Maristela Muniz Gusmao

CitaçõesGUSMAO, M. M.
Curso/ProgramaPsicologia
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2015 a atual - Psicologia Clínica e Cultura
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2007 a 2009 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2008 a 2008 - Especialização em Psicologia Social
    Conselho Federal de Psicologia
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1997 a 1998 - pesquisa científica/CNPq
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1989 a 1994 - Psicologia
    Universidade de Cuiabá

Atuação Profissional

  • Centro de Atendimento Juvenil Especializado- / Periodo: 1999 a 2000
  • Centro de Desenvolvimento Social de Ceilândia- / Periodo: 1998 a 1999
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2008 a 2010
  • Instituto de Neuropsiquiatria de Cuiabá- / Periodo: 1995 a 1996
  • Núcleo de EStudos e Atenção à Exclusão Social- / Periodo: 1997 a 2004
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a 2008
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1996 a 1998

Linha de Pesquisa

  • Infância e Adolescência; Risco Psicossocial; Delinquencia; Situação de Rua; Uso Indevido Drogas; Prevenção de DST/AIDS
  • O Universo Psicossocial de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua
  • Psicologia e Justiça; Participação Comunitária; Redes Sociais
  • Psicologia Jurídica; Medidas Alternativas; Intervenções Psicossociais

