Marta Helena de Freitas

CitaçõesFREITAS, M. H.;Freitas, Marta Helena;FREITAS, MARTA HELENA DE;DE FREITAS, MARTA HELENA;HELENA DE FREITAS, MARTA
Curso/ProgramaPsicologia - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2014 a 2016 - Universidade do Porto
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2011 a 2012 - University of Kent
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2019 a 2020 - University of Wales Trinity Saint David - Lampeter Campus
  • Doutorado - Periodo: 1998 a 2002 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1987 a 1991 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1980 a 1985 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1980 a 1986 - Licenciatura Em Psicologia
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Archivos de Medicina (Manizales)- / Periodo: 2020 a atual
  • Arquivos Brasileiros de Psicologia- / Periodo: 2007 a atual
  • Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal- / Periodo: 1989 a 1990
  • Cadernos da Católica - Série Educação- / Periodo: 1995 a 1999
  • (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2012 a 2014
  • Cátedra United National Educational, Scientific and Cultural Organization- / Periodo: 2018 a atual
  • Centro de Ensino Unificado de Brasília- / Periodo: 1999 a 1999
  • Centro de Ensino Unificado de Brasília- / Periodo: 1997 a 1997
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2012 a atual
  • Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
  • Frontiers in Psychology (1664--107)- / Periodo: 2022 a atual
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2013 a atual
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2013 a atual
  • Interação em Psicologia (Impresso)- / Periodo: 2012 a atual
  • Interação em Psicologia (Online)- / Periodo: 2012 a atual
  • INTERAÇÕES (UCDB)- / Periodo: 2018 a atual
  • Interface - Comunicação, Saúde, Educação- / Periodo: 2021 a atual
  • International Journal of Latin American Religions- / Periodo: 2022 a atual
  • Journal of Religion and Health- / Periodo: 2022 a atual
  • Journal of Religion & Health (JORH)- / Periodo: 2017 a atual
  • Journal of Spirituality in Mental Health- / Periodo: 2020 a atual
  • Memorandum (Belo Horizonte)- / Periodo: 2010 a atual
  • Memorandum: Memória e história em Psicologia- / Periodo: 2010 a atual
  • Mental Health, Religion & Culture- / Periodo: 2022 a atual
  • Mental Health, Religion & Culture- / Periodo: 2022 a atual
  • Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso)- / Periodo: 2010 a atual
  • Psicologia em Estudo (Online)- / Periodo: 2011 a atual
  • Psicologia. Teoria e Pesquisa- / Periodo: 2002 a atual
  • Psico-USF- / Periodo: 2004 a atual
  • Psico-USF (1413-8271)- / Periodo: 2003 a atual
  • RELIGIONS- / Periodo: 2022 a atual
  • REVER: REVISTA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Ciência e Saúde- / Periodo: 2006 a atual
  • Revista Ciência e Saúde- / Periodo: 2005 a 2006
  • Revista da Abordagem Gestáltica (Impresso)- / Periodo: 2012 a atual
  • REVISTA DA ABORDAGEM GESTÁLTICA (IMPRESSO)- / Periodo: 2015 a atual
  • REVISTA DA ABORDAGEM GESTÁLTICA (IMPRESSO)- / Periodo: 2015 a atual
  • REVISTA DA ABORDAGEM GESTÁLTICA (ONLINE)- / Periodo: 2015 a atual
  • Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies- / Periodo: 2013 a atual
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2011 a atual
  • Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Interações (Campo Grande)- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Mal-Estar e Subjetividade- / Periodo: 2008 a 2008
  • Revista Pistis Praxis- / Periodo: 2020 a atual
  • REVISTA PISTIS & PRAXIS: TEOLOGIA E PASTORAL- / Periodo: 2016 a atual
  • Saúde em redes- / Periodo: 2021 a atual
  • Subjetividades- / Periodo: 2014 a atual
  • United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization- / Periodo: 2021 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1989 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1994 a 1994
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1991 a 1992
  • University of Kent- / Periodo: 2011 a 2012
  • University of Wales Trinity Saint David - Lampeter Campus- / Periodo: 2019 a 2020

Linha de Pesquisa

  • Cultura contemporânea e relações humanas
  • Psicologia da Religião
  • Religiosidade e processo de envelhecimento
  • Saúde Mental e ações terapêuticas

Projetos de Pesquisa

  • IP - Identity of Psychology
