Tânia Mara Vieira Sampaio

CitaçõesSAMPAIO, Tânia Mara V.
Curso/ProgramaEducação Física - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências da Saúde :: Educação Física

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2015 a atual - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Doutorado - Periodo: 1991 a 1997 - Ciências da Religião
    Universidade Metodista de São Paulo
  • Mestrado - Periodo: 1987 a 1990 - Ciências da Religião
    Universidade Metodista de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 1978 a 1981 - Bacharel Em Teologia
    Universidade Metodista de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 1996 a 1998 - Pedagogia Hab Em Magistério p Deficientes Mentais
    Universidade Metodista de Piracicaba

Atuação Profissional

  • Arquivos em Movimento (UFRJ. Impresso)- / Periodo: 2008 a atual
  • Arquivos em movimento (UFRJ. Online)- / Periodo: 2009 a atual
  • Centro Universitário Metodista- / Periodo: 1982 a 1982
  • Educação Física em Revista (Brasília)- / Periodo: 2012 a atual
  • Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco- / Periodo: 2013 a atual
  • Impulso (Piracicaba)- / Periodo: 2001 a atual
  • Impulso (Piracicaba)- / Periodo: 1998 a 2003
  • Instituto União de Uruguaiana da Igreja Metodista- / Periodo: 1983 a 1986
  • Licere (Belo Horizonte. Impresso)- / Periodo: 2008 a atual
  • Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online)- / Periodo: 2011 a atual
  • Ministério do Esporte- / Periodo: 2013 a atual
  • Motriz : Revista de Educação Física (Online)- / Periodo: 2008 a atual
  • Movimento (UFRGS. Impresso)- / Periodo: 2007 a atual
  • Revista Brasileira de Ciência e Movimento- / Periodo: 2011 a atual
  • Revista Brasileira de Ciência e Movimento- / Periodo: 2011 a atual
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2010 a atual
  • Revista Movimento- / Periodo: 2007 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a atual
  • Universidade Estadual de Santa Cruz- / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1991 a 2008
  • Universidade Metodista de São Paulo- / Periodo: 1989 a 2001

Linha de Pesquisa

  • Aspectos sócio-culturais do lazer, da atividade física e esportes para a juventude
  • Corporeidade e Lazer
  • Fundamentos sócio-histórico-culturais da atividade física, lazer, esportes e seus reflexos para a saúde
  • Gênero e Corporeidade na atividade física, esportes e lazer para a saúde
  • Lazer, atividade física e esportes nos processos de prevenção e tratamento do HIV/Aids.
  • Lazer e Festas
  • Lazer e Gênero
  • Lazer e HIV/Aids
  • Lazer e Políticas Públicas
  • Lazer e Religião

Projetos de Pesquisa

  • Gênero, Esporte, Lazer, Saúde e Sociedade
    Objetivo geral: ampliar o conhecimento da área de gênero inserindo-o na dimensão esportiva, de lazer e de saúde, relacionando-o com aspectos psicofisiológicos e psicossociais, buscando apresentar subsídios para uma nova discussão sobre masculinidade e feminilidade nestas áreas. Identificação da Proposta: MCTI/CNPq/SPM-PR/MDA Nº 32/2012 Financiamento: R$ 45.000,00
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Espaço Com-vivências Atendimento especializado em Educação Física para pessoas com deficiências.
