Mariza Vieira da Silva

CitaçõesSILVA, M.V. da
Curso/ProgramaLicenciatura Letras
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaLinguística, letras e artes :: Lingüística

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2000 a 2001 - Ecole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2008 a 2009 - École Normale Supérieure Lettres & Sciences Humaines
  • Doutorado - Periodo: 1992 a 1998 - Lingüística
    Universidade Estadual de Campinas
  • Mestrado - Periodo: 1975 a 1977 - Lingüística
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1964 a 1967 - Letras Português Inglês
    Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Uberlândia

Atuação Profissional

  • Ministério da Educação- / Periodo: 1996 a 1996
  • Ministério da Educação- / Periodo: 1978 a 1995
  • Revista de Letras- / Periodo: 2008 a atual
  • Revista Desempenho- / Periodo: 2007 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1977 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1986 a 1987
  • Universidade do Estado de Mato Grosso- / Periodo: 1997 a 1997
  • Universidade Estadual de Campinas- / Periodo: 2013 a atual

Linha de Pesquisa

  • Alfabetização
  • Educação e Ciência
  • História das Idéias Lingüísticas
  • Lexicografia discursiva
  • O Português do Brasil

Projetos de Pesquisa

  • HIL - O controle político da representação: uma história das idéias
    O objetivo é trazer para os estudos da história das teorias e métodos científicos a questão da representação, de forma a considerar de que modo este aspecto afeta, por exemplo, os estudos da linguagem e, mais especificamente, os estudos da linguagem no Brasil.
    Período: 2005 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Enciclopédia Discursiva da Cidade: análises e verbetes
    O projeto tem como objetivo dar continuidade à construção da Enciclopédia Discursiva da Cidade (ENDICI), uma enciclopédia digital online elaborada com base no dispositivo teórico da Análise de Discurso. A partir de análises de discursos em circulação no meio urbano, serão redigidos verbetes enciclopédicos (discursivos) em formato de hipertexto, que serão inseridos na ENDICI. O fio teórico condutor do projeto será o trabalho com a noção de polissemia, a fim de contemplar a multiplicidade de sentidos que se apresenta na elaboração desse artefato. Também serão elaborados materiais não verbais (fotos, vídeos, sonoridades) que serão inseridos nos verbetes.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Educação e Ciência: Escola e Sociedade
    Este projeto dá continuidado ao projeto anterior, aprofundando certas questões e tendo como objetivos gerais: 1. compreender as formas históricas das relaçõesentre Ciência e Educação, que se materializam em instituições específicas, e seus efeitos nos processos de individualização do sujeito; 2. os gestos de interpretação contidos em diferentes práticas científicas e pedagógicas, tendo como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso, a partir de duas linhas de pesquisa: 1. a textualização da Ciência e a disciplinarização do conhecimento.
    Período: 2008 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Linguagem e Juventude: espaços de trabalho do simbólico e do político
    Neste projeto, centramos nosso foco de observação, descrição e análise no discurso sobre e do sujeito h=jovem urbano escolarizado, ou seja, naquel que se subjetiva em relação a uma escrita da qual se apropria.Visamos produzir conhecimento sobre os processos de indivualização e de identificação do sujeito jovem escolarizado no espaço urbano de Brasília.
    Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Educação e Ciência: representações e práticas
    Projeto de natureza interdisciplinar (Lingüística, Física, Literatura, Educação, Psicologia) que visa produzir conhecimento sistemático sobre o discurso da divulgação científicano entrecruzamento com o discurso da ciência e o discurso pedagógico, analisando as diferentes representações de ciência e seues efeitos no processo de disseminação do conhecimento dentro e fora da Escola, os diferentes modos de organização e funcionamento desse processo de pedagogização dos conhecimentos científicos na sociedade brasileira e os gestos de interpretação contidos em diferentes textualidades.
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • HIL - Conhecimento e política de línguas
    O objetivo é o conhecimento sistemático da relação entre teorias da linguagem e o político. Por outro lado, importa também explicar o modo como são "fabricadas" as políticas lingüísticas, sobre que teorias se fundamentam e como são praticadas e na história.
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Professor: um sujeito leitor de ciência