    ​The present project emerges from a process of questioning and reflecting about the acknowledgment of the role of psychological intervention (PI) in today`s society. Psychology science is more and more important, and has shown a great development. Regrettably, a larger set of related activities, such as different types of psychotherapy, coaching, and counseling are popping up, thus increasing the confusion about what is PI. The differences between the roles of a psychologist and a psychotherapist, a coacher and a counselor, are difficult to establish. For this reason, it is urgent to delimit the professional identity of psychologists, as well as their field of action. The main question here concerns what distinguishes PI from other similar interventions that install themselves today in contexts that have traditionally been restricted to the practice of psychology. What are the performing procedures that are exclusive to psychologists, and what are the activities that they share with other professionals? The answers to such questions cannot be searched exclusively in the field of psychology, among their representative entities and their professionals, or be confined to a single country. Nevertheless, the beginning of the answer must be searched for and elaborated taking in consideration the professional perceptions of psychologists themselves. It is important to define the fundamental and exclusive goals of PI and to try to make it very clear for professionals and, through them, for the general public. To achieve this goal, we defined three studies inside this project. The first one intends to evaluate psychologists` perceptions about the exclusive goal of PI, the procedures that are exclusive to psychologists, as well as those that may be shared with other professionals. The second study aims to analyze the perceptions of other professionals about the work of psychologists. Finally, the third study is focused on the evaluation of the perceptions of the general public. We have already conducted the first study in Portugal, which allowed us to collect information about the way psychologists perceive their professional identity. Psychologists responded to a three-question questionnaire, which was elaborated specifically for this study. You can consult the paper abstract in the research section. Our purpose is to replicate these studies in many countries in Europe, Africa and Latin America. Link: https://www.psychologyidentity.com/about.html
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Religiosidade e Saúde Mental em Tempos de Pandemia ? Percepção de Psicoterapeutas (RESMPAN)
    Propõe-se este projeto em continuidade a pesquisas anteriores e em andamento, coordenadas pelo(a) proponente, nas quais se investiga o modo como o psicólogo percebe e lida, em sua prática clínica, com as questões relacionadas à religião, religiosidade e espiritualidade (RE) dos usuários / pacientes em contexto hospitalar e de saúde mental. Considerando-se que, em tempos de pandemia, num país de população religiosa como é o Brasil, a RE torna-se ainda mais presente no mundo da vida dessas pessoas, podendo ser uma das formas de enfrentamento mais frequentemente empregadas para lidar com o luto, com as perdas, com o isolamento, e diversas outras limitações relacionadas às mazelas do Covid-19, propõe-se uma investigação acerca do modo como essa modalidade de enfrentamento tem chegado aos contextos psicoterapêuticos, em clínicas e consultórios particulares, bem como sobre a maneira específica como tais profissionais percebem e lidam com tais manifestações. Inspirando-se no referencial da psicologia fenomenológica, e realizando uma investigação de cunho qualitativo diretamente com psicólogos psicoterapeutas, de diferentes perspectivas teóricas, pretende-se conhecer suas percepções quanto ao papel da RE na saúde física e mental de seus pacientes atendidos em clínicas psicológicas e consultórios particulares durante a pandemia. Pretende-se realizar entrevistas semiestruturadas, e em profundidade, com um total de 30 psicoterapeutas de ambos os sexos, abordando os seguintes aspectos: a) modo como os/as profissionais percebem a presença da RE nos atendimentos clínicos que realizam ou realizaram ao longo da pandemia do Covid-19; b) se e como perceberam ou percebem o impacto da pandemia sobre a frequência, intensidade e conteúdos relacionados à manifestação da RE durante seus atendimentos clínicos; c) se e em que condições a consideram a RE como fator prejudicial ou facilitador da saúde física ou mental, individual ou coletiva, de seus pacientes no enfrentamento; d) se, quais e como estabelecem ou adotam critérios específicos para distinguirem experiências religiosas de sintomas psicopatológicos, bem como para discriminarem experiências religiosas que atuam como fatores propulsores ou prejudiciais à saúde mental durante a pandemia; e) o que consideram, no contexto da psicoterapia, boas ou más práticas no modo de lidar com o binômio religiosidade/espiritualidade e saúde mental, especialmente durante a pandemia; f) se e como o tema da RE foi abordado ao longo de sua formação e o que puderam aprender acerca do assunto a partir de suas experiências de atendimentos clínicos durante a pandemia. As entrevistas serão gravadas, transcritas, revisadas e posteriormente analisadas em consonância com a perspectiva fenomenológica, buscando-se identificar as divergências e convergências entre as percepções dos profissionais entrevistados. Os resultados obtidos permitirão a comparação entre diferentes abordagens. Serão também colocados em diálogo com as diretrizes e políticas dos Conselhos Regionais e Federais de Psicologia do país e com a literatura existente sobre o assunto, mais especificamente no campo da Psicologia da Religião e da saúde mental, discutindo-se as suas implicações para a Psicoterapia.
