Ailton Paulo de Oliveira Junior

CitaçõesOLIVEIRA JUNIOR, A. P.
Curso/ProgramaLicenciatura Matemática - EAD
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Matemática

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2007 a 2009 - Universidade de São Paulo
  • Doutorado - Periodo: 1999 a 2003 - Educação
    Universidade de São Paulo
  • Mestrado - Periodo: 1989 a 1991 - Pesquisa Operacional
    Instituto Militar de Engenharia
  • Especialização - Periodo: 2004 a 2004 - Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2005 a 2006 - Matemática
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1983 a 1988 - Bacharel em Ciências Estatísticas
    Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Atuação Profissional

  • Academia de Polícia Militar do Distrito Federal- / Periodo: 1993 a 1997
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 1993 a 1994
  • Educação Matemática Pesquisa (Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
  • Matemática e Estatística em Foco- / Periodo: 2012 a atual
  • Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)- / Periodo: 2012 a atual
  • Revista Triângulo- / Periodo: 2010 a atual
  • Revista Triângulo (2175-1609)- / Periodo: 2011 a atual
  • UDF Centro Universitário- / Periodo: 1993 a 1997
  • União Educacional de Brasília- / Periodo: 1995 a 1999
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1995 a 2007
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2001 a 2002
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2012 a 2014
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2012 a 2012
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2009 a 2012
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro- / Periodo: 2009 a 2010

Linha de Pesquisa

  • Educação Estatística
  • Educação Matemática
  • Escala de Atitudes
  • Formação de Professores

Projetos de Pesquisa

  • Competências Midiáticas em Cenários Brasileiros e Euroamericanos
    Um dos desafios enfrentados com as atuais mudanças sociotécnicas dos meios passa pela aquisição de competências midiáticas e digitais como requisito básico de cidadania. Este projeto pretende contribuir de maneira inovadora para o mapeamento de competências midiáticas e desenvolvimento de ações que as ampliem, enfocando diferentes públicos. Situado na interface da comunicação e educação, tem por objetivo investigar diferentes dimensões das competências midiáticas entre estudantes, professores e comunicadores. Trata-se de uma pesquisa interinstitucional cujos dados serão analisados em perspectiva de comparação no âmbito nacional através de seis Instituições Públicas de Ensino Superior situadas em diferentes regiões do país e no âmbito internacional envolvendo dados coletados em países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Espanha, Itália e Portugal. Este projeto está vinculado a uma Rede de investigação que visa também o fortalecimento desse campo de estudos no contexto brasileiro ao propiciar a formação de pesquisadores envolvendo desde a iniciação científica a mestrandos e doutorandos, além de favorecer a troca de experiências através da produção conjunta de conhecimento nessa área. Mapear as competências midiáticas de professores universitários que usam TICs em suas atividades de ensino na UFTM; Identificar experiências formadoras no desenvolvimento da competência midiática em professores universitários que usam TICs em suas atividades de ensino na UFTM; Identificar práticas de alfabetização midiática e informacional nos currículos de formação de professores da UFTM; Identificar práticas de alfabetização midiática e informacional nos projetos de pesquisa e extensão da UFTM
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • VALIDADE E CONFIABILIDADE DO PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFTM
    A influência de fatores pessoais e contextuais na adaptação dos alunos/calouros na instituição/curso de acolhimento tem sido analisada, face aos indicadores de (in)sucesso acadêmico, como o rendimento e a desistência dos estudos. Encontramos estes critérios, principalmente o da desistência dos estudos, comumente referidos desde há algum tempo na literatura anglo-saxônica (e.g., Astin, 1997; Brawer, 1973; Cabrera, Nora, & Castañeda, 1993; Eaton & Bean, 1993; Murtaugh, Burns, & Schuster, 1999; Tinto, 1993). Também encontramos estudos recentes realizados em Portugal, principalmente voltados para o rendimento acadêmico (Almeida e cols., 2004; Diniz, 2001, 2007; Diniz & Pinto, 2005; Soares, Almeida, Diniz, & Guisande, 2006a; Soares, Guisande, Diniz, & Almeida, 2006b). A hegemonia destes indicadores, justificável pela importância que assumem para os estudantes e suas famílias, e também como indicadores de eficácia institucional (Diniz, 2005), tem mitigado a relevância que a mudança de curso pode ter para a investigação neste domínio. Ora, esta situação não é razoável se pensarmos que esta mudança pode constituir-se como um critério de adaptação relevante, traduzindo iniciativa na procura de novas soluções face às mudanças vocacionais ou a uma situação acadêmica não desejada, e resultando em permanência no Ensino Superior. Parece, pois, relevante a exploração de fatores de caracterização acadêmica e psicossocial dos estudantes que possam estar relacionados com este fenômeno. O trabalho pretende estabelecer perfil dos alunos do curso de Bacharelado em Serviço Social da UFTM focados nos seguintes aspectos: desempenho no Ensino Médio, desempenho concurso vestibular, desempenho ENEM, características gerais e específicas dos alunos, desempenho no curso da UFTM. E assim, a partir destas informações, analisaremos as notas obtidas (testes) dos Concursos Vestibulares ora objeto de análise e as variáveis citadas, para verificar se não bons preditores do futuro desempenho dos estu
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? PIBID COORDENADOR SUBPROJETO MATEMÁTICA
    Tanto os futuros professores, quanto os professores em exercício, devem ter o entendimento de que é fundamental criar situações adequadas para serem utilizadas em sala de aula, nas quais os alunos possam propor, explorar e investigar problemas matemáticos. Esses problemas poderão surgir de situações reais, lúdicas ou imaginárias (mas não fictícias) e de investigação no interior da própria matemática. A exemplo do que ocorre em outras licenciaturas, não é raro que o aluno do Curso de Matemática se depare com a necessidade urgente de trabalhar para se manter. Via de regra, o fato impede que o aluno siga o Curso de Matemática de modo regular e com bom desempenho. O que se vê nesses casos, são alunos que se matriculam em poucas disciplinas por semestre, quando não acontece repetidas reprovações e abandonos de disciplinas, levando o aluno, após algum tempo, a desistir do Curso ou a ter cancelada a sua matrícula na Universidade. Mas mesmo quando se excluem esses casos graves, muitos são os alunos que apesar de continuarem a Faculdade chegando a colar grau, o fazem de modo bastante precário, com baixo rendimento acadêmico. O efeito da necessidade financeira é agravado pela grande carência de professores com formação na área. Essa carência faz com que o próprio mercado de trabalho absorva estudantes que ainda deveriam se dedicar apenas ao Curso. Dessa forma, compromete-se a formação do futuro professor. Sob essa ótica, vê-se a necessidade de investimento em forma de bolsas de estudos que permita ao aluno de licenciatura se dedicar ao Curso. Neste subprojeto pretendemos trabalhar com o Ensino Médio e/ou Ensino Fundamental de Escolas Estaduais escolhidas de acordo com o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2005 e 2007 (IDEB) (Tabela 1), no Exame Nacional do Ensino Médio de 2008 (ENEM) (Tabela 2) e através de visitas e conversas com a direção, a coordenação e os professores das escolas. A cidade de Uberaba conta com 34 Escolas Estaduais e destas for
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS EM UBERABA NO TRIÂNGULO MINEIRO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E À ESTATÍSTICA
