Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho

CitaçõesFORMIGA SOBRINHO, A. B.
Curso/ProgramaComunicação Social - Publicidade e Propaganda
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2016 a atual - Aalborg University
  • Doutorado - Periodo: 2005 a 2009 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1999 a 2001 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1993 a 1997 - Publicidade e Propaganda
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Aker Security Solutions- / Periodo: 1999 a 1999
  • Cadernos de Comunicação (UFSM)- / Periodo: 2013 a atual
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 1999 a 2001
  • G3 Comunicação e Marketing- / Periodo: 1997 a 1998
  • Jmc Publicidade- / Periodo: 1998 a 1999
  • Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2001 a 2009
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2015 a 2015

Linha de Pesquisa

  • Linguagem e cultura
  • Linguagem publicitária

Projetos de Pesquisa

  • A importância da comunicação para a emergência e o desenvolvimento de novas ideias
    O referencial teórico baseia-se na conceituação de comunicação e criatividade, e na discussão de abordagens teóricas de ambos os fenômenos, sob a perspectiva dos estudos da comunicação como geração de significados e da criatividade como fenômeno da cultura, para que sejam correlacionados. O objetivo é desenvolver estudos teóricos e empíricos sobre a influência de dinâmicas comunicacionais na criatividade ou analisar produtos da comunicação como expressão da criatividade de autores ou de audiências. Haverá uma revisão crítica da literatura de Comunicação e de Psicologia da Criatividade e os dados dos estudos empíricos serão analisados com base nos métodos de análise dialógica e análise temática. Como resultados, espero ampliar o vínculo entre as duas áreas do conhecimento e também desenvolver estudos de criatividade menos focados em variáveis cognitivas e mais focados em variáveis ambientais.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Experiência comum, semiose e identidade
    Este projeto visa estudar a construção de significados em processos de identificação em situacoes-crise. A proposta é formada por dois subprojetos centrados em tipos de interações diferenciadas: presenciais e mediadas por TICS - a distância: 1) Experiência comum e semiose: reflexões teóricas e opções de análise dialógica de experimentos sobre identidade, ética e cultura cívica na Espanha e no Brasil, em que buscamos em colaboração com colegas espanhois (UAM e UNED), analisar experimentos e informações empíricas nos dois países e avançar na construção de explicações sobre posicionamentos virtuosos de pessoas em processo de transição em situacoes-crise; 2)Identidade profissional mediada por novas TICS, buscando: a) compreender as dinâmicas dos processos mediadores fundamentados no letramento multifuncional, a partir do estudo dos usos e funções das diferentes ferramentas virtuais disponíveis atualmente e da possível criação de novas ferramentas.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A criatividade em processos e produtos da Comunicação
    O projeto propõe um estudo baseado em teorias da Comunicação, da Psicologia Cultural e da Criatividade. Seu objetivo principal é compreender o processo criativo da comunicação publicitária e os secundários são identificar ambigüidades em campanhas de utilidade pública e verificar características criativas das mesmas. Para isso, a metodologia envolve: levantamento de literatura recente sobre o tema; seleção de campanhas publicitárias de utilidade pública para interpretação com base em parâmetros relacionados à criatividade; e análise de conteúdo temática para interpretar o conteúdo das peças. Entre os resultados esperados destaca-se a produção de novos conhecimentos sobre processos e produtos criativos entre pesquisadores acadêmicos e profissionais de comunicação.
    Período: 2012 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Núcleo de Estudos de Semiótica em Comunicação
    A proposta deste núcleo se estrutura e organiza em torno do estudo dos processos de significação e de semiose no cenário do campo da Comunicação. Configura-se, portanto, com o objetivo de estudar, analisar e refletir entendendo os processos epistemológicos da semiótica. Com isso pretende-se ir além de entendê-la como ferramenta e compreendê-la como matriz epistêmica e de análise. Dessa forma, desenhar conhecimentos críticos e aprofundados sobre a semiótica com o objetivo central de produzir conhecimento. Nessa linha, o núcleo pretende ser um referencial para os estudantes e professores para incentivar os procedimentos essenciais nas atividades de pesquisa de Semiótica em Comunicação. Dessa forma, acentua-se a necessidade, pertinência e relevância de trabalhar e problematizar determinados conceitos para responder aos desafios e inquietações que provêm dos instantes das práticas acadêmicas. A proposta ancora-se como espaço que visa estimular, orientar e desenvolver a reflexão no campo da comunicação, pela discussão