This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Rosana Nantes Pavarino
Citações | PAVARINO, RN |
Curso/Programa | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2009 a 2013 - Comunicação
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2000 a 2003 - Comunicação
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1989 a 1993 - Comunicação Social
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Casa Thomas Jefferson- / Periodo: 1997 a 1999
- Casa Thomas Jefferson- / Periodo: 1995 a 1996
- Centro de Produção Cultural e Educativa- / Periodo: 1990 a 1991
- Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2012 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a 2014
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2000 a 2000
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Mapeamento de autores-referência em comunicação, opinião pública, propaganda e publicidade em período anterior a 1927: um levantamento histórico a partir de Técnicas de propaganda na Guerra Mundial, de Harold Lasswell
Descrição: Ao nos encontrarmos com a bibliografia de Lasswell em Propaganda Technique in the World War, uma pequena janela que se abre em direção ao passado do campo da Comunicação, às bases e ao início daquilo que teria fomentado seu desenvolvimento. Contudo, esse passado e suas possíveis indicações sobre o impacto que ele possuiu na formação do campo da Comunicação ainda nos são desconhecidos, em larga medida. A pesquisa se define como parte do esforço em se rever e reescrever a história das teorias da comunicação e da história do campo da comunicacional como um todo e se mostra relevante por assinalar as rotas das influências sofridas por um autor chave para o campo da Comunicação, no caso de Harold Lasswell. Desse modo, o que esta proposta busca mapear os autores listados por Lasswell na obra Técnica de Propaganda na Guerra Mundial, procurando identificar não só seus nomes e suas obras, mas também analisar o conteúdo desses trabalhos, identificando possíveis contribuições para a formação do campo da Comunicação. Para tanto, pretende-se fazer uma profunda revisão de bibliografia referente a temas secundários e relativos a proposta de pesquisa aqui apresentada; uma revisão de bibliografia referente à história do campo, procurando perceber qual é o lugar que esses autores ocupa nessas historiografias; a estipulação do corpus de pesquisa que será submetido a análise de conteúdo, a princípio definido como as todas as obras listadas por Lasswell na bibliografia de sua tese.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Conteúdos digitais interativos e transmidiáticos
Pesquisa de revisão bibliográfica, levantamento do estado da arte e desenvolvimento de formatos de conteúdos digitais interativos e transmidiáticos em ambiente de experimentação na TV Aberta.
Período: 2011 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Educomunicação - Superação do Bullying
Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escolas - Pesquisa voltada para o entendimento das mídias digitais e seu papel na educação, em especial, de jovens em ambiente escolar, tendo como objetivo final a produção de material didático audiovisual que possibilite o enfrentamento preventivo do fenômeno do bullying em escolas públicas e/ou privadas do Distrito Federal de Ensino Fundamental, seguindo o exemplo do programa implantado pelo UNICEF na Malásia.
Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Imagem e Reputação das Organizações: novas metodologias de aferição, monitoramento e análise para aperfeiçoamento dos processos comunicacionais
A Comunicação Organizacional emerge como área multidisciplinar que possibilita a interface com diversas ciências, sobretudo com Administração, a Psicologia Social, a Sociologia e a Antropologia, concentrando seu objeto de estudo na análise e na busca de soluções integradas para variáveis presentes nas relações entre organizações e seus públicos de interesse. Entre essas variáveis, destacam-se a imagem e a reputação públicas. Mas de qual imagem e de qual reputação se fala quando se afirma que são decisivas para o sucesso ou para o fracasso de um indivíduo, uma empresa ou uma instituição? As diferentes acepções da IMAGEM num mundo cada vez mais visual e que exige visibilidade, nos levam a refletir sobre os elementos que interagem na sua formação, a morfologia e o desenvolvimento de suas nuances, bem como sobre formas de administrá-la para contornar eventuais crises e disfunções mercadológicas. Sabemos que são demasiadamente complexos os fatores que colaboram na formação, na manutenção e na reformulação da imagem pública de uma organização. E sabemos também que não temos como agir sobre muitos desses fatores, uma vez que quase sempre escapam ao nosso controle e até mesmo à nossa percepção. Esta pesquisa propõe uma reflexão em profundidade e em abrangência sobre as condições de formação de uma imagem, com vistas a ampliar a percepção dos gestores das Instituições públicas, proporcionando-lhes condições de melhor Tratará também de questões técnicas sobre a aferição da imagem e sobre demais mecanismos de comunicação capazes de otimizar e estabilizar os dados identitários de uma organização em situação de crise. São objetivos da pesquisa: - Desenvolver novas metodologias aplicáveis para a aferição da imagem institucional. - Evidenciar, para gestores de organizações públicas e privadas a importância da administração da imagem e da reputação institucional no âmbito da gestão da comunicação institucional. - Elucidar a dinâmica dos elementos que interagem na
Período: 2009 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Epistemologia da Comunicação
Este projeto vincula-se à proposta de implantação do Mestrado em Comunicação, que tem como área de concentração justamente a temática da epistemologia. Diante das novas configurações observadas no mundo pós-moderno, desejamos destacar a significativa importância adquirida pela comunicação. Desde biólogos até filósofos, ela tem sido apontada como fenômeno que melhor viabiliza a compreensão da estruturação da realidade, tanto natural como social. Mas sua conceituação apresenta uma série de variações, entre as quais podemos encontrar aparentes dicotomias. Neste contexto, o propósito do grupo é constituir um espaço interdisciplinar de discussão das questões epistemológicas subjacentes ao campo da Comunicação, em interface com sua aplicação. Da análise dos diversos percursos teóricos e metodológicos da pesquisa em comunicação, procuramos estabelecer bases para a produção, a interpretação e o ensino. O debate em torno do campo da comunicação domina a cena acadêmica e gera impactos diretos na dinâmica da vida social contemporânea.
Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Personagens da Propaganda Brasileira
Familiarizar os alunos com os métodos de investigação e análise, para que eles compreendam a utilização de personagens no enredo de comerciais como forma de representar grupos da população. - Elaborar um livro sobre o tema Personagens da Propaganda Brasileira, contendo os artigos produzidos por cada membro da equipe. - Desenvolver um campanha publicitária para clientes reais, procurando meios de representar pessoas de nível socioeconômico mais baixo, com o intuito de incluí-las na sociedade por meio do consumo e da educação. - Integrar ainda mais alunos e professores da UCB com o mercado de trabalho e a sociedade.
Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social :: Representação Social
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação ::
Idiomas
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 45 | 45 |
Total | 45 | 45 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 13 | 13 |
Participação em Encontro | 2 | 2 |
Participação em Seminário | 1 | 1 |
Total | 16 | 16 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 42 | 42 |
Total | 42 | 42 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 4 | 4 |
Total | 4 | 4 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 2 | 2 |
Artigo Publicado | 5 | 5 |
Capitulo de Livro Publicado | 3 | 3 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 2 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 1 |
Organização de Evento | 3 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 2 | 2 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 12 | 12 |
Total | 32 | 32 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |