Francisco Villa Ulhôa Botelho

CitaçõesBOTELHO, F. V. U.
Curso/ProgramaDiretoria CV - EAD
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2003 a 2007 - Informática na Educação
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mestrado - Periodo: 1994 a 1996 - Transportes
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2001 a 2001 - Coach Ontológico Organizacional
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1983 a 1988 - Bacharelado em Sociologia
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Câmara dos Deputados- / Periodo: 1992 a 1994
  • Câmara Municipal de Contagem- / Periodo: 1989 a 1991
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 1995 a 2001
  • Colabor@ (Curitiba)- / Periodo: 2008 a 2013
  • Estudos de Psicologia (UFRN)- / Periodo: 2009 a 2009
  • Faculdades Integradas do Planalto Central- / Periodo: 1993 a 1995
  • Fundação Educacional de Contagem- / Periodo: 1992 a 1992
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2013 a atual
  • Revista Aprendizagem em EAD- / Periodo: 2012 a 2013
  • Revista Brasileira de Educação a Distância- / Periodo: 2011 a atual
  • Secretaria de Educação de Minas Gerais- / Periodo: 1991 a 1992
  • Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem Em Transporte- / Periodo: 1997 a 1998
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1999 a 2013

Linha de Pesquisa

  • Avaliação em Educação a Distância
  • Avaliação Global de Formação em Educação a Distância

Projetos de Pesquisa

  • Grupo Interinstitucional para avaliação de efetividade de projetos e cursos realizados por meio de Educação a Distância
    O grupo tem pesquisado o tema Avaliação de Cursos a Distância. Mais recentemente foram estudadas as interações entre participantes de cursos a distância entre si e com os professores responsáveis, por meio de fóruns de discussão. Tal pesquisa resultou na tese de doutorado do atual líder do grupo (Francisco Botelho). As pesquisas realizadas por esse grupo geram resultados importantes para a consolidação das ações em Educação a Distância da Universidade Católica de Brasília Virtual e instituições parceiras. Foram apresentados vários trabalhos em congressos científicos e publicados artigos em periódicos e capítulos de livros. Além de formar estudantes de graduação em programas de iniciação científica e contribuir para a formação de pesquisadores doutores.
    Período: 2004 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação Global de Formação em Educação a Distância
    O projeto de pesquisa, Avaliação Global de Formação em Educação a Distância, tem como objetivo geral: investigar a qualidade de processos interativos na educação a distância, correlacioná-la aos resultados de desempenho (aprendizagem) e demais medidas avaliativas nos níveis de reação e impacto, bem como pesquisar e desenvolver sistemas informatizados de suporte aos processos interativos. Este projeto tem três grandes eixos: (1) relacionado à avaliação de efetividade de cursos a distância, nos níveis de aprendizagem, reação e impacto; (2) relativo à avaliação dos processos interativos e seus vínculos com outras medidas de avaliação em educação a distância; e (3) referente ao desenvolvimento tecnológico de um sistema capaz de gerenciar e avaliar a qualidade dos processos interativos, por meio de análise lingüística dos discursos dos atores em educação a distância (professores/tutores, alunos, secretaria, suporte técnico). Para alcançar tais objetivos, participarão desse projeto professores pesquisadores das seguintes áreas do conhecimento: Educação, Psicologia, Informática e Gestão do Conhecimento. Os dados serão obtidos por meio de fóruns de discussão, chats, mensagens eletrônicas, entrevistas e questionários com itens fechados e abertos. Serão utilizados procedimentos variados para análise dos dados, prevendo-se realizar: análises de discursos e análises estatísticas descritivas e multivariadas e análises não-lineares. Os resultados esperados dessa pesquisa dizem respeito à contribuição para o avanço científico e tecnológico da área de educação a distância, à formação de pessoal e ao fornecimento de subsídios para programas de extensão da Universidade. Como produto dessa pesquisa serão elaborados relatórios técnicos-científicos, apresentações dos resultados em eventos científicos nacionais e internacionais, bem como a submissão de artigos para publicação em periódicos científicos. Palavras-chaves: avaliação, educação a distância, processos interativos, sistema infor
    Período: 2005 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto Agenda Educação
    O Projeto Agenda Educação teve como objetivo melhorar o desempenho educacional dos alunos de uma escola pública, por meio da implementação de uma metodologia participativa que qualifica os processos de aprendizagem mediante o envolvimento e participação comunitária, integrando assim, os processos educacionais e de participação social. O procedimento geral se constituiu em iniciar o Projeto na Escola nº 66 do Sol Nascente (Ceilândia, DF), localizada em território de alta vulnerabilidade social, com baixos resultados de aprendizagem (tomando-se como referência os índices oficiais do Governo, como os resultados da Prova Brasil). As iniciativas visavam desenvolver um projeto piloto nessa escola e no seu entorno, com duração de dois anos, esperando resultados de melhorias significativas de aprendizagem dos estudantes e no envolvimento da comunidade circunvizinha da escola na busca de soluções para os desafios mais urgentes. Este Projeto contou com a participação de técnicos, professores e pesquisadores das seguintes instituições: Centro Popular de Formação da Juventude, Universidade Católica de Brasília, Universidade de Brasília, Universidade de Harvard, Instituto Tecnológico de Massachusetts, Secretaria de Estado de Educação do DF/Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: DESATIVADO / Natureza: EXTENSAO
  • Avaliação em Educação a Distância
    Descrição: O projeto de pesquisa, Avaliação de Educação a Distância, tem como objetivo geral: desenvolver e implementar um modelo de avaliação de efetividade de cursos de educação a distância, bem como investigar o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor a distância. Este projeto está dividido em dois sub-projetos: (1) avaliação de efetividade de cursos a distância e (2) investigação do impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor a distância. As metodologias de pesquisa nos dois sub-projetos são semelhantes e prevêem coletas de dados por meio de questionários, com itens fechados e abertos, e entrevistas. Serão apresentados como produtos dessa pesquisa relatórios técnicos-científicos para devolução de resultados às instituições participantes, quando for o caso, e à Diretoria de Tecnologia Educacional e Educação a Distância da Universidade Católica de Brasília; bem como a submissão de pelo menos dois artigos à publicação em periódicos científicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Costa e Silva - Integrante / Renata Brandini - Integrante / Lêda Gonçalves de Freitas - Integrante / Lucia Henriques Sallorenzo - Integrante / Francisco Villa Ulhôa Botelho - Coordenador / Ivan Rocha Neto - Integrante.
    Período: 2004 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Avaliação de cursos e programas de Educação a Distância ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Informática na Educação ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Tecnologia Educacional e Educação a Distância ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração de Setores Específicos ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Italiano: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização22
Participação em Banca de Doutorado11
Participação em Banca de Exame de Qualificação11
Participação em Banca de Graduação11
Participação em Banca de Mestrado44
Total99

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1414
Participação em Encontro1010
Participação em Oficina11
Participação em Seminário33
Participação em Simpósio22
Total3030

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientações Concluídas para Mestrado11
Outras Orientações Concluídas33
Total44

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Artigo Publicado66
Capitulo de Livro Publicado1010
Curso de Curta Duração Ministrado88
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional5252
Organização de Evento22
Outras Bancas Julgadoras88
Outras Participações em Eventos e Congressos1111
Participação em Feira11
Programa de Rádio ou TV11
Texto em Jornal ou Revista11
Trabalho em Eventos1212
Total112112

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Mídia Social, Website ou Blog22
Prefacio Posfacio11
Software11
Trabalho Técnico99
Total1313