semiótico-teórico-metodológica. Diversas pesquisas no âmbito da Pós-Graduação e Graduação relacionadas à Linha de Pesquisa vêm sendo desenvolvidas pelos membros do grupo. Destacam-se as atividades: (2009) 3 Seminários temáticos [processo inicial do grupo] (2009) Organização do Seminário Comunicação e semiótica. Prof. Dr. Feranando Andacht Universidade de Ottawa Canadá. Reunião visando futuro convênio. [aberto à comunidade acadêmica] (2010) Atuação no seminário "teorias da comunicação - ensino-pesquisa" no contexto da pesquisa PROCAD/CAPES (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica Edital N° 01/ 2007) Instituições participantes PPGs: UFBA; PUC-RS; UNISO e UnB. [aberto à comunidade acadêmica]. Pesquisas de Estudantes Membros do Grupo, no tema: Concluídas: (2009) 2 Trabalhos de Conclusão de Curso. (2010) 3 Trabalhos de Conclusão de Curso. Em andamento: 1 Tese de Doutorado. 1 Dissertação de mestrado. 3 Monografias Trabalhos de Conclusão de Curso.
    Período: 2009 - 2014 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
  • Ouvidoria, mídia organizacional
    Nosso objeto de pesquisa é a Ouvidoria, uma instituição secular no Brasil e no mundo, mas que obtém um crescimento assustador nas últimas duas décadas, dado principalmente ao aumento do grau de sensibilização do consumidor em relação aos seus direitos e à sua efetiva participação cidadã nas relações de troca. Porém, há pouca pesquisa sobre ouvidorias. Os eventos (congressos, seminários, capacitações técnicas) realizados pelas associações de ouvidores se resumem, quase todos, a apresentação de casos e ao debate em torno de questões técnico-operacionais. Mais da metade dos profissionais de Ouvidoria sequer possui formação compatível (comunicação ou áreas afins), o que torna suas atuações meramente burocráticas e funcionais, deixando de produzir valiosos insumos comunicacionais para as organizações às quais prestam serviço. Praticamente não há literatura que aborde em profundidade as questões envolvidas no trabalho da ouvidoria. O discurso mais comum justifica a presença da Ouvidoria como uma ?tendência dos novos tempos? ou, no máximo, como uma atitude de ?respeito ao consumidor?. Há pouca problematização e pouco senso crítico na área, haja vista a parca e precária literatura existente sobre o assunto, tanto nas áreas da administração quanto do marketing. A ouvidoria, entretanto, constitui um dos textos mais expressivos do discurso organizacional (Kunsch, 1998 e Iasbeck, 2002), tanto para os públicos internos quanto para os públicos externos. Pelo seu caráter vicário bilateral ? a Ouvidoria representa o consumidor para a Empresa e a Empresa para o Consumidor ? torna-se uma eficiente mídia, ou seja, instância mediadora nas relações comunicativas (Martin-Barbero, 1997), no caso, de consumo. Como ?lugar de comunicação?, a Ouvidoria promove diálogos, negocia interesses em situação de conflito, arbitra (quando necessário) em defesa do consumidor, apura ou manda apurar denúncias, fornece insumos à reformulação do discurso organizacional e às políticas estratégicas da organiz
    Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A Comunicação da História e a História na Comunicação: análise dos gêneros jornalísticos e dos aspectos mercadológicos de cinco revistas de História brasileiras
    Neste projeto tentamos compreender os aspectos jornalísticos e mercadológicos de cinco revistas de História, que aproximam a população de temas antes considerados ?áridos? ou de interesse restrito. Da mesma forma, buscamos analisar se das revistas de história não destinadas primordialmente ao público acadêmico emerge um novo modelo de jornalismo científico, cuja ênfase não se daria mais nas hard sciences e nos produtos tecnológicos, mas nas ciências humanas e sociais aplicadas. Segundo Scalzo, o gênero revista encontra amplo sucesso no mercado editorial brasileiro, pois permite a segmentação de públicos e a identificação de grupos sem voz ou vez na Comunicação. Autores como Kucinski apontam uma crise do jornalismo nesses tempos de internet, com o desaparecimento do repórter investigativo, a burocratização das pautas e o desinteresse do público, que se foca mais no entretenimento que na informação. Nesse contexto, como explicar o sucesso de revistas com pautas mais aprofundadas e matérias mais longas e melhor apuradas? Como a memória e o passado são pensados nas ilustrações e fotos dessas revistas: prioriza-se a informação ou os apelos estéticos?
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Saber Comunicacional: um olhar epistemológico sobre a construção e o ensino da Teoria da Comunicação
