Joadir Antônio Foresti

CitaçõesFORESTI, Joadir A.
Curso/ProgramaComunicação Social - Publicidade e Propaganda
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2002 a 2006 - Comunicação Social
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mestrado - Periodo: 1998 a 1999 - Comunicação Social
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Especialização - Periodo: 2017 a atual - Gestão Empresarial
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Graduação - Periodo: 1994 a 1997 - Comunicação Social - Jornalismo
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Graduação - Periodo: 1988 a 1990 - Ciências Religiosas
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Atuação Profissional

  • Appui Treinamento e Desenvolvimento LTDA ME- / Periodo: 2011 a atual
  • Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário- / Periodo: 2006 a 2008
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2015 a atual
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2015 a atual
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2018 a 2018
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2017 a 2017
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2002 a 2008
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2006 a 2007
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2014 a atual
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2014 a atual
  • Sociedade Meridional de Educação- / Periodo: 2003 a 2008
  • União Marista do Brasil- / Periodo: 2005 a 2007
  • União Sul Brasileira de Educação e Ensino- / Periodo: 1996 a 2008
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2017
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2010

Linha de Pesquisa

  • Comunicação, Cultura e Tecnologias
  • Convergência Digital nos Processos Comunicacionais
  • Cultura Midiática e Educação
  • Desenvolvimento humano nos contextos sócio-educativos
  • Educação, Juventude e Sociedade
  • Educomunicação
  • Processos Comunicacionais na Cultura Mediática

Projetos de Pesquisa

  • Juventude, educação, e tecnologias: sociabilidades e aprendizagens - JETSA
    A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central saber "Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades?" Visa investigar as relações entre o trinômio[Juventude, Educação e Tecnologias] nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital. Objetiva compreender como os adolescentes e jovens se apropriam das TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. A partir do objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como tipos de aprendizagens( política: ciberativismo, etc.), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Mediação de Conflitos em Organizações Públicas Desenvolvimento de Competências Comunicativas para Capacitação e Gestão
    Pesquisa acerca da condução de gestão da mediação de conflitos em Organizações Públicas, utilizando competências comunicacionais. Produção de material didático pedagógico, com base nos resultados da pesquisa, para capacitar funcionários públicos a coordenarem atividades de mediação no âmbito das Instituições a que servem.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: desafios e possibilidades para a educomunicação
    A educação inclusiva e acessibilidade é tema atual e de alta relevância para a sociedade, estimulando instituições educacionais a buscarem formas de se engajar nessa tarefa. O projeto Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: desafios e possibilidades para a educomunicação visa estabelecer um núcleo de estudos e experimentações na busca de soluções para a prática didático-pedagógica envolvendo docentes, estudantes, corpo técnico da Universidade Católica de Brasília e instituições parceiras. A ênfase está nos processos e produtos midiáticos, tanto como recursos educacionais, como de informação. Mas também se busca consolidar práticas de formação dos agentes envolvidos, de tal sorte que a cultura midiática da organização reflita seus princípios de acolhida à causa da pessoa com deficiência. Palavras-chave: Acessibilidade, Cultura Midiática, Cidadania, Educomunicação.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Educomunicação: vídeo, foto e impresso - Conexões comunicativas
    Um grupo de alunos dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e/ou Publicidade de Propaganda) deverá se preparar para oferecer oficinas a alunos de cursos de licenciatura (integrantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência), para que eles estejam preparados a capacitar alunos do Ensino Médio de escolas públicas parceiras da região. Ao final apresentarão produtos na foram de videodocumentário, exposição fotográfica e informativo impresso.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Projeto Voluntariado Tribos
    Consultoria ao projeto Tribos da ONG Parceiros Voluntários na elaboração e cadernos de estudo com temas de Comunicação, educação e Educomunicação.
    Período: 2016 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Cultura midiática e educação : teorias e perspectivas para o DF
    O projeto busca Identificar se as matrizes curriculares e as práticas pedagógicas da UCB levam em consideração a presença paradigmática da cultura midiática nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso procura averiguar nas matrizes curriculares do curso de Comunicação Social e das licenciaturas da UCB elementos que promovem interação entre mídia e educação; inclusive verificar como os docentes dos cursos de Comunicação Social e das licenciaturas percebem a presença da cultura midiática nos processos de aprendizagem de seus alunos; por fim, o projeto pretende identificar e descrever como os docentes adaptam suas práticas pedagógicas às mudanças do paradigma.
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Portal-Laboratório de Convergência Digital
    Pesquisa de implantação de mídias de convergência digital no Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília. O projeto do portal fundamenta-se nos conceitos de convergência e transversalidade entre as mídias. Nesse sentido, possibilita a criação singular de uma produção interdisciplinar e experimentação de narrativas transmidiáticas que, sem as pressões do mercado, torna-se um campo fértil de produção teórica e crítica acerca das transformações subjetivas que o mundo contemporâneo coloca em movimento. Toda essa incursão pelo digital articula, como ferramentas e lógica de produção, a elaboração de notícias jornalísticas em texto, áudio, foto, vídeo, animação, infografia; produtos audiovisuais (TV, cinema e áudio), como curtas, podcasts, entrevistas, talk shows; experimentações fotográficas; ensaios publicitários; divulgação de pesquisas e conteúdos acadêmicos e o uso crítico das redes sociais ? espaço altamente dominado e compreendido pela geração que compõe o corpo estudantil hoje. Em suma, o projeto prevê não somente a utilização do que já se produz no curso de comunicação, mas também e, principalmente, a ampliação dessa produção.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escola
    Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escolas - Pesquisa voltada para o entendimento das mídias digitais e seu papel na educação, em especial, de jovens em ambiente escolar, tendo como objetivo final a produção de material didático audiovisual que possibilite o enfrentamento preventivo do fenômeno do bullying em escolas públicas e/ou privadas do Distrito Federal de Ensino Fundamental, seguindo o exemplo do programa implantado pelo UNICEF na Malásia
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Mídia e Educação: novos paradigmas para pensar as relações da mídia contemporânea com a violência no contexto educacional
    A relação do telespectador com a mídia e seus produtos culturais podem construir significações no campo da educação pelas manifestações artísticas, de gênero, de poder, de gerenciamento e relacionamento interpessoal.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Administração de Unidades Educativas ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Organizacional ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Educomunicação ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Processos da Comunicação ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Banca Julgadora para Professor Titular12003
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização01001
Participação em Banca de Exame de Qualificação20013
Participação em Banca de Graduação3631242
Participação em Banca de Mestrado41005
Total4371354

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Participação em Congresso7007
Participação em Encontro5218
Participação em Oficina0202
Participação em Seminário6208
Total186125

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica22004
Orientações em Andamento para Graduação00011
Outras Orientações Concluídas2511027
Total2731132

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios44
Total44

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Apresentação de Trabalho2732234
Artigo Publicado21003
Capitulo de Livro Publicado21003
Curso de Curta Duração Ministrado10001
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional30003
Livro Publicado ou Organizado10012
Organização de Evento951015
Outras Bancas Julgadoras22004
Outras Participações em Eventos e Congressos30003
Outras Produções Bibliográfica23005
Programa de Rádio ou TV10102
Texto em Jornal ou Revista10001
Trabalho em Eventos1501016
Total69155392

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Outra Produção Técnica2013
Prefacio Posfacio1001
Processos e Técnicas1001
Trabalho Técnico76114
Total116219