Tânia Maria de Freitas Rossi

CitaçõesROSSI, T. M. F.
Curso/ProgramaPsicologia - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaOutras :: Ciências Ambientais

Formação

  • Doutorado - Periodo: 1994 a 1998 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1991 a 1993 - Educação
    Universidade Estadual de Campinas
  • Especialização - Periodo: 1984 a 1985 - Psicologia cognitiva
    Centro Universitário de Brasília

Atuação Profissional

  • Faculdades ICESP de Brasilia- / Periodo: 2008 a atual
  • Poiésis (Catalão)- / Periodo: 2006 a atual
  • Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)- / Periodo: 2000 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1988 a 2011
  • Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações- / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações- / Periodo: 2014 a atual

Linha de Pesquisa

  • Formaçao de Professores e Ação docente

Projetos de Pesquisa

  • Formação de Professores: diagnóstico e perspectivas
    O projeto de pesquisa busca compreender o contexto da criação das Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia, os diagnósticos governamentais que levaram à sua criação, perspectivas depositadas, bem como vem sendo realizada sua efetivação. A relevância da pesquisa encontra-se em contribuir para a reflexão sobre os processos de implantação e implementação de reformas educacionais, além de contribuir para a análise dos processos de formação docente para no contexto da gestão e educação. A questão central da pesquisa é Como as Instituições de Ensino Superior se organizaram e/ou reorganizaram para contemplar no currículo do curso, todas as especificidades das DCN uma vez que é generalista . Da questão central derivam outras, como: Quais os diagnósticos e perspectivas embasaram os documentos legais para produzirem diretriz generalista? Há diferentes interpretações da legislação em instituições com localizações regionais distintas, privadas e públicas? Que práticas as instituições mobilizam para implantar as várias possibilidades de atuação dos egressos do curso? A que se devem as diferenças porventura detectadas? O objetivo da pesquisa é analisar a efetivação do curso de Pedagogia, partindo de diagnósticos e perspectivas realizados pelos órgãos oficiais brasileiros que norteou sua implantação, verificar e analisar como tem sido atuação dos egressos.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • O impacto da formação continuada na pratica docente
    Descrição: Este projeto trata de um assunto bastante discutido nos dias atuais. Propõe uma reflexão sobre a busca de uma educação de qualidade, questionadora e abrangente. Procurará enfatizar a figura do professor, sua postura, a importância no processo educativo e procedimentos que poderão facilitar mudanças nas práticas pedagógicas, as quais, sem dúvida, permitirão que o professor se torne um poderoso agente de transformação. Nota-se que nunca houve tamanha procura por inovações na área Educacional. Cursos e mais cursos estão sendo oferecidos, tendo suas vagas preenchidas com uma rapidez incrível. O mercado editorial, sites específicos e redes sociais há tempos, não se expandiam tanto. A modernidade exige a busca do conhecimento e, ao mesmo tempo, facilita a sua difusão. A questão da pesquisa é: Isso tudo tem colaborado para que o professor tenha condições de manter-se na vanguarda dos acontecimentos? O professor tem atualizado as suas práticas pedagógicas, tornando-se, sem dúvida, num educador reflexivo - verdadeiro agente de transformação - consciente de seu valor social? A pesquisa objetiva a) Analisar a postura dos professores dos anos iniciais da rede Municipal de Três Corações em relação ao investimento à formação continuada, b) Como tem sido sua postura em relação às mudanças nas práticas pedagógicas.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Fossilização e desfossilização: estudos teórico-metodológicos sobre a constituição de conceitos científicos em crianças com deficiência intelectual do Distrito Federal
    Investiga o processo de fossilização de conceitos em crianças com deficiência intelectual, desde uma perspectiva microgenética
    Período: 2008 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Práticas e modalidades de atendimento educacional às alunos com espectro de autismo na rede pública do Distrito Federal
