambiental) com as atividades de pesquisa da instituição. A consolidação das parcerias locais (SEDUH-DF e COMPARQUES DF) e internacionais (Universidades de Sttutgart e Berlim é também um outro objetivo, assim como consolidar o papel da UCB como centro de referencia na gestão de áreas protegidas do Cerrado, sobretudo aquelas que estão sob pressão da expansão urbana. Para atingir esses objetivos são propostos novos estudos de caso e a realização de dois eventos (um seminário interno e um congresso internacional), que possibilitem contribuir para o estreitamento dos laços entre graduação e pós-graduação, entre estudantes e instituição, entre a instituição e os parceiros e com toda a comunidade científica atuante nessa área.
    Período: 2004 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Estudo do Comportamento Biogeoquimico de Sistemas de Lagos e sua Relevancia para o Transporte de Patogenos - Brasil - LAMARH / Alemanha - ISF
    A cooperação entre a Universidade Católica de Brasília e o Institute for Lake Research, Langernargen, foi iniciado no ano de 2003, visando uma proposta de pesquisa do comportamento físico, químico e biológico em reservatórios em diferentes regiões climáticas. Antes desse acordo, realizaram-se reuniões e visitas mútuas entre as instituições, baseando-se em atividades similares de pesquisa envolvendo uma troca intensiva de experiências, de idéias e conhecimentos relacionados à qualidade de água e à gestão de recursos hídricos. Para isso, foi realizado uma visita técnica do coordenador do LAMARH/UCB no ISF/Alemanha e duas visitas do coordenador do Lago Constance/Alemanha no Brasil. A coloaboração recebeu desde o início um grande incentivo das instituições, pois as duas pesquisas, que estavam sendo realizadas pelo ISF e LAMARH/UCB, estavam direcionadas no estudo de lagos usando o mesmo tipo de modelo numérico (software Delft 3D).
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de Novos Antagonistas Alfa-1 Adrenérgicos Urosseletivos, Úteis ao Tratamento da Hipertrofia Benigna Prostática
    Esta proposta visa a continuidade dos estudos sobre antagonistas do adrenoceptor alfa-1, quanto à otimização de LASSBio 772 e compreensão dos requisitos estruturais necessários ao reconhecimento molecular pelos subtipos de adrenoceptores alfa-1, a partir do planejamento e.g. estudos da influência das interações eletrônicas, hidrofóbicas e liberdade confomacional das subunidades farmacofóricas primária e secundária de novos padrões moleculares no perfil desejado; síntese e.g. desenvolvimento metodológico a partir de procedimentos clássicos da literatura através de rotas sintéticas convergentes utilizando o safrol; e avaliação farmacológica e.g. determinação da potência antagonista (pKB) a partir da vasoconstrição em tecidos de rato [ducto deferente (1A), baço (1B) e aorta (1D)] e ensaios de competição (binding) a partir de preparações membranares de fígado de rato (1B) e coelho (1A) bem como clones recombinantes de adrenoceptores alfa-1 selvagens de rato e humanos expressos em células CHO. A utilização do safrol na síntese de novos agentes terapêuticos corrobora a vocação brasileira quanto ao uso de constituintes de sua biodiversidade e atua em sinergia com os esforços governamentais para o desenvolvimento da indústria farmacêutica brasileira, promovendo desenvolvimento regional com diminuição de custos associados à distribuição e importação de medicamentos. A pesquisa e o desenvolvimento de novos protótipos a fármacos urosseletivos úteis ao tratamento da HBP, inserem-se no novo paradigma da Química Medicinal brasileira, quanto à auto-suficiência neste campo de estudos e visa à melhoria na qualidade de vida na população de idosos.
    Período: 2005 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Green Governance
    Trata-se de programa de cooperação internacional em rede - que inclui USA, Brasil, Nigéria e Indonésia -, que envolve 3 projetos de pesquisa, sobre os temas: - green governance em florestas - green governance em solo - green governance em água.
    Período: 2004 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Síntese e Avaliação Farmacológica de Novos Candidatos a Agentes Antiasmáticos, Planejados a Partir de Derivados do Líquido da Castanha de Caju
    Esta proposta visa o desenvolvimento de novos candidatos a agentes antiasmáticos, essencialmente nacionais, a partir de derivados fenólicos do líquido da castanha de caju (LCC), fonte natural abundante no país, associado a baixos custos, desenvolvimento regional e que promovam relevante ação em saúde pública em benefício da população brasileira..
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • · Prospecção, avaliação e desenvolvimento racional de novas substâncias bioativas
    Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • · Separação de Mercúrio, Prata e Cobre de Amálgama Dentário
    Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • · Desenvolvimento de Sistema de Suporte à Decisão para o Gerenciamento Integrado do Lago Paranoá
    Projeto financiado pela Companhia Energética de Brasília, coordenado pelo Prof. Flavio Giovanetti Albuquerque.
    Período: 2002 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Construção e otimização de eletrodo sensitivo a chumbo -simulação de análise de íons de chumbo em água potável baseado em potenciometria direta
