This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Tatiana da Silva Portella
Citações | PORTELLA, T. S. |
Curso/Programa | Licenciatura Pedagogia |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2014 a 2014 - Psicologia
Universidade Católica de Brasília - Mestrado - Periodo: 2000 a 2002 - Psicologia
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1996 a 2000 - Pedagogia
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Associação Nacional de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2014 a 2016
- Faculdade Jesus Maria José- / Periodo: 2003 a 2004
- Faculdade JK- / Periodo: 2005 a 2005
- Faculdades Integradas do Planalto Central- / Periodo: 2002 a 2003
- Revista de Educação ANEC- / Periodo: 2017 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a 2017
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2016
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2007
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a 2007
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2006 a 2006
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2004
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2001 a 2003
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a 2001
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a 2000
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a 2009
Linha de Pesquisa
- Apresentar e publicar trabalhos e pesquisas acerca da Educação Católica no Brasil
- Apresentar trabalhos e pesquisas acerca da Educação Católica no Brasil
- Realizar pesquisas sobre a Educação Católica no Brasil
- Representações sociais e Direitos Humanos
Projetos de Pesquisa
- Interdisciplinaridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília - IDUCB
Descrição: Este projeto de pesquisa visa a investigar o teor e efetividade da interdiscipli-naridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília (UCB): Introdução à Educação Superior (IES), Ética e Antropologia da Religião, todas elas compondo a matriz curricular dos cursos de graduação dessa instituição de ensino. Entende-se por interdisciplinaridade um movimento no campo das ações epistemológicas e pedagógicas que busca romper com o modelo educacional cartesiano e mecanicista estabelecendo, desta forma, uma visão dialógica e, ao mesmo tempo, integradora do processo de ensino-aprendizagem. Ela surge de for-ma mais efetiva com o progresso da(s) ciência(s), especialmente a partir da segunda metade do século XX, quando estudiosos, pesquisadores e professores, com o objetivo de melhor compreender diversos fenômenos em seus campos específicos de trabalho, passam a servir-se progressivamente de contribuições oriundas de diversas áreas do conhecimento científico. A interdisciplinaridade constitui-se assim em um caminho que se estabelece a partir do momento em que somente as investigações do conhecimento específico e especializado de determinada área revelam-se incapazes de compreender todos os fenômenos aos quais se propuseram a estudar, pesquisar e conhecer. Evidencia-se então a necessidade de se recorrer à contribuição de outras áreas e especialidades para que, dialogicamente, trabalhem juntas. Com base nesses pressupostos, a pesquisa inicialmente realizará estudo sistemático da origem histórica e desenvolvimento do exercício da interdisciplinaridade e suas diversas contribuições ao campo educacional e científico. Esse método concederá melhor entendimento dessas práticas e suas implicações no âmbito das ciências. Fornecerá igualmente recursos cruciais ao esclarecimento do papel desem-penhado pela interdisciplinaridade enquanto fenômeno de articulação do processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília. Estreitando um pouco mais o foco dos trabalhos, as análises serão tecidas a partir da noção de diálogo, um dos elementos constitutivos de toda intervenção in-terdisciplinar. Para isso, será mister ocupar-se com vagar do conceito de diálogo. Ênfase especial recairá sobre a contribuição hermenêutica, em especial os estudos de Hans-Georg Gadamer (2000b, 2000c, 1998), os quais lançam luz considerável sobre a estrutura, significado e importância do diálogo nos níveis interpretativo, epistemológico e existencial, todos convergindo para a efetuação de olhar mais atento às necessidades contemporâneas da educação superior.
Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A Educação para os Direitos Humanos: uma análise da prática educativa em três escolas públicas do Distrito Federal
Este estudo pretende envolver três grandes temas, que tem a violência como pano de fundo: direitos humanos, direito das crianças e adolescentes e cidadania. O cenário escolar foi escolhido por se constituir como instituição representante do Estado, reconhecida, consensualmente, como lugar privilegiado para o desenvolvimento de estratégias capazes de contribuir a médio e longo prazo para a valorização dos direitos humanos e, consequentemente, para a redução dos altos índices de violação dos direitos humanos no país. Este projeto se justifica, portanto, por prever uma importante intervenção educacional junto aos profissionais no contexto escolar de modo a promover um diagnóstico capaz de redirecionar o trabalho, criando alternativas para que o debate promotor dos direitos humanos e do exercício da cidadania aconteça, se assim o contexto exigir.
Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Gestão educacional ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social :: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Representações Sociais ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 2 | 0 | 0 | 1 | 3 |
Participação em Banca de Graduação | 18 | 1 | 3 | 0 | 22 |
Total | 20 | 1 | 3 | 1 | 25 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Encontro | 1 | 0 | 1 |
Participação em Oficina | 1 | 1 | 2 |
Participação em Seminário | 1 | 0 | 1 |
Total | 3 | 1 | 4 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientações em Andamento para Graduação | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 35 | 5 | 8 | 3 | 0 | 51 |
Total | 35 | 5 | 8 | 3 | 1 | 52 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 4 | 0 | 0 | 4 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 0 | 0 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 0 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 0 | 2 | 1 | 3 |
Organização de Evento | 1 | 0 | 0 | 1 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 2 | 0 | 0 | 2 |
Total | 10 | 2 | 1 | 13 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 5 | 0 | 0 | 5 |
Trabalho Técnico | 0 | 1 | 3 | 4 |
Total | 5 | 1 | 3 | 9 |