Maria Aparecida Penso

CitaçõesPENSO, M. A.;Penso, Maria Aparecida
Curso/ProgramaPsicologia - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2013 a 2016 - Universidade Federal de São Carlos
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2010 a 2012 - Universidade Federal Fluminense
  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2003 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1986 a 1989 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1983 a 1986 - Psicologia e Terapia Conjugal e Familiar
    Centro de Estudos da Família
  • Graduação - Periodo: 1980 a 1984 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1980 a 1984 - Psicologia
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Aletheia (ULBRA)- / Periodo: 2010 a 2010
  • Avances en Psicologia Latinoamericana- / Periodo: 2015 a 2015
  • Avances en Psicologia Latinoamericana- / Periodo: 2015 a 2015
  • Estudos de Psicologia (UFRN)- / Periodo: 2011 a 2011
  • Fractal: Revista de Psicologia- / Periodo: 2015 a 2015
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2016 a 2016
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2016 a 2016
  • Fundação Hospitalar do Distrito Federal- / Periodo: 1990 a 2000
  • Pesquisa e Práticas Psicossociais- / Periodo: 2019 a atual
  • Psicologia Ciência e Profissão- / Periodo: 2009 a 2009
  • Psicologia Clínica (PUCRJ. Impresso)- / Periodo: 2011 a 2011
  • Psicologia em Estudo- / Periodo: 2007 a 2007
  • Psicologia em Revista (Impressa)- / Periodo: 2011 a atual
  • Psicologia em Revista (Impressa)- / Periodo: 2009 a 2009
  • Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2014 a 2014
  • Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2014 a 2014
  • Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2013 a 2013
  • Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2010 a 2010
  • Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2009 a 2009
  • Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2008 a 2008
  • Psico-USF- / Periodo: 2008 a 2008
  • Psico-USF (Impresso)- / Periodo: 2015 a atual
  • Psico-USF (Impresso)- / Periodo: 2015 a 2015
  • Revista Brasileira de Psicodrama- / Periodo: 2015 a 2015
  • REVISTA BRASILEIRA DE PSICODRAMA- / Periodo: 2017 a atual
  • Revista de Saúde Pública (Online)- / Periodo: 2007 a 2007
  • Revista do Departamento de Psicologia da UFF (Impresso)- / Periodo: 2008 a 2009
  • Revista Interinstitucional de Psicologia- / Periodo: 2019 a 2019
  • Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud- / Periodo: 2015 a 2015
  • Revista Mal-Estar e Subjetividade (Impresso)- / Periodo: 2014 a 2014
  • Revista Mal-Estar e Subjetividade (Impresso)- / Periodo: 2014 a 2014
  • Secretaria de Estado do Distrito Federal- / Periodo: 2004 a atual
  • Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)- / Periodo: 2010 a 2010
  • Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)- / Periodo: 2009 a 2009
  • Trabalho (en) cena- / Periodo: 2023 a 2023
  • TRABALHO (EN)CENA- / Periodo: 2021 a atual
  • TRABALHO (EN)CENA- / Periodo: 2022 a 2022
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2019 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1993 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1990 a 1990

Linha de Pesquisa

  • Drogadição, delinqüência, adolescência e Família
  • Psicologia Jurídica
  • Violência Intrafamiliar

Projetos de Pesquisa

  • A percepção dos gestores do sistema da execução penal do DF sobre os egressos - GSPDF
    de retomada da liberdade e reinserção social/ressocialização de egressos do sistema prisional do Distrito Federal. Considerando a produção acadêmica sobre a situação do apenado no sistema prisional, suas famílias e os contextos educacionais e laborais nos quais se insere, faz-se importante investigar de que modo os gestores/operadores do sistema prisional compreendem e colaboram, ou não, com o processo de retomada da vida em liberdade pelos egressos do sistema. Quais são suas perspectivas sobre esse processo e como a política pública de ressocialização é compreendida e vivenciada por eles? Este projeto pretende sistematizar o modo como as percepções desses gestores/operadores articulam-se, ou desarticulam-se, às políticas de qualificação, reinserção e construção de projetos de vida da população prisional. Tem como objetivo geral investigar a percepção dos gestores do sistema prisional do Distrito Federal sobre as políticas públicas de ressocialização, reinserção social e construção de projetos de vida para egressos. Com base em seus resultados, o projeto pretende contribuir para a reflexão e o norteamento de políticas de ressocialização de egressos do sistema prisional.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Egressos do sistema prisional: histórias que importam
