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Jacira da Silva Câmara
Citações | CÂMARA, J. S. |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 1984 a 1985 - University Of London Institute Of Education
- Doutorado - Periodo: 1972 a 1975 - Doutorado - Doctor of Philosophy. Phd em Educação
George Peabody College For Teachers Of Vanderbilt University - Mestrado - Periodo: 1970 a 1972 - Master of Science - Mestrado em Educação
George Peabody College For Teachers Of Vanderbilt University - Especialização - Periodo: 1965 a 1966 - Educação
Ilinois State University - Graduação - Periodo: 1966 a 1969 - Pedagogia
Universidade Católica de Pernambuco
Atuação Profissional
- Revista Universa. Ciências humanas, Letras e Artes- / Periodo: 2007 a 2008
- Sociedade Brasileira de Educação Comparada- / Periodo: 1987 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1994 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1975 a 1994
Linha de Pesquisa
- Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem
Projetos de Pesquisa
- 2. A tragetória escolar e as aspirações educacionais de jovens e adultos no Distrito Federal (1989)
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Processo de Seleção ao Mestrado em Educação: Componentes e Resultados
- avaliação longitudinal do processo de seleção centrada nos componentes do processo. - o processo de seleção ao Mestrado em Educação em instituições de ensino superior brasileiras: componentes e estrutura . - resultados do processo de seleção : validade preditiva. - avaliação do processo de seleção pelos candidatos.
Período: 2003 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Gestão Educacional e Escolar. Título: Perfil sócio-econômico dos estudantes de graduação da UCB/UnB. Convênio entre UCB e UnB.
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Gestão de Execução das Políticas Educacionais e o Desenvolvimento do Currículo na Perspectiva do Século XXI
Trata-se de um projeto que busca estabelecer relações entre as Políticas Educacionais e as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Neste contexto, as concepções de educação e de currículo, adotadas pelo professor, são consideradas pontos de partida entendendo-se que os valores nelas contidos são particularmente inspiradores para a organização e o funcionamento da escola e da sala de aula. Um sistema educacional e uma dinâmica curricular que deseje refletir o debate epistemológico contemporâneo tem que colocar, acima de quaisquer considerações de política e de economia, a ética como seu alicerce. OBJETIVOS Geral: Analisar os componentes do processo educacional, considerando os desafios e perspectivas do sec. XXI. Específicos: Como objetivos específicos, a pesquisa pretende: 1. Identificar as concepções de educação e de currículo adotadas pelos gestores de execução do processo educacional. 2. Identificar ações didático-pedagógicas que evidenciem preocupação com os novos desafios e perspectivas educacionais. 3. Identificar conteúdos cognitivos e subjetivos estabelecidos como componentes do processo educacional. REFERENCIAL METODOLÓGICO Pesquisa qualitativa de caráter exploratório com estratégia triangular e uso de estudo de caso. Instrumentos para coleta de dados: Análise documental (plano político-pedagógico da escola e plano de ensino dos professores). Questionário de formato misto (com diretores e professores) Entrevista semi-estruturada (diretores, professores e alunos) Observação de situações de aula e recreação.
Período: 2002 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Um perfil tentativo de gestor comprometido com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem
O presente projeto de pesquisa visa tentar um perfil de gestor escolar de nível médio da rede pública do Distrito Federal, como estudo piloto, e que será estendido a toda a rede pública, sob responsabilidade do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional, Economia e Implicações Curriculares, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília UCB, integrado pelos docentes da área de concentração em política e administração e dinâmica curricular, alunos da pós-graduação e da graduação. O problema da pesquisa focaliza a critica à escola como instituição centrada na falta de correspondência entre os objetivos e práticas curriculares e as expectativas que a sociedade e mais especificamente os alunos têm da organização escolar. São examinadas as novas demandas que o mundo em mudança faz à escola de nível médio, que tem aumentada sua responsabilidade não só na eficiência do sistema educacional, mas sobretudo na sua eficácia e relevância para a formação do cidadão pleno pela mediação do conhecimento científico, filosófico e cultural. O objetivo é caracterizar o perfil do gestor comprometido não só com os aspectos operacionais da escola, mas especialmente com a dinâmica curricular, com base no pressuposto de que ele é a principal figura responsável pela eficiência e eficácia da instituição. Serão realizadas análise documental, entrevistas e aplicação de questionários, em oito escolas: em quatro, para levantamento do perfil ideal de gestor e em outras quatro, intencionalmente selecionadas, para verificação da correspondência entre o perfil ideal levantado e o dos gestores dessas escolas indicadas como bem sucedidas.
