This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Francisco Villa Ulhôa Botelho
Citações | BOTELHO, F. V. U. |
Curso/Programa | Diretoria CV - EAD |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2003 a 2007 - Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Mestrado - Periodo: 1994 a 1996 - Transportes
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2001 a 2001 - Coach Ontológico Organizacional
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1983 a 1988 - Bacharelado em Sociologia
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Câmara dos Deputados- / Periodo: 1992 a 1994
- Câmara Municipal de Contagem- / Periodo: 1989 a 1991
- Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 1995 a 2001
- Colabor@ (Curitiba)- / Periodo: 2008 a 2013
- Estudos de Psicologia (UFRN)- / Periodo: 2009 a 2009
- Faculdades Integradas do Planalto Central- / Periodo: 1993 a 1995
- Fundação Educacional de Contagem- / Periodo: 1992 a 1992
- Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2013 a atual
- Revista Aprendizagem em EAD- / Periodo: 2012 a 2013
- Revista Brasileira de Educação a Distância- / Periodo: 2011 a atual
- Secretaria de Educação de Minas Gerais- / Periodo: 1991 a 1992
- Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem Em Transporte- / Periodo: 1997 a 1998
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1999 a 2013
Linha de Pesquisa
- Avaliação em Educação a Distância
- Avaliação Global de Formação em Educação a Distância
Projetos de Pesquisa
- Grupo Interinstitucional para avaliação de efetividade de projetos e cursos realizados por meio de Educação a Distância
O grupo tem pesquisado o tema Avaliação de Cursos a Distância. Mais recentemente foram estudadas as interações entre participantes de cursos a distância entre si e com os professores responsáveis, por meio de fóruns de discussão. Tal pesquisa resultou na tese de doutorado do atual líder do grupo (Francisco Botelho). As pesquisas realizadas por esse grupo geram resultados importantes para a consolidação das ações em Educação a Distância da Universidade Católica de Brasília Virtual e instituições parceiras. Foram apresentados vários trabalhos em congressos científicos e publicados artigos em periódicos e capítulos de livros. Além de formar estudantes de graduação em programas de iniciação científica e contribuir para a formação de pesquisadores doutores.
Período: 2004 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Avaliação Global de Formação em Educação a Distância
O projeto de pesquisa, Avaliação Global de Formação em Educação a Distância, tem como objetivo geral: investigar a qualidade de processos interativos na educação a distância, correlacioná-la aos resultados de desempenho (aprendizagem) e demais medidas avaliativas nos níveis de reação e impacto, bem como pesquisar e desenvolver sistemas informatizados de suporte aos processos interativos. Este projeto tem três grandes eixos: (1) relacionado à avaliação de efetividade de cursos a distância, nos níveis de aprendizagem, reação e impacto; (2) relativo à avaliação dos processos interativos e seus vínculos com outras medidas de avaliação em educação a distância; e (3) referente ao desenvolvimento tecnológico de um sistema capaz de gerenciar e avaliar a qualidade dos processos interativos, por meio de análise lingüística dos discursos dos atores em educação a distância (professores/tutores, alunos, secretaria, suporte técnico). Para alcançar tais objetivos, participarão desse projeto professores pesquisadores das seguintes áreas do conhecimento: Educação, Psicologia, Informática e Gestão do Conhecimento. Os dados serão obtidos por meio de fóruns de discussão, chats, mensagens eletrônicas, entrevistas e questionários com itens fechados e abertos. Serão utilizados procedimentos variados para análise dos dados, prevendo-se realizar: análises de discursos e análises estatísticas descritivas e multivariadas e análises não-lineares. Os resultados esperados dessa pesquisa dizem respeito à contribuição para o avanço científico e tecnológico da área de educação a distância, à formação de pessoal e ao fornecimento de subsídios para programas de extensão da Universidade. Como produto dessa pesquisa serão elaborados relatórios técnicos-científicos, apresentações dos resultados em eventos científicos nacionais e internacionais, bem como a submissão de artigos para publicação em periódicos científicos. Palavras-chaves: avaliação, educação a distância, processos interativos, sistema infor
Período: 2005 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Projeto Agenda Educação
O Projeto Agenda Educação teve como objetivo melhorar o desempenho educacional dos alunos de uma escola pública, por meio da implementação de uma metodologia participativa que qualifica os processos de aprendizagem mediante o envolvimento e participação comunitária, integrando assim, os processos educacionais e de participação social. O procedimento geral se constituiu em iniciar o Projeto na Escola nº 66 do Sol Nascente (Ceilândia, DF), localizada em território de alta vulnerabilidade social, com baixos resultados de aprendizagem (tomando-se como referência os índices oficiais do Governo, como os resultados da Prova Brasil). As iniciativas visavam desenvolver um projeto piloto nessa escola e no seu entorno, com duração de dois anos, esperando resultados de melhorias significativas de aprendizagem dos estudantes e no envolvimento da comunidade circunvizinha da escola na busca de soluções para os desafios mais urgentes. Este Projeto contou com a participação de técnicos, professores e pesquisadores das seguintes instituições: Centro Popular de Formação da Juventude, Universidade Católica de Brasília, Universidade de Brasília, Universidade de Harvard, Instituto Tecnológico de Massachusetts, Secretaria de Estado de Educação do DF/Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF.
Período: 2012 - 2013 / Situação: DESATIVADO / Natureza: EXTENSAO - Avaliação em Educação a Distância
Descrição: O projeto de pesquisa, Avaliação de Educação a Distância, tem como objetivo geral: desenvolver e implementar um modelo de avaliação de efetividade de cursos de educação a distância, bem como investigar o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor a distância. Este projeto está dividido em dois sub-projetos: (1) avaliação de efetividade de cursos a distância e (2) investigação do impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor a distância. As metodologias de pesquisa nos dois sub-projetos são semelhantes e prevêem coletas de dados por meio de questionários, com itens fechados e abertos, e entrevistas. Serão apresentados como produtos dessa pesquisa relatórios técnicos-científicos para devolução de resultados às instituições participantes, quando for o caso, e à Diretoria de Tecnologia Educacional e Educação a Distância da Universidade Católica de Brasília; bem como a submissão de pelo menos dois artigos à publicação em periódicos científicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Costa e Silva - Integrante / Renata Brandini - Integrante / Lêda Gonçalves de Freitas - Integrante / Lucia Henriques Sallorenzo - Integrante / Francisco Villa Ulhôa Botelho - Coordenador / Ivan Rocha Neto - Integrante.
Período: 2004 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Avaliação de cursos e programas de Educação a Distância ::
- Ciências Humanas :: Educação :: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Informática na Educação ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Tecnologia Educacional e Educação a Distância ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração de Setores Específicos ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Italiano: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 2 | 2 |
Participação em Banca de Doutorado | 1 | 1 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 1 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 1 | 1 |
Participação em Banca de Mestrado | 4 | 4 |
Total | 9 | 9 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 14 | 14 |
Participação em Encontro | 10 | 10 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 3 | 3 |
Participação em Simpósio | 2 | 2 |
Total | 30 | 30 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações Concluídas para Mestrado | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 3 | 3 |
Total | 4 | 4 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Artigo Publicado | 6 | 6 |
Capitulo de Livro Publicado | 10 | 10 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 8 | 8 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 52 | 52 |
Organização de Evento | 2 | 2 |
Outras Bancas Julgadoras | 8 | 8 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 11 | 11 |
Participação em Feira | 1 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 12 | 12 |
Total | 112 | 112 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 2 | 2 |
Prefacio Posfacio | 1 | 1 |
Software | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 9 | 9 |
Total | 13 | 13 |