Erenice Natalia Soares de Carvalho

CitaçõesCARVALHO, E. N. S.
Curso/ProgramaPsicologia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2003 a 2007 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1977 a 1979 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1975 a 1975 - Terapia de Linguagem
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1998 a 2000 - Educação a Distância
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1982 a 1982 - Ensino da Administração e Contabilidade
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Graduação - Periodo: 1970 a 1975 - Psicologia
    Centro Universitário de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1970 a 1973 - Licenciatura Em Psicologia
    Centro Universitário de Brasília

Atuação Profissional

  • Apae Ciência- / Periodo: 2011 a atual
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taguatinga e Ceilândia- / Periodo: 2001 a atual
  • Centro de Ensino Superior Unificado de Brasília- / Periodo: 1998 a 2000
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 1975 a 1980
  • Clínica Reforço- / Periodo: 1980 a 1981
  • Conselho Federal de Fonoaudiologia- / Periodo: 1986 a 2006
  • Conselho Nacional dos Direitos do Idoso- / Periodo: 2008 a 2010
  • Conselho Regional de Psicologia 1ª Região- / Periodo: 1998 a 2001
  • Coordenadoria Para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência- / Periodo: 1991 a 1994
  • Coordenadoria Para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência no Df- / Periodo: 2007 a 2010
  • Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo- / Periodo: 1979 a 1981
  • Federação Nacional das APAES- / Periodo: 1999 a 2007
  • Federação Nacional das Apaes/Uniape- / Periodo: 2008 a atual
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2000 a atual
  • Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 2000 a atual
  • Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1970 a 1995
  • Ginásio do Amapá- / Periodo: 1969 a 1969
  • Ministério da Educação- / Periodo: 1995 a 2003
  • Organização das Nações Unidas Para a Educação a Ciência e a Cultura- / Periodo: 1996 a 2005
  • Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento Escritório no Brasil- / Periodo: 2002 a 2003
  • Revista Educação Especial (UFSM)- / Periodo: 2006 a 2012
  • Sociedade Pestalozzi de Brasília- / Periodo: 1973 a 1977
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1996 a 2013
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1987 a 1988
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná- / Periodo: 1981 a 1983

Linha de Pesquisa

  • Desenvolvimento humano no contexto sociocultural e socioeducativo.
  • Participação do Laboratório de Psicogênese, orientando alunos de especialização e realizando pesquisa.
  • processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem em contextos socio-educativos

Projetos de Pesquisa

  • INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MERCADO DE TRABALHO: VISÃO DO GESTOR
    A investigação está sendo realizada mediante parceria entre a Federação Nacional das Apaes e a Universidade Católica de Brasília, visando a analisar a visão dos chefes imediatos sobre a atuação profiissional e as relações de trabalho dos funcionários em situação de deficiência contratados pela empresa.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Serviço de orientação inclusiva
    Núcleo de acessibilidade da Universidade Católica de Brasília para atenção ao universitário com necessidades especiais. Apoio à instituição, aos estudantes e colaboradores . Realização de pesquisas, estágios, práticas de disciplinas do curso de psicologia, realização de eventos locais na área de sua atuação, apresentação de trabalhos em eventos externos locais, regionais e nacionais, elaboração de material de orientação interna.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Denúncias de violência contra a pessoa com deficiência
    A proposta do projeto articula-se com a área de concentração "Saúde e Desenvolvimento Humano" do programa de mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, nas linhas de pesquisa "Cultura contemporânea e relações humanas" e "Desenvolvimento humano em contextos socioculturais". Investiga as relações de violência relativas às pessoas em situação de deficiência no contexto das denuncias ao Ministério Público do DF, tendo em vista a efetivação dos direitos e inclusão social. O estudo tem abrangência no Distrito Federal, com metodologia mista quanti/quali, reunindo informações do MPDF sobre denúncia de violência nos últimos 5 anos, constantes em seu banco de dados.
    Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Desmascarando o preconceito: descrição comportamental e estudo das vivências de estigmatização, discriminação e preconceito em escolas do DF
    A investigação integra as linhas de pesquisa "Cultura contemporânea e relações humanas" edo programa de mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília. "Desenvolvime ento Humano em contextos socioculturais". Está divida em dois momentos. O primeiro realiza um estudo descritivo e qualitativo que tem como finalidade caracterizar as vivências de estigmatização, discriminação preconceito de crianças, professores e coordenadores de escolas com diferentes identidades sociais. A segunda parte do estudo é observacional e visa a identificar categorias comportamentais de expressão de estigma, estereótipo. de preconceito A metodologia é mista (quanti e quali) em formato de triangulação onde é dado o mesmo peso aos dois métodos conjuntamente.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Investigação de práticas e modalidades de atendimento do autista na rede pública
    Projeto realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF, objetivando a identificação das práticas curriculares desenvolvidas com alunos diagnosticados com perturbações do espectro de autismo na rede pública de ensino,em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino. Caracterização do seu atendimento escolar em educação especial e inclusiva, mediante metodologia qualitativa, utilizando entrevista semi-estruturada, observação e análise documental., tendo o professor que atende diretamente o aluno como foco.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Perturbações do espectro de autismo: perfil do alunado e intervenção no DF
    O projeto tem por objetivo principal contribuir para a construção de conhecimento científico sobre as perturbações do espectro do autismo, de modo a promover o atendimento educacional no ensino público do Distrito Federal, em confluência com a política pública de inclusão escolar. Para a sua realização articula-se com a Secretaria de Estado de Educação do DF, tendo como alvo o aluno autista do ensino fundamental, matriculado na escola comum ou especial, focalizando a sua aprendizagem e desenvolvimento. Enfatiza os aspectos curriculares, avaliativos e relacionais. Permanência no projeto: 2006 a 2008.
    Período: 2006 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
  • Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Dificuldade de Aprendizagem
  • Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Avaliação da Aprendizagem
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização1515
Participação em Banca de Exame de Qualificação99
Participação em Banca de Graduação2727
Participação em Banca de Mestrado1515
Total6666

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso3939
Participação em Encontro3232
Participação em Oficina11
Participação em Seminário1414
Participação em Simpósio88
Total9494

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Mestrado99
Orientações Concluídas para Mestrado99
Outras Orientações Concluídas6262
Total8080

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios88
Total88

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Artística Cultural66
Total66

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho3030
Artigo Aceito para Publicação11
Artigo Publicado33
Capitulo de Livro Publicado1616
Curso de Curta Duração Ministrado1919
Demais Trabalhos44
Editoração11
Livro Publicado ou Organizado1717
Organização de Evento1111
Outras Participações em Eventos e Congressos5353
Programa de Rádio ou TV22
Relatório de Pesquisa44
Trabalho em Eventos2121
Total182182

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica88
Trabalho Técnico1919
Total2727