Maria Cecília Alves Martinez

CitaçõesMARTINEZ, Maria Cecília Alves;MARTINEZ, M. C. A.;MARTINEZ, Maria Cecília
Curso/ProgramaComunicação Social - Publicidade e Propaganda
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Mestrado - Periodo: 1992 a 1995 - Transportes
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1987 a 1987 - Comércio Exterior
    Instituto de Cooperação e Assistência Técnica
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1989 a 1989 - Elaboração e Análise de Projetos Agroambientais
    Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste
  • Graduação - Periodo: 1979 a 1981 - Comunicação Social Bacharel em Relações Públicas
    Centro Universitário de Brasília

Atuação Profissional

  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 1996 a 1998
  • Companhia Energética de Brasília- / Periodo: 1976 a 1982
  • Consultoria de Relações Públicas- / Periodo: 1994 a 1999
  • Distribuidora Brasília de Veículos S A- / Periodo: 1982 a 1982
  • Instituto de Ensino Superior de Brasília- / Periodo: 2001 a 2004
  • Ministério da Integração Regional- / Periodo: 1994 a 1995
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior- / Periodo: 1995 a 1996
  • Ministério dos Transportes - DF- / Periodo: 1993 a 1994
  • Ministério do Trabalho- / Periodo: 1996 a 1996
  • Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento- / Periodo: 1989 a 1990
  • Programa de Artesanato da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade- / Periodo: 1984 a 1985
  • Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- / Periodo: 2014 a 2014
  • Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- / Periodo: 2006 a 2006
  • Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro Oeste- / Periodo: 1989 a 1990
  • Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro Oeste- / Periodo: 1985 a 1990
  • União Educacional de Brasília- / Periodo: 1995 a 2000
  • União Pioneira de Integração Social- / Periodo: 1998 a 2001
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a atual

Linha de Pesquisa

  • Agenda Positiva
  • Ética na Mídia: Pesquisa de Opinião
  • Lugar de Fala - correspondentes
  • Observatório da Comunicação Pública - Pesquisa quantitativa e qualitativa das ações de comunicação pública realizadas pelas organizações públicas e privadas
  • Parlamento Digital
  • Personagens da Propaganda Brasileira
  • Pesquisa de opinião: Ética e Cidadania na Política - 2º lugar Expocom/Intercom
  • Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional.