Projetos de Pesquisa

  • Adolescência, violência e traumatismo: Dimensões psíquicas e relacionais
    Este projeto está integrado ao projeto de Bolsa Produtividade CNPq (Adolescência , Violência e Traumatismo). É um projeto realizado em parceria com a Universidade Católica de Brasília, Université Paris V e Paris XIII. Pretende investigar o funcionamento e dinâmica psíquica dos adolescentes que passam ao ato de forma violenta, bem como analisar a natureza das suas relações de apoio (relação parental; pessoas de referência; instituições), buscando identificar elementos para intervenção clínica, considerando a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio do ambiente e parental. Os objetivos específicos do projeto são: investigar o funcionamento psicodinâmico e subjetivo desses adolescentes; investigar a natureza das relações de apoio (parental e de instituições de referência); analisar a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental; identificar contribuições para a intervenção clínica com essa população. Como instrumentos da pesquisa utilizamos entrevista clínicas, Rorschach, entrevistas de grupo focal, entrevistas familiares. O projeto recebeu um aporte financeiro e extensão do prazo de execução para até 2015 com apoio CNPQ.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Violência e Passagem ao ato: o discurso dos adolescentes em conflito com a lei e dos profissionais das medidas socioeducativas
    O propósito do projeto investigação é analisar a passagem ao ato como uma modalidade defensiva do adolescente diante das ameaças internas, pulsionais e externa em uma perspectiva relacional e social. As modalidades defensivas na adolescência se instalam para que o sujeito possa lidar com as transformações pubertárias e com os fantasmas a ela associados, bem como com os desafios que os processos de exclusão social engendram. Como hipótese, investiga-se de que modo a passagem ao ato na adolescência por meio da violência, pode ser um mecanismo defensivo para que esses jovens não sucumbam às fragilidades evidenciadas pelas transformações desse período e pelos desafios sociais aos quais são confrontados. Ao se considerar as dimensões relacionais e sociais encontradas pelo adolescente em conflito com a lei, pretende-se também investigar os profissionais que lidam com esse adolescente, tendo como foco os mecanismos psíquicos individuais e grupais que estão em jogo nesse trabalho. Sendo assim, esse estudo contará com os subsídios da psicodinâmica do trabalho que procura compreender o lugar do prazer e do sofrimento no trabalho e como eles favorecem ou não á elaboração da violência e a capacidade dos profissionais em sustentarem os desafios cotidiano desse trabalho. Os participantes da pesquisa serão adolescentes em conflito com a lei, com idade entre 14 e 18 anos e os profissionais que trabalham nas instituições de privação de Liberdade e de Liberdade Assistida no Distrito Federal. Como método será utilizado a abordagem qualitativa visando a emergência de conteúdos subjetivos dos participantes por meio do dispositivo como entrevistas e grupos de fala. Os dispositivos de fala em grupo e individuais serão utilizados tanto com os adolescentes quanto com os profissionais.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Desmascarando o preconceito: a descrição comportamental e o estudo das vivências de estigmatização, discriminação e preconceito em escolas do DF
    Descrever as formas de expressão da estigmatização, discriminação e preconceito em escolas públicas e privadas do Distrito Federal tanto quanto seu impacto nas vivências dos diversos atores que compõem o cenário escolar (diretores, professores e alunos), visando contribuir para o desenvolvimento de novas ações pedagógicas e políticas educacionais de formação para a cidadania.
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • SANKOFA - IDENTIDADES E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA
    Contribuir para a construção de um modelo de mediação social de conflitos na escola a partir da reflexão e implementação da Educação em Direitos Humanos no enfrentamento das violências.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Saúde Mental de Adolescentes nas Escolas
    Buscou: identificar as concepções, crenças e experiências, pessoais e profissionais em relação à saúde mental na escola; identificar como a escola atua e promove a saúde mental; identificar a relação da escola com as unidades básicas de saúde.
    Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Conciliação e conflito no sistema penal: da operacionalidade do sistema à demanda pela intervenção penal
    A dogmática jurídico-penal apresenta o juizado especial criminal como um novo paradigma de justiça penal que se volta à resolução do conflito e à pacificação social. Nesse sentido, a Lei 9099/95 do sistema penal brasileiro se dirige ao tratamento dos delitos de menor potencial ofensivo, e a possibilidade de conciliação do Juizado Especial Criminal assume uma posição central no discurso jurídico-penal. Entretanto, destacamos que os conflitos sociais implicam interesses, valores e estratégias de ação entre pessoas e grupos que entram em oposição ou contradição, não somente em função das classes e das forças em presença, como de lutas por poder, por domínio ideológico, econômico, territorial, cultural ou mesmo por vantagens pessoais. Portanto, a questão da conciliação no sistema penal precisa ser investigada, observando e compreendendo como o sistema penal operacionaliza a conciliação. Foi com esse escopo que realizamos uma pesquisa qualitativa com observações e registros de audiências de conciliação penal, seguindo um roteiro de observação, elaborado especificamente para esse estudo, que contemplou dados objetivos e subjetivos, e em seguida realizamos análise qualitativa do material obtido.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Construção da Rede Comunitária de Apoio às Medidas Alternativas do Distrito Federal: uma investigação interventiva.
    Buscou analisar as percepções que as instituições comunitárias - parceiras do MPDFT/CEMA que recebem autores do fato para prestação de serviços como decorrência da aplicação de Medidas Alternativas, têm a respeito das Medidas Alternativas e a influência dessas percepções na execução das referidas medidas. Além disso, buscou construir o perfil das instituições comunitárias e sensibilizá-las para a importância de seu papel na definição, aplicação e execução de Medidas Alternativas; avaliar a percepção que os representantes das instituições comunitárias de duas Regiões Administrativas do DF sobre o papel dos Fóruns comunitários como estratégia de aproximação entre a comunidade e o sistema de justiça, e também conhecer a percepção dos representantes destas instituições comunitárias sobre a rede social existente no apoio a execução das Medidas Alternativas. Posteriormente, foi acrescentado como objetivo conhecer a percepção dos servidores dos Setores Regionais de Medidas Alternativas sobre a sua prática profissional e sua inserção na tão desejada rede de execução das Medidas Alternativas, bem como sobre a relação existente entre a CEMA e as instituições comunitárias que executam tais medidas.
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O papel da Comunidade na Aplicação e Execução da Justiça Penal.
    Esta pesquisa avalia em que medida essa iniciativa do MPDFT proporciona de fato a participação da comunidade na Justiça penal, compreendida a participação por uma relação horizontal que possibilita o diálogo entre o Sistema de Justiça e a comunidade, de modo a permitir que a comunidade interfira nos procedimentos de aplicação e execução das penas e medidas alternativas. Para tanto, se propôs a avaliar o material produzido no Fórum Distrital.
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O Universo Psicossocial da Criança e do Adolescente em Situação de Rua
    Período: 1996 - 1998 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Banca de Graduação25328
Total25328

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Outras Orientações Concluídas39140
Total39140

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Prêmios112
Total112

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho32032
Artigo Publicado101
Capitulo de Livro Publicado9110
Curso de Curta Duração Ministrado404
Organização de Evento202
Programa de Rádio ou TV101
Trabalho em Eventos11112
Total60262