This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Cristina Massot Madeira Coelho
Citações | MADEIRA COELHO, C. |
Curso/Programa | Licenciatura Pedagogia |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2011 a 2011 - Universidade de Buenos Aires
- Pós-Doutorado - Periodo: 2016 a atual - Universidade de Brasília
- Doutorado - Periodo: 2000 a 2004 - Psicologia
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1985 a 1988 - Lingüística
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1981 a 1981 - fonoaudiologia
Universidade Estácio de Sá - Graduação - Periodo: 1975 a 1977 - Fonoaudiologia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Graduação - Periodo: 1979 a 1980 - Fonoaudiologia
Universidade Federal de Santa Maria
Atuação Profissional
- Associação Cultural Esquadrão da Vida- / Periodo: 1994 a 2000
- Centro de Estimulação Integrada- / Periodo: 1991 a 2010
- Educação em Revista (UFMG. Impresso)- / Periodo: 2016 a 2016
- Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down- / Periodo: 1991 a 2004
- Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2012 a atual
- Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2011 a 2011
- Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2016 a atual
- Revista Brasileira de EStudos Pedagógicos- / Periodo: 2011 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1991 a 2005
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2005 a atual
Linha de Pesquisa
- envolve os professores: Cristina M. MAdeira Coelho, Patrícia Neves Raposo, Ivette Kafure e como bolsista João Matheus Câmara Rios Portales Rapos
- "Tecnologia assistiva e acessibilidade para pessoas com deficiência visual" que integra o integra o Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Autonomia e Inclusão (TAAAI) da Universidade de Brasília.
Projetos de Pesquisa
- Sujeito, Linguagem, Aprendizagem
Projeto de pesquisa instituído como linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação - PPGE - UnB. Apresenta como abrangência temática a relação entre os sujeitos do ensinar-aprender e os processos simbólicos em contextos escolares e não-escolares. A linguagem como comunicação e estruturação de pensamento. Aquisição de fala e linguagem e distúrbios da comunicação. Fala-linguagem-comunicação e desenvolvimento atípico. Aspectos da saúde fonoaudiológica e educação.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - GT/ANPEPP: Subjetividade, Ensino, Aprendizagem
Grupo de trabalho organizado no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, sob a coordenação da Profªriz Scoz e a orientação teórica do Prof. Fernando González Rey
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Tecnologia assistiva para acessibilidade de pessoas com deficiência visual a ambientes virtuais de aprendizagem
O projeto que compõe esta proposta é interdisciplinar e oriundo do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Autonomia e Inclusão NTAAAI da Universidade de Brasília (UnB) e a Rede de cooperação para pesquisa, inovação e extensão em tecnologia assistiva, acessibilidade, autonomia e inclusão para o desenvolvimento social. O NTAAAI tem como Coordenador o Professor e Pesquisador Emerson Fachin Martins. TAAAI é um núcleo de cooperação interdisciplinar com potencial para nucleação de professores pesquisadores lotados em diferentes unidades acadêmicas da Universidade de Brasília que atuam em linhas de pesquisa e extensão universitária em distintas temáticas que convergem para o desenvolvimento de produtos, recursos, metodologias, estratégias, prática e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Para mais informação consultar: http://taaai.unb.br/.
Período: 2012 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Observatório da Educação:Concepções e práticas sobre o letramento: uma pesquisa exploratória e interventiva a partir das interdependências entre avaliações do sistema e a prática pedagógica
MEC/INEP instituem os "Observatórios de Educação" em universidades todo o país, com a finalidade de subsidiar pesquisa em redes públicas de ensino, visando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como o desempenho das escolas, alvo das pesquisas, nas avaliações institucionais ( Ideb, saeb, provinha Brasil, prova Brasil...) O trabalho de pesquisa é constituído a partir de uma rede de atores: professores da universidade, doutorando, mestrando, graduandos, professores e estudantes da rede. Tem como objetivo geral: Investigar as bases epistemológicas das concepções e as práticas de alfabetização e letramento e de desenvolvimento humano presentes na escola e sua implicação nos resultados escolares de crianças de ensino fundamental, tendo como referência os dados da Provinha Brasil (2009;2011;2013) e do Ideb..
