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Gentil José de Lucena Filho
Citações | LUCENA FILHO, G. J. |
Curso/Programa | Governança, Tecnologia e Inovação - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 1988 a 1988 - Universidade Nova de Lisboa
- Doutorado - Periodo: 1975 a 1978 - Systems Design
University of Waterloo - Mestrado - Periodo: 1973 a 1974 - Ciência da Computação
Universidade Federal da Paraíba - Especialização - Periodo: 1996 a 1996 - Formação de Moderadores
Instituto Latino Americano Para o Desenvolvimento Econômico e Social - Especialização - Periodo: 1996 a 1997 - El Arte Del Coaching Profesional
The Newfield Group - Especialização - Periodo: 1998 a 1998 - Planejamento Estratégico Situacional
Fundação Altadir - Graduação - Periodo: 1968 a 1972 - Bacharelado Em Física
Universidade Federal da Paraíba
Atuação Profissional
- Ciência da Informação (Impresso)- / Periodo: 2006 a atual
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1981 a 1999
- Construindo Juntos - Coaching, Consultoria e Treinamento- / Periodo: 2002 a atual
- Homero Reis e Consultores- / Periodo: 2011 a atual
- informatica na educação: teoria & prática- / Periodo: 2010 a atual
- Newfield Consulting Brasil- / Periodo: 1998 a 2002
- Revista Brasileira de Informática na Educação- / Periodo: 2005 a atual
- Revista Brasileira de Informática na Educação- / Periodo: 2004 a 2007
- Revista Ciência da Informação- / Periodo: 2002 a 2004
- Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação- / Periodo: 2002 a 2007
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a 2011
- Universidade Federal da Paraíba- / Periodo: 1973 a 1987
Linha de Pesquisa
- Aprendizagem Organizacional
- Competências Conversacionas
- Gestão do Conhecimento
- Governança de Inovações e de TI
- Inteligência e Redes de Conhecimento
- Técnicas de Simulação
Projetos de Pesquisa
- LabCon - Laboratório de pesquisas sobre conversas nas organizações e comunidades
As conversas, ou conversações, modo genuinamente humano de comunicação e interação, são a base de metodologias participativas, dinâmicas de grupo, competências conversacionais e sistematização de experiências individuais, grupais, comunitárias e organizacionais, as quais compõem um leque de abordagens e ferramentas disponíveis para a maximização da inteligência coletiva organizacional e comunitária. O LabCon, seja em sua sede física na Universidade, seja no espaço virtual que vier a ser demarcado pelas suas interações no ciberespaço, tem como propósito construir e implantar contextos que, essencialmente, propiciem a observação, reflexão e a prática, de forma crítica e sistematizada, das conversações, com vistas à construção de conversas significativas: aquelas nas quais pessoas, acompanhadas ou não de tecnologias como usualmente conhecidas (TIC´s, por exemplo) se reúnem ao redor de questões complexas, buscando o envolvimento mútuo, o propósito compartilhado, a inteligência coletiva e a criação de soluções / novas realidades de convivência e interação, em nível pessoal, organizacional e comunitário. Como formas de atuação o LabCon se propõe a: (i) reunir pessoas, pesquisadores e técnicos, recursos bibliográficos e tecnológicos para abordar as conversas como tecnologia social; (ii) identificar e descrever tipologias de conversas e competências; (iii) mapear conversas significativas que propiciam aprendizagem profunda; (iv) mapear campos conversacionais, metodologias, paradigmas emergentes e ferramentas afins à atividade conversacional; (v) aprofundar a compreensão de questões complexas, em âmbito local e global, à luz de conversas que, por existirem ou não, possivelmente as tenham gerado; (vi) ampliar experiências recentes com projetos piloto de produtos e serviços gerados no MGCTI; e (vii) sistematizar esses resultados e disseminá-los por meio de práticas extensionistas.
Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Coordena-Web; um ambiente web para modelagem cooperativa de conhecimento baseado na coordenação de ações
O projeto visa, em termos de resultados, o desenvolvimento de um ambiente web para modelagem cooperativa do conhecimento baseado na noção de coordenação de ações de Fernando Flores. Para isso, considera que o trabalho cooperativo se estabelece a partir de redes conversacionais entre pessoas que, tipicamente entrelaçadas num complexo tecnológico (à base de TI e de tecnologias organizacionais) de coordenação de compromissos, visam realizar/satisfazer não só necessidades mas também (e principalmente) conveniências de interesse coletivo do grupo ou dos elementos cooperantes que buscam o ambiente. A partir daí, uma questão relevante a ser respondida é como podem as máquinas contribuir em um tal contexto, nos processos tipicamente conversacionais a partir dos quais se fazem existir as organizações? . Como prover uma comunicação assistida , aliando-se esforços e resultados provenientes da Inteligência Artificial às promissoras capacidades de tais máquinas em prover comunicação? Ou, noutros termos: que capacidades e limites devem ter artefatos de modo a poderem assistir o trabalho cooperativo em torno do conhecimento explicitado em redes conversacionais baseadas na coordenação de compromissos? O projeto de pesquisa proposto tem a pretensão de dar um passo na direção da elaboração de uma resposta a tais questões, buscando fazer emergir uma sinergia entre a modelagem de conhecimento via artefatos tecnológicos que incorporem, a um só tempo, tecnologias da informação (agentes inteligentes, Web,...) e tecnologias organizacionais (coordenação de compromissos). Em termos mais específicos, o projeto tem as seguintes metas: (i) em nível conceitual, propor um modelo computacional de modelagem cooperativa de conhecimento teoricamente fundamentado no ciclo de coordenação de ações e (ii) em nível operacional, (ii.a) instanciar o modelo proposto em dois contextos particulares, a saber, CSCL e CSCW, bem como (ii.b) disponibilizá-lo na forma de uma ferramenta computacional em
Período: 2004 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Avaliação global de formação em educação a distância
O projeto de pesquisa, Avaliação de Educação a Distância, tem como objetivo geral: desenvolver e implementar um modelo de avaliação de efetividade de cursos de educação a distância, bem como investigar o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor a distância. Este projeto está dividido em dois sub-projetos: (1) avaliação de efetividade de cursos a distância e (2) investigação do impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor a distância. As metodologias de pesquisa nos dois sub-projetos são semelhantes e prevêem coletas de dados por meio de questionários, com itens fechados e abertos, e entrevistas. Serão apresentados como produtos dessa pesquisa relatórios técnicos-científicos para devolução de resultados às instituições participantes, quando for o caso, e à Diretoria de Tecnologia Educacional e Educação a Distância da Universidade Católica de Brasília; bem como a submissão de pelo menos dois artigos à publicação em periódicos científicos.
Período: 2005 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Portais para o conhecimento acessível
O reconhecimento da necessidade de métodos específicos para o desenvolvimento de aplicações hipermídia ocorreu no início da década de 90, com o surgimento do HDM (Hypermedia Design Model) [Garzotto et al., 1991, 1993]. A partir de então, vários outros métodos específicos para hipermídia foram definidos: RMM [Isakowitz et al., 1995], WebML [Ceri et al., 2000], UWE [Hennicker & Koch, 2000], OO-H Method [Gómez et al., 2000] e OOHDM [Schwabe & Rossi 1998]. De modo geral, além do projeto conceitual e de outras fases conhecidas do ciclo de desenvolvimento, tais métodos precisam incluir uma fase específica para o projeto navegacional [Rossi, 1999]. A navegação permite ao usuário, como parte da tarefa, explorar as informações necessárias para a realização desta. No projeto de navegação, são identificados os objetos navegacionais e a navegação entre estes objetos. A navegação é a operação pela qual se seguem os links (elos) de hipertexto que estão associados aos objetos de hipertexto e é, assim, um dos possíveis tipos de operações disparadas por meio da interface com o usuário. Com os método OOHDM e SHDM, utiliza-se uma abordagem baseada em modelos para projetar aplicações Web, em um processo composto de 5 etapas: Levantamento de Requisitos, Modelagem Conceitual, Modelagem Navegacional, Projeto da Interface Abstrata e Implementação. A cada etapa, um conjunto de modelos orientados a objetos é construído ou enriquecido, descrevendo detalhes do projeto. .
Período: 2005 - 2007 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - AIAS: Aplicações inteligentes na área de saúde
Cooperação acadêmica e intercâmbio técnico e científico entre o grupo de pesquisa em Inteligência Artificial (GIA) do Instituto de Informática (II) da UFRGS e o grupo de pesquisa em Inteligência Artificial (GIA) do Departamento de Ciência da Computação (CIC) da UnB, na área de aplicações de IA para uso na medicina.
Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Aprendizagem Organizacional
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Gestão do Conhecimento
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração de Setores Específicos ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Filosofia da Linguagem ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 3 | 3 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 1 | 1 |
Participação em Banca de Mestrado | 4 | 4 |
Total | 8 | 8 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Encontro | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 1 | 1 |
Total | 2 | 2 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Aperfeiçoamento Especialização | 1 | 1 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 1 | 1 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 32 | 32 |
Total | 34 | 34 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 19 | 19 |
Artigo Aceito para Publicação | 2 | 2 |
Artigo Publicado | 6 | 6 |
Capitulo de Livro Publicado | 4 | 4 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 2 | 2 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 1 |
Organização de Evento | 1 | 1 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 3 | 3 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 2 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 37 | 37 |
Total | 81 | 81 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 2 | 2 |
Processos e Técnicas | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 16 | 16 |
Total | 19 | 19 |