    A presente proposta busca o oferecimento de atividades na área de Educação Física para pessoas com deficiências que historicamente vem sendo excluídas das mesmas, atendendo à comunidade do Distrito Federal, além de oferecer campo privilegiado de pesquisas acadêmicas e de formação e capacitação acadêmica e profissional para os estudantes do Curso de Educação Física e de outras áreas da Universidade Católica de Brasília. Com essa proposta, objetiva-se, por meio da integração sensorial e da busca do equilíbrio entre as funções do sistema cortical e límbico, além das bases fisiológicas e conceituais da Educação Física e do Esporte, o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, no sentido de permitir uma melhor compreensão de si e do meio e sua inserção crítica e criativa na sociedade.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Lazer e etnia: processo educativo para cidadania
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Estudos do Lazer como campo de inclusão social: Corporeidade e Diversidade
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Espaço Com-Vivências - processo educativo especializado para pessoas com deficiência por meio do lazer, da atividade física e expressão motora
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A cidadania de mulheres decorrente do processo educativo de lazer e desdobramentos para as políticas públicas
    Este projeto tem como propósito não apenas a análise da produção bibliográfica e documental neste campo de saber, mas verificar por meio da experimentação de diversas atividades de lazer, mediadas pela metodologia da pesquisa-ação, o potencial educativo crítico e criativo do Lazer. Para tanto, assume-se o Lazer como uma dimensão fundamental da vida humana a ser contemplada nas políticas públicas de caráter fundamental e não adiável. Como resultado desta proposta de vivências diversas de lazer, o projeto de pesquisa está imbuído do compromisso com o redimensionamento científico; tecnológico; social e econômico ao fazer a análise de produções existentes na área do Lazer, ao contribuir com propostas de políticas públicas e produção material alternativo segundo referencial de gênero. Processo: 402487/2010-9 Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA nº 20/2010 - Relações de Gênero, Mulheres e Feminismo / Edital nº 20/2010 - Categoria 1
    Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Lazer e cidadania: processo educativo e capacitação de animadoras sócio-culturais
    Esta pesquisa, busca identificar a realidade das relações de gênero (e outras relações sociais de poder correlatas, como classe, etnia, crença e outras) na experiência de lazer de mulheres e sua possível atuação como animadoras sócio-culturais. O propósito consiste em contribuir para a formação e desenvolvimento de lideranças comunitárias para atuarem em programas sociais de lazer e esporte, pautados em políticas públicas impregnadas de uma nova reflexão que promova a inclusão em todas as suas esferas.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Memória do Esporte em Brasília
    Projeto de resgate das memórias do esporte, de diversas modalidades, na cidade de Brasília-DF. A perspectiva de registrar lugares, tempos, pessoas que marcaram a história do esporte.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Gênero, esporte e Saúde: Contribuições dos esquemas cognitivos na percepção, motivação e desempenho motor
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A cidadania de homens e mulheres decorrente do processo educativo de lazer e desdobramentos para as políticas públicas
    O problema norteador desta pesquisa é o prejuízo resultante do afastamento da experiência de Lazer no cotidiano de homens e mulheres. Em um contexto de discriminação, pobreza e vulnerabilidade social e racial em que vivem muitas pessoas, está comprometida sua participação cidadã e autônoma nos processos de construção de alternativas para a superação das desigualdades sociais e para viverem plenamente seus direitos, entre eles o Lazer. A lógica de produtividade e acumulação de capital traz consigo a exigência de inserção no mercado de trabalho criando impedimentos culturais e sociais para que as pessoas, de um modo geral, percebam o Lazer como um direito fundamental e condição básica, entre outras, para a saúde integral e plena. O objetivo da pesquisa será o de analisar o potencial educativo e emancipatório da experiência de encontros de lazer na vida de homens e mulheres e, identificar desdobramentos fundamentais para as políticas públicas e a produção de saber no campo do Lazer a partir do referencial teórico de gênero. A presente pesquisa combinará pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo o referencial teórico de gênero como elemento transversal em todas as ações do estudo. O tipo de pesquisa que orientará o estudo será fundamentalmente a pesquisa-ação, a qual permitirá diferente de outros tipos de pesquisa, um envolvimento constante entre pesquisadora, o grupo de estudos composto por discentes e docentes da universidade e colaboradores externos junto ao grupo de mulheres e homens das três comunidades (do Areal, Riacho Fundo e Recanto das Emas, oriundas de um Programa de Extensão da UCB, denominado Comunidade Educativas).