    As pesquisas sobre práticas pedagógicas tem constatado que não é possível tratar do tema da aprendizagem e do ensino da Matemática sem se referir seriamente à questão do sentido e do significado da aprendizagem. Trata-se de aspecto da atividade matemática que parece estar cada vez mais presente nas preocupações dos professores, embora nem sempre eles consigam estabelecer tal relação. No entanto, são comuns as queixas por parte dos professores de que os alunos agem mecanicamente, sem dar sentido ao que fazem.Predomina, praticamente em todos os níveis de ensino de Matemática, a preocupação acentuada com o desenvolvimento de uma linguagem simbólica que se mostra distante do modo de pensar dos alunos, em especial, no ensino fundamental, porquanto pauta-se pela repetição e memorização. Assim, temas que deveriam ser tratados de forma integrada com outras áreas do conhecimento, envolvendo atividades práticas, têm sido abordados de forma isolada uns dos outros, dificultando sua aprendizagem e síntese por parte dos alunos. A Matemática mais do que nunca precisa desempenhar seu papel na formação de capacidades intelectuais, para que os alunos desenvolvam posturas críticas diante de questões sociais. Para isso é preciso antes de tudo desmistificar a Matemática como algo assustador e complicado. A aquisição de conceitos matemáticos nas primeiras séries do Ensino Fundamental é suporte não só para o decorrer da vida escolar, mas também para o cotidiano dos educandos. Por estar tão presente no dia-a-dia, este conceito devem ser bem trabalhados e desenvolvidos ao longo do processo. O papel do professor nesse período é de encaminhar os alunos para uma melhor compreensão desses conceitos, desafiando-os a encontrar soluções para questões que enfrentam na vida diária. No entanto, a realidade apresenta-nos que muitos professores sentem dificuldades na hora de trabalhar os conteúdos matemáticos. Criando-se uma barreira no desenvolvimento das aulas e no processo ensino-aprendizagem. Visan
    Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • TENDÊNCIAS DA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO BRASIL
    A Educação Estatística sempre se configurou como algo polêmico em sua perspectiva histórica, ou seja, até que ponto é possível confiar em dados estatísticos. E dessa forma, segundo Carzola (2004), o uso da Estatística e da informação estatística nem sempre respeitou os princípios éticos da divulgação científica e devido ao ?mau? uso da Estatística, esta caiu em descrédito. No entanto, nos últimos anos percebemos um crescente número de publicações de artigos referentes à Educação Estatística e constatamos a importância que essa área de conhecimento vem ganhando em congressos científicos. Como ressalta, Cazorla (2004), que a Estatística no Brasil, aos poucos, vem retomando o seu prestígio, tanto no âmbito educacional, quanto acadêmico, face à importância na formação científica e ética de cidadãos e ao seu crescente uso numa sociedade cada vez mais informatizada. Portanto, pretendemos fazer um levantamento de publicações em Educação Estatística em eventos científicos, periódicos científicos e dissertações e teses do ano de 2000 ao ano de 2012, na Educação Básica (Ensino Fundamental e no Ensino Médio) e Ensino Superior, abordando aspectos tanto quantitativos quanto qualitativos sobre o que está sendo produzido na área em nosso país e a partir deste estudo indicar as tendências da pesquisa nesta área do conhecimento.
    Período: 2012 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • DESMISTIFICANDO O PORQUÊ DO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SUA APLICAÇÃO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
    Criar textos a partir da utilização da matemática nas diversas áreas do conhecimento ligados aos eixos de conteúdos elencados pelos PCNs do Ensino Médio e que sirvam como material didático para o professor utilizar em suas aulas de matemática além de despertar os alunos para a aplicabilidade da Matemática em situações reais. Além disso, textos serão criados a partir do material didático desenvolvido numa linguagem em que possa ser veiculado na rádio da E.E. Professora Corina de Oliveira e também na Rádio Universitária da UFTM
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • PRODOCÊNCIA 028/2010
    MEMBRO do grupo do Programa PRODOCÊNCIA DA UFTM 028/2010
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • VALIDADE E CONFIABILIDADE DO PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFTM
    A seleção de candidatos à universidade faz-se, no todo ou em parte, com base em um instrumental (testes/provas) que tem a sua elaboração baseada em princípios psicométricos, que constitui uma das várias formas de medição em Psicologia. Entretanto, a revisão da literatura produzida no contexto nacional brasileiro revela que não existe um número sensível de pesquisas sobre estes instrumentos de seleção. Ao avaliar os resultados da seleção, é importante considerar que cada curso universitário apresenta um conjunto específico de disciplinas, que podem ser comuns a alguns cursos dentro de uma mesma área de ensino, mas que divergem, em geral, dos cursos de outras áreas. O rendimento escolar dos alunos deve ser medido em relação às disciplinas oferecidas em cada curso, para servir de critério de avaliação dos resultados da seleção. Obviamente, esse critério varia de um curso para outro. O avaliador deve considerar que as provas utilizadas no processo seletivo devem servir para predizer o desempenho em conjuntos diferentes de disciplinas. Pretende-se: 1. Estabelecer perfil dos alunos de Matemática da UFTM focados nos seguintes aspectos: desempenho no Ensino Médio, desempenho concurso vestibular, desempenho ENEM, características gerais e específicas dos alunos, desempenho no curso de Licenciatura em Matemática da UFTM; 2. Identificar o processo de entrada, evasão e permanência dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFTM; 3. Analisar as notas do ensino médio do grupo como bons preditores de futuros desempenhos na universidade; 4. Analisar as notas obtidas nas provas (testes) dos Concursos Vestibulares ora objeto de análise e as variáveis citadas, como bons preditores do futuro desempenho dos estudantes no curso de Matemática da UFTM, isto é, dada uma clientela que se candidata ao exame de nível superior, com características próprias, as qualidades da seleção (validade e confiabilidade) efetuada através do instrumento de medida, o vestibular, se refletem no de
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR ?ESTATÍSTICA NO COTIDIANO?: ORIENTANDO O PROFESSOR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM ESCOLAS DO BAIRRO ABADIA EM UBERABA NO ESTADO DE MINAS GERAIS
    A Estatística está cada vez mais presente na vida cotidiana dos cidadãos, visto pela difusão de informações através da mídia que utiliza gráficos e conceitos estatísticos cada vez mais elaborados. Por outro lado, a pesquisa científica envolve processos tais como coletar, organizar, sintetizar e interpretar dados, habilidades que devem ser desenvolvidas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. E para romper com um currículo tradicional é necessário que se busquem alternativas didáticas que abram espaço para pesquisa, para a expressão de diferentes opiniões, possibilitando um trabalho interdisciplinar, que enfatiza além dos conteúdos conceituais, também os procedimentais e os atitudinais. Desta forma, pretende-se investigar a possibilidade da Estatística ser geradora de um trabalho interdisciplinar capaz de criar um ambiente que favoreça a reflexão sobre os temas transversais e desenvolva atitudes positivas que auxiliem na formação de um cidadão crítico, responsável e autônomo. Além disso, buscaremos mostrar ao professor a necessidade do aluno conhecer os conceitos estatísticos para se ter uma compreensão plena de diferentes assuntos pertinentes ao seu cotidiano. A pesquisa será desenvolvida com professores do Ensino Básico, em uma amostra de escolas públicas e privadas da cidade de Uberaba, onde está localizado a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Nos instrumentos elaborados para a pesquisa, serão abordados aspectos do cotidiano para se poder detectar o conhecimento da Estatística associado aos estes aspectos e o projeto será chamado de Projeto Interdisciplinar ?Estatística no Cotidiano?. Após o desenvolvimento e análise dos elementos gerados da pesquisa será desenvolvido e oferecido aos professores da cidade de Uberaba, cursos de Estatística para dar diretrizes a estes, objetivando desenvolver atividades para fazer com que os alunos saibam utilizar os conceitos estatísticos e atividades, contribuindo assim para o ensino-aprendizagem.
    Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DIVULGAR É PRECISO
    Justificativa: Em Março de 2009 iniciou-se um novo capítulo na história da Universidade Federal do Triângulo Mineiro ? UFTM, com a abertura de cursos na área de Educação e Serviço Social. Esta ampliação dos cursos na universidade atende aos anseios da comunidade uberabense e de toda a região. A implantação dos cursos de Licenciatura e Serviço Social está marcado por uma atitude ousada, desafiadora, e coerente com a luta por um ensino superior público e de qualidade. A partir da proposta pedagógica elaborada vislumbramos uma Educação Superior de excelência. Tal projeto reafirma a necessidade social de abertura, reestruturação e expansão da universidade pública brasileira, para que se consolide enquanto instituição que universaliza saberes e possibilite a inclusão social e a formação profissional de qualidade. A Educação surge como um dos elementos para enfrentar a realidade social brasileira caracterizada pelo acirramento da desigualdade e exclusão social, aumento da concentração de renda nas mãos de uma minoria, fortalecimento das proposições neoliberais, ampliação da ideologia da globalização da economia, diminuição do acesso a direitos sociais e aumento da barbárie humana. Neste contexto concordamos com a visão de educação apresentada por Martins (2001, p. 240) : A educação como resultado, o educar como intervenção humana, necessitam responder aos problemas do homem em situação educativa. Todos os fenômenos complexos do homem em situação educativa constituirão a educação. A educação se realiza através do educativo, ou seja, tudo aquilo que dialeticamente possa favorecer ao sujeito na realização de si, o desenvolvimento, e através do educacional, isto é tudo aquilo que possa dizer respeito a intervenção, (educare) a especificação do educativo. Neste sentido a política educacional tem papel importante na construção de uma sociedade em que prevaleça o desenvolvimento sustentável, a busca pelo desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas
    Período: 2009 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Interfaces entre a universidade e a escola pública: construindo práticas e tecendo relações no cotidiano educacional - Orientando o professor na contextualização da aprendizagem da Matemática/Estatística
    Investigar a possibilidade da Matemática/Estatística ser geradora de um trabalho interdisciplinar capaz de criar um ambiente que favoreça a reflexão sobre os temas transversais e desenvolva, a partir dessas reflexões, atitudes positivas que auxiliem na formação de um cidadão crítico, responsável e autônomo.
    Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Federalismo Fiscal e Eficiência da Gestão Pública
    O Brasil é uma nação marcada por desigualdades, cuja Constituição favoreceu forte descentralização e estabeleceu uma série de mecanismos federativos, entre eles as transferências fiscais, com o objetivo de promover equilíbrio sócio-econômico. Essas questões federativas, no entanto, possuem grande repercussão sobre a performance governamental, com larga interação com desafios clássicos enfrentados pelo setor público: controle da máquina estatal, de modo a evitar seu crescimento exorbitante, sua utilização para objetivos diversos dos socialmente almejados ou o abuso na aplicação dos seus poderes, atuação com eficiência, promoção da eqüidade, do desenvolvimento econômico etc. O presente trabalho pretende estudar a questão federativa brasileira e avaliar os impactos do desenho federativo brasileiro sobre a eqüidade e a eficiência da gestão pública no Brasil.
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Título do Projeto: Monitoramento e Controle da Poluição Sonora em Ambientes Urbanos
    Título do Projeto Temático 1: Ruídos Urbanos e as Condições de Conforto Acústico em Ambientes Escolares. Título do Projeto Temático 2: Modelo Matemático para a Previsão de Ruídos devido ao Tráfego Aéreo. Título do Projeto Temático 3: Modelo Matemático para a Previsão de Ruídos devido ao Tráfego Aéreo. Coordenador Geral: Sérgio Luis Garavelli Coordenador Estatístico: Ailton Paulo de Oliveira Júnior
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Pesquisa de Vitimização no Distrito Federal: proposta de diagnóstico e análise comparativa dos dados de criminalidade.
    Realizar uma pesquisa domiciliar no Distrito Federal, estatisticamente representativa, para identificar as diversas formas de delitos sofridos pela população com vistas à estimativa dos efeitos de fatores demográficos e sócio-econômicos sobre a vitimização, bem como à espacialização da criminalidade, no período compreendido de novembro de 2002 a novembro de 2003. Objetivos Específicos a) Identificar o nível sócio-econômico das vítimas de delito no DF; b) Identificar os principais fatores demográficos das vítimas de delito no DF; c) Caracterizar os delitos prevalentes no DF, d) Relacionar delitos prevalentes com fatores demográficos presentes; e) Relacionar delitos prevalentes com níveis sócio-econômicos das vítimas; f) Identificar as características do agressor; g) Identificar os motivos de notificação ou não notificação à polícia dos delitos sofridos pelas vítimas; h) Criar um banco de dados contendo todos os dados da pesquisa; Criar conhecimento e desenvolver uma metodologia para a captação de informações de vitimização no Distrito Federal, de modo a compreender a vitimização em sua perspectiva social e a dar suporte à proposição de políticas públicas de combate à criminalidade.