    O projeto pretende investigar as práticas e modalidades de atendimento educacional de professores de crianças e adolescentes com autismo em centros de ensino especial, classes especiais e classes regulares de escolas inclusivas da rede pública de ensino no Distrito Federal. A literatura aponta que a educação formal é a abordagem psicoeducativa mais efetiva para a generalização e manutenção de capacidades adquiridas e estabelecimento de processos interativos em alunos com autismo. Entretanto, a escolha de um tipo de intervenção psicoeducacional revela-se complexa, em função da falta de informação, conhecimento e capacitação na área, para a maioria dos profissionais que nela atuam. As intervenções educativas dos professores parecem a-críticas e sem teorização, o que demanda sejam examinadas e teorizadas. A pesquisa, de cunho qualitativo, será realizada em instituições que atendem alunos com autismo, em Brasília e nas várias cidades satélites do Distrito Federal. Participarão do estudo professores que atuam diretamente com autismo no contexto indicado, além de seus alunos com diagnóstico do transtorno. Na coleta de dados serão utilizadas as técnicas de análise documental, entrevista e observação semi-estruturada. Os dados serão submetidos à análise de conteúdo. Os resultados auxiliarão na elaboração de políticas de atendimento ao aluno com autismo, capacitação de professores, originarão produções científicas, dissertações de mestrado e formação, em nível stricto sensu, de novos pesquisadores na área.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Fossilização e desfossilização: estudos teórico-metodológicos sobre a constituição de conceitos científicos em crianças com deficiência intelectual do Distrito Federal
    Estudos realizados por Rossi & Almeida indicam que as formas fossilizadas de comportamento em crianças com deficiência intelectual podem ser observadas durante o processo de constituição de conceitos científicos na escola. São processos psicológicos mecanizados, os quais, dadas às origens remotas, são repetidos reiteradamente e tornam-se automatizados, conforme postula Vygotsky. Estas formas tendem a perseverar ao longo do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e encobrem processos de desenvolvimento que lhe são subjacentes. No caso da deficiência intelectual esses processos podem não se atualizar, apresentam dificuldade em ser generalizados e utilizados na resolução de tarefas. A criança com deficiência intelectual constrói estratégias na aprendizagem de conceitos científicos, as automatiza, mas apresenta uma rigidez que não permite a generalização para outras tarefas. O processo de fossilização parece obliterar outras estratégias importantes que permitiriam a criança desenvolver níveis mais avançados de abstração e generalização do conceito ainda em fase inicial de aprendizagem e realizar a transição de um conceito a outros correlatos. Essas estratégias não são passíveis de uso voluntário e permanecem indisponíveis à consciência infantil. Neste cenário, novas indagações teórico-metodológicas emergiram: há especificidades de funcionamento da criança com deficiência intelectual quando ela realiza o processo de fossilização? Por que o processo de desfossilização, ou seja, o reverso da fossilização, mostra-se obliterado? Que potencial de transferência o comportamento fossilizado possui para este grupo, como e até que ponto influencia novas aprendizagens de conceitos? Como se realiza o processo de desfossilização e que fatores interferem com a abertura para novas aprendizagens? Na medida em que o objeto demanda novos investimentos e esforços de investigação, o objetivo deste projeto é prosseguir na mesma linha de investigação de modo a com
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Perturbações do espectro do autismo - perfil do alunado e intervenção educacional na rede pública do Distrito Federal
    O projeto tem por objetivo principal contribuir para a construção de conhecimento científico sobre as perturbações do espectro do autismo, de modo a promover seu atendimento educacional no ensino público do Distrito Federal, em confluência com a política pública de inclusão escolar. Financiado pela CAPES
    Período: 2006 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Espectro de autismo um estudo sobre práticas e modalidades de atendimento educacional na rede pública de ensino do DF.
