Patricia Limaverde Nascimento

CitaçõesNASCIMENTO, P. L.;LIMAVERDE, P.;LIMAVERDE, Patricia
Curso/ProgramaEspecialização em Educação a Distância
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2011 a 2014 - Educação
    Universidade Católica de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Educação (Currículo)
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 2002 a 2005 - Ciências Biológicas - Licenciatura Plena
    Universidade Estadual do Ceará

Atuação Profissional

  • Escola VILA- / Periodo: 2001 a 2013
  • Escola VILA- / Periodo: 1997 a 2000
  • Escola VILA- / Periodo: 1996 a 1997
  • Escola VILA- / Periodo: 1992 a 1995
  • Prefeitura Municipal de Beberibe- / Periodo: 2004 a 2005
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2013
  • Universidade Estadual do Ceará- / Periodo: 2013 a atual
  • Universitat de Barcelona- / Periodo: 2012 a 2013

Linha de Pesquisa

  • Complexidade e Transdisciplinaridade
  • Curriculo Ecossistêmico e Transdisciplinaridade
  • Docência Transdisciplinar e formação de professores

Projetos de Pesquisa

  • Formação Holística de Base UNIPAZ-CE em parceria com UECE
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Grupo de pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade -ECOTRANSD
    Deste projeto de pesquisa fazem parte nove doutores, sete doutorandos e quatro mestres, totalizando vinte pesquisadores, distribuídos entre São Paulo, Brasília, Fortaleza e Sevilha. Objetiva a criação de metodologia de formação docente baseada na complexidade e transdisciplinaridade, tendo como foco a docência transdisciplinar. Vem construindo conhecimento específico a partir de disciplinas de pós-graduação, em nível de especialização e Pós-Graduação stricto sensu. Em 2012, na linha de pesquisa 01, foram desenvolvidos cinco cursos (20h) e publicados quatro artigos em periódicos, dois livros e cinco capítulos de livros, além de dois prefácios e oito trabalhos em Anais. Duas dissertações de mestrado concluídas e seis teses de doutorado em andamento. Um dos trabalhos importantes de divulgação científica ocorre a partir da criação de um blog no Portal do Professor do MEC, intitulado ? Transdisciplinaridade na sala de aula. O grupo tem participado de eventos nacionais e internacionais, apresentado trabalhos e conferências. Ao todo, 26 eventos, dos quais 14 internacionais. Destaca-se o relevante apoio e parceria com o grupo de pesquisa GIAD/UB. Vários pesquisadores integram Comitês Científicos . A líder é coordenadora adjunta de duas redes internacionais de pesquisa (REDFUT/UB e RIES/UB). Tais participações refletem o grau de internacionalização do ECOTRANSD. Na Linha 02, Complexidade e transdisciplinaridade e Educação, foram publicados artigos em periódicos, oito capítulos; três publicados em Anais. Na Linha de Pesquisa 03 destacam-se onze publicações em Anais, dois capítulos de livros e um livro lançado na Colômbia. Foi feita a produção de materiais didáticos para curso de especialização, 360h, virtual, além de material para o curso de Orientación Educativa , para o Chile. Em 2012: 05 artigos, 03 livros, 14 capítulos, 22 trabalhos em Anais, duas dissertações concluídas e 6 teses em andamento, além da participação em 33 eventos nacionais e interna
    Período: 2008 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Docência Transdisciplinar
    O projeto tem como objetivo contribuir para a polinização de novas metodologias de formação docente, tanto na modalidade presencial como virtual, no sentido de expandir o novo olhar transdisciplinarnpara situações educacionais, nas mais diversas áreas do conhecimento.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Red Internacional de Instituciones Educativas Creativas
    RIEC se asienta sobre los principios de sustentabilidad, ecología de saberes e integración institucional del conocimiento, superando de ese modo la endémica fragmentación del conocimiento..
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • PRIINTAR - Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização
    Melhoria na qualidade de vida de pacientes portadoras de câncer através da utilização de práticas integrativas em medicina como: florais alquímicos, yoga, meditação, práticas corporais integrativas, música, dança e psicoterapia..
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Comunicação, Cognição e Aprendizagem em Jogos Eletrônicos: mapeamento e produção de conteúdos digitais
