Tatiana da Silva Portella

CitaçõesPORTELLA, T. S.
Curso/ProgramaLicenciatura Pedagogia
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2014 a 2014 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2000 a 2002 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1996 a 2000 - Pedagogia
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • Associação Nacional de Educação Católica do Brasil- / Periodo: 2014 a 2016
  • Faculdade Jesus Maria José- / Periodo: 2003 a 2004
  • Faculdade JK- / Periodo: 2005 a 2005
  • Faculdades Integradas do Planalto Central- / Periodo: 2002 a 2003
  • Revista de Educação ANEC- / Periodo: 2017 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a 2017
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2016
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2007
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a 2007
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2006 a 2006
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2004
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2001 a 2003
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a 2001
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a 2000
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a 2009

Linha de Pesquisa

  • Apresentar e publicar trabalhos e pesquisas acerca da Educação Católica no Brasil
  • Apresentar trabalhos e pesquisas acerca da Educação Católica no Brasil
  • Realizar pesquisas sobre a Educação Católica no Brasil
  • Representações sociais e Direitos Humanos

Projetos de Pesquisa

  • Interdisciplinaridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília - IDUCB
    Descrição: Este projeto de pesquisa visa a investigar o teor e efetividade da interdiscipli-naridade e diálogo nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília (UCB): Introdução à Educação Superior (IES), Ética e Antropologia da Religião, todas elas compondo a matriz curricular dos cursos de graduação dessa instituição de ensino. Entende-se por interdisciplinaridade um movimento no campo das ações epistemológicas e pedagógicas que busca romper com o modelo educacional cartesiano e mecanicista estabelecendo, desta forma, uma visão dialógica e, ao mesmo tempo, integradora do processo de ensino-aprendizagem. Ela surge de for-ma mais efetiva com o progresso da(s) ciência(s), especialmente a partir da segunda metade do século XX, quando estudiosos, pesquisadores e professores, com o objetivo de melhor compreender diversos fenômenos em seus campos específicos de trabalho, passam a servir-se progressivamente de contribuições oriundas de diversas áreas do conhecimento científico. A interdisciplinaridade constitui-se assim em um caminho que se estabelece a partir do momento em que somente as investigações do conhecimento específico e especializado de determinada área revelam-se incapazes de compreender todos os fenômenos aos quais se propuseram a estudar, pesquisar e conhecer. Evidencia-se então a necessidade de se recorrer à contribuição de outras áreas e especialidades para que, dialogicamente, trabalhem juntas. Com base nesses pressupostos, a pesquisa inicialmente realizará estudo sistemático da origem histórica e desenvolvimento do exercício da interdisciplinaridade e suas diversas contribuições ao campo educacional e científico. Esse método concederá melhor entendimento dessas práticas e suas implicações no âmbito das ciências. Fornecerá igualmente recursos cruciais ao esclarecimento do papel desem-penhado pela interdisciplinaridade enquanto fenômeno de articulação do processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de formação geral da Universidade Católica de Brasília. Estreitando um pouco mais o foco dos trabalhos, as análises serão tecidas a partir da noção de diálogo, um dos elementos constitutivos de toda intervenção in-terdisciplinar. Para isso, será mister ocupar-se com vagar do conceito de diálogo. Ênfase especial recairá sobre a contribuição hermenêutica, em especial os estudos de Hans-Georg Gadamer (2000b, 2000c, 1998), os quais lançam luz considerável sobre a estrutura, significado e importância do diálogo nos níveis interpretativo, epistemológico e existencial, todos convergindo para a efetuação de olhar mais atento às necessidades contemporâneas da educação superior.
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A Educação para os Direitos Humanos: uma análise da prática educativa em três escolas públicas do Distrito Federal
    Este estudo pretende envolver três grandes temas, que tem a violência como pano de fundo: direitos humanos, direito das crianças e adolescentes e cidadania. O cenário escolar foi escolhido por se constituir como instituição representante do Estado, reconhecida, consensualmente, como lugar privilegiado para o desenvolvimento de estratégias capazes de contribuir a médio e longo prazo para a valorização dos direitos humanos e, consequentemente, para a redução dos altos índices de violação dos direitos humanos no país. Este projeto se justifica, portanto, por prever uma importante intervenção educacional junto aos profissionais no contexto escolar de modo a promover um diagnóstico capaz de redirecionar o trabalho, criando alternativas para que o debate promotor dos direitos humanos e do exercício da cidadania aconteça, se assim o contexto exigir.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Gestão educacional ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social :: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Representações Sociais ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior201720182019Total
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização20013
Participação em Banca de Graduação1813022
Total2013125

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2017Total
Participação em Encontro101
Participação em Oficina112
Participação em Seminário101
Total314

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
Orientações em Andamento para Graduação000011
Outras Orientações Concluídas35583051
Total35583152

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20172018Total
Apresentação de Trabalho4004
Capitulo de Livro Publicado1001
Curso de Curta Duração Ministrado1001
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional0213
Organização de Evento1001
Outras Bancas Julgadoras1001
Trabalho em Eventos2002
Total102113

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Outra Produção Técnica5005
Trabalho Técnico0134
Total5139