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Medidas psicométricas de um instrumento de avaliação das barreiras de acesso de adolescentes a equipamentos de lazer
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Processo educativo às pessoas com deficiência por meio do lazer, da atividade física e da expressão motora
    O processo de inclusão educacional de pessoas com necessidades educacionais especiais começou a aparecer no cenário como desafio a inclusão na rede regular de ensino a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988. No entanto, a perspectiva da inclusão educacional ganhou força no Brasil depois da reunião da UNESCO que resultou no documento intitulado Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994). Depois desse documento a LDBEM (Lei 9.394) de 1996, determinou que o atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência fosse oferecido, preferencialmente, no ensino comum (BRASIL, 1996). O público que será atendido nesta pesquisa são cerca de 200 crianças e adolescentes com deficiências cadastradas no projeto de Extensão do Curso de Educação Física da UCB em projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão para o ano em curso. As deficiências que caracterizam o grupo são defiiência múltipla, lesão cerebral espástica grave, deficiência intelectual grave, casos de Transtornos Globais do Desenvolvimento graves e aqueles que apresentam quadros menos graves dessas deficiências ou outras deficiências como a visual, a auditiva e a física. A metodologia da pesquisa será uma combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio da observação participante, com o objetivo de realizar além do atendimento educacional inclusivo na área de Educação Física e demais parcerias interdisciplinares , atendimento educacional especializado que vise potencializar as condições motoras desse grupo e para melhorar sua qualidade de vida por meio da participação em programas de lazer, de esportes e atividades físicas e motoras adaptados visando a um processo amplo de inclusão social e de oferecimento de programas de atividades que possam ser experimentados em outros espaços públicos comprometidos com a inclusão social. Também a pesquisa busca como resultado uma contribuição às pesquisas na área, seja na articulação, diálogo e divulgação do que se têm produzido.
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Os estudos de gênero em diálogo com os aspectos sócio-histórico-filosófico-culturais da corporeidade no marco da atividade física, lazer, esportes e seus reflexos para a saúde
    O projeto busca estudar os reflexos das contribuições de gênero na construção de fundamentos sócio-histórico-filosófico-culturais da Educação Física, do Lazer e do Desporto. O intuito dessa pesquisa é contribuir na discussão de paradigmas que permitam enfrentar alguns dos atuais questionamentos que estão postos acerca das relações sociais de poder que estruturam o cotidiano de vida e de produção do conhecimento das pessoas.
    Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Tipos Psicológicos, Motivação e Adesão à Prática da Atividade Física
    Embora a prática da atividade física esteja associada à prevenção e redução do risco de doenças, observa-se que grande parte da população mundial permanece sedentária. Segundo a Organização Mundial da Saúde estima-se que aproximadamente 1,9 milhões de mortes e 19 milhões de morbidades estejam relacionados com a inatividade física (EKKEKAKIS, et. al, 2008, p. 247). Kendzieerski (1990) estima que 30% dos adultos são sedentários e aproximadamente 50% daqueles que iniciam a atividade física, desistem da mesma ao término de um ano (1990). Sherwood e Jeffrery (2000) descrevem que enquanto 22% dos adultos afirmam estar engajados de forma voluntária na pratica de atividade física regular, 25% relatam nunca terem praticado atividade física em seus tempos livres. No Brasil, estima-se que aproximadamente 29,2 % da população adulta sejam inativos fisicamente, sendo a sua grande maioria composta por homens (MALTA, et al., 2009). Apesar do conhecimento científico a respeito dos benefícios da atividade física na prevenção e controle de doenças, observa-se que a divulgação através dos meios de comunicação e o incentivo propiciado por projetos de políticas públicas apresentam pouco impacto na mudança de hábitos em grande parte da população mundial. Para Sherwood e Jeffrery (2000), a adesão ao exercício é um objeto de estudo multidimensional e que apresenta um caráter cíclico, o que dificulta ainda mais a compreensão das causas que levam os indivíduos à aderência, manutenção e desistência da prática da atividade física. Apesar das dificuldades a respeito do tema, existe uma carência de informação a respeito dos estados motivacionais dos indivíduos ao longo das fases do exercício, particularmente, o que motiva o indivíduo para iniciar e desistir após um período de prática regular (SHERWOOD, JEFFRERY, 2000, p. 24). Além disso, de acordo com Williams, et al. (2008), uma terceira variável ainda não avaliada, como a personalidade, deve influenciar positivamente tanto as respostas .
    Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Lazer e gênero: processo educativo de mulheres negras-empobrecidas e políticas públicas
    O Lazer, por sua inserção na amplitude da dimensão cultural própria das sociedades humanas, pode propiciar tanto o descanso, quanto o divertimento como o desenvolvimento individual e social, ?empoderando? as pessoas para tecer contra-símbolos culturais e não apenas tornarem-se consumidores, como se este fosse mais uma mercadoria. O problema que se pretende abordar neste estudo é o afastamento das mulheres da experiência cotidiana do Lazer. A situação de discriminação, pobreza e vulnerabilidade social e racial em que vivem muitas mulheres compromete sua participação cidadã e autônoma nos processos de construção de alternativas para a superação das desigualdades sociais e das diversas formas de violência, bem como, este problema de base, afasta as mulheres de viverem plenamente seus direitos, entre eles o Lazer. Isto é, as mulheres, em especial as negras e empobrecidas, estão impedidas culturalmente de experimentar a dimensão educativa por meio da ludicidade e gratuidade do Lazer. Este projeto tem como proposta propor diversas ?oficinas de lazer? como criação de tempos e espaços para que mulheres, que vivem em situação de discriminação, pobreza e vulnerabilidade social e racial, especialmente jovens e negras, possam experimentar a dimensão de ludicidade e gratuidade do Lazer, assim como seu potencial educativo crítico e criativo.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: Estudos de gênero e reflexos nas políticas públicas de lazer
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O boxe feminino - a quebra da hegemonia
    Conhecer, identificar e analisar as lutas, as dificuldades, as barreiras, os preconceitos, as discriminações encontradas e enfrentadas pelas mulheres para se afirmarem e serem socialmente reconhecidas em uma modalidade esportiva tradicionalmente dominada pelos homens o boxe
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: ?Oficinas de Lazer?: Expressão Manual, Artística; Intelectual e ?Oficinas de Lazer?: Cinema e Teatro e ?Oficinas de Lazer?: Atividades sociais social
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: Relevância do lazer e atividade física na vida de crianças e adolescentes com deficiências
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: Processo Educativo com crianças e adolescentes com autismo
    Período: 2011 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica - Educação Adaptada - Expressão e Movimento para pessoas com deficiências
    Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: Estudos das relações sociais de poder de etnia e raça e reflexos nas políticas públicas de lazer
    Período: 2010 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica - Processo Educativo de Crianças com Deficiência Física e Intelectual
    Período: 2010 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica - Relevância do lazer e atividade física na vida de crianças e adolescentes com deficiências
    Período: 2010 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A produção do conhecimento na área do lazer: uma análise sobre os anais do Encontro Nacional de Recreação e Lazer ENAREL - Formação e atuação profissional
    Análise das produções acadêmico-científicas veiculadas nas diversas versões dos anais do Encontro Nacional de Recreação e Lazer ENAREL, as quais tenham um enfoque eminentemente interligado às linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Lazer GPL, entre elas a área de Formação e atuação profissional
    Período: 2006 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Pesquisa: A cidade como equipamento de lazer: as possibilidades do lazer na contribuição para a preservação do patrimônio ambiental urbano - os casos de Piracicaba e Campinas