Projetos de Pesquisa

  • Observatório da Comunicação Organizacional Interna na Área Pública: mapeamento e acompanhamento
    O projeto foi concebido com a intenção de compreender como se articula o Estado com os múltiplos perfis que compõem a sua força de trabalho (servidores, contratados, terceirizados, celetistas e consultores e assessores vinculados a projetos internacionais), que nos propomos a desenvolver este projeto de pesquisa. Para tanto, será necessário identificar as estruturas que sustentam a comunicação interna em quatro tipos de organizações públicas (ministérios, órgãos do parlamento, instituições do judiciário e empresas estatais e/ou de economia mista), no intuito de observar e compreender as estratégias, os discursos e os mecanismos envolvidos no funcionamento das redes sociais internas num cenário de mudanças nas formas de relações de trabalho e de reorganização dos atores sociais sob novas bases política e econômica. Também buscamos compreender sob que novas bases de sentido se dá a construção do imaginário e do perfil do funcionário na área pública. Metodologicamente, o projeto se desenvolverá por meio de mapeamento da estrutura e dos processos de comunicação nos órgãos públicos federais instalados no Distrito Federal, mapeamento das Redes Sociais Internas na área Pública, avaliação dos impactos das ações de comunicação interna no relacionamento com a sociedade e no atendimento ao cidadão. Por fim, o projeto pretende fomentar a instalação de um Centro Permanente de Observação da Comunicação Organizacional na Área Pública. Objetivos: Geral: Observar e compreender as estratégias, os discursos e os mecanismos envolvidos na comunicação praticada no interior das organizações públicas e como interfere nos processos de relacionamento com a sociedade civil e os cidadãos. Específicos Perceber os aspectos constitutivos do sentido aplicados à comunicação interna em organizações públicas federais instaladas no Distrito Federal; Mapear e classificar os campos teóricos e metodológicos aplicados aos estudos da comunicação pública, priorizando as abordagens sobre a comunicação interna.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Parlamento Digital: estudo sobre o espaço imaginário, potencializado pelas redes sociais, de mobilização e expressão coletiva dos cidadãos silenciados pelos discursos correntes majoritários
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional.
    O presente projeto pretende mapear como operam os prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social, no contexto da Comunicação Organizacional. O estudo será feito a partir um montante de pelo menos 100 editais e regulamentos de premiações em todo o Brasil, que sistematizarão práticas, atores e iniciativas, em vista da certificação de mérito do trabalho, dos profissionais e das instituições, em sistematização com o arcabouço teórico, a partir de trabalhos publicados em sociedades de pesquisa, tais como: Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), além de teses e dissertações defendidas nos programas de pósgraduação (no Brasil) e bases indexadas de periódicos avaliados pela Capes (QualisCapes). O estudo dos prêmios é uma prática recente e sua sistematização também. O projeto trata das estratégias organizacionais e engajamento de públicos, a partir de prêmios. Muitos desses, utilizados para engajar profissionais das habilitações de Comunicação, tais como: jornalistas, publicitários, relações públicas, técnicos em audiovisual, radialistas, cineastas. Outros, relativos a públicos e audiências (leitores, telespectadores, consumidores). E ainda aos que conferem status a empresas, como conscientes e promotoras de valores relativos à cidadania. O projeto já conta com sistematização de 30 classificações sobre a estruturação de prêmios baseados em engajamento de público, no Jornalismo; mas tende a ter mais classificações para abarcar o tema a partir da visão de Comunicação Organizacional. Conhecer os prêmios é saber como se institui um sistema de meritocracia, reconhecimento e falas (des)autorizadas entre organizações e públicos, com vistas, muitas vezes, ao engajamento de públicos de forma não-remunerada a causas institucionais. A formalização deste projeto em 2015, sob a lógica de Comunicação Organizacional (na UCB: foco em público, na linha Processos Comunicacionais nas Organizações, com financiamento do CNPq), se relaciona com 10 anos de pesquisa sobre prêmios, mas pela ótima do Jornalismo (na UnB: foco em notícia, na linha Jornalismo e Sociedade). É um trabalho que começou como dissertação, passou para tese e, agora, se configura como projeto de pesquisa, já num nível mais autônomo passando do financiamento por bolsa (CNPq e Capes/REUNI: 2006-2013, mestrado e doutorado) para o de auxílio financeiro e custeio (CNPq: 2015). E conta com pesquisadores e colaboradores que gestam diversos prêmios, como os da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Confederação Nacional dos Bispos (CNBB), além de pesquisadores atuantes na ABRAPCORP, SBPJor, Aberje, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O projeto envolve institutos do Centro Oeste e Sudeste, tais como: Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Paulista (UNIP, Brasília), Estácio (Brasília), Estácio (RJ), além da Université de Poitiers (França). É um projeto que possui potencial de inovação de produtos, processos ou serviços, a partir do relacionamento com pesquisadores e profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Confederação Nacional dos Bispos (CNBB), integrantes dessa pesquisa.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal
    O projeto pretende investigar os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas do Distrito Federal e sua relação com a produção de sentido sobre a estratégia organizacional em notícias e reportagens de negócios. A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, será realizada através de textos jornalísticos, de textos institucionais produzidos pelas empresas e de entrevistas com executivos. A intenção é explorar como circulam, como são (re)apropriados e como se autorreforçam os sentidos sobre a estratégia, delineando diferentes perspectivas e práticas estratégicas das empresas da região. Em uma perspectiva sistêmica e complexa o enfoque não recai sobre as influências da mídia, mas sobre como ela se insere na complexidade das relações sistêmicas e como ela pode revelar e construir os diferentes sentidos assumidos pela estratégia e pelas práticas estratégicas no universo organizacional. Além da circulação de sentidos entre o noticiário e as organizações, o projeto irá explorar e indicar possíveis diferenças entre as apropriações e concepções de estratégia nas organizações pesquisadas e em seus setores de atuação. Com isso, além de contribuir para o estabelecimento de bases para futuras pesquisas sobre as relações entre a comunicação e a estratégia, acreditamos que este estudo possa fomentar iniciativas de ensino e de extensão voltadas para profissionais interessados em conhecer e discutir, em uma abordagem comunicacional, as práticas estratégicas na região.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Comunicação Confessional Católica como estratégia organizacional: estudo do Diretório de Comunicação da CNBB como marco regulatório e estratégico da igreja no Brasil