    O presente projeto de pesquisa está amparado no estudo teórico da Psicossociologia Clínica, abordagem que privilegia a compreensão de histórias coletivas por meio de Histórias de Vida, e na perspectiva da teoria sistêmica que compreende ser fundamental investigar as relações estabelecidas entre os diferentes atores de uma relação e considera fundamental a história familiar na composição da história de vida de cada um. Neste trabalho investigativo serão traçadas as histórias de vida dos egressos do sistema prisional do Distrito Federal com o objetivo de delinear um perfil dos egressos do sistema prisional e suas trajetórias de vida até o encarceramento, a vivência do encarceramento, as perspectivas de vida extramuros, suas expectativas para com a vida em liberdade, bem como os recursos disponíveis para a reconstrução de sua história. As trajetórias de vida desses sujeitos partem da compreensão de que sua história pessoal é multideterminada por fatores familiares, psíquicos, sociais, ideológicos, econômicos, políticos, entre outros. Torna-se fundamental o estudo para demonstrar que essas histórias importam e que a partir da sua compreensão é possível redesenhar estratégias que possibilitem a construção de outras narrativas de vida, para além do estigma da infração penal.
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Mapa Corporal e História de Vida de Pessoas em Situação de Rua: Caminhos Rumo à Autonomia
    O presente projeto explora a contribuição que o método interventivo de mapa corporal e história de vida possui no desenvolvimento da autonomia de pessoas em situação de rua. A colocação dessas pessoas em moradias é um dos maiores desafios dos programas sociais, tendo em vista que tal procedimento requer autonomia e habilidades sociais e adaptativas. Neste estudo, os participantes serão 30 integrantes do projeto Revista Traços, conhecidos como porta-vozes da cultura, que serão encaminhados pela equipe do projeto Traços/Namestê, e que se encontram em acompanhamento psicossocial na UnB e que estão em fase de transição em suas trajetórias de vida da rua para residência fixa. A proposta é propiciar, por meio de métodos ativos embasados em mapas corporais e relatos de histórias de vida, a construção de ressignificados de experiências vividas desses porta-vozes da cultura, e os instrumentalizar na assunção da autonomia plena, nessa transição da morada-rua para a morada-casa.
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Tô virando mulher! Perfil psicossocial, familiar e da violência sofrida por meninos vítimas de abuso sexual
    Este projeto tem por objetivo conhecer as especificidades do fenômeno e de suas vítimas para que se envidem esforços em prevenção e tratamento dessa clientela específica. Trata-se de proposta de estudo documental com base em prontuários de meninos atendidos por um serviço de Saúde Pública Estadual que faz parte da rede de Proteção a Crianças e Adolescentes do DF..
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO JUNTO AO AUTOR DE OFENSA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
    O propósito desse projeto é propor uma metodologia de atendimento psicossocial a homens autores de violência sexual contra crianças e adolescentes no Programa de Pesquisa Assistência e Vigilância em Violência - PAV ALECRIM da Rede de Saúde do Distrito Federal. Várias experiências de modalidades de atendimento em grupo para os casos de violência sexual já foram realizados. Elegeu-se a metodologia de Grupo baseado no modelo sistêmico bioecológico, como procedimento para estes casos. Essa Metodologia de grupo tem características e modalidades próprias e é um instrumento capaz de criar um contexto que favoreça o surgimento de mudanças nas interações intrafamiliares, interfamiliares e das famílias com a equipe institucional. Utiliza-se como Bases teóricas: Psicologia Comunitária, Teoria Sistêmica, Psicodrama e Rede Social.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • VALIDAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÕES PSICOTERAPÊUTICAS E PSICOSSOCIAIS (VAIPP)
    Este projeto tem como objetivo validar um procedimento de avaliação de psicoterapias e atendimentos psicossociais individuais e grupais de pacientes adultos e adolescentes em contexto de clínica-escola e em um instituto de formação de psicoterapeutas.A avaliação de intervenções psicoterapêuticas e psicossociais é uma temática discutida informalmente pelos psicólogos pesquisadores e clínicos. Estudos nacionais e internacionais na área buscam evidências científicas que comprovem a eficiência de tais intervenções. A realização de pesquisas para avaliar as intervenções psicoterapêuticas e psicossociais, possibilita aos profissionais reflexões mais sistematizadas sobre sua prática e fornece elementos pedagógicos para a formação de novos psicólogos. Além disso, contribui para identificar estratégias mais relacionadas aos processos de mudança em psicoterapias e atendimentos psicossociais, garantindo aos pacientes maior eficiência dos serviços oferecidos. O processo de avaliação é composto por instrumentos que avaliam qualitativa e quantitativamente atendimentos considerando a percepção de pacientes quanto às mudanças ao longo das intervenções. Os participantes serão usuários adultos e adolescentes do serviço de atendimento psicoterápico e psicossocial em uma clínica escola e um instituto de formação de psicoterapeutas, além de supervisores de estágio e estagiários. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa são o ClinicalOutcome in RoutineEvaluation-OutcomeMeasure (CORE-OM),Experiência Pessoal (SAI-R), Aspectos Úteis da Terapia (HAT), Protocolo de entrevista de mudança do cliente (CI), e o Questionário Pessoal Simplificado (PQ). Para a validação dos instrumentos quantitativos de avaliação (CORE-OM e SAI-R) será utilizada análise fatorial.Os instrumentos qualitativos (Aspectos Úteis da Terapia (HAT), Protocolo de entrevista de mudança do cliente (CI), e o Questionário Pessoal Simplificado (PQ) serão analisados por meio de análise de conteúdo. Também será realizada com os supervisores e estagiários participantes do estudo uma entrevista sobre suas percepções, a respeito do procedimento de avaliação e os instrumentos utilizados. Os resultados destas entrevistas serão comparados com os resultados dos demais instrumentos.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola
    A pesquisa tem por objetivo avaliar o impacto da guarda compartilhada na família e na relação desta com a escola. Seus objetivos específicos são: 1) delinear as trajetórias de famílias em situação de guarda compartilhada, a partir do ciclo de vida familiar; 2) descrever a dinâmica e a estrutura das famílias em guarda compartilhada, considerando papéis, regras, comunicação, poder e hierarquia; 3) identificar as percepções dos membros das famílias nucleares sobre a guarda compartilhada; 4) verificar a participação da família extensa na rotina de pais e filhos em situação de guarda compartilhada; compreender a percepção da família sobre a dinâmica relacional entre família e escola no contexto da guarda compartilhada; 5) averiguar a percepção de professores, coordenadores e/ou orientadores educacionais sobre o impacto da guarda compartilhada no processo de aprendizagem e socialização de estudantes que se encontram nessa situação. A guarda compartilhada está definida na Lei 13.058 de 22 de dezembro de 2014 e determina que ?o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e o pai, sempre tendo em vista os interesses dos filhos.? Nesta modalidade de guarda ambos os pais detêm o poder familiar e a tomada de decisões, independentemente do tempo que os filhos passem com cada um deles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com métodos múltiplos, na qual se pretende integrar diferentes metodologias de coleta e análise de dados. Para a construção da quantidade de participantes na pesquisa será utilizado o critério de saturação dos dados. Estima-se a participação de 50 famílias, em situação de guarda compartilhada; além de professores, coordenadores e/ou orientadores educacionais das escolas nas quais as crianças e adolescentes das famílias pesquisadas estudam. Os instrumentos são: roteiros de entrevistas semiestruturadas? a) Roteiro de entrevista para os pais, b) Roteiro de entrevista com professores, coordenadores e/ou orientadores educacionais, c) Roteiro de entrevista individual para os adolescentes a partir de 12 anos; Desenho história com tema para crianças e adolescentes; e Genograma. Os dados serão coletados no Distrito Federal,Inicialmente serão identificadas famílias cujos filhos estão em guarda compartilhada há pelo menos um ano. Posteriormente serão realizados contatos telefônicos para agendamento de um encontro com a família no qual a pesquisa será apresentada em seus aspectos metodológicos e éticos, conforme orientações da Resolução CNS 466/12. Consentida a participação, e recolhidas as assinaturas dos participantes nos TCLEs, serão agendadas encontros individuais com os pais, mães e filhos para realização das entrevistas com adultos e adolescentes e também para aplicação do desenho história com tema com as crianças e adolescentes. Posteriormente será agendado um encontro com cada membro do ex-casal para construção do genograma. Também serão identificadas as escolas nas quais os filhos estudam e realizados contatos com as mesmas para apresentação da pesquisa e realização de entrevistas individuais com professores, coordenadores e/ou orientadores educacionais. As entrevistas e o genograma serão analisados a partir da Epistemologia qualitativa de Gonzalez Rey (2005), O Desenho História com tema será analisado seguindo as orientações de Trinca (1997), Coutinho (2011) e Aiello-Vaisberg (1999) para quem a análise do desenho estória com tema terá como base as interpretações do pesquisador que irá selecionar tudo que considerar essencial para responder aos objetivos da pesquisa, podendo incluir, aspectos verbais e gráficos. Os resultado da pesquisa contribuirão para um melhor conhecimento sobre as condições em que tem acontecido a guarda compartilhada no DF.
