This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Erenice Natalia Soares de Carvalho
Citações | CARVALHO, E. N. S. |
Curso/Programa | Psicologia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2003 a 2007 - Psicologia
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1977 a 1979 - Psicologia
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 1975 a 1975 - Terapia de Linguagem
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 1998 a 2000 - Educação a Distância
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 1982 a 1982 - Ensino da Administração e Contabilidade
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Graduação - Periodo: 1970 a 1975 - Psicologia
Centro Universitário de Brasília - Graduação - Periodo: 1970 a 1973 - Licenciatura Em Psicologia
Centro Universitário de Brasília
Atuação Profissional
- Apae Ciência- / Periodo: 2011 a atual
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Taguatinga e Ceilândia- / Periodo: 2001 a atual
- Centro de Ensino Superior Unificado de Brasília- / Periodo: 1998 a 2000
- Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 1975 a 1980
- Clínica Reforço- / Periodo: 1980 a 1981
- Conselho Federal de Fonoaudiologia- / Periodo: 1986 a 2006
- Conselho Nacional dos Direitos do Idoso- / Periodo: 2008 a 2010
- Conselho Regional de Psicologia 1ª Região- / Periodo: 1998 a 2001
- Coordenadoria Para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência- / Periodo: 1991 a 1994
- Coordenadoria Para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência no Df- / Periodo: 2007 a 2010
- Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo- / Periodo: 1979 a 1981
- Federação Nacional das APAES- / Periodo: 1999 a 2007
- Federação Nacional das Apaes/Uniape- / Periodo: 2008 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2000 a atual
- Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 2000 a atual
- Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1970 a 1995
- Ginásio do Amapá- / Periodo: 1969 a 1969
- Ministério da Educação- / Periodo: 1995 a 2003
- Organização das Nações Unidas Para a Educação a Ciência e a Cultura- / Periodo: 1996 a 2005
- Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento Escritório no Brasil- / Periodo: 2002 a 2003
- Revista Educação Especial (UFSM)- / Periodo: 2006 a 2012
- Sociedade Pestalozzi de Brasília- / Periodo: 1973 a 1977
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1996 a 2013
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1987 a 1988
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná- / Periodo: 1981 a 1983
Linha de Pesquisa
- Desenvolvimento humano no contexto sociocultural e socioeducativo.
- Participação do Laboratório de Psicogênese, orientando alunos de especialização e realizando pesquisa.
- processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem em contextos socio-educativos
Projetos de Pesquisa
- INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MERCADO DE TRABALHO: VISÃO DO GESTOR
A investigação está sendo realizada mediante parceria entre a Federação Nacional das Apaes e a Universidade Católica de Brasília, visando a analisar a visão dos chefes imediatos sobre a atuação profiissional e as relações de trabalho dos funcionários em situação de deficiência contratados pela empresa.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Serviço de orientação inclusiva
Núcleo de acessibilidade da Universidade Católica de Brasília para atenção ao universitário com necessidades especiais. Apoio à instituição, aos estudantes e colaboradores . Realização de pesquisas, estágios, práticas de disciplinas do curso de psicologia, realização de eventos locais na área de sua atuação, apresentação de trabalhos em eventos externos locais, regionais e nacionais, elaboração de material de orientação interna.
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Denúncias de violência contra a pessoa com deficiência
A proposta do projeto articula-se com a área de concentração "Saúde e Desenvolvimento Humano" do programa de mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, nas linhas de pesquisa "Cultura contemporânea e relações humanas" e "Desenvolvimento humano em contextos socioculturais". Investiga as relações de violência relativas às pessoas em situação de deficiência no contexto das denuncias ao Ministério Público do DF, tendo em vista a efetivação dos direitos e inclusão social. O estudo tem abrangência no Distrito Federal, com metodologia mista quanti/quali, reunindo informações do MPDF sobre denúncia de violência nos últimos 5 anos, constantes em seu banco de dados.
Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Desmascarando o preconceito: descrição comportamental e estudo das vivências de estigmatização, discriminação e preconceito em escolas do DF
A investigação integra as linhas de pesquisa "Cultura contemporânea e relações humanas" edo programa de mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília. "Desenvolvime ento Humano em contextos socioculturais". Está divida em dois momentos. O primeiro realiza um estudo descritivo e qualitativo que tem como finalidade caracterizar as vivências de estigmatização, discriminação preconceito de crianças, professores e coordenadores de escolas com diferentes identidades sociais. A segunda parte do estudo é observacional e visa a identificar categorias comportamentais de expressão de estigma, estereótipo. de preconceito A metodologia é mista (quanti e quali) em formato de triangulação onde é dado o mesmo peso aos dois métodos conjuntamente.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Investigação de práticas e modalidades de atendimento do autista na rede pública
Projeto realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF, objetivando a identificação das práticas curriculares desenvolvidas com alunos diagnosticados com perturbações do espectro de autismo na rede pública de ensino,em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino. Caracterização do seu atendimento escolar em educação especial e inclusiva, mediante metodologia qualitativa, utilizando entrevista semi-estruturada, observação e análise documental., tendo o professor que atende diretamente o aluno como foco.
Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Perturbações do espectro de autismo: perfil do alunado e intervenção no DF
O projeto tem por objetivo principal contribuir para a construção de conhecimento científico sobre as perturbações do espectro do autismo, de modo a promover o atendimento educacional no ensino público do Distrito Federal, em confluência com a política pública de inclusão escolar. Para a sua realização articula-se com a Secretaria de Estado de Educação do DF, tendo como alvo o aluno autista do ensino fundamental, matriculado na escola comum ou especial, focalizando a sua aprendizagem e desenvolvimento. Enfatiza os aspectos curriculares, avaliativos e relacionais. Permanência no projeto: 2006 a 2008.
Período: 2006 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
- Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Dificuldade de Aprendizagem
- Ciências Humanas :: Educação :: Currículo :: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Avaliação da Aprendizagem
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 15 | 15 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 9 | 9 |
Participação em Banca de Graduação | 27 | 27 |
Participação em Banca de Mestrado | 15 | 15 |
Total | 66 | 66 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 39 | 39 |
Participação em Encontro | 32 | 32 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 14 | 14 |
Participação em Simpósio | 8 | 8 |
Total | 94 | 94 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 9 | 9 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 9 | 9 |
Outras Orientações Concluídas | 62 | 62 |
Total | 80 | 80 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 8 | 8 |
Total | 8 | 8 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 6 | 6 |
Total | 6 | 6 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 30 | 30 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 3 | 3 |
Capitulo de Livro Publicado | 16 | 16 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 19 | 19 |
Demais Trabalhos | 4 | 4 |
Editoração | 1 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 17 | 17 |
Organização de Evento | 11 | 11 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 53 | 53 |
Programa de Rádio ou TV | 2 | 2 |
Relatório de Pesquisa | 4 | 4 |
Trabalho em Eventos | 21 | 21 |
Total | 182 | 182 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 8 | 8 |
Trabalho Técnico | 19 | 19 |
Total | 27 | 27 |