    O projeto pretende investigar as práticas e modalidades de atendimento educacional de professores de crianças e adolescentes com autismo em centros de ensino especial, classes especiais e classes regulares de escolas inclusivas da rede pública de ensino no Distrito Federal. A literatura aponta que a educação formal é a abordagem psicoeducativa mais efetiva para a generalização e manutenção de capacidades adquiridas e estabelecimento de processos interativos em alunos com autismo. Entretanto, a escolha de um tipo de intervenção psicoeducacional revela-se complexa, em função da falta de informação, conhecimento e capacitação na área, para a maioria dos profissionais que nela atuam. As intervenções educativas dos professores parecem a-críticas e sem teorização, o que demanda sejam examinadas e teorizadas. A pesquisa, de cunho qualitativo, será realizada em instituições que atendem alunos com autismo, em Brasília e nas várias cidades satélites do Distrito Federal. Participarão do estudo professores que atuam diretamente com autismo no contexto indicado, além de seus alunos com diagnóstico do transtorno. Na coleta de dados serão utilizadas as técnicas de análise documental, entrevista e observação semi-estruturada. Os dados serão submetidos à análise de conteúdo. Os resultados auxiliarão na elaboração de políticas de atendimento ao aluno com autismo, capacitação de professores, originarão produções científicas, dissertações de mestrado e formação, em nível stricto sensu, de novos pesquisadores na área.
    Período: 2007 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Comportamento fossilizado no desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência intelectual
    Processos de fossilização na deficiência mental. Descrição: Este estudo tem por finalidade investigar o comportamento fossilizado de crianças com deficiência mental no processo de constituição dos conceitos. Apresenta-se, na oportunidade, um recorte da pesquisa no qual pretende-se identificar possíveis formas de comportamento fossilizado em um grupo de crianças e se estas preponderam no desenvolvimento do grupo estudado. Vygotsky afirma que as pessoas apresentam formas de pensamento fossilizadas ao longo do desenvolvimento e pretende-se investigar como os processos de fossilização ocorrem, sobretudo nas crianças com deficiência mental, na resolução de tarefas. Esta investigação busca levantar dados empíricos acerca da gênese e desenvolvimento desse processo, na tentativa de explicitar a tese do autor.. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Tania Maria de Freitas Rossi - Coordenador / Andrea Dias Garzezi - Integrante / Sandra Francesca Conte de Almeida - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1.
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Saúde Mental e Aprendizagem Humana: o caso de populações marginais em ecossistemas urbanos
    O projeto investiga a constituição do pensamento e da linguagem em crianças e adolescentes institucionalizados, em situação de conflito com a lei. Estuda as várias modalidades de mediação semiótica a que estes sujeitos são submetidos, nas inter-relações com o outro social. Pretende identificar e explicitar pistas do processo de exclusão a que são submetidos nestas inter-relações e verificar se e como esta condição influencia a constituição do pensamento e da linguagem destes sujeitos.
    Período: 2001 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O Uso de Energia Elétrica: estudo das representações sociais da população do Distrito Federal
    Este trabalho pretendeu identificar e analisar as representações sociais quea população do DF em seus diferentes níveis sócio-econômicos apresentavam quanto ao consumo e desperdício de energia elétrica e ao racionamento desta. A hipótese central foi a de que as representações variam de acordo com o estrato sócio-econômico e determinam práticas sociais distintas em relação ao uso da nergia elétrica.. Foram selecionados 2709 amostras, aleatoriamente, nos domicilios residenciais das 19 regiões administrativas do DF, a partir da base de dados, gerada do cadastro de consumidores da Companhia de Eletricidade de Brasília - CEB. Um questionário com 8 blocos versando sobre o uso, o desperdício e o racionamento de energia elétrica no DF e quesitos de classificação sócio-econômica foi aplicado à amostra.
    Período: 2001 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
  • Outras :: Ciências Ambientais :: Educação Ambiental ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Doutorado22
Participação em Banca de Exame de Qualificação11
Participação em Banca de Graduação11
Participação em Banca de Mestrado1919
Total2323

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Participação em Banca1515
Total1515

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Mestrado99
Orientações Concluídas para Mestrado2323
Outras Orientações Concluídas11
Total3333

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho7878
Artigo Publicado1010
Capitulo de Livro Publicado1414
Curso de Curta Duração Ministrado44
Livro Publicado ou Organizado22
Organização de Evento22
Programa de Rádio ou TV33
Relatório de Pesquisa22
Texto em Jornal ou Revista11
Trabalho em Eventos9696
Total212212

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica44
Prefacio Posfacio11
Trabalho Técnico1212
Total1717