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Wander Cleber Maria Pereira da Silva
Citações | PEREIRA da SILVA, W. C. M.;PEREIRA DA SILVA, WANDER CLEBER MARIA |
Curso/Programa | Psicologia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 1997 a 2002 - Psicologia
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1995 a 1996 - Psicologia
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2001 a 2001 - Art Of Business Coaching
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1990 a 1993 - Psicologia
Universidade Federal do Pará - Graduação - Periodo: 1988 a 1990 - filosofia
Universidade Federal do Pará
Atuação Profissional
- Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal- / Periodo: 2008 a 2009
- Academia de Policia Militar do Distrito Federal- / Periodo: 2008 a atual
- Fundação Universa- / Periodo: 2008 a 2010
- Grupo IBMEC- / Periodo: 2010 a 2011
- Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento- / Periodo: 1999 a 2006
- Ministério das Comunicações- / Periodo: 2012 a atual
- Revista Brasileira de Análise do Comportamento- / Periodo: 2004 a 2006
- Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal- / Periodo: 2014 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a 2007
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1997 a 1999
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1994 a 1994
Linha de Pesquisa
- Aprendizagem Organizacional
- Epistemologia da Psicologia
- Governança em Tecnologia da Informação - GTI
- Redes de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional para Gestão do Conhecimento
Projetos de Pesquisa
- FRAMEWORK de Soluções de TI para o Ministério das Comunicações
O objetivo deste Projeto de Cooperação Técnica entre a Faculdade do Gama da Universidade de Brasília (FGA-UNB) e o Ministério das Comunicações (MC) é produzir conhecimentos, assentados em bases acadêmico-científicas, que possam viabilizar a elaboração e a implantação de um framework de soluções de Tecnologia da Informação (TI) para o MC, de forma a proporcionar um alinhamento entre as suas estratégias e ações de gerenciamento de TI com a estratégia de governança em TI do MC. Como escopo de um primeiro projeto de cooperação com o MC foram definidos objetivos específicos de gerenciamento de TI no contexto de governança, com foco na estratégia de gerenciamento de TI, processos de contratações de serviços de TI, gestão de projetos e portfólios, gerenciamento de serviços de TI (infraestrutura), e qualidade de software produto (processo de desenvolvimento de software, arquitetura de software), que são definidos como: Diagnosticar e propor melhorias do gerenciamento da TI no contexto de Governança em Ti (COBIT 5) do MC; Análise de conformidade legal do processo de contratações de serviços de TI do MC; Apoio na implantação/capacitação do modelo de Gestão de Projetos do MC (Referência Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP/MC); Diagnóstico da situação atual e proposta de melhorias da Infraestrutura de TI; Definição de um Processo de Desenvolvimento de software do MC, com foco em qualidade de software produto e no contexto de terceirização por Fábrica de Software. Melhoria da arquitetura de software do MC.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Desenvolvimento e atualização do Plano de Capacitação e Educação Continuada da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal
O projeto prevê a execução de diversas atividades de capacitação e educação corporativa, avaliação e atualização do Plano de Capacitação e Educação Continuada da SEF/DF.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Governança em Tecnologia da Informação - GTI
Desenvolver o arcabouço conceitual para a Governança da Tecnologia da Informação que trate dos aspectos particulares das organizações brasileiras (públicas e privadas), e que inclua elementos adicionais não tecnológicos envolvidos na gestão de TI.
Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Modelo para Avaliação de Acessibilidade de Sítios Web
As organizações têm se apoiado na tecnologia Web para tornar conhecidos seus produtos ou suas ações, atrair e fidelizar clientes ou informar seus usuários. A Internet tornou-se vitrine para a maioria das organizações e também campo fértil para a disseminação de informações em larga escala. É comum o conteúdo dos sítios Web não ser de fácil acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais como deficiências visuais, por exemplo. Existem barreiras de acessibilidade que podem impedir a correta interpretação do conteúdo Web por parte destes usuários. Para empresas, essas barreiras podem significar a perda de clientes, para governos, elas podem resultar em usuários impossibilitados de gozar de seus direitos ou sem condição de se informar adequadamente sobre as ações e realizações de seus representantes. De fato, essas barreiras implicam na criação de uma categoria de exclusão digital. Reconhecendo essa realidade, no Brasil, o Governo Federal publicou o Decreto Lei 5.296 em 02 de dezembro de 2004 que prevê a acessibilidade dos conteúdos dos sítios Web da Administração Pública Federal. Além da conscientização dos patrocinadores e desenvolvedores de sítios Web, fazem-se necessárias técnicas de apoio para criar e avaliar sítios acessíveis adequados aos usuários portadores de necessidades especiais. Tais técnicas vão além das capacidades tradicionais dos desenvolvedores de sítios que são, geralmente, técnicos especializados em ciência da computação. Deve ser considerado, também, o envolvimento de usuários reais durante sessões de avaliação baseadas em testes de usabilidade. Esse tipo de avaliação se insere tanto dentro do campo de pesquisa tecnológico quanto na esfera das ciências sociais. Este projeto pretende, portanto, reunir professores de ciência da computação e professores de psicologia para desenvolver um modelo para avaliação da acessibilidade de sítios Web, com aplicação nos sítios do Governo Federal, segundo unificação de metodologias das ciências sociais.
Período: 2008 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Trabalho e Organizacional ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Experimental :: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação
- Ciências Socias Aplicadas :: Ciência da Informação :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos | 9 | 9 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 12 | 12 |
Participação em Banca de Doutorado | 1 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 3 | 3 |
Participação em Banca de Mestrado | 4 | 4 |
Total | 29 | 29 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 3 | 3 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 7 | 7 |
Outras Orientações Concluídas | 9 | 9 |
Total | 19 | 19 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Música | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 26 | 26 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 4 | 4 |
Capitulo de Livro Publicado | 6 | 6 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 6 | 6 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 3 | 3 |
Organização de Evento | 8 | 8 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 8 | 8 |
Trabalho em Eventos | 38 | 38 |
Total | 102 | 102 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Processos e Técnicas | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 5 | 5 |
Total | 6 | 6 |