    As tecnologias digitais emergentes e convergentes, o advento das novas gerações filhas da interatividade, a economia dos bens simbólicos, os processos co-criativos e rizomáticos e a subversão da hipertextualidade para diferentes plataformas tecnológicas sinalizam mudanças profundas nos campos da comunicação e da aprendizagem. Para refletir sobre essas mudanças, em 2009, no âmbito do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e do Grupo de Estudos Avançados em Comunicação Mediática e Organizacional, cadastrado no CNPq, realizamos o I Ciclo de Debates sobre as Rupturas da Convergência Digital, no qual aprofundamos o debate sobre a produção de conteúdos digitais interativos pensados para diferentes plataformas como televisão digital, celulares, videojogos em rede e computadores mediados por internet. Durante o evento, entre as diversas questões que emergiram, destacou-se a dos jogos eletrônicos, principalmente quanto às mudanças no processo de produção narrativa advindos das interações mediadas pelo jogo, assim como pelos impactos provocados entre diferentes grupos sociais. Este projeto pretende dar continuidade aos estudos sobre a temática da produção de conteúdos digitais, alinhando-se, neste Edital, à área de Educação e concentrando-se no tema Jogos eletrônicos e sua aplicação em educação . O foco em jogos eletrônicos não ocorre por acaso. O Brasil é hoje o quarto desenvolvedor mundial de videojogos, uma indústria que encontra a cada dia mais adeptos e construtores de conteúdos digitais interativos. Nesse sentido, este projeto reflete sobre esse espaço criativo e de mercado de trabalho, que está diretamente ligado à educação contemporânea e que tem gerado novos processos de comunicação, linguagem e cognição. O presente projeto tem caráter inédito na Universidade e será desenvolvido de forma transdisciplinar e sistêmica, envolvendo pesquisadores de várias áreas, como a Comunicação, a Educação, as Artes e Tecnologias da Informação para análise e construção
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Educação Ambiental da Universidade Católica de Brasília
    O Projeto de Educação Ambiental é um conjunto de atividades que busca informar e sensibilizar as pessoas sobre a complexa temática ambiental, estimulando o envolvimento em ações que promovam hábitos sustentáveis de uso dos recursos naturais, além de propiciar reflexões sobre as relações ser humano-ambiente. O trabalho prevê o uso responsável dos recursos naturais, o desenvolvimento de atividades de sensibilização e de mudanças de hábitos, além de mudanças instrumentais nas diversas operações diárias dos processos administrativos da UCB. Ações: Central de Reuso, Coleta Seletiva, Compostagem, Conservação de Água e Energia, Conservação da Qualidade Sonora, Ilha da Sucessão, Preciclagem, Construção da Agenda Ambiental da UCB.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Pesquisando em Educação a partir do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade
    1.1- Desenvolver processos de intercâmbio e cooperação técnica entre o Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP e o Departamento DOE/UB visando a implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento de pesquisa científica e o aperfeiçoamento de professores e alunos, em nível de Pós-Graduação. 1.2- Possibilitar a formação e o aperfeiçoamento de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo), mediante a oferta de bolsas de Doutorado-Sandwich e de Pós-doutorado, a serem desenvolvidas junto ao Departamento de Didática e Organização Educativa, da Universidade de Barcelona. 1.3- Compartilhar experiências de pesquisa cientifica em educação a partir do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade, desenvolvendo estratégias de pesquisa e de formação docente a partir destes referenciais, tendo como uma das prioridades a serem trabalhadas processos de formação docente a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem. 1.4- Desenvolver atividades de intercâmbio e de cooperação técnica que estimulem o desenvolvimento de cooperação binacional em rede, envolvendo instituições nacionais e internacionais. .
    Período: 2007 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Docência transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora.
    Nossa questão de pesquisa está contida no próprio cabeçalho do projeto Internacional da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes e pode ser traduzida pela pergunta que todos nós estamos comprometidos em encontrar possíveis respostas: Como levar à prática o olhar transdisciplinar, complexo e eco-formador para o desenvolvimento de uma educação criativa e de qualidade, a partir de processos que envolvam uma aprendizagem integrada e integradora do aprendiz no mundo em que vive? .
    Período: 2007 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Arte, corporeidade e educação ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Currículo ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Novas abordagens curriculares ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Novas práticas pedagógicas ::
  • Linguística, letras e artes :: Artes :: Arte-educação ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização11
Total11

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso66
Participação em Encontro33
Participação em Seminário33
Participação em Simpósio11
Total1313

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Orientações Concluídas88
Total88

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Artes Visuais11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho1313
Artigo Publicado33
Capitulo de Livro Publicado55
Curso de Curta Duração Ministrado66
Editoração44
Livro Publicado ou Organizado88
Organização de Evento11
Programa de Rádio ou TV11
Texto em Jornal ou Revista11
Trabalho em Eventos1111
Total5353

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Mídia Social, Website ou Blog22
Trabalho Técnico77
Total99