    Período: 2016 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Atendimento a crianças e adolescentes com transtornos alimentares e obesidade e suas famílias: consolidação de uma metodologia psicossocial
    ssa proposta faz parte de uma linha de pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília UCB, e visa contribuir com uma melhor compreensão e proposta de intervenção inovadora em casos de um grave problema de saúde pública que são os transtornos alimentares (TA) e a obesidade na infância e na adolescência. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam um aumento da obesidade em crianças e adolescentes em todo o mundo, enquanto os TA têm chamado a atenção devido às comorbidades e alto índice de mortalidade no caso da anorexia nervosa. Estudos realizados especialmente nas últimas décadas, permitiram conhecer melhor a complexidade dos fatores envolvidos na etiologia fatores individuais, familiares e socioculturais e tratamento das doenças envolvendo a alimentação . A participação da família tem sido sugerida por diversos autores que trabalham com a abordagem sistêmica, o que nos motivou a estudar o tema não só do ponto de vista individual, mas também familiar e sociocultural, com vistas a compreender melhor seu papel no surgimento e manutenção dos transtornos, bem como propor a sua inclusão mais efetiva no tratamento. Apesar da gravidade do problema, ainda não são conhecidas propostas eficazes de atendimento ou tratamento na área da Psicologia. E, apesar de previstos nas propostas de políticas públicas, o tratamento dos TA e da obesidade, ainda não são oferecidos de forma adequada à população. O que constatamos na rede pública de saúde do DF são atendimentos isolados, e a falta de um acompanhamento da criança e do adolescente e de sua família. Essa constatação, aliada à grande demanda recebida pela clínica-escola de Psicologia do Centro de Formação em Psicologia Aplicada da UCB e a falta de um referencial teórico- metodológico que orientasse nosso trabalho, nos levou a realizar, nos últimos oito anos, várias pesquisas sobre o tema, com a participação de profissionais de outras instituições de ensino e de saúde. Até o momento temos 4 dissertações de mestrado defendidas, 5 trabalhos de conclusão de curso de graduação em fase final de elaboração, 2 dissertações de mestrado em andamento e um projeto de doutorado em fase de levantamento dos dados. Os dados dessas pesquisas estão sendo utilizados na elaboração de uma metodologia inédita de atendimento às famílias com crianças e adolescentes com obesidade e TA. A presente proposta de pesquisa visa complementar esses dados e subsidiar a consolidação dessa metodologia. Uma vez concluída, essa metodologia será utilizada e posteriormente avaliada, servindo de base para a criação de um centro de referência em atendimento e tratamento da obesidade e TA em crianças e adolescentes e suas famílias na Universidade Católica de Brasília voltada à população do DF e entorno. O projeto viabilizará a elaboração de duas Teses de Doutorado, três Dissertações de Mestrado e seis Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Psicologia. Além disso, dois eventos em nível regional serão realizados e duas disciplinas de Mestrado e Doutorado serão ministradas durante a realização do projeto.
    Período: 2013 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Crianças e adolescentes em acolhimento institucional no Distrito Federal: estudo das condições familiares, institucionais e sociais.
