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Mariza Vieira da Silva
Citações | SILVA, M.V. da |
Curso/Programa | Licenciatura Letras |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Linguística, letras e artes :: Lingüística |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2000 a 2001 - Ecole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines
- Pós-Doutorado - Periodo: 2008 a 2009 - École Normale Supérieure Lettres & Sciences Humaines
- Doutorado - Periodo: 1992 a 1998 - Lingüística
Universidade Estadual de Campinas - Mestrado - Periodo: 1975 a 1977 - Lingüística
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1964 a 1967 - Letras Português Inglês
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Uberlândia
Atuação Profissional
- Ministério da Educação- / Periodo: 1996 a 1996
- Ministério da Educação- / Periodo: 1978 a 1995
- Revista de Letras- / Periodo: 2008 a atual
- Revista Desempenho- / Periodo: 2007 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1977 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1986 a 1987
- Universidade do Estado de Mato Grosso- / Periodo: 1997 a 1997
- Universidade Estadual de Campinas- / Periodo: 2013 a atual
Linha de Pesquisa
- Alfabetização
- Educação e Ciência
- História das Idéias Lingüísticas
- Lexicografia discursiva
- O Português do Brasil
Projetos de Pesquisa
- HIL - O controle político da representação: uma história das idéias
O objetivo é trazer para os estudos da história das teorias e métodos científicos a questão da representação, de forma a considerar de que modo este aspecto afeta, por exemplo, os estudos da linguagem e, mais especificamente, os estudos da linguagem no Brasil.
Período: 2005 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Enciclopédia Discursiva da Cidade: análises e verbetes
O projeto tem como objetivo dar continuidade à construção da Enciclopédia Discursiva da Cidade (ENDICI), uma enciclopédia digital online elaborada com base no dispositivo teórico da Análise de Discurso. A partir de análises de discursos em circulação no meio urbano, serão redigidos verbetes enciclopédicos (discursivos) em formato de hipertexto, que serão inseridos na ENDICI. O fio teórico condutor do projeto será o trabalho com a noção de polissemia, a fim de contemplar a multiplicidade de sentidos que se apresenta na elaboração desse artefato. Também serão elaborados materiais não verbais (fotos, vídeos, sonoridades) que serão inseridos nos verbetes.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Educação e Ciência: Escola e Sociedade
Este projeto dá continuidado ao projeto anterior, aprofundando certas questões e tendo como objetivos gerais: 1. compreender as formas históricas das relaçõesentre Ciência e Educação, que se materializam em instituições específicas, e seus efeitos nos processos de individualização do sujeito; 2. os gestos de interpretação contidos em diferentes práticas científicas e pedagógicas, tendo como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso, a partir de duas linhas de pesquisa: 1. a textualização da Ciência e a disciplinarização do conhecimento.
Período: 2008 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Linguagem e Juventude: espaços de trabalho do simbólico e do político
Neste projeto, centramos nosso foco de observação, descrição e análise no discurso sobre e do sujeito h=jovem urbano escolarizado, ou seja, naquel que se subjetiva em relação a uma escrita da qual se apropria.Visamos produzir conhecimento sobre os processos de indivualização e de identificação do sujeito jovem escolarizado no espaço urbano de Brasília.
Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Educação e Ciência: representações e práticas
Projeto de natureza interdisciplinar (Lingüística, Física, Literatura, Educação, Psicologia) que visa produzir conhecimento sistemático sobre o discurso da divulgação científicano entrecruzamento com o discurso da ciência e o discurso pedagógico, analisando as diferentes representações de ciência e seues efeitos no processo de disseminação do conhecimento dentro e fora da Escola, os diferentes modos de organização e funcionamento desse processo de pedagogização dos conhecimentos científicos na sociedade brasileira e os gestos de interpretação contidos em diferentes textualidades.
Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - HIL - Conhecimento e política de línguas
O objetivo é o conhecimento sistemático da relação entre teorias da linguagem e o político. Por outro lado, importa também explicar o modo como são "fabricadas" as políticas lingüísticas, sobre que teorias se fundamentam e como são praticadas e na história.
Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Professor: um sujeito leitor de ciência
: Este projeto de natureza interdisciplinar, envolvendo os campos da lingüística, da literatura, da física e da química, e articulado diretamente ao Programa de Formação Continuada de Professores de Ensino Médio de Escolas do Distrito Federal a ser implementado pela UCB, visa produzir uma forma de conhecimento sobre a leitura e sobre o professor como sujeito-leitor de ciência, tendo como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso e como corpus diferentes tipos de textos - impressos e eletrônicos -, em que se observa o funcionamento dos discursos dos manuais didáticos e da divulgação científica. Nesta proposta, buscaremos analisar como o professor compreende a ciência e o tipo de saber que se constrói na escola, observando o funcionamento do discurso pedagógico em sua relação com o discurso científico, em que se produz um tipo de subjetividade e de sociabilidade.
Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - HIL - Ética e Política de Línguas
O objetivo geral foi o conhecimento sistemático da história da língua portuguesa no Brasil e da constituição de um saber sobre ela, na sua re~lação com a constituição e o funcionamento do Estado Brasileiro. O projeto desenvolveu-se em torno de duas linhas de pesquisa: 1. História da constituição da Lingüística; 2. As políticas, o ensino e as normatividades.
Período: 2001 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A síndrome de Asperger: sujeito e linguagem
Este projeto tem como objetivo geral, tomando a Análise de Discurso como referencial teórico-metodológico, compreeender o processo de constituição do sujeito com Síndrome de Asperger, tomando como corpus o discurso "do" sujeito portador desta sindrome, observando seu funcionamento e apreendendo suas sistematicidades.
Período: 2002 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - O Português do Brasil
Este projeto visa integrar e articular diferentes disciplinas que integram o currículo do Curso de Letras da UCB na produção do conhecimento científico sobre o Português como língua nacional em torno de uma linha de pesquisa. Ele desenvolveu-se pela articulação de sete projetos individuais.
Período: 2000 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Políticas públicas de leitura
Este projeto visa compreender a natureza e o funcionamento de políticas públicas de leitura, a partir de trabalho realizado para o INEP/MEC referente ao Sistema Nacional d eAvaliação da Educação Básica - SAEB/97, na área de Língua Portuguesa, no tópico referente à leitura, tomando como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso.
Período: 2000 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - HIL- Construção de um saber metalingüístico e a constituição de uma língua nacional
Projeto coordenado pela UNICAMP, em parceria com a França, com o apoio do acordo CAPES-COFECUB. Seu esforço localizou-se principalmente sobre a relação da produção do conhecimento lingüístico ligado a constituição da Língua Portuguesa como língua nacional do Brasil.
Período: 1997 - 2000 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Alfabetização: a conquista de um autoria
Este projeto, construído a partir de resultados de pesquisa anterior, busca compreender a natureza e o funcionamento de diferentes tipos de práticas de alfabetização e os tipos de leitores e de autores que elas produzem, considerando as conseqüências de tal trabalho discursivo na organização da sociedade brasileira (efeitos ideológicos), tomando como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso.
Período: 1999 - 2000 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A alfabetização e o processo de inscrição do sujeito na cultura letrada
Nesta pesquisa, a alfabetização é trabalhada da perspectiva da Análise do Discurso, visando compreender como se dá a apropriação, por um sujeito já-falante, da escrita alfabética, enquanto instrumento histórico e simbólico de uma prática social e política. Nesse novo espaço social de produção de linguagem, na Escola, o sujeito tem de inserir o seu dizer no repetível da memória discursiva da escrita para que possa interpretar e ser interpretado, fazendo sua inscrição na história e na língua.
Período: 1998 - 1999 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Análise do discurso ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Pragmática :: História das Idéias Lingüísticas
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 15 | 15 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 10 | 10 |
Participação em Banca de Graduação | 26 | 26 |
Participação em Banca de Mestrado | 8 | 8 |
Total | 60 | 60 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Participação em Banca | 6 | 6 |
Participação em Congresso | 6 | 6 |
Participação em Encontro | 12 | 12 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 13 | 13 |
Participação em Simpósio | 5 | 5 |
Total | 43 | 43 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações Concluídas para Mestrado | 5 | 5 |
Outras Orientações Concluídas | 45 | 45 |
Total | 50 | 50 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 15 | 15 |
Capitulo de Livro Publicado | 11 | 11 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 1 |
Editoração | 1 | 1 |
Organização de Evento | 4 | 4 |
Outras Bancas Julgadoras | 2 | 2 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 20 | 20 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 2 | 2 |
Trabalho em Eventos | 9 | 9 |
Total | 67 | 67 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prefacio Posfacio | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 6 | 6 |
Tradução | 1 | 1 |
Total | 8 | 8 |