Cristina Massot Madeira Coelho

CitaçõesMADEIRA COELHO, C.
Curso/ProgramaLicenciatura Pedagogia
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2011 a 2011 - Universidade de Buenos Aires
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2016 a atual - Universidade de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2004 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1985 a 1988 - Lingüística
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1981 a 1981 - fonoaudiologia
    Universidade Estácio de Sá
  • Graduação - Periodo: 1975 a 1977 - Fonoaudiologia
    Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Graduação - Periodo: 1979 a 1980 - Fonoaudiologia
    Universidade Federal de Santa Maria

Atuação Profissional

  • Associação Cultural Esquadrão da Vida- / Periodo: 1994 a 2000
  • Centro de Estimulação Integrada- / Periodo: 1991 a 2010
  • Educação em Revista (UFMG. Impresso)- / Periodo: 2016 a 2016
  • Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down- / Periodo: 1991 a 2004
  • Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2012 a atual
  • Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2011 a 2011
  • Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2016 a atual
  • Revista Brasileira de EStudos Pedagógicos- / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1991 a 2005
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2005 a atual

Linha de Pesquisa

  • envolve os professores: Cristina M. MAdeira Coelho, Patrícia Neves Raposo, Ivette Kafure e como bolsista João Matheus Câmara Rios Portales Rapos
  • "Tecnologia assistiva e acessibilidade para pessoas com deficiência visual" que integra o integra o Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Autonomia e Inclusão (TAAAI) da Universidade de Brasília.

Projetos de Pesquisa

  • Sujeito, Linguagem, Aprendizagem
    Projeto de pesquisa instituído como linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação - PPGE - UnB. Apresenta como abrangência temática a relação entre os sujeitos do ensinar-aprender e os processos simbólicos em contextos escolares e não-escolares. A linguagem como comunicação e estruturação de pensamento. Aquisição de fala e linguagem e distúrbios da comunicação. Fala-linguagem-comunicação e desenvolvimento atípico. Aspectos da saúde fonoaudiológica e educação.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • GT/ANPEPP: Subjetividade, Ensino, Aprendizagem
    Grupo de trabalho organizado no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, sob a coordenação da Profªriz Scoz e a orientação teórica do Prof. Fernando González Rey
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Tecnologia assistiva para acessibilidade de pessoas com deficiência visual a ambientes virtuais de aprendizagem
    O projeto que compõe esta proposta é interdisciplinar e oriundo do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Autonomia e Inclusão NTAAAI da Universidade de Brasília (UnB) e a Rede de cooperação para pesquisa, inovação e extensão em tecnologia assistiva, acessibilidade, autonomia e inclusão para o desenvolvimento social. O NTAAAI tem como Coordenador o Professor e Pesquisador Emerson Fachin Martins. TAAAI é um núcleo de cooperação interdisciplinar com potencial para nucleação de professores pesquisadores lotados em diferentes unidades acadêmicas da Universidade de Brasília que atuam em linhas de pesquisa e extensão universitária em distintas temáticas que convergem para o desenvolvimento de produtos, recursos, metodologias, estratégias, prática e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Para mais informação consultar: http://taaai.unb.br/.
    Período: 2012 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Observatório da Educação:Concepções e práticas sobre o letramento: uma pesquisa exploratória e interventiva a partir das interdependências entre avaliações do sistema e a prática pedagógica
    MEC/INEP instituem os "Observatórios de Educação" em universidades todo o país, com a finalidade de subsidiar pesquisa em redes públicas de ensino, visando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como o desempenho das escolas, alvo das pesquisas, nas avaliações institucionais ( Ideb, saeb, provinha Brasil, prova Brasil...) O trabalho de pesquisa é constituído a partir de uma rede de atores: professores da universidade, doutorando, mestrando, graduandos, professores e estudantes da rede. Tem como objetivo geral: Investigar as bases epistemológicas das concepções e as práticas de alfabetização e letramento e de desenvolvimento humano presentes na escola e sua implicação nos resultados escolares de crianças de ensino fundamental, tendo como referência os dados da Provinha Brasil (2009;2011;2013) e do Ideb..
    Período: 2011 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Ação Formativa: aspectos constitutivos da prática do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem
    Curso de extensão organizado de forma conjunta FE-UnB/SEAAp-SEDF para 100 pedagogos/psicólogos que trabalham nas equipes
    Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • O SUJEITO QUE APRENDE NA ÉPOCA ATUAL: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR E NO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS.
    Trata-se de projeto de intercâmbio internacional Brasil-Argentina, concretizado via CAPES-MinCyT, por meio da colaboração entre a Universidade de Brasília e a Universidade de Buenos Aires. Pretende-se estudar o processo de aprendizagem escolar no sujeito que aprende e compreender as formas que processos de simbolização e de sentido subjetivo são parte dos processos de configuração subjetiva da aprendizagem ( González Rey, 1995 ). Também, a partir deles nos interessa estudar os processos de simbolização e de sentido subjetivo associados à utilização das tecnologias de informação ( TICs ) e comunicação, tendo em conta sua crescente utilização por crianças e jovens tanto na vida cotidiana quanto no contexto escolar.
    Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE COMUNICAÇÃO; Proposta para FAP-DF Edital nº 2-2007
    Projeto de pequisa aprovado no edital nº 2-2007 da FAP-DF, processo nº 193000223/2007, coordenado pela Prof Celeste Azulay Kelman, tendo a partcipação na equipe de pesquisadoras a Profª Albertina Mijáns Martinez. O projeto foi desenvolvido em consonância com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com o seguinte objetivo principal, "Buscar compreender a dinâmica interacional e dialógica nos processos de escolarização de crianças com seis anos de idade que apresentam transtornos comunicativos e estejam incluídas na nova primeira série do ensino fundamental." O projeto foi finalizado em 2009.
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Intervenção clínica interdisciplinar com crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade
    Reunindo três áreas do conhecimento o projeto teve suas atividades desenvolvidas com o atendimento psicológico e psicopedagógico de crianças com transtornos alimentares.
    Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: EDUCAÇÃO INCLUSIVA ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Educação Infantil ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Fonoaudiologia ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: processos de aprendizagem e desenvolvimento ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Relação sujeito-linguagem ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: Subjetividade na Perspectiva Histórico Cultural

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos101
Banca Julgadora para Concurso Público707
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização22022
Participação em Banca de Doutorado28432
Participação em Banca de Exame de Qualificação441862
Participação em Banca de Graduação61263
Participação em Banca de Mestrado58866
Total22132253

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Congresso44044
Participação em Encontro19019
Participação em Oficina101
Participação em Seminário22022
Participação em Simpósio516
Total91192

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Orientação em Andamento de Mestrado808
Orientações Concluídas para Mestrado415
Orientações em Andamento para Graduação101
Outras Orientações Concluídas62264
Total75378

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios33
Total33

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho14216
Artigo Aceito para Publicação011
Artigo Publicado415
Capitulo de Livro Publicado19120
Curso de Curta Duração Ministrado808
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional909
Livro Publicado ou Organizado404
Organização de Evento707
Outras Bancas Julgadoras808
Outras Orientações em Andamento101
Outras Participações em Eventos e Congressos17118
Outras Produções Bibliográfica202
Programa de Rádio ou TV213
Texto em Jornal ou Revista101
Trabalho em Eventos68068
Total1647171

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Outra Produção Técnica101
Prefacio Posfacio213
Trabalho Técnico101
Total415