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Religiosidade e saúde mental na pandemia do Covid-19: implicações clínicas, éticas e epistemológicas
    Propõe-se este projeto em continuidade a pesquisas anteriores e em andamento, coordenadas por esta proponente, nas quais se investiga o modo como o psicólogo percebe e lida, em sua prática clínica, com as questões relacionadas à religião, religiosidade e espiritualidade dos usuários / pacientes em contextos hospitalar e de saúde mental. No decorrer desse processo, constituiu-se uma significativa base de dados no Laboratório de Religião, Saúde Mental e Cultura, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCB, na qual se destacam mais de 100 entrevistas já realizadas, em profundidade e devidamente transcritas e revisadas, a com psicólogos atuando em diferentes contextos clínicos: hospitais, serviços de saúde mental de atendimento a imigrantes, Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) e consultórios particulares. Esse material será a base inicial para uma primeira vertente da pesquisa ora proposta, que se organiza em torno de dois objetivos complementares: a) identificar as particularidades e realizar uma comparação acerca das formas como emergem a espiritualidade e a religiosidade nesses diferentes contextos, bem como o modo como os psicólogos têm lidado com isso; b) realizar uma mapeamento das ocorrências concretas, relacionadas ao tema proposto, e que têm sido compartilhadas pelos psicólogos entrevistados, discutindo em profundidade as implicações destas ocorrências ? e de seus respectivos manejos em termos teórico-epistemológicos, práticos e éticos ? para a formação destes profissionais, com destaque para o contexto específico da pandemia do Covid-19. Complementarmente, uma segunda vertente desta mesma pesquisa pretende explorar, via instrumento online, o modo como os brasileiros em geral descrevem as suas possíveis experiência espirituais ou religiosas durante a pandemia, bem como as possíveis mudanças desencadeadas em suas vidas e relações a partir dessas mesmas experiências. A partir dessas duas vertentes, pretende-se então alcançar, ainda, um objetivo adicional: pautando-se nas contribuições da fenomenologia e da psicologia da religião, derivar um modelo teórico-conceitual acerca das noções de religião, religiosidade e espiritualidade e suas implicações, em termos psicológicos, na compreensão das experiências vividas pelos usuários e suas relações com a saúde física e mental, bem como na prática clínica do psicólogo, especialmente durante a pandemia. A metodologia empregada, nas vertentes empíricas desta pesquisa, será de cunho quali-quanti, combinando a metodologia descritiva proposta por Amedeu Giorgi e a análise de conteúdo, descrita por Lawrence Bardin, na análise das entrevistas e respostas ao instrumento online, e o emprego de recursos estatísticos que possibilitem comparações e correlações entre categorias de experiências espirituais religiosas, contextos específicos em que emergem, natureza das mudanças relatadas e dados demográficos dos participantes.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • BRAZILIAN PSYCHOLOGIST RELIGIOUS IDENTITY
    Este projeto emerge a partir da seguinte pergunta de pesquisa: como se configura, no contexto contemporâneo, a identidade religiosa dos psicólogos brasileiros? Tem-se, como hipótese central, que essa identidade se apresenta de forma segmentada entre as esferas pessoais e profissionais, supondo que a formação profissional potencialize questionamentos sobre as crenças e práticas religiosas pessoais e provendo as condições para uma constituição identitária religiosa estanque e, frequentemente, dissociada da prática profissional. Dito isso, o objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar como se caracteriza a identidade religiosa do psicólogo brasileiro, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: 1) identificar como se configura a identidade religiosa do psicólogo brasileiro que atuam em contextos clínicos; 2) Descrever possíveis relações entre as características sociodemográficas e a identidade religiosa desses psicólogos; 3) Conhecer suas concepções acerca das próprias crenças e práticas religiosas e as relações com a atuação profissional; 4) Sondar possíveis intercorrências da formação profissional na constituição da identidade religiosa desses psicólogos; 5) identificar possíveis intercorrências da atuação profissional na constituição identitária.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS DE BRASILEIROS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
    Tensões entre ciência e religião, ao longo da história ocidental, ganham configurações específicas na psicopatologia. Comportamentos excêntricos no passado interpretados à luz da religião passaram depois a ser interpretados como sintomas psicopatológicos. Ocupam lugar polêmico aqueles envolvendo experiências vividas pelos pacientes como espirituais ou religiosas. O pioneiro W. James contribuiu para compreender a natureza das diferentes experiências religiosas (ER) e seus aspectos saudáveis e/ou patológicos. Até final do século XX, entretanto, o tronco de análise se inverteu, de modo que sintomas psicopatológicos é que passaram a ser estudados sob a ótica de serem ou não benignos, conforme sua associação com ERs e seus desdobramentos, e.g. Jackson e Fulford. Recentemente avolumam-se estudos buscando compreender a ER e seu papel na saúde mental (SM), mais são ainda incipientes estudos que investigam essa temática na percepção, experiência e atuação dos profissionais da área. Observa-se um paradoxo. De um lado, estudos recentes demonstram serem as ERs muito presentes em contextos clínicos, mormente nas clínicas psiquiátricas, caracterizando elementos fundamentais na subjetividade, agravando ou dando sentido ao sofrimento psíquico. De outro lado, entretanto, o tema é silenciado e marginalizado na formação profissional em SM, mormente em psicologia. Questiona-se, então: como esses profissionais percebem e lidam com a ER em sua prática clínica? Existem diferenças de percepções e manejos conforme o contexto de atuação, e.g., numa clínica psiquiátrica laica (IPL) ou numa clínica mantida por instituição religiosa (IPR)? Parte-se do princípio de que percepções e modos de manejo da RE são fundamentais no cuidado em SM, devendo ser preocupação da ciência psicológica, seja no estabelecimento de parâmetros éticos de atuação profissional, como na compreensão, condução e tratamento das ERs e suas possíveis conexões e distinções de sintomas psicopatológicos. Assim, desenvolve-se pesquisa com objetivo de investigar concepções, experiências e manejos dos psicoterapeutas ao lidar com RE na clínica em SM e, mais especificamente, conhecer: conexões e distinções que estabelecem entre ER e sintomas psicopatológicos, critérios para tanto, possíveis convergências e divergências entre quem atua numa IPL e quem atua numa IPR. A pesquisa, de cunho qualitativo-exploratório, é realizada com doze psicólogos/as clínicos/as atuando em clínicas privadas de SM no DF, sendo seis deles/as numa IPR, com psicólogos de diversas abordagens, e outros seis numa IPL, hospital dia, e majoritariamente de abordagem psicanalítica. Ambas as instituições são especializadas no tratamento de pacientes com transtorno mental e dependência química. Nesses espaços, são realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, conduzidas segundo postura fenomenológica, gravadas, transcritas, e analisadas segundo etapas do método fenomenológico de Giorgi e Sousa: apreensão do sentido geral do todo; identificação das unidades de significado; tradução dessas unidades em linguagem psicológica; nucleação das unidades de sentido; determinação da estrutura geral do vivido; identificação das convergências e divergências entre os dois grupos. Essa pesquisa de mestrado em Psicologia vincula-se ao projeto guarda-chuva ?Religiosidade e Espiritualidade na Clínica Psicológica: Saúde ou Sintoma? ? Percepção de Psicoterapeutas?, do Laboratório de ?Religião, Saúde Mental e Cultura? da UCB, coordenado pela orientadora.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Religiosidade e Espiritualidade na Clínica Psicológica: Saúde ou Sintoma? ? Percepção de Psicólogos Psicoterapeutas.
    a) Dando continuidade a estudos anteriores, realizado em contextos hospitalares e de atenção à saúde mental, este projeto propõe uma investigação em duas etapas, sucessivas e complementares: a) numa primeira etapa, propõe-se uma investigação juntos aos Conselhos Regionais de Psicologia ? CRPs da Região Centro Oeste, com vistas a uma mapeamento das denúncias que têm chegado a estes conselhos envolvendo a temática em foco; b) numa segunda etapa, propões uma investigação diretamente com psicólogos psicoterapeutas, de diferentes perspectivas teóricas (psicanálise, psicologia analítica, comportamentalismo, cognitivismo e gestaltismo), com vistas a conhecer as próprias percepções dos mesmos quanto à religiosidade e/ou espiritualidade de pacientes atendidos em clínicas psicológicas e consultórios particulares do Distrito Federal, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá, cobrindo, portanto, quatro capitais da Região Centro Oeste. Será dada atenção especial aos seguintes aspectos: a) modo como os profissionais percebem a presença da religiosidade nos atendimentos clínicos que realizam; b) como lidam com a opção religiosa intencional de seus pacientes; c) se e em que condições a consideram um impasse ou uma possibilidade à reorganização psíquica individual ou coletiva dos mesmos; d) que critérios empregam para distinguirem experiências religiosas de sintomas psicopatológicos; e) o que consideram, no contexto da psicoterapia, boas ou más práticas no modo de lidar com o binômio religiosidade/espiritualidade e saúde mental; f) se e como o tema da religiosidade e da espiritualidade foi abordado ao longo de sua formação. A metodologia adotada será de cunho qualitativo, empregando-se análise documental, juntos os documentos de registros nos CRPS, entrevistas individuais, junto aos psicoterapeutas, que serão conduzidas e analisadas em consonância com a perspectiva fenomenológica, buscando-se identificar as divergências e convergências entre as percepções dos profissionais entrevistados. Pretende-se entrevistar um total de 60 psicoterapeutas, equitativamente distribuídas entre as diferentes abordagens. Os resultados obtidos permitirão uma comparação entre diferentes abordagens como também entre as quatro capitais mencionadas. Serão ainda discutidos considerando-se as diretrizes e políticas dos Conselhos Regionais e Federais de Psicologia do país e colocados em diálogo com a literatura existente sobre o assunto, mais especificamente no campo da Psicologia da Religião e suas implicações para a Psicoterapia. Complementando esta análise, serão considerados os resultados da sondagem das denúncias, realizadas junto aos CRPS das regiões mencionadas, contra psicólogos devido a problemas éticos no modo de lidarem com a questão da religiosidade e suas relações com a laicidade do Estado. Tais resultados serão colocados em diálogo com o que se obteve na pesquisa realizada diretamente com os profissionais, e a partir disso, se elaborará cursos de formação para psicólogos clínicos, via os CRPs e as universidades envolvidas nos projetos, especialmente no âmbito do Distrito Federal.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Religiosidade e espiritualidade na psicoterapia: um estudo intercultural a partir da percepção de psicólogos clínicos
    Este projeto se dá em continuidade a outras pesquisas, já concluídas ou em andamento, coordenadas pela sua proponente nos últimos anos, as quais têm contribuído com três aspectos que demandavam mais produções no contexto brasileiro e internacional: a) o lugar dado à religiosidade no contexto pós-moderno dos cuidados à saúde mental; b) a percepção e a condução dessa religiosidade na atividade profissional dos profissionais de saúde mental; e c) comparação intercultural entre resultados obtidos em diferentes países. Como tal, caracteriza -se como um projeto de pós doutoramento junto ao Alister Hardy Religious Experience Research Centre, na University of Wales Trinity Saint David, no País de Gales, onde existe uma extensa e consistente base de dados acerca de experiências religiosas e espirituais de pessoas de diferentes países e acessível a investigadores interessados, de modo a permitir estudos clínicos e comparações interculturais. O estudo busca comparar dados obtidos em pesquisa atualmente coordenada por esta proponente, ?Religiosidade e espiritualidade na Clínica Psicológica: Percepções dos psicoterapeutas? (devidamente registrada na page UCB, conforme se pode constatar no link ), com dados coletados pelo Alister Hardy Religious Experience Research Centre. Deste modo, a concretização do projeto ora proposto tanto se beneficiará de outros dados já coletados pelo referido Centro, como também contribuirá para a ampliação de sua base de dados, promovendo maior visibilidade das pesquisas desenvolvidas no Brasil e, em especial, pelo Programa de Psicologia da UCB. A pesquisa tem dois objetivos que se complementam: a) Investigar como os psicólogos psicoterapeutas de diferentes concepções teóricas percebem e lidam com a religiosidade / espiritualidade e suas possíveis relações com a saúde mental de pacientes atendido em clínicas psicológicas ou consultórios particulares; b) Realizar um estudo comparativo entre as concepções de psicólogos brasileiros e psicólogos britânicos, averiguando-se as implicações relacionadas às diferenças interculturais entre ambos. Metodologia qualitativa exploratório, de cunho fenomenológico, empregando entrevista semiestruturadas, e metodologia de análise inspirada no método descritivo fenomenológico de Amedeu Giorgi.
