Luiza Monica Assis da Silva

CitaçõesSILVA, L. M. A.
Curso/ProgramaInovação em Com. Econ. Criativa-Mestrado
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2006 a 2011 - Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1993 a 1996 - Ciência Política
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1992 a 1992 - Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1987 a 1991 - Comunicação Social
    Centro de Ensino unificado de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1988 a 1994 - Ciência Política
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2013 a atual
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2012 a atual
  • E-compos- / Periodo: 2016 a atual
  • ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro- / Periodo: 2014 a atual
  • ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro- / Periodo: 2014 a atual
  • Fundação Asbace de Ensino e Pesquisa- / Periodo: 2012 a atual
  • Fundação Grupo Esquel Brasil- / Periodo: 1994 a 2000
  • Psicologia em Revista (Online)- / Periodo: 2015 a 2015
  • Uneb- / Periodo: 1996 a 2000
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1997 a atual

Linha de Pesquisa

  • Conteúdos e processos psicossociais do comportamento humano
  • Processos Comunicacionais nas Organizações

Projetos de Pesquisa

  • Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional
    O presente projeto pretende mapear como operam os prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social, no contexto da Comunicação Organizacional. O estudo será feito a partir um montante de pelo menos 100 editais e regulamentos de premiações em todo o Brasil, que sistematizarão práticas, atores e iniciativas, em vista da certificação de mérito do trabalho, dos profissionais e das instituições, em sistematização com o arcabouço teórico, a partir de trabalhos publicados em sociedades de pesquisa, tais como: Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), além de teses e dissertações defendidas nos programas de pósgraduação (no Brasil) e bases indexadas de periódicos avaliados pela Capes (QualisCapes).
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Representações da responsabilidade social nos bancos junto a comunidades: um estudo da recepção da comunicação nas organizações
    Nosso objetivo é identificar as representações da responsabilidade social presentes na comunicação institucional dos bancos e nos discursos de moradores de baixa renda da Cidade Estrutural. Trata-se de um estudo de recepção dos discursos organizacionais tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (TRS), com ênfase nos processos e sistemas de comunicação institucional. As organizações financeiras a serem estudadas serão um banco público e o Banco Comunitário da Cidade Estrutural. São sujeitos da pesquisa moradores da Cidade Estrutural. A metodologia a ser utilizada multimétodo quali-quanti. Os textos dos discursos institucionais presentes nos sites e redes sociais serão analisados por meio de análise lexical. Serão realizadas análises semióticas nos Comerciais para TV e vídeos institucionais com conteúdos de responsabilidade social do banco público. Com os públicos das mensagens (membros da comunidade da Estrutural) serão realizadas entrevistas, grupos focais e aplicação de questionários para análise dos principais elementos de recepção das mensagens e identificação das representações sociais. Os resultados dessa pesquisa contribuirão para uma maior compreensão das representações de sujeitos de comunidades de baixa renda em relação à responsabilidade social no sistema financeiro. Além disso, fornecerão subsídios para a definição de estratégias de comunicação do banco comunitário. As contribuições teóricas da pesquisa pretendem oferecer subsídios para a compreensão dos processos de recepção da comunicação institucional e das organizações, aqui entendidas como locus que produzem , ativam e modulam representações, e que devem estar embasadas em práticas dialógicas com os stakeholders.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Comunicadores e Comunidades
    O projeto Comunicadores e Comunidades objetiva oferecer formação em comunicação comunitária no uso de recursos digitais para a comunidade do Riacho Fundo II. Estão previstos cursos e oficinas de texto, foto e vídeo, além de cursos sobre difusão e veiculação da informação, entre os quais blogs e impressos. Na perspectiva do fortalecimento da autonomia da comunidade, também serão realizadas oficinas sobre empreendedorismo no agenciamento da comunicação. As oficinas são destinadas ao público em geral, com ênfase na juventude e nas lideranças locais.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Comunicação Institucional e representações da responsabilidade nos bancos: como anda o diálogo com os públicos
    Essa pesquisa tem por objetivo identificar as representações da responsabilidade social presentes na comunicação institucional dos bancos de atuação nacional e nos discursos de clientes e moradores da cidade Estrutural. Trata-se de um estudo de recepção que analisa as mensagens institucionais com conteúdos de responsabilidade social nos portais das instituições financeiras e nos comerciais para TV por meio de análises lexicais e semiótica. Em relação aos clientes dos bancos, as técnicas de pesquisa utilizadas são entrevistas e grupos focais.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Ensino da Comunicação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Estratégia de Comunicação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Gestão da Comunicação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Pesquisa Em Comunicação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Planejamento da Comunicação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Políticas Públicas ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Exame de Qualificação88
Participação em Banca de Graduação99
Participação em Banca de Mestrado77
Total2424

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso44
Participação em Encontro11
Participação em Seminário11
Total66

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2017Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica505
Orientação em Andamento de Mestrado303
Orientações Concluídas para Mestrado617
Outras Orientações Concluídas15015
Total29130

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho44
Artigo Aceito para Publicação11
Artigo Publicado66
Capitulo de Livro Publicado44
Curso de Curta Duração Ministrado11
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional33
Editoração55
Livro Publicado ou Organizado11
Organização de Evento1616
Outras Produções Bibliográfica11
Programa de Rádio ou TV11
Texto em Jornal ou Revista33
Trabalho em Eventos1010
Total5656

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica44
Processos e Técnicas11
Trabalho Técnico1717
Total2222