This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Claudiene Santos
Citações | SANTOS, C.;SANTOS, CLAUDIENE |
Curso/Programa | Psicologia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2001 a 2004 - Psicologia
Universidade de São Paulo - Mestrado - Periodo: 1997 a 1999 - Psicologia
Universidade de São Paulo - Especialização - Periodo: 1995 a 1996 - Especialização Em Educação Sexual
FAculdade de Medicina do ABC - Aperfeiçoamento - Periodo: 1998 a 1998 - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
Universidade de São Paulo/ FFCLRP - Aperfeiçoamento - Periodo: 1999 a 1999 - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
Universidade de São Paulo/ FFCLRP - Aperfeiçoamento - Periodo: 1998 a 1998 - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
Universidade de São Paulo/ FFCLRP - Graduação - Periodo: 1990 a 1994 - Bacharelado em Ciências Biológicas
Universidade Federal de Uberlândia - Graduação - Periodo: 1990 a 1994 - Licenciatura em Ciências Biológicas
Universidade Federal de Uberlândia
Atuação Profissional
- Centro Educacional Etapa-Curso Visão- / Periodo: 1999 a 1999
- CN- Consultoria e Associados- / Periodo: 1995 a 2000
- Escola de Educação Básica da UFU- / Periodo: 1995 a 1996
- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- / Periodo: 2008 a 2008
- Faculdade Garcia Silveira- / Periodo: 2002 a 2003
- Psicologia USP (Impresso)- / Periodo: 2012 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a 2010
- Universidade Federal de Sergipe- / Periodo: 2010 a atual
- Universidade Federal de Uberlândia- / Periodo: 1998 a 2000
Linha de Pesquisa
- Cinema e Narrativas do Contemporâneo
- Gênero e Sexualidade
- PROCESSOS SOCIAIS E RELAÇÕES INTERGRUPAIS
Projetos de Pesquisa
- Percepções de profissionais de saúde que acolhem mulheres e homens em situação de violência familiar, conjugal e/ou doméstica sobre masculinidade, feminilidade e violência
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES
O Pibid é um programa de bolsas de iniciação à docência que visa a implementação da formação docente a licenciandos/as de Biologia.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Programa de Consolidação de Licenciaturas/Prodocência/CAPES/Biologia
O Programa de Consolidação das Licenciaturas é uma ação da Capes cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - GÊNERO, SEXUALIDADES, MÍDIA E CINEMA: PEDAGOGIAS CULTURAIS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS?
Este projeto de pesquisa visa analisar as pedagogias culturais de filmes, propagandas e outras mídias que abordam temáticas de gênero e sexualidades. A partir do referencial téorico dos Estudos Culturais na vertente pós-estruturalista, dos Estudos de gênero e estudos queer objetivamos compreender como se dão os processos de subjetivação e de poder nas narrativas fílmicas e midiáticas, como a internet, por exemplo, estabelecendo relações com a psicologia e/ou educação.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Quem ama não mata? Análise de casos de feminicídio em Sergipe
Analisar os processos instaurados pelo assassinato de mulheres por seus (ex)parceiros sob a ótica das teorizações de gênero, a fim de compreender como ocorrem os casos de feminicídio em Sergipe.
Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - MULHERES TRANSEXUAIS: VIVÊNCIAS, HISTÓRIAS E NARRATIVAS DE VIDA NA TRANSEXUALIDADE
O objetivo nessa pesquisa, é dar voz a pessoas cujas vidas tem sido historicamente reduzidas a medicina e à patologia. É escutar essas mulheres sobre suas próprias vidas, encenando dessa forma novos cenários, repertórios e gramáticas que viabilizem uma discursividade das experiências transexuais não mais conectadas aos imperativos da doença, da patologia e da norma, sob a perspectiva dos estudos de gênero
Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Trajetórias biográficas e vivências afetivo-sexuais e relacionais de jovens.