    : Este projeto de natureza interdisciplinar, envolvendo os campos da lingüística, da literatura, da física e da química, e articulado diretamente ao Programa de Formação Continuada de Professores de Ensino Médio de Escolas do Distrito Federal a ser implementado pela UCB, visa produzir uma forma de conhecimento sobre a leitura e sobre o professor como sujeito-leitor de ciência, tendo como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso e como corpus diferentes tipos de textos - impressos e eletrônicos -, em que se observa o funcionamento dos discursos dos manuais didáticos e da divulgação científica. Nesta proposta, buscaremos analisar como o professor compreende a ciência e o tipo de saber que se constrói na escola, observando o funcionamento do discurso pedagógico em sua relação com o discurso científico, em que se produz um tipo de subjetividade e de sociabilidade.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • HIL - Ética e Política de Línguas
    O objetivo geral foi o conhecimento sistemático da história da língua portuguesa no Brasil e da constituição de um saber sobre ela, na sua re~lação com a constituição e o funcionamento do Estado Brasileiro. O projeto desenvolveu-se em torno de duas linhas de pesquisa: 1. História da constituição da Lingüística; 2. As políticas, o ensino e as normatividades.
    Período: 2001 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A síndrome de Asperger: sujeito e linguagem
    Este projeto tem como objetivo geral, tomando a Análise de Discurso como referencial teórico-metodológico, compreeender o processo de constituição do sujeito com Síndrome de Asperger, tomando como corpus o discurso "do" sujeito portador desta sindrome, observando seu funcionamento e apreendendo suas sistematicidades.
    Período: 2002 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O Português do Brasil
    Este projeto visa integrar e articular diferentes disciplinas que integram o currículo do Curso de Letras da UCB na produção do conhecimento científico sobre o Português como língua nacional em torno de uma linha de pesquisa. Ele desenvolveu-se pela articulação de sete projetos individuais.
    Período: 2000 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Políticas públicas de leitura
    Este projeto visa compreender a natureza e o funcionamento de políticas públicas de leitura, a partir de trabalho realizado para o INEP/MEC referente ao Sistema Nacional d eAvaliação da Educação Básica - SAEB/97, na área de Língua Portuguesa, no tópico referente à leitura, tomando como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso.
    Período: 2000 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • HIL- Construção de um saber metalingüístico e a constituição de uma língua nacional
    Projeto coordenado pela UNICAMP, em parceria com a França, com o apoio do acordo CAPES-COFECUB. Seu esforço localizou-se principalmente sobre a relação da produção do conhecimento lingüístico ligado a constituição da Língua Portuguesa como língua nacional do Brasil.
    Período: 1997 - 2000 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Alfabetização: a conquista de um autoria
    Este projeto, construído a partir de resultados de pesquisa anterior, busca compreender a natureza e o funcionamento de diferentes tipos de práticas de alfabetização e os tipos de leitores e de autores que elas produzem, considerando as conseqüências de tal trabalho discursivo na organização da sociedade brasileira (efeitos ideológicos), tomando como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso.
    Período: 1999 - 2000 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A alfabetização e o processo de inscrição do sujeito na cultura letrada
    Nesta pesquisa, a alfabetização é trabalhada da perspectiva da Análise do Discurso, visando compreender como se dá a apropriação, por um sujeito já-falante, da escrita alfabética, enquanto instrumento histórico e simbólico de uma prática social e política. Nesse novo espaço social de produção de linguagem, na Escola, o sujeito tem de inserir o seu dizer no repetível da memória discursiva da escrita para que possa interpretar e ser interpretado, fazendo sua inscrição na história e na língua.
    Período: 1998 - 1999 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: ::
  • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Análise do discurso ::
  • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Pragmática :: História das Idéias Lingüísticas

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Concurso Público11
Participação em Banca de Doutorado1515
Participação em Banca de Exame de Qualificação1010
Participação em Banca de Graduação2626
Participação em Banca de Mestrado88
Total6060

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Participação em Banca66
Participação em Congresso66
Participação em Encontro1212
Participação em Oficina11
Participação em Seminário1313
Participação em Simpósio55
Total4343

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientações Concluídas para Mestrado55
Outras Orientações Concluídas4545
Total5050

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho11
Artigo Publicado1515
Capitulo de Livro Publicado1111
Curso de Curta Duração Ministrado11
Editoração11
Organização de Evento44
Outras Bancas Julgadoras22
Outras Participações em Eventos e Congressos2020
Outras Produções Bibliográfica11
Texto em Jornal ou Revista22
Trabalho em Eventos99
Total6767

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prefacio Posfacio11
Trabalho Técnico66
Tradução11
Total88