    Este projeto de pesquisa está em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente, e suas alterações que constam na Lei 12.010/2009 e com o Plano Nacional de Promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, no seu argumento de que o melhor lugar para a criança crescer e se desenvolver é sua família, espaço ideal e privilegiado para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Visa dar prosseguimento e aprofundar os dados de uma outra pesquisa realizada pela Universidade Católica de Brasília em parceria com a Escola superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude do Distrito Federal que analisou 545 processos de abrigamento, hoje denominado acolhimento institucional, de acordo com a lei 12.010/2009 (Brasil, 2009) no período de janeiro de 2007 a agosto de 2009, envolvendo 1002 crianças e adolescentes do Distrito Federal (PANTOJA; PENSO, RIBEIRO, FERRO, 2010). Tendo como base os dados apresentados acima, a presente proposta pretende conhecer as condições familiares, institucionais e sociais das crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, mais de uma vez (30% dos processos da pesquisa anterior). Os procedimentos envolverão o estudo documental destes processos, visitas domiciliares para realização de entrevistas semi-estruturadas com as famílias e construção de genogramas, visitas às instituições de acolhimento para realização de entrevistas semi-estruturadas com seus os dirigentes e funcionários, entrevistas com outros atores envolvidos no processo de acolhimento institucional destas crianças e adolescentes como: conselheiros tutelares, Promotores de Justiça e outros atores do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. Para isto serão utilizados os seguintes instrumentos: Roteiro de análise documental, roteiros de entrevista semi-estruturada para as famílias e dirigentes e funcionários de instituições de
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Adolescência violência e traumatismo
    Esse projeto analisa alguns aspectos relativos ao funcionamento psíquico dos adolescentes que passam ao ato de forma violenta na sua interelação com dimensões familiares e sociais. Busca-se identificar elementos para intervenção, considerando a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental. Ressalta-se o papel do meio ambiente e a necessidade de auxilio externo nas situações de desamparo que se situam bem no centro do conceito de trauma. Discute-se a importância do desenvolvimento da reflexão sobre a intervenção psicossocial e clínica com os adolescentes que passam ao ato pela via da violência, ser atravessada por considerações sobre as particularidades do funcionamento psíquico desses jovens, principalmente pela análise do impacto de vivência de situações traumáticas e extremas, bem como, pela noção de provimento ambiental e de apoio narcísico parental (Marty, 2006; Gutton, 1990; Winnicott, 1995). Nesse sentido essa pesquisa tem como objetivo invetigar o funcionamento psíquico e subjetivo, bem como, a dinâmica familiar de adolescentes que passam ato de forma violenta, buscando identificar elementos para intervenção, considerando a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental.A proposta dessa pesquisa é multimetodológica e envolve entrevistas de grupos focais com profissionais e com adolsecentes, entrevista semi-estruturada psicossocial e temática com o adolescente e com a família:entrevistas e acompanhamento clínico com os adolescentes, e , o Método de Rorschach.
    Período: 2010 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO IDOSO NO IMAGINÁRIO DO FAMILIAR QUE O INSTITUCIONALIZA: CULPAS E DESCULPAS
    Compreensão das dinâmicas familiares de famílias que colocam seus idosos em asilos, na perspectiva do familiar que asilou
    Período: 2011 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Construção de metodologia de atendimento psicossocial a crianças e adolescentes com transtornos alimentares e suas famílias
    Universidade Católica de Brasília, por meio do Centro de Formação em Psicologia Aplicada, do curso de graduação em Psicologia, desde a sua criação, recebe um número significativo de encaminhamentos de crianças e adolescentes com transtornos alimentares, seja de órgãos e profissionais de saúde, escolas ou mesmo pais que buscam o nosso centro à procura de ajuda. A falta de um referencial teórico e prático que oriente o trabalho dos professores, pesquisadores e supervisores de estágio da Universidade nos motivou a realizar, nos últimos três anos, pesquisas de Mestrado sobre o referido tema, objetivando uma melhor compreensão dos transtornos alimentares e obesidade, buscando ampliar o olhar sobre o indivíduo que apresenta o transtorno para o seu contexto familiar e social. Assim, foram realizadas, sob a orientação da coordenadora deste projeto, duas pesquisas sobre o transtorno alimentar Anorexia Nervosa (BORGES, 2009; CAVALCANTE, 2009) e uma pesquisa sobre obesidade (OTTO, 2007). Um levantamento realizado mostrou que o Distrito Federal carece de um atendimento sistemático à população com tais problemas. Por outro lado, a gravidade dos transtornos e a falta, ainda, de literatura que embase o trabalho com essa clientela, exige que estudos mais aprofundados sejam realizados. É nesse sentido que apresentamos esse projeto de pesquisa que tem como objetivo ampliar nossos conhecimentos sobre os aspectos intrapsíquicos, familiares e sociais de crianças e adolescentes com transtornos alimentares, com vistas à construção de uma metodologia de atendimento psicossocial a essas crianças, adolescentes e sua famílias. Consideramos oportuna uma investigação desses transtornos que propicie um melhor entendimento da questão e possibilite a construção de uma metodologia que trabalhe tanto os aspectos intrapsíquicos como familiares e sociais, dando às crianças e adolescentes com essa problemática e suas famílias um atendimento mais eficaz.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • GRUPO MULTIFAMILIAR COM ADOLESCENTES OFENSORES SEXUAIS
    Este projeto surgiu como proposta interventiva apresentada na conclusão do curso Promoção da Atenção Integral de Adolescentes em conflito com a Lei no Distrito Federal Capacitação de Equipes de Saúde . É uma pesquisa-ação tendo como base a estreita relação entre a resolução de uma problemática institucional e a pesquisa social empírica. Envolve tanto pesquisadores como participantes da situação-problema..
    Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Saude Mental de Adolescentes nas escolas
    A escola é um espaço em que a criança e o jovem passam a maior parte do seu tempo, nela, além do contato com o conhecimento formal crianças e jovens encontram também um lugar que pode impulsionar o desenvolvimento de forma positiva para a configuração de uma saúde psicológica. Nessa perspectiva, a escola se constitui como um espaço de proteção para crianças e adolescentes em relação à situação de risco pessoal e social. O projeto de pesquisa aqui proposto é um desdobramento da pesquisa ?Concepções de saúde mental e percepções do serviço na perspectiva de jovens e seus familiares? que pretende privilegiar uma investigação sobre a saúde mental na escola, tendo em vista que esta ocupa um lugar institucional onde as questões relacionadas à saúde mental de crianças e jovens são primeiramente identificadas. Pretende-se realizar uma pesquisa que possa envolver a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em um projeto que tem como objetivo investigar como professores, funcionários e alunos da escola concebem a saúde mental e quais as estratégias utilizadas para cuidar e promover a saúde mental na instituição escolar. A pesquisa terá como lócus central para coleta de dados em um total de quatro escolas públicas de Brasília- DF e de Porto Alegre ?Rio Grande do Sul e contará com três etapas na coleta de dados: a) questionário; b) entrevista individual; c) grupo focal. Privilegiar pesquisas no campo da saúde mental na adolescência é uma estratégia importante tendo em vista que este grupo etário é identificado como vulnerável e de risco em relação ao uso de drogas e a exposição à violência, mas também para diversos transtornos mentais, tais como, depressão, transtornos de conduta, transtornos alimentares. Nesse sentido, esta pesquisa pretende contribuir para a identificação, elaboração, implementação e/ou avaliação de programas de atenção à saúde mental na escola e uma maior sensibilização dos gestores da área de educação p
    Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Mulheres cuidando de mulheres em situação de violência
    A melhoria do atendimento da rede pública de saúde a mulheres em situação de violência no país é o tema central deste projeto. A atenção dada a ele vem sendo sustentada pelas atuais diretrizes do trabalho na área da saúde, que se dirigem à maior qualificação, competência, responsabilidade e humanização dos/as agentes profissionais, somadas às constantes reivindicações dos grupos organizados de mulheres, denúncias de pesquisadores/as e constatações de entidades governamentais e não-governamentais sobre as dificuldades e os constrangimentos presentes nesses casos. Por isso, a investigação se ocupará dos impactos de ordem psicológica, social, laboral e moral, existentes entre estas trabalhadoras e, por conseguinte, dos meios de fornecer-lhes apoio psicossocial, capacitação e formação adequados para o desenvolvimento mais eficaz, respeitoso e equilibrado emocionalmente de sua rotina. Seu objetivo geral é apreender as representações de violência contra as mulheres, as repercussões subjetivas e as estratégias de enfrentamento usadas pelas trabalhadoras da saúde pública no atendimento às mulheres em situações de violência no Distrito Federal, bem como elaborar pioneiramente vídeos e um programa de formação continuada neste tema para profissionais em saúde atuantes no setor, que venha a subsidiar políticas públicas de âmbito regional e nacional. Contribuirá para o seu alcance, a atuação de uma equipe de pesquisa interdisciplinar, com diferentes graus de titulação acadêmica e com diversas parcerias interinstitucionais, servindo-se de uma metodologia agregadora de vários recursos e procedimentos qualitativos e quantitativos de apreensão, sistematização e análise dos dados, além de lançar mão de uma experiência de capacitação nos moldes da pesquisa-ação. Por essa ampla perspectiva de abordagem, a questão de gênero, na sua interface com a violência, o trabalho, a saúde, a classe social, a raça, a sexualidade, a família e as políticas de governo, será profundamente contemplada n
