Gentil José de Lucena Filho

CitaçõesLUCENA FILHO, G. J.
Curso/ProgramaGovernança, Tecnologia e Inovação - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 1988 a 1988 - Universidade Nova de Lisboa
  • Doutorado - Periodo: 1975 a 1978 - Systems Design
    University of Waterloo
  • Mestrado - Periodo: 1973 a 1974 - Ciência da Computação
    Universidade Federal da Paraíba
  • Especialização - Periodo: 1996 a 1996 - Formação de Moderadores
    Instituto Latino Americano Para o Desenvolvimento Econômico e Social
  • Especialização - Periodo: 1996 a 1997 - El Arte Del Coaching Profesional
    The Newfield Group
  • Especialização - Periodo: 1998 a 1998 - Planejamento Estratégico Situacional
    Fundação Altadir
  • Graduação - Periodo: 1968 a 1972 - Bacharelado Em Física
    Universidade Federal da Paraíba

Atuação Profissional

  • Ciência da Informação (Impresso)- / Periodo: 2006 a atual
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1981 a 1999
  • Construindo Juntos - Coaching, Consultoria e Treinamento- / Periodo: 2002 a atual
  • Homero Reis e Consultores- / Periodo: 2011 a atual
  • informatica na educação: teoria & prática- / Periodo: 2010 a atual
  • Newfield Consulting Brasil- / Periodo: 1998 a 2002
  • Revista Brasileira de Informática na Educação- / Periodo: 2005 a atual
  • Revista Brasileira de Informática na Educação- / Periodo: 2004 a 2007
  • Revista Ciência da Informação- / Periodo: 2002 a 2004
  • Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação- / Periodo: 2002 a 2007
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a 2011
  • Universidade Federal da Paraíba- / Periodo: 1973 a 1987

Linha de Pesquisa

  • Aprendizagem Organizacional
  • Competências Conversacionas
  • Gestão do Conhecimento
  • Governança de Inovações e de TI
  • Inteligência e Redes de Conhecimento
  • Técnicas de Simulação

Projetos de Pesquisa

  • LabCon - Laboratório de pesquisas sobre conversas nas organizações e comunidades
    As conversas, ou conversações, modo genuinamente humano de comunicação e interação, são a base de metodologias participativas, dinâmicas de grupo, competências conversacionais e sistematização de experiências individuais, grupais, comunitárias e organizacionais, as quais compõem um leque de abordagens e ferramentas disponíveis para a maximização da inteligência coletiva organizacional e comunitária. O LabCon, seja em sua sede física na Universidade, seja no espaço virtual que vier a ser demarcado pelas suas interações no ciberespaço, tem como propósito construir e implantar contextos que, essencialmente, propiciem a observação, reflexão e a prática, de forma crítica e sistematizada, das conversações, com vistas à construção de conversas significativas: aquelas nas quais pessoas, acompanhadas ou não de tecnologias como usualmente conhecidas (TIC´s, por exemplo) se reúnem ao redor de questões complexas, buscando o envolvimento mútuo, o propósito compartilhado, a inteligência coletiva e a criação de soluções / novas realidades de convivência e interação, em nível pessoal, organizacional e comunitário. Como formas de atuação o LabCon se propõe a: (i) reunir pessoas, pesquisadores e técnicos, recursos bibliográficos e tecnológicos para abordar as conversas como tecnologia social; (ii) identificar e descrever tipologias de conversas e competências; (iii) mapear conversas significativas que propiciam aprendizagem profunda; (iv) mapear campos conversacionais, metodologias, paradigmas emergentes e ferramentas afins à atividade conversacional; (v) aprofundar a compreensão de questões complexas, em âmbito local e global, à luz de conversas que, por existirem ou não, possivelmente as tenham gerado; (vi) ampliar experiências recentes com projetos piloto de produtos e serviços gerados no MGCTI; e (vii) sistematizar esses resultados e disseminá-los  por meio de práticas extensionistas.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Coordena-Web; um ambiente web para modelagem cooperativa de conhecimento baseado na coordenação de ações
    O projeto visa, em termos de resultados, o desenvolvimento de um ambiente web para modelagem cooperativa do conhecimento baseado na noção de coordenação de ações de Fernando Flores. Para isso, considera que o trabalho cooperativo se estabelece a partir de redes conversacionais entre pessoas que, tipicamente entrelaçadas num complexo tecnológico (à base de TI e de tecnologias organizacionais) de coordenação de compromissos, visam realizar/satisfazer não só necessidades mas também (e principalmente) conveniências de interesse coletivo do grupo ou dos elementos cooperantes que buscam o ambiente. A partir daí, uma questão relevante a ser respondida é como podem as máquinas contribuir em um tal contexto, nos processos tipicamente conversacionais a partir dos quais se fazem existir as organizações? . Como prover uma comunicação assistida , aliando-se esforços e resultados provenientes da Inteligência Artificial às promissoras capacidades de tais máquinas em prover comunicação? Ou, noutros termos: que capacidades e limites devem ter artefatos de modo a poderem assistir o trabalho cooperativo em torno do conhecimento explicitado em redes conversacionais baseadas na coordenação de compromissos? O projeto de pesquisa proposto tem a pretensão de dar um passo na direção da elaboração de uma resposta a tais questões, buscando fazer emergir uma sinergia entre a modelagem de conhecimento via artefatos tecnológicos que incorporem, a um só tempo, tecnologias da informação (agentes inteligentes, Web,...) e tecnologias organizacionais (coordenação de compromissos). Em termos mais específicos, o projeto tem as seguintes metas: (i) em nível conceitual, propor um modelo computacional de modelagem cooperativa de conhecimento teoricamente fundamentado no ciclo de coordenação de ações e (ii) em nível operacional, (ii.a) instanciar o modelo proposto em dois contextos particulares, a saber, CSCL e CSCW, bem como (ii.b) disponibilizá-lo na forma de uma ferramenta computacional em
    Período: 2004 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação global de formação em educação a distância
    O projeto de pesquisa, Avaliação de Educação a Distância, tem como objetivo geral: desenvolver e implementar um modelo de avaliação de efetividade de cursos de educação a distância, bem como investigar o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor a distância. Este projeto está dividido em dois sub-projetos: (1) avaliação de efetividade de cursos a distância e (2) investigação do impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor a distância. As metodologias de pesquisa nos dois sub-projetos são semelhantes e prevêem coletas de dados por meio de questionários, com itens fechados e abertos, e entrevistas. Serão apresentados como produtos dessa pesquisa relatórios técnicos-científicos para devolução de resultados às instituições participantes, quando for o caso, e à Diretoria de Tecnologia Educacional e Educação a Distância da Universidade Católica de Brasília; bem como a submissão de pelo menos dois artigos à publicação em periódicos científicos.
    Período: 2005 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Portais para o conhecimento acessível
    O reconhecimento da necessidade de métodos específicos para o desenvolvimento de aplicações hipermídia ocorreu no início da década de 90, com o surgimento do HDM (Hypermedia Design Model) [Garzotto et al., 1991, 1993]. A partir de então, vários outros métodos específicos para hipermídia foram definidos: RMM [Isakowitz et al., 1995], WebML [Ceri et al., 2000], UWE [Hennicker & Koch, 2000], OO-H Method [Gómez et al., 2000] e OOHDM [Schwabe & Rossi 1998]. De modo geral, além do projeto conceitual e de outras fases conhecidas do ciclo de desenvolvimento, tais métodos precisam incluir uma fase específica para o projeto navegacional [Rossi, 1999]. A navegação permite ao usuário, como parte da tarefa, explorar as informações necessárias para a realização desta. No projeto de navegação, são identificados os objetos navegacionais e a navegação entre estes objetos. A navegação é a operação pela qual se seguem os links (elos) de hipertexto que estão associados aos objetos de hipertexto e é, assim, um dos possíveis tipos de operações disparadas por meio da interface com o usuário. Com os método OOHDM e SHDM, utiliza-se uma abordagem baseada em modelos para projetar aplicações Web, em um processo composto de 5 etapas: Levantamento de Requisitos, Modelagem Conceitual, Modelagem Navegacional, Projeto da Interface Abstrata e Implementação. A cada etapa, um conjunto de modelos orientados a objetos é construído ou enriquecido, descrevendo detalhes do projeto. .
    Período: 2005 - 2007 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • AIAS: Aplicações inteligentes na área de saúde
    Cooperação acadêmica e intercâmbio técnico e científico entre o grupo de pesquisa em Inteligência Artificial (GIA) do Instituto de Informática (II) da UFRGS e o grupo de pesquisa em Inteligência Artificial (GIA) do Departamento de Ciência da Computação (CIC) da UnB, na área de aplicações de IA para uso na medicina.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Aprendizagem Organizacional
  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Gestão do Conhecimento
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração de Setores Específicos ::
  • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Filosofia da Linguagem ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Doutorado33
Participação em Banca de Exame de Qualificação11
Participação em Banca de Mestrado44
Total88

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Encontro11
Participação em Seminário11
Total22

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Aperfeiçoamento Especialização11
Orientações Concluídas para Doutorado11
Orientações Concluídas para Mestrado3232
Total3434

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho1919
Artigo Aceito para Publicação22
Artigo Publicado66
Capitulo de Livro Publicado44
Curso de Curta Duração Ministrado22
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional11
Livro Publicado ou Organizado11
Organização de Evento11
Outras Bancas Julgadoras11
Outras Participações em Eventos e Congressos33
Outras Produções Bibliográfica22
Programa de Rádio ou TV11
Texto em Jornal ou Revista11
Trabalho em Eventos3737
Total8181

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica22
Processos e Técnicas11
Trabalho Técnico1616
Total1919