Roberto Menezes de Oliveira

CitaçõesOLIVEIRA, R. M.
Curso/ProgramaPsicologia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2015 a atual - Universidade de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 1998 a 2002 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1993 a 1997 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1988 a 1992 - Psicologia
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Centro de Psicologia Águas Claras- / Periodo: 2015 a 2015
  • Estruturação - Grupo Homossexual de Brasília- / Periodo: 2005 a 2005
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2014 a atual
  • UDF Centro Universitário- / Periodo: 1996 a 1998
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a 2009
  • Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2009 a 2012

Linha de Pesquisa

  • ?Adolescência, violência e traumatismo: dimensões psíquicas e relacionais?
  • ?Adolescência, violência e traumatismo: dimensões psíquicas e relacionais?
  • ?Adolescência, violência e traumatismo: dimensões psíquicas e relacionais?
  • ?Adolescência, violência e traumatismo: dimensões psíquicas e relacionais?
  • ?Adolescência, violência e traumatismo: dimensões psíquicas e relacionais?
  • ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E TRAUMATISMO: DIMENSÕES PSÍQUICAS E RELACIONAIS
  • ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E TRAUMATISMO: DIMENSÕES PSÍQUICAS E RELACIONAIS
  • ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E TRAUMATISMO: DIMENSÕES PSÍQUICAS E RELACIONAIS
  • Pesquisa

Projetos de Pesquisa

  • ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E TRAUMATISMO: DIMENSÕES PSÍQUICAS E RELACIONAIS
    Este projeto foi organizado em conseqüência do pós­ doutorado da coordenadora do projeto na Universidade Paris Descartes ? França (bolsa CAPES)  e  está integrado ao projeto de Bolsa Produtividade ? CNPq (Adolescência , Violência e Traumatismo).. O projeto, pretende investigar o funcionamento e dinâmica psíquica dos adolescentes que passam ao ato de forma violenta, bem como analisar a natureza das  suas relações de apoio   (relação parental; pessoas de referência; instituições), buscando identificar elementos   para   intervenção   clínica,   considerando   a   relação   entre   violência   atuada, traumatismo e apoio do ambiente e parental. Os objetivos específicos do projeto são: investigar o funcionamento psicodinâmico  e subjetivo desses adolescentes; investigar a natureza das relações de apoio (parental e de   instituições de referência); analisar   a relação entre violência atuada, traumatismo e apoio parental ; identificar contribuições para a intervenção clínica com essa população.. Investiga­-se a hipótese de que a passam ao ato, na adolescência, pela via da violência,     tem   relação   com   as   particularidades   do   funcionamento   psíquico   desses jovens, bem como, com o impacto de vivência de situações traumáticas e extremas (internas e externas) e com a fragilidade das relações de apoio. Se por um lado a violência coloca em destaque o traumatismo, alguns autores de referência psicanalítica, ressaltam   que   ela   pode   ser   contida,   canalizada   e   para   fazer   isso   o   jovem   precisa encontrar em si mesmo recursos e um poderoso apoio narcísico dos adultos, que servem de referência para eles.   O método dessa pesquisa valoriza o modelo de compreensão de fenômenos psicológicos de forma abrangente e multimetodológica, ampliando as possibilidades de análise e de propostas de intervenção. Qualifica-se a abordagem quantitativa, e qualitativa visando a emergência de conteúdos objetivos e subjetivos dos participantes. Os participantes desse estudo serão adolescentes em situação de conflito com a lei, que estão em unidades de semi-liberdade; liberdade assistida e internação com idade entre 12 e 18 anos anos de nível sócio-econômico baixo. Participarão: a) na etapa 1: 600 adolescentes; b) na etapa 2: 100 adolescentes ; c) etapa 3: adolescentes de ambos os sexos, e, suas famílias que forem encaminhados para acompanhamento psicológico. Assim, serão utilizados como instrumentos para coleta de dados: a. questionário; b. entrevistas de grupos focais com adolescentes: c. entrevista semi-estruturada, temática com o adolescente: d. entrevistas clínicas com os adolescentes: e. método de Rorschach: 6. entrevistas de avaliação da família Esse projeto pretende construir um modelo de compreensão do adolescente em situação de risco e violência, a partir de uma análise individual buscando o funcionamento psicodinâmico dos adolescentes, e situacional, considerando a sua relação com a família e as instituições de referência. Busca-se um modelo que integre o sentido do acolhimento e a atuação na perspectiva da prevenção à violência e exclusão social. A realização de pesquisas com essa população oferece o benefício concreto de contribuir com a reflexão sobre o atendimento aos adolescentes e sobre as políticas públicas possibilitando realizar adequações no contexto do atendimento e das intervenções voltada para os adolescente, no campo clínico, judiciário e na escola, quando permite compreender a temática da violência e do traumatismo integrando dimensões individuais e relacionais. No contexto mais amplo, encontramos benefícios também com desenvolvimento de reflexões teóricas sobre essas problemáticas, bem como com a consolidação da inter-relação e formação de uma rede de pesquisadores interessados no fenômeno adolescência e violência.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Psicodiagnóstico de Rorschach: Fundamentação Epistemológica Original
    Tendo como princípio que toda prática se baseia numa teoria, pretende-se discutir as bases epistemológicas originais do Psicodiagnóstico de Rorschach de 1922.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • O Psicodiagnóstico de Rorschach com Adultos Normais da Cidade de Jataí: Um Estudo Normativo
    Esta pesquisa tem como objetivo elaborar Padrões Normativos para o Psicodiagnóstico de Rorschach (PR) na população adulta normal da cidade de Jataí (Go), buscando referências atualizadas desse instrumento. De tal forma que essas permitam a construção de Normas mais adequadas para a população adulta normal no Brasil. Apesar da existência de diversos Estudos Normativos com o PR, observa-se o foco desses sobre a população do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Da mesma forma, observa-se defasagem destes Estudos com a população do Norte e Centro-Oeste. Além disso, os Estudos Normativos privilegiam o cotejo entre grupos definidos por alguma característica em comum (p.ex. 3ª idade), bem como as comparações entre amostras definidas por alguma patologia (p.ex. TOC), necessitando-se de mais Estudos com a população normal. Este estado da arte justifica esta proposta de investigação. A partir do objetivo geral de elaboração de Normas do PR para adultos normais de Jataí (Go), pretende-se em uma amostra diversificada de pelo menos 100 sujeitos, alcançar os seguintes objetivos: a) examinar os recortes interpretativos nas pranchas, realizados pelo conjunto dos indivíduos avaliados, para possível identificação das áreas Detalhe Comum (D) e Detalhe Incomum (Dd), a partir do critério da freqüência de sua interpretação no total de respostas coletadas; b) examinar a qualidade formal (bem vistas, mal vistas, imprecisas) do conjunto de respostas obtido com o total de indivíduos examinados; c) verificar a freqüência específica de cada resposta do PR, em cada área circunscrita da prancha, para identificar as respostas Banais (Ban); d) caracterizar o desempenho no PR do total de indivíduos, analisando-se a distribuição de freqüência das diversas categorias de classificação das respostas (localizações, determinantes, conteúdos), constituindo dados normativos gerais; e) examinar possível interferência das variáveis gênero, idade, nível socioeconômic
    Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Patologias da Sexualidade: desafios para o psicodiagnóstico
