Rosana Nantes Pavarino

CitaçõesPAVARINO, RN
Curso/ProgramaComunicação Social - Publicidade e Propaganda
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2009 a 2013 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2000 a 2003 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1989 a 1993 - Comunicação Social
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Casa Thomas Jefferson- / Periodo: 1997 a 1999
  • Casa Thomas Jefferson- / Periodo: 1995 a 1996
  • Centro de Produção Cultural e Educativa- / Periodo: 1990 a 1991
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a 2014
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2000 a 2000

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Mapeamento de autores-referência em comunicação, opinião pública, propaganda e publicidade em período anterior a 1927: um levantamento histórico a partir de Técnicas de propaganda na Guerra Mundial, de Harold Lasswell
      Descrição: Ao nos encontrarmos com a bibliografia de Lasswell em Propaganda Technique in the World War, uma pequena janela que se abre em direção ao passado do campo da Comunicação, às bases e ao início daquilo que teria fomentado seu desenvolvimento. Contudo, esse passado e suas possíveis indicações sobre o impacto que ele possuiu na formação do campo da Comunicação ainda nos são desconhecidos, em larga medida. A pesquisa se define como parte do esforço em se rever e reescrever a história das teorias da comunicação e da história do campo da comunicacional como um todo e se mostra relevante por assinalar as rotas das influências sofridas por um autor chave para o campo da Comunicação, no caso de Harold Lasswell. Desse modo, o que esta proposta busca mapear os autores listados por Lasswell na obra Técnica de Propaganda na Guerra Mundial, procurando identificar não só seus nomes e suas obras, mas também analisar o conteúdo desses trabalhos, identificando possíveis contribuições para a formação do campo da Comunicação. Para tanto, pretende-se fazer uma profunda revisão de bibliografia referente a temas secundários e relativos a proposta de pesquisa aqui apresentada; uma revisão de bibliografia referente à história do campo, procurando perceber qual é o lugar que esses autores ocupa nessas historiografias; a estipulação do corpus de pesquisa que será submetido a análise de conteúdo, a princípio definido como as todas as obras listadas por Lasswell na bibliografia de sua tese.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Conteúdos digitais interativos e transmidiáticos
      Pesquisa de revisão bibliográfica, levantamento do estado da arte e desenvolvimento de formatos de conteúdos digitais interativos e transmidiáticos em ambiente de experimentação na TV Aberta.
      Período: 2011 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Educomunicação - Superação do Bullying
      Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escolas - Pesquisa voltada para o entendimento das mídias digitais e seu papel na educação, em especial, de jovens em ambiente escolar, tendo como objetivo final a produção de material didático audiovisual que possibilite o enfrentamento preventivo do fenômeno do bullying em escolas públicas e/ou privadas do Distrito Federal de Ensino Fundamental, seguindo o exemplo do programa implantado pelo UNICEF na Malásia.
      Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Imagem e Reputação das Organizações: novas metodologias de aferição, monitoramento e análise para aperfeiçoamento dos processos comunicacionais
      A Comunicação Organizacional emerge como área multidisciplinar que possibilita a interface com diversas ciências, sobretudo com Administração, a Psicologia Social, a Sociologia e a Antropologia, concentrando seu objeto de estudo na análise e na busca de soluções integradas para variáveis presentes nas relações entre organizações e seus públicos de interesse. Entre essas variáveis, destacam-se a imagem e a reputação públicas. Mas de qual imagem e de qual reputação se fala quando se afirma que são decisivas para o sucesso ou para o fracasso de um indivíduo, uma empresa ou uma instituição? As diferentes acepções da IMAGEM num mundo cada vez mais visual e que exige visibilidade, nos levam a refletir sobre os elementos que interagem na sua formação, a morfologia e o desenvolvimento de suas nuances, bem como sobre formas de administrá-la para contornar eventuais crises e disfunções mercadológicas. Sabemos que são demasiadamente complexos os fatores que colaboram na formação, na manutenção e na reformulação da imagem pública de uma organização. E sabemos também que não temos como agir sobre muitos desses fatores, uma vez que quase sempre escapam ao nosso controle e até mesmo à nossa percepção. Esta pesquisa propõe uma reflexão em profundidade e em abrangência sobre as condições de formação de uma imagem, com vistas a ampliar a percepção dos gestores das Instituições públicas, proporcionando-lhes condições de melhor Tratará também de questões técnicas sobre a aferição da imagem e sobre demais mecanismos de comunicação capazes de otimizar e estabilizar os dados identitários de uma organização em situação de crise. São objetivos da pesquisa: - Desenvolver novas metodologias aplicáveis para a aferição da imagem institucional. - Evidenciar, para gestores de organizações públicas e privadas a importância da administração da imagem e da reputação institucional no âmbito da gestão da comunicação institucional. - Elucidar a dinâmica dos elementos que interagem na
      Período: 2009 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Epistemologia da Comunicação
      Este projeto vincula-se à proposta de implantação do Mestrado em Comunicação, que tem como área de concentração justamente a temática da epistemologia. Diante das novas configurações observadas no mundo pós-moderno, desejamos destacar a significativa importância adquirida pela comunicação. Desde biólogos até filósofos, ela tem sido apontada como fenômeno que melhor viabiliza a compreensão da estruturação da realidade, tanto natural como social. Mas sua conceituação apresenta uma série de variações, entre as quais podemos encontrar aparentes dicotomias. Neste contexto, o propósito do grupo é constituir um espaço interdisciplinar de discussão das questões epistemológicas subjacentes ao campo da Comunicação, em interface com sua aplicação. Da análise dos diversos percursos teóricos e metodológicos da pesquisa em comunicação, procuramos estabelecer bases para a produção, a interpretação e o ensino. O debate em torno do campo da comunicação domina a cena acadêmica e gera impactos diretos na dinâmica da vida social contemporânea.
      Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Personagens da Propaganda Brasileira
      Familiarizar os alunos com os métodos de investigação e análise, para que eles compreendam a utilização de personagens no enredo de comerciais como forma de representar grupos da população. - Elaborar um livro sobre o tema Personagens da Propaganda Brasileira, contendo os artigos produzidos por cada membro da equipe. - Desenvolver um campanha publicitária para clientes reais, procurando meios de representar pessoas de nível socioeconômico mais baixo, com o intuito de incluí-las na sociedade por meio do consumo e da educação. - Integrar ainda mais alunos e professores da UCB com o mercado de trabalho e a sociedade.
      Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social :: Representação Social
    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação ::

    Idiomas

    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Banca de Graduação4545
    Total4545

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso1313
    Participação em Encontro22
    Participação em Seminário11
    Total1616

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outras Orientações Concluídas4242
    Total4242

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios44
    Total44

    Produção Artistícas

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outra Produção Artística Cultural22
    Total22

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho22
    Artigo Publicado55
    Capitulo de Livro Publicado33
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional22
    Livro Publicado ou Organizado11
    Organização de Evento33
    Outras Participações em Eventos e Congressos11
    Programa de Rádio ou TV22
    Texto em Jornal ou Revista11
    Trabalho em Eventos1212
    Total3232

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Mídia Social, Website ou Blog11
    Total11