This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Luiza Monica Assis da Silva
Citações | SILVA, L. M. A. |
Curso/Programa | Inovação em Com. Econ. Criativa-Mestrado |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2006 a 2011 - Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1993 a 1996 - Ciência Política
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 1992 a 1992 - Universidade de Brasília
- Graduação - Periodo: 1987 a 1991 - Comunicação Social
Centro de Ensino unificado de Brasília - Graduação - Periodo: 1988 a 1994 - Ciência Política
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2013 a atual
- Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2012 a atual
- E-compos- / Periodo: 2016 a atual
- ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro- / Periodo: 2014 a atual
- ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro- / Periodo: 2014 a atual
- Fundação Asbace de Ensino e Pesquisa- / Periodo: 2012 a atual
- Fundação Grupo Esquel Brasil- / Periodo: 1994 a 2000
- Psicologia em Revista (Online)- / Periodo: 2015 a 2015
- Uneb- / Periodo: 1996 a 2000
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1997 a atual
Linha de Pesquisa
- Conteúdos e processos psicossociais do comportamento humano
- Processos Comunicacionais nas Organizações
Projetos de Pesquisa
- Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional
O presente projeto pretende mapear como operam os prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social, no contexto da Comunicação Organizacional. O estudo será feito a partir um montante de pelo menos 100 editais e regulamentos de premiações em todo o Brasil, que sistematizarão práticas, atores e iniciativas, em vista da certificação de mérito do trabalho, dos profissionais e das instituições, em sistematização com o arcabouço teórico, a partir de trabalhos publicados em sociedades de pesquisa, tais como: Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), além de teses e dissertações defendidas nos programas de pósgraduação (no Brasil) e bases indexadas de periódicos avaliados pela Capes (QualisCapes).
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Representações da responsabilidade social nos bancos junto a comunidades: um estudo da recepção da comunicação nas organizações
Nosso objetivo é identificar as representações da responsabilidade social presentes na comunicação institucional dos bancos e nos discursos de moradores de baixa renda da Cidade Estrutural. Trata-se de um estudo de recepção dos discursos organizacionais tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (TRS), com ênfase nos processos e sistemas de comunicação institucional. As organizações financeiras a serem estudadas serão um banco público e o Banco Comunitário da Cidade Estrutural. São sujeitos da pesquisa moradores da Cidade Estrutural. A metodologia a ser utilizada multimétodo quali-quanti. Os textos dos discursos institucionais presentes nos sites e redes sociais serão analisados por meio de análise lexical. Serão realizadas análises semióticas nos Comerciais para TV e vídeos institucionais com conteúdos de responsabilidade social do banco público. Com os públicos das mensagens (membros da comunidade da Estrutural) serão realizadas entrevistas, grupos focais e aplicação de questionários para análise dos principais elementos de recepção das mensagens e identificação das representações sociais. Os resultados dessa pesquisa contribuirão para uma maior compreensão das representações de sujeitos de comunidades de baixa renda em relação à responsabilidade social no sistema financeiro. Além disso, fornecerão subsídios para a definição de estratégias de comunicação do banco comunitário. As contribuições teóricas da pesquisa pretendem oferecer subsídios para a compreensão dos processos de recepção da comunicação institucional e das organizações, aqui entendidas como locus que produzem , ativam e modulam representações, e que devem estar embasadas em práticas dialógicas com os stakeholders.
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Comunicadores e Comunidades
O projeto Comunicadores e Comunidades objetiva oferecer formação em comunicação comunitária no uso de recursos digitais para a comunidade do Riacho Fundo II. Estão previstos cursos e oficinas de texto, foto e vídeo, além de cursos sobre difusão e veiculação da informação, entre os quais blogs e impressos. Na perspectiva do fortalecimento da autonomia da comunidade, também serão realizadas oficinas sobre empreendedorismo no agenciamento da comunicação. As oficinas são destinadas ao público em geral, com ênfase na juventude e nas lideranças locais.
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Comunicação Institucional e representações da responsabilidade nos bancos: como anda o diálogo com os públicos
Essa pesquisa tem por objetivo identificar as representações da responsabilidade social presentes na comunicação institucional dos bancos de atuação nacional e nos discursos de clientes e moradores da cidade Estrutural. Trata-se de um estudo de recepção que analisa as mensagens institucionais com conteúdos de responsabilidade social nos portais das instituições financeiras e nos comerciais para TV por meio de análises lexicais e semiótica. Em relação aos clientes dos bancos, as técnicas de pesquisa utilizadas são entrevistas e grupos focais.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Ensino da Comunicação ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Estratégia de Comunicação ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Gestão da Comunicação ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Pesquisa Em Comunicação ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Planejamento da Comunicação ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Políticas Públicas ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 8 | 8 |
Participação em Banca de Graduação | 9 | 9 |
Participação em Banca de Mestrado | 7 | 7 |
Total | 24 | 24 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 4 | 4 |
Participação em Encontro | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 1 | 1 |
Total | 6 | 6 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 2 | 3 | 0 | 5 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 2 | 1 | 0 | 3 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 6 | 0 | 1 | 7 |
Outras Orientações Concluídas | 15 | 0 | 0 | 15 |
Total | 25 | 4 | 1 | 30 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 4 | 0 | 4 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 0 | 1 |
Artigo Publicado | 6 | 0 | 6 |
Capitulo de Livro Publicado | 4 | 0 | 4 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 3 | 0 | 3 |
Editoração | 2 | 3 | 5 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 0 | 1 |
Organização de Evento | 11 | 5 | 16 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 0 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 0 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 3 | 0 | 3 |
Trabalho em Eventos | 10 | 0 | 10 |
Total | 48 | 8 | 56 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 2 | 2 | 4 |
Processos e Técnicas | 1 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 16 | 1 | 17 |
Total | 19 | 3 | 22 |