Maria Júlia Pantoja

CitaçõesPANTOJA , M. J.
Curso/ProgramaAdministração
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Administração

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2004 - Psicologia Organizacional e do Trabalho
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1996 a 1998 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1999 a 2000 - 3º Curso de Especialização em Educação a Distância
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1982 a 1988 - Psicologia
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Associação das Pioneiras Sociais- / Periodo: 1993 a 2001
  • Companhia Energética de Brasília- / Periodo: 1989 a 1993
  • Educação Profissional: Ciência e Tecnologia- / Periodo: 2008 a atual
  • Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento- / Periodo: 2005 a 2006
  • Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão- / Periodo: 2010 a 2013
  • Revista ANGRAD- / Periodo: 2009 a atual
  • Revista do Serviço Público- / Periodo: 2008 a atual
  • Revista Psicologia. Organizações e Trabalhos- / Periodo: 2007 a atual
  • Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa- / Periodo: 2008 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2002 a 2006
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2006 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Estudos sobre Governança e Competitividade no Agronegócio da Suinocultura
      Desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para a melhoria da gestão do agronegócio da suinocultura brasileira, da dinâmica tecnológica, dos arranjos organizacionais prevalecentes e dos modos de coordenação mais eficientes
      Período: 2008 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Agregação de valor às espécies vegetais nativas do Cerrado em áreas de reserva legal de produtores
      A presente proposta terá como delimitação geográfica o Distrito Federal e Entorno, onde dois problemas que afetam agricultores familiares devem ser abordados. O primeiro refere-se à pequena participação das espécies vegetais nativas do Cerrado na renda de agricultores familiares da região. O segundo está relacionado ao descumprimento da legislação ambiental, no que se refere à manutenção das áreas de reserva legal. Muitos agricultores ainda não possuem informações adequadas sobre a brigatoriedade da lei e possibilidades de uso dos recursos naturais para essas áreas. Propõe-se, dessa forma, uma pesquisa que forneça subsídios para a atuação de pesquisadores e técnicos da extensão rural na introdução de espécies vegetais nativas do Cerrado, com o objetivo de garantir o atendimento à legislação sobre reserva legal e ainda possibilitar a geração de renda para agricultores familiares a partir do aproveitamento dessas espécies. A relevância da proposta consiste em permitir, além da conservação de áreas de Cerrado, a consolidação de pesquisas cooperativas entre as instituições proponentes, com foco no desenvolvimento rural e na gestão de recursos naturais, voltados para estudos aprofundados de cadeias produtivas de espécies do Cerrado. A proposta metodológica do projeto abrange quatro dimensões de pesquisa e de ação - socioeconômica, tecnológica, ambiental e de comportamento humano no trabalho de base familiar - que deverão ser desenvolvidas de forma integrada entre as instituições participantes. As atividades do projeto estão organizadas em duas fases. A primeira fase consiste no levantamento de dados, enquanto que na segunda fase estão previstas a consolidação e difusão das informações produzidas. Espera-se obter no final do projeto o mapeamento e diagnóstico das indústrias processadoras de produtos não-madeireiros do Cerrado no Distrito Federal e Entorno, assim como o mapeamento e diagnóstico de cadeias produtivas relevantes para os produtores familiares do Distrito
      Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS NO SETOR PRODUTIVO DO AGRONEGÓCIO
      O PROJETO TEM COMO OBJETIVOS ANALISAR OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE ADULTOS NO CONTEXTO PRODUTIVO DO AGRONEGÓCIO. ALÉM DISSO, PRETENDE IDENTIFICAR AS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS OU GENÉRICAS NECESSÁRIAS AOS INDIVÍDUOS E GRUPOS DE INTERESSE COM VISTAS A COMPETITIVIDADE DO AGRONEGÓCIO
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO EM AGROECOLOGIA E AGRICULTURA ORGÂNICA DA UNB
      O projeto de criação do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da Universidade de Brasília - (CVT-AAOUnB) visa a estruturação de um Centro de Excelência na geração e difusão de conhecimentos e tecnologias em Agroecologia e Sistemas Orgânicos de produção. O CVT-AAOUnB será um espaço destinado ao desenvolvimento local, com a promoção e oferta de serviços e produtos voltados ao fortalecimento dos sistemas produtivos locais por meio da realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão tecnológica. Para alcançar seus objetivos será necessário identificar e desenvolver, tendo como base demandas locais e metodologias participativas, conhecimentos, técnicas e tecnologias sociais com foco no aprimoramento dos sistemas produtivos da região e entorno.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E MUDANÇA EM CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O AGRONEGÓCIO
      Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Trabalho e Organizacional :: APRENDIZAGEM NO TRABALHO
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Trabalho e Organizacional :: Treinamento e Avaliação
    • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração de Empresas :: Administração de Recursos Humanos

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Banca Julgadora para Avaliação de Cursos11
    Banca Julgadora para Concurso Público55
    Participação em Banca de Doutorado22
    Participação em Banca de Graduação11
    Participação em Banca de Mestrado2323
    Total3232

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso1010
    Participação em Encontro44
    Total1414

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Orientação em Andamento de Aperfeiçoamento Especialização22
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica22
    Orientação em Andamento de Mestrado11
    Orientações Concluídas para Mestrado44
    Orientações em Andamento para Graduação22
    Outras Orientações Concluídas1111
    Total2222

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho1616
    Artigo Publicado1010
    Capitulo de Livro Publicado77
    Curso de Curta Duração Ministrado88
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional11
    Livro Publicado ou Organizado11
    Organização de Evento33
    Outras Bancas Julgadoras66
    Outras Orientações em Andamento22
    Outras Participações em Eventos e Congressos22
    Texto em Jornal ou Revista11
    Trabalho em Eventos4343
    Total100100

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Trabalho Técnico22
    Total22