This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Elio Carlos Ricardo
Citações | RICARDO, Elio Carlos;Ricardo, Elio C. |
Curso/Programa | Licenciatura Física |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Livre Docência - Periodo: 0 a 2012 - Universidade de São Paulo
- Pós-Doutorado - Periodo: 2007 a 2008 - Université Paris 7 - Denis Diderot
- Doutorado - Periodo: 2002 a 2005 - Educação Cientifica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina - Mestrado - Periodo: 2014 a atual - Cultura Científica y de la Innovación
Universidad de Oviedo - Mestrado - Periodo: 2000 a 2001 - Educação - Ensino de Ciências
Universidade Federal de Santa Catarina - Especialização - Periodo: 2013 a 2014 - Divulgación y Comunicación de la Ciencia
Universidad de Oviedo - Especialização - Periodo: 1998 a 1999 - Gestão Ambiental
Universidade Estadual de Ponta Grossa - Graduação - Periodo: 1993 a 1997 - Licenciatura em Física
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Atuação Profissional
- Alexandria (UFSC)- / Periodo: 2008 a atual
- Caderno Brasileiro de Ensino de Física- / Periodo: 2006 a atual
- Ciência & Ensino (UNICAMP)- / Periodo: 2008 a atual
- Colégio Diocesano São Luiz- / Periodo: 1995 a 1996
- Colégio Meridiano- / Periodo: 2003 a 2003
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2014 a atual
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2014 a atual
- Educação e Pesquisa (USP. Impresso)- / Periodo: 2008 a atual
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia- / Periodo: 2009 a 2013
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- / Periodo: 2011 a atual
- Governo do Estado de Santa Catarina- / Periodo: 2000 a 2001
- Governo do Estado do Paraná- / Periodo: 1997 a 2000
- Ministério das Relações Exteriores - DF- / Periodo: 2004 a 2005
- Ministério do Exército- / Periodo: 1991 a 1995
- Ministério do Exército- / Periodo: 1988 a 1988
- Pontificia Universidad Católica de Valparaiso- / Periodo: 2013 a 2013
- Pontificia Universidad Católica de Valparaiso- / Periodo: 2011 a 2011
- Quimica Nova na Escola- / Periodo: 2009 a atual
- Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)- / Periodo: 2007 a atual
- Universidad de Oviedo- / Periodo: 2014 a atual
- Universidad de Oviedo- / Periodo: 2013 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a 2008
- Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2012 a atual
- Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2008 a 2012
- Universidade Estadual de Ponta Grossa- / Periodo: 1998 a 1999
- Universidade Estadual de Ponta Grossa- / Periodo: 1993 a 1997
- Universidade Estadual de Ponta Grossa- / Periodo: 1988 a 1990
- Universidade Federal de Santa Catarina- / Periodo: 2002 a 2005
- Universidade Federal de Santa Catarina- / Periodo: 2000 a 2001
- Université Paris VII - Denis Diderot- / Periodo: 2007 a 2008
Linha de Pesquisa
- História e Filosofia da Ciência na Formação de Professores e suas Implicações Didáticas
Projetos de Pesquisa
- Inovação Curricular em Física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes
(PROJETO TEMÁTICO - FAPESP) O projeto visa a pesquisar os processos de produção de saberes escolares relacionados às teorias modernas e contemporâneas da Física. Partindo de referências da didática das ciências na tradição francesa, pretendemos desenvolver conhecimentos teóricos e metodológicos capazes de caracterizar o processo de didatização dos saberes escolares. As linhas gerais de pesquisa do projeto são o desenvolvimento teórico dos processos de didatização dos saberes escolares e dos saberes e das práticas docentes; o design, desenvolvimento, análise e validação de seqüências didáticas envolvendo tópicos de Física Moderna e Contemporânea; o aprofundamento e análise teórico-metodológica das noções de obstáculos pedagógicos e epistemológicos utilizadas para caracterizar as dificuldades no processo de transposição de conteúdos das teorias modernas e contemporâneas. utilizaremos como fonte de dados da pesquisa a análise de situações de ensino em condições reais de sala de aula. Alunos envolvidos: Luis Gomes de Lima (M), Luzia Maya Kikushi (M), Diego Marceli Rocha (M), Roberto Soares da Cruz (D), Fabiana Kneubil (D), Marcia Aguiar (D), Alexandre Campos (D), Wellington Batista de Sousa (D), George Kouso Shinomiya (D), Kilwangy kya Kapitango-a-Samba (D).