    Descrição: O tema sexualidade pode apresentar um amplo espectro de estudos em psicopatologia. Este projeto privilegia a sexualidade quando esta se encontra associada à violência da passagem ao ato, como nos casos de abuso sexual e pedofilia; bem como quando associada com a identidade vital para o sujeito, como no caso do transexualismo. A temática da sexualidade unifica esse grupo, com algumas peculiaridades: no transexualismo, encontramos a problemática da identidade e da identificação sexual; nos casos de abuso sexual e pedofilia, temos a escolha inadequada de objeto sexual com inversão de objetivo, visando obtenção de prazer pela violência e tomada do outro (parceiro) exclusivamente como objeto de uso sexual. Considera-se que esses quadros clínicos que geralmente, são entendidos como fazendo parte no grupo das perversões, pela psicanalíse, podem ter diferentes indicadores de diagnósticos, e os métodos clínicos e projetivos de avaliação permitem repensar essa estrutura psíquica. Nessa perspectiva, algumas perguntas nos acompanharão neste estudo: quais são os determinantes psíquicos e sociais que levam o sujeito a uma determinada forma de lidar com a sexualidade? Em quais circunstâncias uma manifestação da sexualidade - por mais "perversa" que ela seja em relação a uma normalidade dentro de um contexto cultural - deve ser considerada uma "versão modificada" da sexualidade adulta? Quando ela deve ser considerada patológica? Em caso de ser identificada uma patologia a que estrutura clínica ela corresponde, trata-se de uma perversão ou podemos falar de diferentes variações estruturais nesse campo? Quais são as dimensões sociais e individuais relacionados à organização de uma sexualidade perversa ? Como a avaliação psicológica pode ser partícipe das decisões terapêuticas e judiciais? A psicologia e a psiquiatria não podem dar conta sozinhas desse objeto e para responder a essas perguntas, principalmente a que diz respeito aos limites entre o normal e o patológico.
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Estudos de Critérios Psicodiagnósticos para a esquizofrenia e a melancolia-depressão por meio da entrevista clínica e do método de Rorschach
    Descrição: Temos como objetivos: a) realizar o diagnóstico da esquizofrenia e dos estados afetivos buscando contribuições intercientíficas considerando eixos fundamentais como o corpo, o espaço e o tempo; b) estabelecer relações entre critérios de diagnóstico encontrados na entrevista clínica e no método de Rorschach;c) qualificar a linguagem e a expressão como formas de acesso ao sujeito e a estrutura clínica; d) desenvolver a abordagem qualitativa de análise do método de Rorschach; e) estruturar um serviço de psicodiagnóstico que ofereça atendimento à comunidade. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Roberto Menezes - Integrante / Luciana Lucena - Integrante / Alessandra Celestino - Integrante / Cibelle Antunes - Integrante / Laila Fernandes - Integrante / Queila Lima da Silva - Integrante / Marcia Maria dos Santos - Integrante / Erika Bernardes Rezende - Integrante / Deise Matos do Amparo - Coordenador. Financiador(es): Universidade Católica de Brasília - Remuneração / Universidade Católica de Brasília - Bolsa. Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 2.
    Período: 2005 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Estudo sobre os Centros de Referência de Cidadania Homossexual do Rio de Janeiro e de Campinas (SP): uma con tribuição para programas de superação da homofobia e de promoção de direitos de LGTB no Brasil
    Estudo sobre os Centros de Referência de Cidadania Homossexual do Rio de Janeiro e de Campinas (SP): uma con tribuição para programas de superação da homofobia e de promoção de direitos de LGTB no Brasil
    Período: 2005 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Psicologia e Psicopatologia da Adolescência: um estudo sobre a constituição da identidade
    Descrição: Temos como objetivos nessa pesquisa: Investigar no período de 2002 a 2003 as características sociais e psicológicas de uma amostra de 30% dos adolescentes em situação de risco (adolescentes em situação de rua, em situação de conflito com a lei e com comportamentos disfuncionais) atendidos em instituições de acolhimento/atendimento ao adolescente nas regiões de Taguatinga e Ceilândia. 2) Formar equipes de multiplicadores dentro da perspectiva do protagonismo juvenil que desenvolverão com outros grupos intervenções sistemáticas, valorizando a construção da cidadania, através da participação comunitária e da autonomia social. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Especialização ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Roberto Menezes - Integrante / Katia Brasil - Integrante / Ana Carla Araújo - Integrante / Maria Aparecida Máximo - Integrante / Bruno Chaves - Integrante / Adriana Leite - Integrante / Carmem Cardenas - Coordenador / Paola Biazoli Alves - Integrante / Fernanda Melo - Integrante / Cyntia Bizinoto - Integrante / Deise Matos do Amparo - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro S/A - Auxílio financeiro / Universidade Católica de Brasília - Bolsa / Universidade Católica de Brasília - Remuneração. Número de produções C, T & A: 7.
    Período: 2002 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Avaliação Psicológica ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Fundamentos e Medidas da Psicologia :: Testes Psicométricos
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Métodos Projetivos em Psicologia ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Clínica ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia social e Comunitária :: Psicologia Social e Comunitária

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Banca Julgadora para Concurso Público101
Participação em Banca de Doutorado404
Participação em Banca de Exame de Qualificação505
Participação em Banca de Graduação95398
Participação em Banca de Mestrado26026
Total1313134

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Outras Participação em Banca202
Participação em Congresso20222
Participação em Encontro202
Participação em Oficina404
Participação em Seminário505
Participação em Simpósio303
Total36238

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientações Concluídas para Mestrado1111
Orientações em Andamento para Graduação11
Outras Orientações Concluídas5454
Total6666

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho22123
Artigo Publicado415
Capitulo de Livro Publicado909
Curso de Curta Duração Ministrado10010
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional101
Organização de Evento101
Outras Bancas Julgadoras20020
Outras Participações em Eventos e Congressos909
Outras Produções Bibliográfica101
Programa de Rádio ou TV101
Texto em Jornal ou Revista202
Trabalho em Eventos36036
Total1162118

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica55
Total55