    Período: 2019 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Saúde Mental no Contexto da Atenção Psicossocial: Percepção dos Profissionais Acerca do Papel da Religiosidade
    Este projeto propõe uma investigação acerca da percepção de profissionais de saúde mental (psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais) quanto à religiosidade de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS do Distrito Federal e suas possíveis relações com os processos de reabilitação social, subjetiva e intersubjetiva dos mesmos. Será dada atenção especial aos seguintes aspectos: a) modo como os profissionais percebem a presença da religiosidade nos atendimentos que realizam no CAPES; b) como lidam com a opção religiosa intencional dos usuários e seus familiares; c) se e em que condições a consideram um impasse ou uma possibilidade à reorganização psíquica individual ou coletiva dos mesmos; d) que critérios empregam para distinguirem experiências religiosas de sintomas psicopatológicos; e) o que consideram, no contexto da atenção psicossocial, boas ou más práticas no modo de lidar com o binômio religiosidade X saúde mental. A metodologia adotada combinará análise documental sobre os documentos que regulamentam os serviços nos CAPS, observações etnográficas nos próprios CAPES participantes da pesquisas e entrevistas individuais, que serão conduzidas e analisadas em consonância com a perspectiva fenomenológica, buscando-se identificar as divergências e convergências entre as percepções dos profissionais entrevistados. Os resultados obtidos serão discutidos à luz das novas diretrizes e políticas de humanização do SUS e serão colocados em diálogo com a literatura existente sobre o assunto, mais especificamente no campo da Psicopatologia e da Psicologia da Religião.
    Período: 2015 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Religiosidade e Espiritualidade no contexto hospitalar: percepções e experiências de equipes multiprofissionais em saúde.
    "Tudo bem, graças a Deus!" ou "Vou melhorar, se Deus quiser!" são expressões que ouvimos frequentemente dos brasileiros quando questionados sobre o seu estado. Tais expressões são paradigmáticas do quanto a religiosidade tem importância no mundo da vida destas pessoas e do quanto elas mesmas a relacionam ao seu bem estar, físico, mental ou espiritual. Os reflexos disso podem ser observados diariamente nos hospitais, especialmente nos diversos setores de internação, onde muitos pacientes e suas respectivas famílias buscam na fé e na religião recursos para lidarem com a doença, com a dor ou com graves perdas decorrentes de cirurgias, amputações, acidentes ou morte. Mas, será que esta realidade tem sido considerada e reconhecida pelos profissionais de saúde, no contexto dos diversos serviços de saúde em nosso país? Haveria algum lugar, no discurso da racionalidade técnico científica que pauta a formação e a prática cotidiana destes profissionais, para a escuta da fé religiosa que move seus pacientes (ou respectivos familiares) e para o respectivo manejo de suas implicações no contexto dos serviços de saúde? Visando investigar a percepção e a experiência dos profissionais de saúde no contexto hospitalar, os objetivos deste projeto de pesquisa se organizam em três eixos / metas complementares: C1. Um primeiro eixo do projeto volta-se para a um refinado mapeamento da literatura concernente às recomendações para a prática da assistência espiritual à pessoa usuária do serviço de saúde hospitalar. C2. Um segundo eixo volta-se para uma investigação empírica, realizada com profissionais de saúde, atuantes em unidades de internação hospitalar, em três diferentes unidades da Federação Brasileira: Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro e Distrito Federal. C1. Finalmente, num terceiro eixo do projeto pretende-se realizar comparações interculturais a partir dos dados obtidos nesta três Unidades da Federação e que têm sofrido diferentes influências socioculturais e religiosas desde suas origens. O referencial teórico e a metodologia empregada nesta pesquisa tem enfoque fenomenológico, inspirado em Husserl e Merleau-Ponty. A partir dos resultado obtidos em cada um dos eixos referidos anteriormente e das respectivas análises integradas, pretende-se elaborar um instrumento que permita a extensão da pesquisa para um maior número de profissionais e a continuidade da investigação em diferentes contexto socioculturais.
