This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Joadir Antônio Foresti
Citações | FORESTI, Joadir A. |
Curso/Programa | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2002 a 2006 - Comunicação Social
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Mestrado - Periodo: 1998 a 1999 - Comunicação Social
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Especialização - Periodo: 2017 a atual - Gestão Empresarial
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Graduação - Periodo: 1994 a 1997 - Comunicação Social - Jornalismo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Graduação - Periodo: 1988 a 1990 - Ciências Religiosas
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Atuação Profissional
- Appui Treinamento e Desenvolvimento LTDA ME- / Periodo: 2011 a atual
- Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário- / Periodo: 2006 a 2008
- Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2015 a atual
- Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2015 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2018 a 2018
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2017 a 2017
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2002 a 2008
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2006 a 2007
- Revista Diálogos- / Periodo: 2014 a atual
- Revista Diálogos- / Periodo: 2014 a atual
- Sociedade Meridional de Educação- / Periodo: 2003 a 2008
- União Marista do Brasil- / Periodo: 2005 a 2007
- União Sul Brasileira de Educação e Ensino- / Periodo: 1996 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2017
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2010
Linha de Pesquisa
- Comunicação, Cultura e Tecnologias
- Convergência Digital nos Processos Comunicacionais
- Cultura Midiática e Educação
- Desenvolvimento humano nos contextos sócio-educativos
- Educação, Juventude e Sociedade
- Educomunicação
- Processos Comunicacionais na Cultura Mediática
Projetos de Pesquisa
- Juventude, educação, e tecnologias: sociabilidades e aprendizagens - JETSA
A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central saber "Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades?" Visa investigar as relações entre o trinômio[Juventude, Educação e Tecnologias] nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital. Objetiva compreender como os adolescentes e jovens se apropriam das TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. A partir do objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como tipos de aprendizagens( política: ciberativismo, etc.), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Mediação de Conflitos em Organizações Públicas Desenvolvimento de Competências Comunicativas para Capacitação e Gestão
Pesquisa acerca da condução de gestão da mediação de conflitos em Organizações Públicas, utilizando competências comunicacionais. Produção de material didático pedagógico, com base nos resultados da pesquisa, para capacitar funcionários públicos a coordenarem atividades de mediação no âmbito das Instituições a que servem.
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: desafios e possibilidades para a educomunicação
A educação inclusiva e acessibilidade é tema atual e de alta relevância para a sociedade, estimulando instituições educacionais a buscarem formas de se engajar nessa tarefa. O projeto Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: desafios e possibilidades para a educomunicação visa estabelecer um núcleo de estudos e experimentações na busca de soluções para a prática didático-pedagógica envolvendo docentes, estudantes, corpo técnico da Universidade Católica de Brasília e instituições parceiras. A ênfase está nos processos e produtos midiáticos, tanto como recursos educacionais, como de informação. Mas também se busca consolidar práticas de formação dos agentes envolvidos, de tal sorte que a cultura midiática da organização reflita seus princípios de acolhida à causa da pessoa com deficiência. Palavras-chave: Acessibilidade, Cultura Midiática, Cidadania, Educomunicação.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Educomunicação: vídeo, foto e impresso - Conexões comunicativas
Um grupo de alunos dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e/ou Publicidade de Propaganda) deverá se preparar para oferecer oficinas a alunos de cursos de licenciatura (integrantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência), para que eles estejam preparados a capacitar alunos do Ensino Médio de escolas públicas parceiras da região. Ao final apresentarão produtos na foram de videodocumentário, exposição fotográfica e informativo impresso.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Projeto Voluntariado Tribos
Consultoria ao projeto Tribos da ONG Parceiros Voluntários na elaboração e cadernos de estudo com temas de Comunicação, educação e Educomunicação.
