Rosana Marcia Rolando Aguiar

CitaçõesAGUIAR, R. M. R.
Curso/ProgramaLicenciatura Pedagogia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2010 a 2014 - doutorado em educação
    Universidade Católica de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2004 a 2006 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1989 a 1993 - PEDAGOGIA
    Centro Universitário de Brasília

Atuação Profissional

  • Centro Educacional Leonardo Da Vinci- / Periodo: 1995 a 1999
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2003 a 2005
  • Escola das Nações do Brasília- / Periodo: 1999 a 2001

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Violência e Passagem ao ato: o discurso dos adolescentes em conflito com a lei e dos profissionais das medidas socioeducativas
      Descrição: O propósito do projeto investigação é analisar a passagem ao ato como uma modalidade defensiva do adolescente diante das ameaças internas, pulsionais e externa em uma perspectiva relacional e social. As modalidades defensivas na adolescência se instalam para que o sujeito possa lidar com as transformações pubertárias e com os fantasmas a ela associados, bem como com os desafios que os processos de exclusão social engendram. Como hipótese, investiga-se de que modo a passagem ao ato na adolescência por meio da violência, pode ser um mecanismo defensivo para que esses jovens não sucumbam às fragilidades evidenciadas pelas transformações desse período e pelos desafios sociais aos quais são confrontados. Ao se considerar as dimensões relacionais e sociais encontradas pelo adolescente em conflito com a lei, pretende-se também investigar os profissionais que lidam com esse adolescente, tendo como foco os mecanismos psíquicos individuais e grupais que estão em jogo nesse trabalho. Sendo assim, esse estudo contará com os subsídios da psicodinâmica do trabalho que procura compreender o lugar do prazer e do sofrimento no trabalho e como eles favorecem ou não á elaboração da violência e a capacidade dos profissionais em sustentarem os desafios cotidiano desse trabalho. Os participantes da pesquisa serão adolescentes em conflito com a lei, com idade entre 14 e 18 anos e os profissionais que trabalham nas instituições de privação de Liberdade e de Liberdade Assistida no Distrito Federal. Como método será utilizado a abordagem qualitativa visando a emergência de conteúdos subjetivos dos participantes por meio do dispositivo como entrevistas e grupos de fala. Os dispositivos de fala em grupo e individuais serão utilizados tanto com os adolescentes quanto com os profissionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • 2012 - 2015 Acordo de Cooperação e Intercâmbio Acadêmico, Científico e Cultural entre a Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília e a Université Paris XIII
      Descrição: O Acordo prevê a realização de projetos comuns entre as três instituições universitárias, contemplando as seguintes atividades: a) intercâmbio de professores e de pesquisadores: b) intercâmbio de estudantes; c) intercâmbio de publicações; d) desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos; e) orientação conjunta de teses de mestrado e de doutorado; f) publicações em comum.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sandra Francesca Conte de Almeida - Coordenador / Katia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil - Integrante / Rosana Márcia Rolando Aguiar - Integrante / Deise Matos do Amparo - Integrante / Jean-Yves Chagnon - Integrante. Financiador(es): Universidade Católica de Brasília - Remuneração / Universidade de Brasília - Cooperação / Université de Paris XIII Villetaneuse - Cooperação.
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
    • Educação para os Direitos Humanos: uma análise da prática educativa em três escolas públicas do Distrito Federal
      Descrição: Por acreditar que a escola, enquanto instituição representante do Estado é reconhecida, consensualmente, como um lugar social privilegiado para o desenvolvimento de estratégias capazes de contribuir a médio e longo prazo para a valorização dos direitos humanos e, consequentemente, para a redução dos altos índices de violação aos direitos humanos no país, propõe-se um estudo cujo objetivo geral é investigar as práticas de ensino e aprendizagem em três escolas públicas do Distrito Federal voltadas para a educação dos direitos humanos. A pesquisa também prevê a realização de ações integradas entre as escolas e a universidade para intensificar as práticas pedagógicas capazes de promover a educação para os direitos humanos. Para investigar o que se propõe será utilizada uma abordagem qualitativa de estudo de caso por meio da aplicação de questionários e entrevistas de grupo focal, bem como utilizando-se dos recursos da observação. A pesquisa será desenvolvida em três escolas públicas de Ensino Fundamental do DF, com professores, orientadoras educacionais e alunos. Os dados serão coletados durante as aulas regulares e atividades cotidianas previstas no currículo pleno escolar e no período de coordenação dos professores, bem como nas reuniões pedagógicas e de pais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) . Integrantes: Tatiana da Silva Portella - Integrante / Nina Cláudia de Assunção Mello - Integrante / Rosana Márcia Rolando Aguiar - Integrante / Divaneide Lira Lima Paixão - Coordenador. .
      Período: 2011 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Estratégias de prevenção e de enfrentamento das violências na escola: ressignificação de concepções e de práticas educativas de professores por meio de um programa de formação continuada de desenvolvimento pessoal e profissional docente
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo articular concepções e práticas educativas de professores, focalizando o tema das violências na escola, por meio de um programa de formação continuada, que privilegiará dispositivos clínicos de formação, designados por Cifali (1998, 2001) como um espaço onde uma prática procura se teorizar partindo de uma situação singular e da implicação daquele que nela é compreendido como profissional. Pretende-se então, neste projeto, apreender as concepções de professores acerca das violências, na escola, discutir as implicações e as repercussões psíquicas, sociais, pedagógicas e institucionais derivadas ou relacionadas com a experiência da violência no espaço escolar, vivenciada por professores e alunos, de modo a melhor compreender as estratégias de prevenção e enfrentamento da violência, no contexto da instituição, visando à ressignificação e mudanças de concepções e práticas, por meio da implementação de ações educativas, planejadas conjuntamente, em um projeto de formação continuada de professores, voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional docente.
      Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • A Psicologia, a Psicanálise e a Educação: formação e atuação dos profissionais da educação e os processos de desenvolvimento e aprendizagem.
      A Psicologia, a Psicanálise e a Educação: formação e atuação dos profissionais da educação e os processos de desenvolvimento e aprendizagem. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Cordenadora: Profa. Dra. SANDRA FRANCESCA CONTE DE ALMEIDA - Sigla PsiEduc. Data de Início 01/02/2005. Data de Fim 31/01/2007. PARTICIPAÇÃO: VOLUNTÁRIA.
      Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • A Psicologia, a Psicanálise e a Educação: uma investigação psicológica da formação e atuação profissional de psicólogos escolares e professores e dos processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem em contextos sócio-educativos.
      Descrição: Investigação dos processos de desenvolvimento humano, da mediação e apropriação do conhecimento e do entendimento da construção da identidade de competências profissionais, no contexto escolar, possibilitando melhores condições de estudo, planejamento e avaliação dos dispositivos de formação inicial e permanente de psicólogos escolares e professores do esnsino fundamental e médio..
      Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Outros: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Banca de Graduação33
    Total33

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso2020
    Participação em Seminário55
    Participação em Simpósio66
    Total3131

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outras Orientações Concluídas1919
    Total1919

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho1313
    Artigo Aceito para Publicação11
    Capitulo de Livro Publicado33
    Demais Trabalhos44
    Livro Publicado ou Organizado11
    Organização de Evento1515
    Outras Participações em Eventos e Congressos33
    Outras Produções Bibliográfica55
    Trabalho em Eventos1010
    Total5555