    Com o desenvolvimento do processo de urbanização, no dia-a-dia, a grande cidade acaba se transformando no grande espaço de lazer, para a maioria da população. Torna-se assim importante analisar o processo de preservação, conservação e revitalização desse patrimônio e as políticas de animação, enquanto políticas de lazer dos municípios, notadamente naqueles que se constituem em pólos regionais. O objetivo geral desse projeto é analisar o espaço urbano, como espaço de lazer, a partir do entendimento da cidade como o grande equipamento de lazer, privilegiado no cotidiano da população, e dentro dele o patrimônio ambiental urbano, a necessidade de sua preservação, conservação, revitalizaçâo e animação, como um dos componentes fundamentais de uma política pública de lazer. O estudo combinará as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A primeira será realizada nos acervos da UNIMEP e UNICAMP, a segunda será realizada a partir de levantamento, junto aos documentos dos órgãos competentes das Prefeituras a sereminvestigadas, posteriormente estudadaos por análise de conteúdo. A principal técnica de coleta de dados, para a pesquisa de campo, será a observação participante com a utilização de diário de campo. Projeto Rede CEDES-UNIMEP-GPL-Mestrado em Educação Física-FACIS
    Período: 2006 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Pesquisa: Formação e Desenvolvimento de Pessoal para Atuação em Políticas Públicas de Lazer - Diagnóstico e Prognóstico - Os casos de Piracicaba e Campinas
    O projeto ao vincular formação e desenvolvimento pessoal com Políticas Públicas na área de Lazer, alicerçadas em valores de participação popular e de contribuição, no plano cultural, para o exercício da cidadania, busca comprometer-se com a formação de quadros para a atuação, na perspectiva de reversão de expectativas da própria população, qualificando a demanda por serviços públicos - inexistentes para determinadas parcelas da população, ou viciada pelos valores da industria cultural, em amplos setores. Nossos objetivos são: verificar qual a importância que a política de formação e desenvolvimento de quadros tem, dentro da Política de Lazer, de dois municípios do estado de São Paulo; verificar quais são os componentes dessa política (diagnóstico); e estudar possíveis alternativas para melhor adequar essas políticas dentro da política geral e de lazer (prognóstico). As cidades de Piracicaba e Campinas foram definidas por critérios de representatividade, as mais importantes no raio de atuação da UNIMEP e acessibilidade. A metodologia compõem-se de pesquisas bibliográficas, documental e de campo. A pesquisa de campo será realizada por intermédio de estudo comparativo; a principal técnica de coleta de dados será a observação participante, com utilização de diário de campo e com categorias fixadas a partir das pesquisas bibliográficas e documental. Projeto Rede CEDES-UNIMEP-GPL-Mestrado em Educação Física da FACIS
    Período: 2006 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Pesquisa: Os estudos do lazer e a educação física: campos de saber interrogados pelas teorias de gênero
    O projeto se propõe a estudar as contribuições das teorias de Gênero ? em especial as que articulam gênero-etnia-classe ? para a análise dos Estudos do Lazer dentro da Educação Física. O intuito é contribuir para a discussão de paradigmas que permitam enfrentar alguns dos atuais questionamentos que estão postos acerca das relações sociais de poder que estruturam o cotidiano de vida e de produção do conhecimento, não raras vezes promotor e/ou reforçador de estereótipos e preconceitos. Entre os objetivos da pesquisa, encontram-se os de: ampliar o debate de Gênero no campo dos Estudos do Lazer; identificar e articular contribuições das teorias de Gênero para debater discursos normativos sobre a corporeidade, os quais geram assimetrias de gênero, etnia e classe nas vivências de Lazer e Educação Física e ampliar processo de revisão bibliográfica.
    Período: 2006 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Pesquisa: Lazer e Religão: a busca do lúdico no jogo e nas festas populares
    Resumo O projeto visa a aproximação de dois temas aparentemente desconexos: Lazer e Sagrado. Por meio de uma revisão bibliográfica das áreas de conhecimento da Educação Física e da Ciências da Religião pretende-se estabelecer as relações de sentido entre estas esferas da vida humana que promovem uma larga produção de saber. O foco da pesquisa é a identificação dos aspectos lúdicos, que a priori, propomos como eixo de ligação entre Lazer e Sagrado, tendo o jogo e a festa como espaços que possibilitam ambas as vivências.