    Período: 2014 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Religiosidade do Imigrante: Sintoma ou Saúde? Investigação com profissionais de saúde mental brasileiros e portugueses - RISS Fase II
    Em continuidade a uma pesquisa já em andamento, este projeto prossegue, de modo mais aprofundado, com uma investigação acerca da percepção de profissionais de saúde mental (psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e capelães autorizados) quanto à religiosidade de imigrantes atendidos em serviços de atenção à saúde mental e suas relações com os processos de reabilitação social, subjetiva e intersubjetiva destes pacientes. Tal como no projeto anterior, também aqui será dada atenção especial ao modo como os profissionais lidam com a opção religiosa intencional de seus pacientes imigrantes: se e em que condições a consideram um impasse ou uma possibilidade à reorganização psíquica individual ou coletiva dos mesmos, como lidam com este aspecto junto a tais pacientes e o que consideram boas ou más práticas neste contexto. Este estudo se dará em continuidade à pesquisa realizada pela coordenadora durante o estágio pós-doutoral , a qual teve caráter exploratório e foi conduzida junto a psiquiatras e psicólogos dos serviços de saúde mental no Brasil e na Inglaterra, cujos resultados foram comparados entre si (FREITAS, 2011; 2012). Estendendo a pesquisa para profissionais de outras áreas, e comparando a realidade brasileira com a portuguesa, e também as percepções dos diferentes grupos profissionais, pretende-se ampliar o número de sujeitos (agora 200, ao invés de apenas 100, como ocorre na FASE I) e incluir também uma comparação, ainda mais sistemática e exaustiva, entre as realidades brasileira e portuguesa, no que tange aos serviços de saúde mental e suas características nas duas realidades sócio-histórico-cultural. A metodologia adotada combinará análise documental e observações etnográficas visando contextualização das entrevistas individuais, que serão conduzidas e analisadas conforme a perspectiva fenomenológica (GOMES, 1998). A experiência de condução das entrevistas, bem como o material obtido por meio delas, além de permitirem a análise comparativa entre as duas realidades, brasileira e portuguesa, servirão também para a elaboração de um instrumento que permita a investigação do mesmo tema com um maior número de profissionais, de outras realidades socioculturais, permitindo futuras comparações interculturais. A comparação entre ambas as realidades, brasileira e portuguesas será enriquecida via o projeto de pós-doutoramento da Dra. Cândida Alves, que é vinculada à Universidade Ceuma, no Maranhão, e à Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, e cujo pós-doutoramento será supervisionado pela Coordenadra deste projeto. A elaboração do instrumento será levado a termo no âmbito do projeto de pós-doutoramento da Profa. Dra. Cláudia Fukuda, junto ao Prof. Félix Neto, da Universidade do Porto, em Portugal. Além disso, o projeto contará também com a participação de graduandos, mestrandos e doutorandos, incluindo-se a experiência de sanduíche na Universidade do Porto, da doutoranda Judith Trevisan, também sob a supervisão da coordenadora deste projeto.
    Período: 2014 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Religiosidade do Imigrante: Sintoma ou Saúde? Investigação com profissionais de saúde mental brasileiros e portugueses - RISS Fase I
    Este projeto propõe uma investigação acerca da percepção de profissionais de saúde mental (psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e capelães) quanto à religiosidade de imigrantes atendidos em serviços de atenção à saúde mental e suas relações com os processos de reabilitação social, subjetiva e intersubjetiva destes pacientes. Será dada atenção especial ao modo como os profissionais lidam com a opção religiosa intencional de seus pacientes imigrantes: se e em que condições a consideram um impasse ou uma possibilidade à reorganização psíquica individual ou coletiva dos mesmos. Este estudo se dará em continuidade à pesquisa realizada pela coordenadora durante o estágio pós-doutoral, a qual teve caráter exploratório e foi conduzida junto a psiquiatras e psicólogos dos serviços de saúde mental no Brasil e na Inglaterra, cujos resultados foram comparados entre si (Freitas, 2011; 2012). Pretende-se, por meio deste projeto, estender a pesquisa para profissionais de outras áreas, comparando-se agora as realidades brasileira e portuguesa e também as percepções dos diferentes grupos profissionais. A metodologia adotada combinará análise documental, observações etnográficas e entrevistas individuais, que serão conduzidas e analisadas conforme a perspectiva fenomenológica. A experiência de condução das entrevistas, bem como o material obtido por meio delas, além de permitir a análise comparativa entre as duas realidades, brasileira e portuguesa, servirá também para a elaboração de um instrumento que permita a investigação do mesmo tema com uma maior número de profissionais, de outras realidades socioculturais, permitindo futuras comparações interculturais.
    Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Valores e orientação religiosa em adolescentes
    A adolescência é a fase crucial do desenvolvimento da identidade, sendo que a religiosidade costuma ser um dos aspectos geradores de mobilizações importantes e significativas ao longo deste processo, tendo sido objeto de atenção dos pioneiros neste campo. Entretanto este tema tem sido pouco estudado na contemporaneidade, mesmo num contexto onde a religiosidade se faz tão presente na cultura e na vida das pessoas, como é o caso do Brasil, como tem demonstrado os censos demográficos nacionais. Particularmente nos contextos brasiliense, baiano e mineiro, onde se realiza esta investigação, são reconhecidos pela sua forte religiosidade, mas com suas respectivas particularidades, abrigando uma diversidade de templos e comunidades religiosas, sendo que em muitas delas se destaca a participação da juventude, a despeito também da influência do processo de secularização. Devido a essa diversidade, considera-se relevante investigar as relações entre a religiosidade e os valores destes jovens, sendo este o objetivo deste estudo, que combina delineamentos quantitativo com outros de cunho qualitativo e exploratório. Participam deste estudo jovens de ambos os sexos, residentes em Brasília, Bahia e interior de Minas Gerais, com idade entre 15 e 17 anos, de diferentes concepções religiosas. Como metodologia de investigação, emprega-se entrevistas individuais e em grupo, complementadas com a aplicação do Questionário de Religiosidade e Valores na adolescência, elaborado por um grupo de pesquisadores na Alemanha e Suíça, e adaptado para o Brasil no âmbito deste mesmo estudo. Adota-se postura fenomenológica na condução das entrevistas e na organização dos dados qualitativos, os quais são analisados empregando-se os pressupostos apresentados no esboço de uma teoria do desenvolvimento religioso de Amatuzzi.. Quanto às respostas ao questionário, são analisadas também de uma perspectiva quantitativa, buscando-se identificar as possíveis correlações entre a religiosidade e os valores nos adolescentes. Um dos resultados da pesquisa é justamente o de aperfeiçoar o instrumento e disponibiliza-lo para pesquisas mais abrangentes em diversos estados brasileiros.