Período: 2011 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Ação Formativa: aspectos constitutivos da prática do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem
Curso de extensão organizado de forma conjunta FE-UnB/SEAAp-SEDF para 100 pedagogos/psicólogos que trabalham nas equipes
Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - O SUJEITO QUE APRENDE NA ÉPOCA ATUAL: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR E NO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS.
Trata-se de projeto de intercâmbio internacional Brasil-Argentina, concretizado via CAPES-MinCyT, por meio da colaboração entre a Universidade de Brasília e a Universidade de Buenos Aires. Pretende-se estudar o processo de aprendizagem escolar no sujeito que aprende e compreender as formas que processos de simbolização e de sentido subjetivo são parte dos processos de configuração subjetiva da aprendizagem ( González Rey, 1995 ). Também, a partir deles nos interessa estudar os processos de simbolização e de sentido subjetivo associados à utilização das tecnologias de informação ( TICs ) e comunicação, tendo em conta sua crescente utilização por crianças e jovens tanto na vida cotidiana quanto no contexto escolar.
Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE COMUNICAÇÃO; Proposta para FAP-DF Edital nº 2-2007
Projeto de pequisa aprovado no edital nº 2-2007 da FAP-DF, processo nº 193000223/2007, coordenado pela Prof Celeste Azulay Kelman, tendo a partcipação na equipe de pesquisadoras a Profª Albertina Mijáns Martinez. O projeto foi desenvolvido em consonância com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com o seguinte objetivo principal, "Buscar compreender a dinâmica interacional e dialógica nos processos de escolarização de crianças com seis anos de idade que apresentam transtornos comunicativos e estejam incluídas na nova primeira série do ensino fundamental." O projeto foi finalizado em 2009.
Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Intervenção clínica interdisciplinar com crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade
Reunindo três áreas do conhecimento o projeto teve suas atividades desenvolvidas com o atendimento psicológico e psicopedagógico de crianças com transtornos alimentares.
Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: EDUCAÇÃO INCLUSIVA ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Educação Infantil ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Fonoaudiologia ::
- Ciências Humanas :: Educação :: processos de aprendizagem e desenvolvimento ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Relação sujeito-linguagem ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: Subjetividade na Perspectiva Histórico Cultural
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos | 1 | 0 | 1 |
Banca Julgadora para Concurso Público | 7 | 0 | 7 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 22 | 0 | 22 |
Participação em Banca de Doutorado | 28 | 4 | 32 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 44 | 18 | 62 |
Participação em Banca de Graduação | 61 | 2 | 63 |
Participação em Banca de Mestrado | 58 | 8 | 66 |
Total | 221 | 32 | 253 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 44 | 0 | 44 |
Participação em Encontro | 19 | 0 | 19 |
Participação em Oficina | 1 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 22 | 0 | 22 |
Participação em Simpósio | 5 | 1 | 6 |
Total | 91 | 1 | 92 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 8 | 0 | 8 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 4 | 1 | 5 |
Orientações em Andamento para Graduação | 1 | 0 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 62 | 2 | 64 |
Total | 75 | 3 | 78 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 3 | 3 |
Total | 3 | 3 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 14 | 2 | 16 |
Artigo Aceito para Publicação | 0 | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 4 | 1 | 5 |
Capitulo de Livro Publicado | 19 | 1 | 20 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 8 | 0 | 8 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 9 | 0 | 9 |
Livro Publicado ou Organizado | 4 | 0 | 4 |
Organização de Evento | 7 | 0 | 7 |
Outras Bancas Julgadoras | 8 | 0 | 8 |
Outras Orientações em Andamento | 1 | 0 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 17 | 1 | 18 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 0 | 2 |
Programa de Rádio ou TV | 2 | 1 | 3 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 68 | 0 | 68 |
Total | 164 | 7 | 171 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 1 | 0 | 1 |
Prefacio Posfacio | 2 | 1 | 3 |
Trabalho Técnico | 1 | 0 | 1 |
Total | 4 | 1 | 5 |