Período: 2009 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - História e Filosofia da Ciência na formação de Professores e suas Implicações Didáticas
(Projeto de Pesquisa para acesso ao regime de trabalho RDIDP) Em pesquisas anteriores investiguei as dificuldades que os professores enfrentam para implementar em suas práticas inovações didáticas e as possibilidades de oferecer a eles alternativas a partir de discussões teóricas oriundas, principalmente, da didática francesa. Agora pretendo enfrentar a resistência a mudanças em suas concepções e representações acerca da ciência e do ensino da ciência a partir de reflexões histórico-filosóficas. Mais precisamente, proponho-me a investigar o papel que a história e a filosofia da física podem desempenhar na formação dos professores. Mas, não se trata de reduzir a história e a filosofia da física somente para o enfrentamento de dificuldades de aprendizagem. Trata-se de superar as falsas evidências e a familiaridade enganosa com os saberes escolares, frutos de um processo transpositivo que implica um exílio histórico-epistemológico de suas origens de produção e justificação. Para isso, o aprofundamento da compreensão da relação entre a teoria e a realidade, o papel da matemática na física, para além de mera linguagem de comunicação, e a apropriação da matéria pelo pensamento serão alguns dos principais temas a serem investigados, além da evolução histórica das teorias e das concepções epistemológicas que as apoiaram. A fim de limitar o período histórico de investigação, optei pelo século XVIII e as contribuições de d Alembert, Euler e Lagrange, entre outros, na elaboração da chamada mecânica analítica. Alunos envolvidos: Luis Gomes de Lima (M), Luzia Maya Kikushi (M), Diego Marceli Rocha (M), Roberto Soares da Cruz (D), Fabiana Kneubil (D), Marcia Aguiar (D), Alexandre Campos (D), Wellington Batista de Sousa (D), George Kouso Shinomiya (D), Kilwangy kya Kapitango-a-Samba (D).
Período: 2008 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A História e a Filosofia da Ciência na Formação Inicial de Professores de Física: a didatização dos saberes escolares à prova
O presente projeto assinala uma segunda etapa da minha atuação profissional, em especial, como formador de professores de física. Em uma primeira etapa investiguei as dificuldades que os professores enfrentam em implementar em suas práticas inovações didáticas e as possibilidades de oferecer a eles alternativas a partir de discussões teóricas oriundas, principalmente, da didática francesa. Nessa segunda etapa, pretendo enfrentar a resistência a mudanças em suas concepções e representações acerca da ciência e do ensino da ciência a partir de reflexões histórico-filosóficas. Mais precisamente, proponho-me a investigar o papel que a história e a filosofia da física podem desempenhar na formação dos professores. Mas, não se trata de reduzir a história e a filosofia da física somente para o enfrentamento de dificuldades de aprendizagem. Trata-se de superar as falsas evidências e a familiaridade enganosa com os saberes escolares, frutos de um processo transpositivo que implica um exílio histórico-epistemológico de suas origens de produção e justificação. Para isso, o aprofundamento da compreensão da relação entre a teoria e a realidade, o papel da matemática na física, para além de mera linguagem de comunicação, e a apropriação da matéria pelo pensamento serão alguns dos principais temas a serem investigados, além da evolução histórica das teorias e das concepções epistemológicas que as suportaram. A fim de limitar o campo de investigação, optou-se pelo período que compreende as contribuições de d Alembert, Euler e Lagrange, entre outros, na elaboração da chamada mecânica analítica. Essa escolha se associa ao que vem pesquisando Michel Paty, que será o supervisor do presente projeto, no CNRS REHSEIS Universidade de Paris 7.
Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Produção investigativa de recursos pedagógicos para o ensino de ciências (física e química): o conhecimento escolar em foco.