    Período: 2007 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A atuação da Promotoria da Infância e da Juventude do DF na garantia do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes abrigados
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender/avaliar/conhecer como vem sendo realizado o acompanhamento do Ministério Publico no que diz respeito ao abrigamento de crianças e adolescentes, conforme previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente. Pretende ainda, sistematizar os procedimentos do MP, visando contribuir para a melhora e agilização destes, com o objetivo de diminuir o periódo em que a criança e/ou o adolescente permanecem em contextos de risco e desproteção ou ainda que pernecem abrigadas. Esta pesquisa está em consonância com a proposta de implantação do Plano Nacional de promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, no seu arguemento de que o melhor lugar para a criança crescer e se desenvolver é a sua família, espaço ideal e privilegiado para o desenvolvimento integral dos indivíduols. Esta pesquisa é desenvolvida numa parceria entre a Universidade Católica de Brasília e a Escola Superior do Ministério Público, possibilitando um olhar interdisciplinar sobre o fenômeno.
    Período: 2008 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Imaginário, velhos asilados e organizações de asilos
    Estudo das histórias de vida e familiares de idosos asilados
    Período: 2007 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Construção da rede comunitária de apoio às medidas alternativas no Distrito Federal: uma investigação interventiva
    Construção de uma proposta metodológica para implementar a rede comunitária de execução das Medidas alternativas
    Período: 2007 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Geracionalidade, Violência e Imaginário
    INVESTIGA O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA INTERGERACIONAL NA SUA REALIDADE FAMILIAR E ESCOLAR, NO IMAGINÁRIO DE GRUPOS DE ALUNOS IDOSOS , CRIANÇAS E ADOLESCENTES BEM COMO DOS DIRIGENTES DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE INSTITUIÇÕES ASILARES E NOS COMPONENTES DA FAMILIA, CONSIDERADA AQUI COMO GRUPO NÃO SÓ VINCULADO POR LAÇOS DE SANGUE, MAS COMO O CONJUNTO DE PESSOAS QUE VIVEM EM CONVIVÊNCIA NUMA MESMA RESIDÊNCIA. JUSTIFICA A AÇÃO INVESTIGATIVA CONSIDERANDO A CARÊNCIA, QUASE AUSÊNCIA, DE ESTUDOS REFERENTES À VIOLÊNCIA E AO IMAGINÁRIO RELATIVAMENTE À PESSOA IDOSA. QUANTO AOS MAUS TRATOS CONTRA O IDOSO "EXISTEM PARCAS INFORMAÇÕES SOBRE AS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DOS INSTRUMENTOS ENCONTRADOS E COMPLETA AUSÊNCIA DE ADAPTAÇÕES FORMAIS PARA O CONTEXTO BRASILEIRO"(PAIXÃO Jr E REICHENHEIM, 2004;124). ESPAÇO ABERTO A BUSCA DO DESVENDAR DAS PROFUNDEZAS DO SIMBÓLICO E DOS MITOS VEM SENDO OCUPADO AOS POUCOS POR LOUREIRO (1999 E 2004), NA ÓTICA DA ANTROPOLOGIA DO IMAGINÁRIO DE GILBERT DURAND. A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA VEM SENDO INVESTIGADA SISTEMATICAMENTE POR FALEIROS, QUE AGORA SE DEBRUÇA NA VIOLENCIA CONTRA O IDOSO NA FAMÍLIA CRUZANDOS OS ACHADOS COM OS DADOS ADVINDOS DA PESQUISA DA VIOLENCIA NA ESCOLA E COM ALUNOS IDOSOS. A GEONTOLOGIA, COMO O FENOMENO DA VIOLÊNCIA, DA VELHICE E DO IMAGINÁRIO, CARCTERIZA-SE PELA COMPLEXIDADE SENDO MULTIDIMENSIONAL SEU ENTENDIMENTO. ASSIM SÓ SE OBTERÃO RESULTADOS IMPACTANTES COM UM PROCESSO MULTIFACETADO DE PESQUISA, EXECUTADA POR PROFISSIONAIS MULTIVERSOS COMO OS DA EQUIPE PROPOSTA.