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Estabelecimento de Perfil Sócio-Econômico-Cultural dos Estudantes de Graduação da Universidade Católica de Brasília e Universidade de Brasília
    O projeto pretendeu estabelecer o "perfil Sócio-Econômico" dos estudantes de graduação da Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília que teve como origem o interesse manifestado pela Alta Administração das duas instituições, consubstanciado em convênio assinado pelos então Reitores, em 07 de abril de 1997, no sentido de contar com informações capazes de subsidiar políticas acadêmicas. As informações geradas dizem respeito á adequação das estruturas pedagógicas colocadas em prática, face às características econômicas, valorativas, éticas e comportamentais de suas respectivas clientelas.
    Período: 1998 - 2001 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Políticas Públicas e de Desenvolvimento Integral Participativo de Universos Sociais Periféricos do Distrito Federal
    Convênio firmado entre a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Instituto Banco do Brasil. Responsável pela tabulação, apresentação e análise dos dados estatísticos, ou seja, a análise estatística do projeto. A pesquisa visou: promover o desenvolvimento integral participativo de universos periféricos, parcial ou completamente marginalizados dos benefícios e decisões do desenvolvimento que lhes concerne; somar esforços de professores e alunos da Universidade Católica de Brasília do projeto DIPAR com os da população constitutiva dos universos sociais abordados,a começar pelo do Areal/Águas Claras no Distrito Federal, em levantamentos (?surveys?) e outras pesquisas que permitam conhecimento em extensão e em profundidade da realidade social global de tais universos, das aspirações dos diversos subgrupos que os constituem, das políticas públicas governamentais propostas para cada universo social; realimentar o ensino na Universidade Católica de Brasília, especialmente o das Ciência Humanas e Sociais no que concerne ao desenvolvimento, através das resultados alcançados e avaliados, neste projeto, pela pesquisa e pela extensão universitária; compatibilizar o trabalho e professores e alunos da UCB, integrantes do Projeto DIPAR, com os das lideranças da população participante desse projeto, no sentido de implantar processo de desenvolvimento integral participativo nos universos sociais periféricos situados na área de atuação do Projeto DIPAR. A pesquisa foi apresentada na II Jornada de Produção Científica das Universidades Católicas do Centro Oeste, em outubro de 1998, sendo impressos 3.000 exemplares, para distribuição em Universidades do País e estrangeiras, como a Universidade de Harvard (Políticas Públicas e de Desenvolvimento Integral Participativo de Universos Sociais Periféricos do Distrito Federal. Distrito Federal: Petry Gráfica e Editora, 1998 (Acadêmica)).
    Período: 1996 - 1998 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Exatas e da Terra :: Matemática :: ::
  • Ciências Exatas e da Terra :: Probabilidade e Estatística :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos8008
Banca Julgadora para Concurso Público140014
Participação em Banca de Doutorado1001
Participação em Banca de Exame de Qualificação5308
Participação em Banca de Graduação270128
Participação em Banca de Mestrado7108
Total624167

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Congresso11011
Participação em Encontro21223
Participação em Oficina101
Participação em Seminário10212
Participação em Simpósio101
Total44448

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica0101
Orientação em Andamento de Mestrado0303
Orientações Concluídas para Mestrado5229
Orientações em Andamento para Graduação1102
Outras Orientações Concluídas720072
Total787287

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Apresentação de Trabalho731074
Artigo Aceito para Publicação0022
Artigo Publicado184022
Capitulo de Livro Publicado210021
Curso de Curta Duração Ministrado4004
Livro Publicado ou Organizado1203
Organização de Evento160016
Outras Bancas Julgadoras110011
Outras Participações em Eventos e Congressos210021
Outras Produções Bibliográfica2002
Programa de Rádio ou TV300030
Relatório de Pesquisa1001
Texto em Jornal ou Revista1001
Trabalho em Eventos838091
Total282152299