Tomando como referenciais teóricos autores da Didática das Ciências Francesa, da linha francesa da Análise de Discurso e a epistemologia bachelardiana, este projeto tem como um de seus objetivos produzir um conjunto de recursos didáticos integrados e envolvidos em estratégias de ensino adequadas para as disciplinas de Física e de Química do Ensino Médio, em torno de três temas: poluição ambiental, matéria e radiação, astronomia e gravitação, de modo a estabelecer relações entre discursos, saberes e conhecimentos cotidianos, científicos e tecnológicos. Unindo numa mesma equipe pesquisadores em Física, Medicina, Comunicação Visual e pesquisadores nas áreas de ensino de Física e de Química a produção desses recursos e estratégia será também o lugar de reflexão e investigação da seguinte questão: como e quais conhecimentos, saberes e discursos são mobilizados, como o são e como se relacionam entre si, na produção efetiva de recursos didáticos e estratégias de ensino com foco nos temas poluição ambiental, matéria e radiação, astronomia e gravitação? O projeto se subdivide basicamente em três etapas: análise das relações entre esses discursos, saberes e conhecimentos em livros didáticos e projetos de ensino e do imaginário de professores sobre essas relações; produção efetiva de novos recursos e estratégias envolvendo principalmente a integração entre textos e imagens e a análise de informações empíricas obtidas em ensaios do funcionamento desses recursos em situações concretas de ensino em escolas de ensino médio do DF. O projeto se insere dentro de duas licenciaturas da UCB, promove uma relação estreita entre ensino, pesquisa e extensão, ao relacionar-se com várias disciplinas das licenciaturas em Física e Química, além de contar com alunos de Iniciação Científica, voluntários e bolsistas, e professores de Física e Química de escolas de nível médio do DF
Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - As Referências dos Saberes Escolares
O projeto de pesquisa, intitulado "As Referências dos Saberes Escolares", investiga as referências dos saberes a ensinar e ensinados em física no nível médio para além dos conteúdos da ciência física e sua relação com as tecnologias. Conta com a participação de três alunos da graduação e possui três frentes de coleta e análise de dados: (a) análise de livros didáticos de física, velhos e novos, com ênfase na abordagem dada à tecnologia; (b) entrevistas semi-estruturadas com professores de física e química de uma escola pública do Distrito Federal, objetivando investigar as referências utilizadas nas aulas dos professores e sua concepção de tecnologia como objeto de ensino; (c) implementação de material didático para o ensino de conteúdos relacionados à eletrônica em uma escola pública do Distrito Federal (construção com os alunos de um alarme eletrônico para residências). Os principais referenciais teóricos utilizados são a noção de Transposição Didática, de Yves Chevallard, e a noção de Práticas Sociais de Referência, de Jean-Louis Martinand.
Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Seminários para discussão dos PCN e PCN+ - Ensino Médio/Física
Projeto para a discussão dos PCN e PCN+ do nível médio, com professores das redes de ensino da disciplina de física, para a elaboração das novas Orientações Curriculares, disponíveis no site do mec [www.mec.gov.br].
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Física
Projeto para a discussão dos PCN e PCN+ do nível médio, com professores das redes de ensino da disciplina de física, para a elaboração das novas Orientações Curriculares, disponíveis no site do mec [www.mec.gov.br]. O texto que serviu de base para a elaboração do documento contou com a participação de José Francisco Custódio e Mikael Frank Rezende Junior. Projeto UNESCO 9141065.
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Didática das Ciências ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Epistemologia ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Formação de Professores ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 5 | 5 |
Banca Julgadora para Livre Docência | 1 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 7 | 7 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 24 | 24 |
Participação em Banca de Graduação | 16 | 16 |
Participação em Banca de Mestrado | 15 | 15 |
Total | 68 | 68 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 9 | 9 |
Participação em Encontro | 21 | 21 |
Participação em Seminário | 10 | 10 |
Participação em Simpósio | 3 | 3 |
Total | 43 | 43 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 5 | 5 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 1 | 1 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 4 | 4 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 4 | 4 |
Outras Orientações Concluídas | 16 | 16 |
Total | 30 | 30 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 9 | 9 |
Total | 9 | 9 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 24 | 24 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 22 | 22 |
Capitulo de Livro Publicado | 9 | 9 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 3 | 3 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 2 | 2 |
Organização de Evento | 1 | 1 |
Outras Bancas Julgadoras | 4 | 4 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 4 | 4 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 2 | 2 |
Trabalho em Eventos | 74 | 74 |
Total | 147 | 147 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 8 | 8 |
Trabalho Técnico | 1 | 1 |
Total | 9 | 9 |