Período: 2005 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Estratégias de estudo e percepções sobre o ensino em contexto universitário
Estratégias de estudo e percepções sobre o ensino em contexto universitário O tema `estudo deliberado` representa um amplo espectro de possibilidades de estudos na área de aprendizagem, com uma tradição de pesquisa de mais de um século, envolvendo pesquisadores de variada afiliação epistemológica. Este projeto visa enfocar estratégias de estudo individual e percepções de estudantes sobre o ambiente de ensino e aprendizagem. Para tanto, do ponto de vista da estruturação de um quadro teórico-prático, leva-se em conta alguns aspectos da pesquisa sobre desenvolvimento de ambientes de ensino e aprendizagem executado em diversas universidades do Reino Unido tais como as de Cambridge, Edinburgh, Coventry e Durham (para detalhes, ver Entwistle, McCune & Hounsell, 2002). Para a maior parte das áreas acadêmicas (física, química, idiomas, crítica literária, pedagogia, psicologia, entre outros), o desenvolvimento da aprendizagem para a expertise começa quando da entrada do aprendiz em um curso de nível superior. Processos de aprendizagem, para serem eficientes, têm de levar em conta uma série de aspectos relacionados à estrutura curricular de um curso, às estratégias de aprendizagem de alunos, ao ambiente de aprendizagem, e aos resultados de aprendizagem, expressos pela apropriação do discurso acadêmico por estudantes em modos aceitáveis de reflexão e prática de um tema, assunto, conteúdo ou área (Biggs, 1999). O estudo individual deliberado, focalizado em uma área específica é tido por diversos autores (Galvão, 2003; Ericsson, 1996; Ericsson, Tesch-Römer & Kramp, 1993) como um dos mais importantes, se não o mais, importante aspecto do desenvolvimento da expertise. Aqui, estratégias de aprendizagem constituem-se num detalhe particularmente importante, pois influenciam de modo direto a qualidade da expertise a ser desenvolvida. Envolvem, do ponto de vista do indivíduo, a interação entre aspectos metacognitivos e auto-reguladores, que por sua vez são influenciados pela estratégia
Período: 2006 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Avaliação do processo ensino aprendizagem em classes iniciais de 1º grau de escolas públicas e privadas. (1992)
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - 3. O desenvolvimento da dimensão não-cognitiva do processo educativo e a prática curricular. (1992)
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - 1. O ingresso no mundo do trabalho: a experiência do jovem trabalhador no Brasil. (1988)
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Rumos e Mudanças no Ensino Médio
O projeto visa: 1 - analisar tendências demográficas do ensino médio, particularmente sobre as características do seu crescimento e as relações entre o ensino regular e a educação de jovens e adultos; 2 - identificar e analisar experiências bem sucedidas de escolas médias públicas, com as suas implicações dos pontos de vista da gestão escolar, das implicações curriculares e das políticas públicas. As metodologias previstas são a análise de dados agregados, os estudos de caso e os grupos focais.
Período: 2002 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A perspectiva Psicossocial da Formação do Professor
Proposta de cooperação acadêmica com a UFPB, PUC/SP e UCB, envolvendo quatro tópicos de análise que integram e ampliam o eixo temático.
Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Resenhas sobre currículo e sucesso escolar
Pesquisa sobre periódicos publicados acerca de currículo e sucesso escolar.
Período: 2011 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto de Cooperativa Internacional Brasil/Espanha
Transdisciplinaridade, criatividade e inovação docente: educando com outra consciência.
Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Longevidade e Produção Ciêntifica
Considerando as projeções apresentadas pelos demógrafos, que apontam para o crescente contingente da população de idosos na sociedade brasileira, este grupo objetiva contribuir com a realização de pesquisas e estudos sobre as implicações deste fenômeno
Período: 2007 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - O Ensino Médio Público: um estudo de caso
A pesquisa realiza estudo de caso em uma unidade escolar de ensino médio público, com alunado socialmente desprivilegiado, visando a esclarecer questões ligadas ao acesso, sucesso, democratização, custos, gestão e financiamento. A metodologia inclui grupos focais e "survey". Como desdobramento do projeto, foi ampliado o levantamento por amostragem para todo o Distrito Federal, constituíndo um banco de dados sobre os alunos da rede pública, que tem sido utilizado, inclusive, para dissertações já defendidas e outras, em elaboração.
Período: 1999 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Perfil Sócio-Econômico dos Estudantes de Graduação da Universidade Católica de Brasília
A pesquisa visa: a) traçar uma política acadêmica para alunos da UnB e da UCB levando em consideração as mudanças que vêm ocorrendo em suas respectivas clientelas, ou seja, transformação nas seguintes dimensões: econômica, valorativa, ética, e comportamental, nos planos morais, políticos e de expectativas profissionais; b) analisar e refletir em que medida as estruturas pedagógicas colocadas em prática, pelas duas Instituições, estão adequadas às características de sua atual clientela face aos processos de transformação assinalados anteriormente; c) conhecer as estratégias de inserção dos estudantes das duas Instituições na vida universitária, tal como a formação de redes sociais, participação em associações culturais e políticas existentes no ambiente acadêmico; d) conhecer as expectativas dos estudantes das duas Instituições visando a sua inserção profissional atual e futura no mercado profissional, bem como as estratégias por eles desenvolvidas para esse fim.
Período: 1997 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Educação Comparada
- Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Fundamentos de Currículo
- Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Avaliação da Aprendizagem
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Dinâmica Curricular
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Formação do Professor
Idiomas
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 4 | 4 |
Participação em Banca de Mestrado | 56 | 56 |
Total | 60 | 60 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 24 | 24 |
Participação em Encontro | 32 | 32 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 18 | 18 |
Participação em Simpósio | 3 | 3 |
Total | 78 | 78 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 3 | 3 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 9 | 9 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 1 | 1 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 42 | 42 |
Total | 55 | 55 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 7 | 7 |
Total | 7 | 7 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 55 | 55 |
Artigo Aceito para Publicação | 3 | 3 |
Artigo Publicado | 11 | 11 |
Capitulo de Livro Publicado | 10 | 10 |
Demais Trabalhos | 1 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 1 |
Organização de Evento | 3 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 21 | 21 |
Trabalho em Eventos | 58 | 58 |
Total | 163 | 163 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 8 | 8 |
Trabalho Técnico | 24 | 24 |
Total | 32 | 32 |