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Violência intrafamiliar: estudo dos padrões transgeracionais de violência na família
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Aspectos transgeracionais em casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes
    Análise das histórias de famílias cujas crianças e adolescentes foram vítimas de abuso sexual, buscando identificar aspectos de negligência, violência e falta de cuidados através das gerações
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O papel da comunidade na aplicação e execução da justiça penal
    Período: 2006 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Construção de Metodologia de Grupos Multifamiliares no Contexto de Abuso Sexual
    Essa pesquisa teve início a partir de uma aproximação de trabalho entre o setor Psicossocial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e professores da Pós graduação e Graduação da UCB, que se interessaram em compreender melhor as implicações teórico-metodológicas que envolvem: o estudo psicossocial que esse Setor faz, a pedido do juiz, com famílias nas quais ocorre abuso sexual, e essas famílias que são encaminhadas para atendimento terapêutico pelo juiz, após estudo. Muitas são as questões presentes nesse contexto de encaminhamento e atendimento. As famílias não apresentam demandas, são "obrigadas" a procurarem um terapeuta, as famílias não possuem condições econômicas para se locomoverem até consultórios e/ou instituições, as famílias estão traumatizadas e buscam mais esconder os acontecimentos do que expô-los. Como então viabilizar e descrever um modo de um possível encaminhamento mais efetivo? Qual modo de atendimento seria mais indicado, considerando-se que essas famílias são de baixo poder aquisitivo? Como manter o enfoque sistêmico, a família como o "cliente", na presença de tema tão sensível? Foram essas, em princípio, algumas questões que nos fizeram propor uma parceria de trabalho e pesquisa que possibilitasse estudarmos com maior aprofundamento essa interface de atribuições entre a Psicologia e o Direito.
    Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Políticas Públicas para a infância e adolescência ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicanálise :: Psicossociologia
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Conjugal e Familiar :: Drogadição Delinqüência e Família
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Jurídica ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Jurídica :: Infância e Adolescência de Risco
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Violência Intrafamiliar e abuso sexual ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Banca Julgadora para Concurso Público1000000001
Banca Julgadora para Professor Titular2000000002
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização8010000009
Participação em Banca de Doutorado182330403235
Participação em Banca de Exame de Qualificação224627224150
Participação em Banca de Graduação210103300028
Participação em Banca de Mestrado260421613144
Total98615711153104169

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Participação em Congresso582982000180
Participação em Encontro180011011022
Participação em Oficina9000000009
Participação em Seminário261002100030
Participação em Simpósio90001000010
Total12039961111151

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Orientação em Andamento de Mestrado0000000101
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado0000100001
Orientações Concluídas para Doutorado1102100016
Orientações Concluídas para Mestrado172131131029
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado0000101002
Outras Orientações Concluídas690042030078
Total8731961721117

Prêmios

Tipo de Produção2016Total
Prêmios11
Total11

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Artística Cultural11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho5000000000050
Artigo Aceito para Publicação01000000001
Artigo Publicado3664342311060
Capitulo de Livro Publicado67541014122197
Curso de Curta Duração Ministrado4400010531054
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional21000000003
Editoração10000000001
Livro Publicado ou Organizado900200110013
Organização de Evento2652120000036
Outras Bancas Julgadoras514010100012
Outras Participações em Eventos e Congressos3100100000032
Outras Produções Bibliográfica50000000005
Programa de Rádio ou TV40000010005
Relatório de Pesquisa30000011005
Texto em Jornal ou Revista10000000001
Trabalho em Eventos108354400200126
Total392221921136131041501

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Outra Produção Técnica303
Prefacio Posfacio415
Trabalho Técnico505
Total12113