    Práticas comunicacionais que tiveram início na atuação da Igreja Católica Romana caracterizam os primórdios do jornalismo (KOSSAR FURTADO, GADINI, 2013), além da Publicidade e Propaganda (MARTINS, 2003). A igreja organizou a evangelização e a comunicação com o papa Gregório XV (Cardinalítia Commissio de Propaganda Fide, Sagra Congregatio Nomini Propaganda), a partir do documento Inscrutabili Divinae (1622). Na sociedade democrática, urbana, industrializada e tecnológica atual, vários desafios são lançados em termos de organização da comunicação como estratégia na igreja. A Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) editou o Documento 99 que organização a Comunicação: Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. É resultado de uma discussão de 1999 a 2014. Trata-se de um marco que se relaciona com a institucionalização de diretrizes de Comunicação no Brasil em sintonia com a Verdade e Paz (Campanha da Fraternidade - 1989), Comunicação e Igreja no Brasil (1994), Comunicação rumo ao novo milênio: conclusões e compromissos (1997). Esses 4 documentos são a base do estudo exploratório no qual serão investigadas as diretrizes da Comunicação Confessional católica no Brasil, por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica e análise de conteudo (BARDIN, 1977). A estratégia em Comunicação está inserida num contexto pós-moderno de discurso, imagem, identidade e processos de dada organização que se relaciona com seus públicos. Primeiramente, o trabalho investiga as diretrizes relativas ao Diretório da Comunicação (CNBB, 2014), comparando-o com a formalização de seus preceitos no plano de comunicação da CNBB. A segunda etapa investiga o estudo foca nas condições comunicacionais e organizacionais dessas diretrizes aplicadas à arquidiocese de Brasília em busca das estratégias utilizadas pela Comunicação Confessional católica brasileira. O objetivo é o de mapear os processos comunicacionais da igreja brasileira nas diretrizes nacionais e compará-las ao que é efetivamente aplicado no escopo do Distrito Federal. A pesquisa é pioneira no Distrito Federal e também em sentido nacional: em relação ao Diretório de Comunicação (2014). Pode ajudar no melhoramento contínuo do processo de formação do estudante de graduação e de pós-graduação (públicos da UCB); promover ensalamento de Arcebispos, Bispos, Presbíteros, Diáconos, Consagrados, Abades e abadessas, Monges e monjas, Frades e freiras, Eremitas e Leigos na pesquisa em Comunicação; estabelecer um diálogo entre pesquisadores e religiosos em formação eclesiástica; intercâmbio de conhecimento com a Educação no tocante à Educação Confessional e à Comunicação Confessional; fortalecimento das entidades confessionais católicas em suas práticas educacionais e comunicacionais; produção intelectual em revistas de Educomunicação, de Educação e de Tecnologia nas quais possam ser identificadas, analisadas e reportadas práticas estratégias no âmbito da Comunicação Confessional.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Ocupando O Lugar De Fala: mapeamento da mídia e das oportunidades de trabalho no campo do jornalismo no espaço do Mercosul/Parlasul - NuclamI
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Experiência da Agenda Positiva na Parceria da Universidade Catòlica de Brasilia com a Rede Vida de Televisão: Uma Avaliação do Modelo e da Recepção
    Projeto de Pesquisa que se propõe a avaliar experiencia da Agenda Positiva na parceria da Universidade Católica de Brasilia com a Rede Vida de Televisão
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • XV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e Universidade Católica de Brasília (UCB)
    Os professores do curso de Jornalismo e do PPGCOM/UCB analisam ações de Comunicação Organizacional e de Assessoria de Comunicação no Poder Judiciário: avaliação de campanhas, eventos, visitas guiadas, projetos diversos Tribunais, entes do Ministério Público federal e estadual, Defensorias Públicas estaduais. A entrega da premiação é feita no COMBRASCOM: Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça.
    Período: 2017 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Avaliação da XVI Secomunica: Diversidade e Adversidades o incomum na Comunicação
    Período: 2017 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Curso de Comunicação Organizacional, com ênfase em Relações Públicas
    Proposta para criação de um novo curso em comunicação organizacional, com ênfase em relações públicas para a Universidade Católica de Brasília - UCB
    Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Agência Eixo de Empreendedorismo e Inovação
    Agência de Empreendedorismo da Universidade Católica de Brasília
    Período: 2014 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • Ouvidoria, mídia organizacional
    Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto Empregabilidade
    Promover, aproximar e cultivar o relacionamento com os ex-alunos da UCB abrindo intercâmbios e parcerias para a criação de espaços destinados à divulgação de material acadêmico e técnico simultaneamente à identificação de demandas por novos cursos promovidos pela instituição.
    Período: 2009 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • TV Pública na América do Sul
    Projeto de Pesquisa, extensão e Ensino que tem como objetivo principal a criação de um modedlo de TV Pública para a América do Sul, buscando difundir e integrar povos e culturas dos sulamericanos. O projeto encontra-se em fase de conclusão para aprovação e implementação.
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Observatório da Comunicação Organizacional na Área Pública: a gestão de relacionamentos entre Estado, Sociedade Civil Organizada e Cidadão
    Estudos sobre Comunicação Organizacional Pública
    Período: 2002 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Personagens da Propaganda Brasileira
    Orientação da pesquisa "Havaianas: o calçado da fama", da aluna Zalyphe Soares. O estudo teve como objetivo analisar oa utilização de personalidades do meio televisivo, pela empresa, para reposicionar o produto "sandálias Havainas", no mercado brasileiro e internacional. A coordenação do projeto é do Professor Mestre Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho.
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Marketing :: Ensino de Marketing e Propaganda
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda :: Assessoria Em Comunicação
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda :: Comunicação Organizacional Institucional
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda :: Ensino de Relações Públicas
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda :: Pesquisa de Opinião e Mercado
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda :: Planejamento Em Comunicação

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162018Total
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos2002
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização1001
Participação em Banca de Graduação502153
Total532156

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20172018Total
Participação em Congresso3126
Participação em Encontro2002
Participação em Seminário1214
Total63312

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Outras Orientações Concluídas701010292
Total701010292

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios1515
Total1515

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Apresentação de Trabalho70209
Artigo Publicado00123
Curso de Curta Duração Ministrado90009
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional20002
Organização de Evento60006
Outras Bancas Julgadoras10001
Outras Participações em Eventos e Congressos20002
Outras Produções Bibliográfica03003
Programa de Rádio ou TV30003
Relatório de Pesquisa40004
Trabalho em Eventos1200012
Total4633254

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica11
Trabalho Técnico11
Total22