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Psicologia, psicopatologia e senso religioso: investigando implicações ética, metodológicas e epistemológicas
    O projeto se desdobra em três sub-projetos que invetigam as contribuições e vicissitudes da psicologia no seu esforço de compreensão do senso religioso enquanto uma experiência humana fundamental em nossa cultura, e suas relações com a psicopatologia e a saúde mental. O primeiro subprojeto toma como sujeitos os próprios estudantes de psicologia e busca investigar suas respectivas impressões sobre como estas relações são abordadas ao longo de sua formação. O segundo subprojeto toma como sujeitos os professores de psicopatologia e procura conhecer as relações que estabelecem entre psicopatologia e senso religioso, ao longo de sua disciplina, bem como os critérios empregados para uma possível disntição entre psicopatologia e experiência espiritual. Finalmente, o terceiro sub-projeto toma como sujeitos psicoterapeutas que atuam em Brasília, há pelo menos cinco anos, e busca realizar uma sondagem sobre como o tema do senso religioso tem aparecido ou não em sua experiência clínica, o modo como lidam com o fenômeno e os critérios que estabelecem para distinguir uma experiência espiritual de eventos psicopatológicos.
    Período: 2008 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Relação entre religiosidade e saúde mental em imigrantes na percepção de profissioais de saúde mental
    O objetivo deste projeto é pesquisar a percepção de profissionais de saúde mental sobre as relações entre religião e saúde mental de imigrantes. Será dada especial atenção ao modo como estes profissionais lidam com a religiosidade intencional de seus pacientes: se e sob quais condições eles a consideram saudável ou potencializadora da saúde mental. A amostra para esta investigação exploratória será composta por profissionais do Instituto de Saúde Mental de Brasília, os quais assistem pacientes imigrantes em crises. A metodologia empregada constará de entrevistas semi-estruturadas , as quais serão gravadas e posteriormente transcritas. O corpo discursivo será analisado desde uma perspectiva fenomenológica, procurando-se identificar: a) as relações entre religião e saúde mental referidas pelos profissionais; b) o critério empregado pelos mesmos para distinguir experiências religiosas benéficas daquelas consideradas prejudiciais à saúde mental; e c) as convergências e divergências na percepção dos profissionais entrevistados. Buscar-se-á identificar as implicações clínicas do problema investigado e suas conseqüências em níveis ético, metodológico e epistemológico. Para análise do material discursivo produzido pelos profissionais, serão consideradas as perspectivas críticas em Psicologia da Religião, desde William James até às pesquisas mais recentes neste campo e serão comparadas as experiências no Brasil e na Inglaterra. Esse projeto considera as contribuições do Prof. Jeremy Carrette, da Universidade de Kent, e seus estudos críticos sobre Psicologia da Religião baseados em Michel Foucault.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Relações Humanas, Arte e Saúde Mental: uma investigação fenomenológica
    O projeto tem como objetivo investigar possíveis relações entre a arte, em sua diversidade de perspectivas e manifestações, e a saúde mental no contexto das relações humanas, sociais e psicossociais e no contexto da psicologia clínica. Trata-se de uma proposta a ser desenvolvida em três vertentes:uma primeira, que se debruçará sobre os fundamentos da expressividade e do gosto artístico, a partir, principalmente, das contribuições de Merleau-Ponty, Suzanne Langer, Pieere Bourdiu e Umberto Ecco; uma segunda, que fará um levantamento da contribuição, na história da psicologia e da psicopatologia, sobre o papel desempenhado pela arte tanto no psicodiganóstico, como na expressão e criatividade do sujeito e no desenvolvimento de seu convívio social, bem como de sua contribuição para a prevenção e tratamento da doença mental; e uma terceira que buscará fazer um levantamento dos usos da arte, enquanto proposta preventiva e terapêutica, em vários contextos de atuação do psicólogo e de outros profissionais de áreas afins, na atualidade: nas comunidades, nos grupos de apoio; nos grupos de acompanhamento a idosos; nos hospitais; na psicoterapia, dentre outros.
    Período: 2008 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de pesquisa: Religiosidade e atitude diante da morte em idosos - RAMIDOSOS
    Projeto de pesquisa desenvolvido com 500 idosos do Distrito FEderal, investigando as relações entre crença, motivação e enfrentamento religioso e atitude diante da morte.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Redesenhando a Psicologia: Um estudo longitudinal acerca das imagens da profissão por parte do aluno da UCB e sua respectiva evolução ao longo do Curso.