    A utilização de sensores, químico ou bioquímicos, possibilita que análises in-situ sejam feitas, com vantagens ecológicas, econômicas e uma vasta aplicabilidade. Entretanto, existem também vários problemas a serem resolvidos, tal como a degradação gradual de sensores com o tempo, o que prejudica o funcionamento dos mesmos. O objetivo deste projeto é dar seqüência ao trabalho de desenvolvimento de novos sensores potenciométricos para determinação de metais pesados, tal como chumbo em suas formas iônicas, para posterior aplicação em análise de águas potáveis. A metodologia consiste em: a) Montagem e adequação do equipamento para medir a diferença de potencial entre os eletrodos de trabalho e referência, induzida pela complexação de ions de metal pesado baseado no proposto nas Referências [2-6]; b) Construção de eletrodos: Grafites serão revestidos com poli-glutaraldeido ao qual o éter 2-amino-18-coroa-6 será covalentemente imobilizado A metodologia está devidamente descrita no trabalho de Alcanfor e Baumann [2]; c) Determinações potenciometricas diretas com soluções-padrão de ions de chumbo em água, baseado em estudo anteriores [2] , objetivando verificar o índice de reprodutibilidade de sinal, assim como tentativa de calibração dos eletrodos, o que não é trivial; d) Viabilização de análises de controle do método potenciométrico direto com estes eletrodos, averiguando da quantidade de chumbo (poucos nanogramas) complexada ou adsorvida na superfície dos eletrodos através de absorção atômica (AAS); e) Análise por potenciometria direta com amostras simuladas de água potável; a seletividade do eletrodo será testada; f) Desenvolvimento e implantação de metodologia para o tratamento de rejeito com ions de chumbo; g) Estudar teoricamente o mecanismo "host-guest" estabelecido na superfície do eletrodo de trabalho fazendo uso dos recursos disponíveis de modelagem molecular.
    Período: 2000 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação da Integração dos Aspectos de Qualidade de Água nas Regras Operacionais da Barragem do Lago Paranoá
    Tratamento estatístico dos dados: Considerações preliminares Responsável por este relatório: Silvia Keli de Barros Alcanfor, com colaboração do Dr. Carlos Frederico de Castro O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo preliminar de tratamento estatístico dos dados procvenientes de análises das águas do Lago Paranoá. O relatório está dividido em cinco partes, a saber: Introdução, Aspectos gerais de qualidade de água , Principais processos físico-químicos e biológicos em sistemas aquáticos, Considerações finais, e Referências Bibliográficas. Na Introdução, é apresentada um breve resumo da proposta inicial do projeto e do Relatório do Estado da Arte em Modelagem Matemática de Qualidade de Água. Em "Aspectos gerais de qualidade da água" é apresentado a problemática de desenvolvimento de um índice que seja o mais fidedígno possível à real situação de qualidade . Os principais processos fisico-químicos e biológicos são citados a seguir, chamando a atenção para reações dos tipos ácido-base e redução-oxidação. Aqui procura-se identificar os parâmetros medidos como referência para a qualidade da água com os processos fisico-químicos nos perfis horizontais e verticais. No "Estudos estatísticos em análises ambientais" é salientado a importância de um tratamento estatístico de dados no sentido de otimizar processos.
    Período: 2002 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Ensino Em Quimica :: Produção de Material Didático
  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Química Analítica :: Análise de Traços e Química Ambiental
  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Química Analítica :: Eletroanalítica
  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Química Analítica :: Espectrofotometria
  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Química Analítica :: Instrumentação Analítica

Idiomas

  • Alemão: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Professor Titular33
Participação em Banca de Graduação3939
Participação em Banca de Mestrado88
Total5050

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162018Total
Participação em Congresso121114
Participação em Encontro7007
Total191121

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica001214
Orientações Concluídas para Mestrado100001
Outras Orientações Concluídas822593101
Total8326114106

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnterior201720212022Total
Prêmios31116
Total31116

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019202120222023Total
Apresentação de Trabalho3002076119
Artigo Publicado410010006
Capitulo de Livro Publicado201000003
Curso de Curta Duração Ministrado300000003
Demais Trabalhos600000006
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional300000003
Livro Publicado ou Organizado100000001
Organização de Evento320001118
Outras Bancas Julgadoras400000004
Outras Participações em Eventos e Congressos100000001
Relatório de Pesquisa100000001
Texto em Jornal ou Revista001000001
Trabalho em Eventos81100076196
Total112422115133152

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica55
Patente11
Trabalho Técnico33
Total99