This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Marilia Marques da Silva
Citações | SILVA, M. M. |
Curso/Programa | Psicologia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 1996 a 2000 - Psicologia
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1986 a 1990 - Psicologia (Psicologia Experimental)
Universidade de São Paulo
Atuação Profissional
- Clinica Pediatrica Goiana- / Periodo: 1988 a 1994
- Faculdades Garcia Silveira- / Periodo: 1998 a 1999
- Faculdades Objetivo- / Periodo: 2002 a 2002
- Faculdades Objetivo- / Periodo: 1998 a 2000
- Governo do Distrito Federal- / Periodo: 2008 a 2010
- Governo do Estado de Goiás- / Periodo: 1989 a 1994
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2006 a atual
- Pontifícia Universidade Católica de Goiás- / Periodo: 1991 a 1991
- Rede Sarah de Hospitais- / Periodo: 1997 a 1997
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1995 a 1997
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1995 a 1995
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1985 a 1985
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Construção de metodologia de atendimento psicossocial a crianças e adolescentes com transtornos alimentares e suas famílias
O projeto objetiva criação de uma nova metodologia de atendimento psicossocial a crianças e adolescentes portadores de transtornos alimentares e suas famílias, objeto dessa proposta, representará um avanço em termos científicos e técnicos, uma vez que este tema tem sido muito discutido, mas propostas eficazes ainda não são conhecidas.
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Desmascarando o preconceito: a descrição comportamental e o estudo das vivências de estigmatização, discriminação e preconceito em escolas do DF.
Nesse projeto busca-se, a partir da análise de vivências e comportamentos de jovens e educadores, identificar singularidades que possam contribuir para o desenvolvimento de ações educativas personalizadas de convivência harmoniosa com a pluralidade social e o diferente no ambiente educacional. Para tanto, é necessário caracterizar como a estigmatização, discriminação e o preconceito são expressos e vivenciados na escola, tanto aqueles sujeitos a ação educativa quanto aqueles que se apresentam disfarçados e portanto, imunes a essa ação. Portanto, tem-se como objetivos: Objetivo Geral Descrever as formas de expressão da estigmatização, discriminação e preconceito em escolas públicas e privadas do Distrito Federal tanto quanto seu impacto nas vivências dos diversos atores que compõem o cenário escolar (diretores, professores e alunos), visando contribuir para o desenvolvimento de novas ações pedagógicas e políticas educacionais de formação para a cidadania. Objetivos Específicos 1. Identificar as formas de expressão de estigmatização, discriminação e preconceito nos grupos que compõem o ambiente escolar (estudantes, professores e coordenadores educacionais); 2. Investigar a influencia das diferenças sócio-econômicas nas formas de expressão de estigmatização, discriminação e preconceito, considerando tipo de escola, pública e privada e a região administrativa do DF; 3. Mapear a incidência de comportamentos que expressam formas de estigmatização, discriminação ou preconceito em estudantes do sexto, sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas, considerando diferenças de gênero e ano letivo; 4. Descrever as vivências de estigmatização, discriminação e preconceito em alunos, professores e coordenadores educacionais de escolas públicas e privadas do DF. 5. Identificar, a partir das vivências de alunos, professores e coordenadores, as ações pedagógicas utilizadas na prevenção e no combate à estigmatização, discriminação e preconc
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Abordagem Interdisciplinar na promoção de saúde e impacto na qualidade de vida de pacientes portadores de Diabetes Mellitus
O Projeto de Atendimento transdisciplinar ao portador de Diabetes tem como objetivo geral permitir aos alunos desde o início da graduação a vivência e a experiência prática do processo saúde-doença, do atendimento preventivo e reabilitador e da promoção de saúde; contribuindo assim para o processo de aprendizagem, enfocando uma a formação integral e acadêmico-profissional dos estudantes de graduação da UCB, enfatizando ainda a troca de experiência entra as diversas áreas que realizam o suporte ao projeto: Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. Além do caráter de ensino aos discentes, da intervenção social por meio da promoção de saúde da comunidade e da investigação de forma multidisciplinar e ética da doença, o projeto ainda tem como objetivo integrar pesquisas científicas aliando inovações tecnológicas para otimizar a qualidade de vida dos pacientes.
Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Projeto de intervenção, quase experimental, controlado e aberto Jogo de Cintura : Promoção da Saúde por meio de mudança de hábitos alimentares e de atividade física em adultos com excesso de peso da comunidade de São Sebastião-DF
O projeto objetiva Implantar e avaliar um programa de intervenção para redução dos fatores de risco para doenças não transmissíveis, com ênfase na alimentação saudável, atividade física e prevenção do tabagismo na comunidade com excesso de peso, assistida em Unidades Básicas de Saúde, de São Sebastião DF.
Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Coordenadora do Projeto de Intervençaõ e avaliação em saúde no desenvolvimento da criança
intervenção e avaliação da saúde da criança
Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Avaliação do modelo interdisciplinar de intervenção junto aos portadores de transtornos do desenvolvimento diagnosticados durante a infância e a adolescência
Avaliação do model interdiscipliar de atendimento
Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Estudo etofarmacologico acerca da depressão e ansiedade e sua relação com a dor
Estudo etofarmacologico acerca da depressão e ansiedade e sua relação com a dor
Período: 2003 - 2004 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA - Alfabetização de adultos: Análise comparativa de duas proposta de intervenção
(0,5 pontos)
Período: 2002 - 2003 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA - projeto de extensão de atendimento as psicopatologias da infância e adolescência
projeto de extensão de atendimento as pasicopatologias da infância e adolescência
Período: 2003 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: Psicologia na Saúde
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Experimental :: Psicologia na Saúde da Criança
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Tratamento e Prevenção Psicológica :: Intervenção Terapêutica
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Tratamento e Prevenção Psicológica :: Programas de Atendimento Comunitário
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Tratamento e Prevenção Psicológica :: Treinamento e Reabilitação
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 1 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 10 | 10 |
Participação em Banca de Doutorado | 1 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 25 | 25 |
Participação em Banca de Mestrado | 10 | 10 |
Total | 47 | 47 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 11 | 11 |
Participação em Encontro | 6 | 6 |
Participação em Seminário | 4 | 4 |
Participação em Simpósio | 1 | 1 |
Total | 22 | 22 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 2 | 2 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 64 | 64 |
Total | 67 | 67 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 5 | 5 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 5 | 5 |
Demais Trabalhos | 1 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 1 |
Organização de Evento | 2 | 2 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 8 | 8 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 1 |
Relatório de Pesquisa | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 18 | 18 |
Total | 44 | 44 |