    A epistemologia da Comunicação é um projeto inacabado. A dinâmica da área; seus múltiplos desdobramentos ? como disciplina científica, como campo de atuação profissional, como espaço de prática política ? e sua juventude fazem com que haja múltiplas leituras sobre a especificidade do objeto e as formas de apreendê-lo. Essas interpretações não costumam ser apenas diversificadas, mas freqüentemente excludentes, pouco dialógicas. É oportuno entender como dessa pluralidade se faz Teoria da Comunicação e a partir de quais fundamentos. Como está sendo construída a Teoria da Comunicação no país? Quais autores são fundamentais para essa construção? Como essa construção se reflete no ensino de Teoria da Comunicação, que ajuda a formar as novas gerações de pesquisadores deste campo científico? Diante da inquietude provocada por essas questões, colocamos o seguinte problema: quais autores e quais correntes teóricas formam o pensamento comunicacional dos professores de Teoria da Comunicação, dos programas de Pós-Graduação em Comunicação brasileiros?
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Consumidores de sonhos? Análise de recepção do programa Caldeirão do Huck entre adolescentes da periferia do DF
    O projeto "Consumidores de Sonhos?"" irá analisar a recepção do quadro "A nova das oito", do programa Caldeirão do Huck, por 80 estudantes de Ensino Médio de escolas públicas de Taguatinga e Ceilândia. As justificativas científicas para a sua realização são a retomada dos estudos de recepção no contexto latino-americano a partir da valorização do papel do sujeito no processo comunicacional e a contribuição para a reduzida bibliografia brasileira de análise de programas de televisão para jovens. Uma justificativa de cunho mais estritamente social é a necessidade de se compreender os personagens dos programas de televisão voltados para os jovens, um público numericamente expressivo e muito vulnerável, a fim de elaborar propostas para a crítica desses conteúdos no ambiente escolar e no Congresso Nacional. Tem como objetivos analisar a recepção do quadro "A nova das oito", do programa Caldeirão do Huck, por meio de grupos focais; realizar uma análise de discurso do programa;compreender o processo de construção de personagens no quadro, a partir da Teoria do Meio; e estudar as representações sociais dos jovens na e sobre a televisão. Os resultados, de natureza qualitativa, irão possibilitar a realização de um curso de capacitação para docentes de ensino médio sobre leitura crítica dos meios de Comunicação; uma edição de 20 mil exemplares do jornal Artefato, do curso de Comunicação da UCB, sobre o tema, e a produção de um documento, a ser encaminhado à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados (que discute Ética na Mídia e qualidade televisiva) para orientar a criação de políticas públicas sobre programação para essa faixa etária. A relevância será local, pelo retorno às comunidades pesquisadas com a oferta do curso de extensão e do Jornal Artefato, e nacional, por meio do ineditismo dessa proposta, com suas estratégias metodológicas, para a pesquisa em Comunicação no país.
    Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Epistemologia da Comunicação
    O Projeto trata do estudo da Comunicação como filosofia, ciência e atividade, contemplando aspectos como educacão, interdisciplinaridade e comunicação pública. A pesquisa envolve perguntas, objetos e métodos relacionados com o estudo da comunicação; teorias empregadas no estudo de meios e linguagens; e efeitos da comunicação.
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Personagens da Propaganda Brasileira
    O Projeto trata do estudo de personagens da propaganda sob o ponto de vista da comunicação, relacionado com semiótica, teoria literária e psicologia social. Contempla análise de comerciais brasileiros, levando em consideração as estratégias persuasivas a eles inerentes e os possíveis efeitos sobre o espectador que com eles se identifica. Desta forma, aborda questões estruturais e éticas envolvidas na criação e na circulação de propagandas.
    Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Linguagem publicitária ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda :: Criatividade

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Participação em Banca de Doutorado5106
Participação em Banca de Exame de Qualificação7108
Participação em Banca de Graduação612063
Participação em Banca de Mestrado6017
Total794184

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Congresso10010
Participação em Encontro516
Participação em Oficina011
Participação em Seminário202
Participação em Simpósio808
Total25227

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Orientação em Andamento de Mestrado022
Orientações Concluídas para Mestrado202
Outras Orientações Concluídas42042
Total44246

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios66
Total66

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho707
Artigo Publicado14014
Capitulo de Livro Publicado14115
Curso de Curta Duração Ministrado202
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional202
Editoração303
Livro Publicado ou Organizado101
Organização de Evento314
Outras Bancas Julgadoras202
Outras Participações em Eventos e Congressos303
Outras Produções Bibliográfica101
Programa de Rádio ou TV101
Texto em Jornal ou Revista202
Trabalho em Eventos15116
Total70373

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Outra Produção Técnica505
Trabalho Técnico12214
Total17219