    O objetivo deste projeto é o de investigar, junto aos calouros do Curso de Psicologia da UCB, desde o seu primeiro dia de aula na disciplina de primeiro semestre "Psicologia, Ciência e Profissão", suas motivações para fazer a graduação em psicologia e suas imagens acerca do profissional psicólogo. Para o primeiro objetivo, emprega-se uma pergunta padrão, que o aluno deve responder por escrito "Por que escolhi fazer psicologia?", e para a segunda, um desenho livre, no qual deve representar como imagina o psicólogo atuando profissionalmente. Esta investigação é reaplicada, posteriormente, mais duas vezes ao longo do Curso, com os mesmos sujeitos. Os resultados são retornados aos estudantes e refletidos ao longo de sua formação, visando aprofundar uma visão crítica ao longo de todo o processo, mobilizando reflexões acerca das mudanças emergentes nas práticas e concepções da própria profissão.
    Período: 1998 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Crença religiosa e personalidade em estudantes de Psicologia: Um estudo por meio do Questionário Pratt e do Método de Rorschach
    Período: 2000 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Crença Religiosa e Personalidade em Estudantes de Psicologia: Um estudo por meio do Questionário Pratt e do Método de Rorschach
    O trabalho teve como objetivo investigar as possíveis relações entre crenças religiosas e caraterísticas de personalidade em estudantes de Psicologia (N=52, 17 do sexo masculino e 35 de sexo feminino), da UCB, cursando do 1o ao 6o semestre e com idade variando entre 18 e 25 anos. Comportou, inicialmente, com base na fenomenologia de Husserl e Merleau POnty, um estudo teórico, que: a) explicita os fundamentos do Questionário Pratt sobre crença religiosa, elaborado por J.B. Pratt, em 1904; b) resgata as concepções originais de H. Rorschach e respectivo método que levou seu nome; e c) compara e estabelece relações entre ambos os instrumentos e respectivas teorias de base, numa aproximação entre os conceitos de "fundo de sentimento vital" e "tipo de vivência". Num segundo momento, comporta uma investigação empírica, desenvolvida em duas etapas complementares. Numa primeira, após adaptação do Questionário Pratt, este foi aplicado aos referidos estudantes, precedido e sucedido de entrevistas em pequenos grupos, onde foi explorada a experiência subjetiva com relação ao tema da religiosidade e à tarefa de responder o Question´årio. Sobre o material produzido nas entrevistas (gravadas e transcritas) e em resposta ao Questionåerio, procedeu-se análise predominantemente qualitativa. Numa segunda etapa, aplicou-se o Método de Rorschach, com posterior entrevista devolutiva, também individual. Finalmente, realizou-se uma análise comparativa entre os resultados obtidos na primeira e na segunda etapa, a qual foi aprofundada a partir da escolha de quatro estudos de caso, selecionados dentre os 48 estudantes que participaram das duas etapas.
    Período: 1998 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Sondagem inicial junto a escolas da FEDF para implantação do Projeto de Extensão em Psicopedagogia
    Período: 1995 - 1997 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Projeto de Psicopedagogia na Região do Vale do São Francisco
    Período: 1994 - 1995 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Relação entre cognição, afetividade e rendimento escolar em adolecentes, estudantes de 2o grau
    Período: 1991 - 1993 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A (de)negação da morte no contexto hospitalar: Um estudo teórico-clínico
    Período: 1987 - 1991 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Epistemologia da Psicologia ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Formação superior em Psicologia ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicodiagnóstico ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia da Religião ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Tratamento e Prevenção Psicológica :: Intervenção Terapêutica
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Tratamento e Prevenção Psicológica :: saúde mental

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Banca Julgadora para Professor Titular1000000001
Participação em Banca de Doutorado75362231231
Participação em Banca de Exame de Qualificação334421520253
Participação em Banca de Graduação486290000065
Participação em Banca de Mestrado774430022294
Total16619132037736244

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019202020212022Total
Participação em Congresso39233412155
Participação em Encontro14031001019
Participação em Seminário55170531577
Participação em Simpósio9408021125
Total117713129657176

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado300022210111
Orientação em Andamento de Iniciação Científica1100100060018
Orientação em Andamento de Mestrado20100310119
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado10000000001
Orientações Concluídas para Doutorado003312111012
Orientações Concluídas para Mestrado2521100001131
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado21010001207
Orientações em Andamento para Graduação50000000005
Outras Orientações Concluídas6615911802040115
Total1151814171176993209

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnterior2021Total
Música202
Outra Produção Artística Cultural617
Total819

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho6810123261310106
Artigo Aceito para Publicação00002000002
Artigo Publicado2715024467258
Capitulo de Livro Publicado2493495280064
Curso de Curta Duração Ministrado30211010008
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional10000000001
Editoração2032001000026
Livro Publicado ou Organizado1231011020020
Organização de Evento1521010020021
Outras Bancas Julgadoras4020000141048
Outras Participações em Eventos e Congressos3001211000035
Outras Produções Bibliográfica1520000000017
Programa de Rádio ou TV10200120006
Relatório de Pesquisa601111000010
Trabalho em Eventos883130000000104
Total3503543112020112592526

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182022Total
Outra Produção Técnica21310227
Prefacio Posfacio9100010
Processos e Técnicas600006
Produto Tecnologico400004
Trabalho Técnico18002222
Tradução200002
Total60412471