Período: 2016 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - Cultura midiática e educação : teorias e perspectivas para o DF
O projeto busca Identificar se as matrizes curriculares e as práticas pedagógicas da UCB levam em consideração a presença paradigmática da cultura midiática nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso procura averiguar nas matrizes curriculares do curso de Comunicação Social e das licenciaturas da UCB elementos que promovem interação entre mídia e educação; inclusive verificar como os docentes dos cursos de Comunicação Social e das licenciaturas percebem a presença da cultura midiática nos processos de aprendizagem de seus alunos; por fim, o projeto pretende identificar e descrever como os docentes adaptam suas práticas pedagógicas às mudanças do paradigma.
Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Portal-Laboratório de Convergência Digital
Pesquisa de implantação de mídias de convergência digital no Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília. O projeto do portal fundamenta-se nos conceitos de convergência e transversalidade entre as mídias. Nesse sentido, possibilita a criação singular de uma produção interdisciplinar e experimentação de narrativas transmidiáticas que, sem as pressões do mercado, torna-se um campo fértil de produção teórica e crítica acerca das transformações subjetivas que o mundo contemporâneo coloca em movimento. Toda essa incursão pelo digital articula, como ferramentas e lógica de produção, a elaboração de notícias jornalísticas em texto, áudio, foto, vídeo, animação, infografia; produtos audiovisuais (TV, cinema e áudio), como curtas, podcasts, entrevistas, talk shows; experimentações fotográficas; ensaios publicitários; divulgação de pesquisas e conteúdos acadêmicos e o uso crítico das redes sociais ? espaço altamente dominado e compreendido pela geração que compõe o corpo estudantil hoje. Em suma, o projeto prevê não somente a utilização do que já se produz no curso de comunicação, mas também e, principalmente, a ampliação dessa produção.
Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escola
Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escolas - Pesquisa voltada para o entendimento das mídias digitais e seu papel na educação, em especial, de jovens em ambiente escolar, tendo como objetivo final a produção de material didático audiovisual que possibilite o enfrentamento preventivo do fenômeno do bullying em escolas públicas e/ou privadas do Distrito Federal de Ensino Fundamental, seguindo o exemplo do programa implantado pelo UNICEF na Malásia
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Mídia e Educação: novos paradigmas para pensar as relações da mídia contemporânea com a violência no contexto educacional
A relação do telespectador com a mídia e seus produtos culturais podem construir significações no campo da educação pelas manifestações artísticas, de gênero, de poder, de gerenciamento e relacionamento interpessoal.
Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Administração de Unidades Educativas ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Organizacional ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Educomunicação ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Processos da Comunicação ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Professor Titular | 1 | 2 | 0 | 0 | 3 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 2 | 0 | 0 | 1 | 3 |
Participação em Banca de Graduação | 36 | 3 | 1 | 2 | 42 |
Participação em Banca de Mestrado | 4 | 1 | 0 | 0 | 5 |
Total | 43 | 7 | 1 | 3 | 54 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 7 | 0 | 0 | 7 |
Participação em Encontro | 5 | 2 | 1 | 8 |
Participação em Oficina | 0 | 2 | 0 | 2 |
Participação em Seminário | 6 | 2 | 0 | 8 |
Total | 18 | 6 | 1 | 25 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 2 | 2 | 0 | 0 | 4 |
Orientações em Andamento para Graduação | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 25 | 1 | 1 | 0 | 27 |
Total | 27 | 3 | 1 | 1 | 32 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 4 | 4 |
Total | 4 | 4 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 27 | 3 | 2 | 2 | 34 |
Artigo Publicado | 2 | 1 | 0 | 0 | 3 |
Capitulo de Livro Publicado | 2 | 1 | 0 | 0 | 3 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 0 | 0 | 1 | 2 |
Organização de Evento | 9 | 5 | 1 | 0 | 15 |
Outras Bancas Julgadoras | 2 | 2 | 0 | 0 | 4 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 3 | 0 | 0 | 5 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 0 | 1 | 0 | 2 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 15 | 0 | 1 | 0 | 16 |
Total | 69 | 15 | 5 | 3 | 92 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 2 | 0 | 1 | 3 |
Prefacio Posfacio | 1 | 0 | 0 | 1 |
Processos e Técnicas | 1 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 7 | 6 | 1 | 14 |
Total | 11 | 6 | 2 | 19 |