Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro

CitaçõesCORDEIRO, B. M. P.
Curso/ProgramaLicenciatura Pedagogia
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2017 a atual - Doutorado em Gerontologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1994 a 1997 - Mestrado em Educação
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1992 a 1993 - Linguagens Artísticas e Educação
    Fundação Brasileira de Teatro
  • Graduação - Periodo: 1981 a 1985 - Tecnologia Educacional
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1982 a 1986 - Administração Escolar
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Academia Nacional de Polícia- / Periodo: 2002 a 2004
  • Aprendizagem em EAD- / Periodo: 2011 a atual
  • Criarte - Centro de Ensino- / Periodo: 1983 a 1986
  • Fundação Bradesco- / Periodo: 1988 a 1991
  • Fundação Guimarães Rosa- / Periodo: 2010 a 2011
  • Implantação de Cursos Educacionais- / Periodo: 1986 a 1989
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2003 a 2004
  • Ministério da Justiça/ Secretaria Nacional de Segurança Pública- / Periodo: 2004 a 2018
  • Programa das Nações Unidas- / Periodo: 2010 a 2010
  • Programa das Nações Unidas- / Periodo: 2004 a 2005
  • Programa das Nações Unidas- / Periodo: 1998 a 2002
  • Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil- / Periodo: 2009 a 2010
  • Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil- / Periodo: 2008 a 2009
  • Secretaria de Segurança Pública do DF- / Periodo: 2018 a 2019
  • Serviço Nacional da Indústria e do Comércio - DF- / Periodo: 1992 a 1994
  • Tecnologia Educacional- / Periodo: 1994 a 2000
  • UDF Centro Universitário- / Periodo: 1994 a 1997
  • União Pioneira de Integração Social- / Periodo: 2003 a 2004
  • United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization- / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Mapeamento de Competências no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: Uma análise do Departamento de Recursos Humanos, do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia e órgãos subordinados
      Esta pesquisa realizou o mapeamento de competências de duas áreas estratégicas do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal que têm impacto direto na administração e melhoria dos serviços operacionais, o DERHU e o DEPCT. As competências mapeadas contribuirão para a organização, na medida em que geram subsídios para mudanças na educação profissional e na prática das funções, impactando na melhoria do desempenho organizacional.
      Período: 2018 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Avaliação da efetividade dos cursos a distância para a área de Segurança Pública: o desenvolvimento de um modelo
      o projeto possibilitou a convergência de objetivos do ensino, da pesquisa e da extensão para a produção de conhecimento que viesse a contribuir para avanços no âmbito da avaliação de efetividade e organização de cursos na área de segurança pública.
      Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA APRENDIZAGEM NO TRABALHO PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DO GEPAR
      Trata‐se de uma pesquisa aplicada de natureza avaliativa que, por meio de expedientes de consulta direta e indireta, tem como perspectiva apreciar o ?impacto das atividades de ensino no cotidiano e na carreira? dos policiais militares que participaram dos cursos de ensino continuado voltados para a atuação nas unidades do GEPAR, no período de 2008 e 2009.
      Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Educação a Distância ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Gestão de Competências ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional ::
    • Outras :: Defesa :: Segurança Pública ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização22
    Total22

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior20172018Total
    Participação em Congresso7119
    Participação em Oficina3003
    Participação em Seminário2002
    Participação em Simpósio2013
    Total141217

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outras Orientações Concluídas2626
    Total2626

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios22
    Total22

    Produção Artistícas

    Tipo de Produção20172019Total
    Artes Cênicas112
    Total112

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172019Total
    Apresentação de Trabalho60006
    Artigo Publicado30014
    Capitulo de Livro Publicado90009
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional751013
    Livro Publicado ou Organizado30003
    Organização de Evento10001
    Outras Participações em Eventos e Congressos1300013
    Outras Produções Bibliográfica60006
    Programa de Rádio ou TV40004
    Relatório de Pesquisa20013
    Texto em Jornal ou Revista20002
    Trabalho em Eventos1200012
    Total6851276

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Trabalho Técnico1818
    Total1818