Essa proposta se enquadra na área de ?Processos Sociais e Relações Intergrupais? e visa compreender os modos como se constituem os relacionamentos interpessoais e a sexualidade, com enfoque na perspectiva de gênero e sexalidade de jovens. O intuito dessa pesquisa é apreender o significado atribuído às vivências das relações afetivas, sociais, familiares e profissionais jovens idade entre 14 e 20 anos.
Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Concepções de profissionais de Saúde acerca da Sexualidade, Diversidade Sexual, Gênero e do acolhimento à população em situação de violência
O objetivo é compreender as concepções e saberes dos profissionais de saúde (médicos/as, enfermeiros/as, psicólogos/a e agentes comunitários de saúde) sobre masculinidades e feminilidades, diversidade sexual e violência contra as mulheres, sob a perspectiva de gênero.
Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA NA ESCOLA
O objetivo dessa pesquisa é analisar as representações sociais de educadores/as acerca da diversidade sexual e da homofobia, visando compreender de que forma tais representações podem influenciar e/ou contribuir para a (des)construção de preconceitos e discriminações que perpassam o ambiente escolar.
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Violência doméstica e conjugal:vivências de agentes comunitários de saúde do Programa Saúde da Família que atuam com pessoas em situação de violência
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Educação Sexual, Gênero e Diversidade: uma proposta integradora
Este projeto visa propiciar a licenciandos/as em Ciências Biológicas e docentes da rede pública da grande Aracaju-SE o aprofundamento reflexivo nas questões que permeiam a Educação Sexual, Gênero e Diversidade por intermédio da integração da pesquisa, ensino e extensão.
Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Denúncias e expressões da violência contra a pessoa com deficiência
Período: 2010 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A parentalidade em questão: desafios para atuação
Pesquisa que tem por objetivo desenvolver, implantar e avaliar um modelo biopsicossocial de atenção interdisciplinar à parentalidade em todo o ciclo gravídico-puerperal
Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Análise da relação sistema de justiça criminal e violência doméstica contra a mulher: a perspectiva de mulheres vítimas de violência e dos profissionais responsáveis por seu acompanhamento.
Pesquisa realizada com o objetivo de traçar um diagnóstico dos casos de violência no casal heterossexual, notificados e acompanhados pelos Juizados Especiais Criminais do Distrito Federal, com a finalidade de avaliação e busca de alternativas para o Sistema de Justiça Criminal
Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Gênero ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social :: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Sexualidade Humana ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Cinema e Narrativas Sociais ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Educação ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Educação Sexual ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 3 | 0 | 0 | 3 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 5 | 0 | 0 | 5 |
Participação em Banca de Doutorado | 6 | 0 | 0 | 6 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 3 | 3 | 0 | 6 |
Participação em Banca de Graduação | 50 | 3 | 0 | 53 |
Participação em Banca de Mestrado | 17 | 1 | 2 | 20 |
Total | 84 | 7 | 2 | 93 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 11 | 0 | 11 |
Participação em Encontro | 10 | 0 | 10 |
Participação em Oficina | 4 | 0 | 4 |
Participação em Seminário | 21 | 1 | 22 |
Participação em Simpósio | 6 | 0 | 6 |
Total | 52 | 1 | 53 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 2 | 2 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 2 | 0 | 2 |
Orientações em Andamento para Graduação | 0 | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 66 | 0 | 66 |
Total | 68 | 3 | 71 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 3 | 3 |
Total | 3 | 3 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 4 | 4 |
Total | 4 | 4 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 34 | 0 | 34 |
Artigo Publicado | 13 | 4 | 17 |
Capitulo de Livro Publicado | 9 | 1 | 10 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 7 | 0 | 7 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 0 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 6 | 0 | 6 |
Organização de Evento | 7 | 0 | 7 |
Outras Bancas Julgadoras | 3 | 0 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 15 | 0 | 15 |
Outras Produções Bibliográfica | 7 | 0 | 7 |
Programa de Rádio ou TV | 2 | 0 | 2 |
Relatório de Pesquisa | 1 | 0 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 5 | 0 | 5 |
Trabalho em Eventos | 36 | 1 | 37 |
Total | 146 | 6 | 152 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 5 | 5 |
Total | 6 | 6 |