    Período: 2003 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Pesquisa: Corporeidade e Gênero: Paradigmas para um debate sobre a Educação Física, Esporte e Lazer
    Resumo O projeto busca estudar as convergências entre as concepções de Corporeidade e Gênero, tomando-as como referencial teórico para a análise do Esporte e do Lazer. Neste sentido, esta pesquisa tem como propósito contribuir para re-visitar a atuação na Educação Física, seja em seu âmbito escolar, de acadêmicas, de "escolinhas" esportivas e de atividades de lazer. Em uma perspectiva de aprofundamento o projeto visa o estudo das contribuições dos paradigmas da Corporeidade e Gênero para a análise da Educação Física e Lazer realizados na graduação e pós-graduação da UNIMEP e seus desdobramentos para a interlocução com as demais áreas de saber da Universidade. O intuito dessa pesquisa é contribuir na discussão de paradigmas que permitam enfrentar alguns dos atuais questionamentos que estão postos acerca das relações sociais de poder que estruturam o cotidiano de vida e de produção do conhecimento das pessoas.
    Período: 2003 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Pesquisa: Aids: um desafio para os campos do lazer e da saúde - avaliando comportamentos e vulnerabilidade em universitários e universitárias na Unimep
    Considerando que vivemos um tempo em que os desafios do HIV/Aids superam as possibilidades das áreas de saber acompanhá-los, este estudo justifica-se ao apresentar a Saúde e o Lazer como campos de conhecimentos com possibilidades de contribuir na afirmação da vida, garantindo a percepção de direitos inalienáveis à saúde integral de todas as pessoas. Entre os objetivos do projeto estão os de avaliar o grau de conhecimento desses universitários sobre HIV/Aids; avaliar suas atitudes e comportamentos com relação à vulnerabilidade; identificar suas práticas de Lazer e buscar indicativos para selecionar os principais conteúdos culturais do Lazer para fins de prevenção ao HIV/Aids. A O caminho metodológico será de levantamento bibliográfico para posteriormente realizar a pesquisa de campo com estudantes dos seis cursos da FACIS. Na base de sustentação desse projeto encontra-se o duplo aspecto educativo do Lazer como uma fonte de vivência significativa, a qual confere sentido à vida das pessoas e concomitantemente é um processo de desenvolvimento pessoal e social de valores cujo potencial pode transformar a realidade. A ênfase em uma concepção de Lazer que coopere para os processos de uma saúde integral, de afirmação da dignidade e direitos fundamentais da pessoa e principalmente, de autonomia crítica e criativa diante do impasses da realidade é fundamental para desenvolver atividades de Lazer e cuidado do corpo visando à dignidade integral enquanto pessoa. Entre os resultados esperados pelo presente projeto está o de se identificar recursos bibliográficos que auxiliem na relação Lazer e Saúde integral permitindo que este seja apropriado pelas pessoas soropositivas como espaços de expressão cultural, existencial e suporte para atividades físicas que aumentem sua qualidade de vida.
    Período: 2006 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: Corporeidade e Gênero: Os estudos do lazer e suas contribuições para a prevenção ao HIV/Aids
    Este projeto dá continuidade ao anterior que pesquisou a realidade nos cursos da área da saúde na universidade. No presente projeto todos os demais cursos serão envolvidos na pesquisa que justifica-se ao apresentar o Lazer como campo de conhecimento com possibilidades de contribuir na afirmação da vida cidadã. O projeto tomará por base as teorias de Gênero como referencial teórico para a análise dos Estudos do Lazer e sua aplicação nos processos de ação com a população universitária para identificação da realidade do HIV/Aids em seu cotidiano. As perguntas novas feitas pela urgência da vida, nos corpos que vivem a companhia da doença e da experiência da soropositividade exigem um olhar atento que contemple a pessoa e seus direitos inalienáveis, entre os quais está o Lazer. Igualmente implica buscar dos diversos conteúdos culturais do Lazer processos que cooperem na saúde integral, seja na prevenção, aconselhamento e cuidado. O objetivo é indagar criticamente as visões de Lazer capazes de acolher a contingência da experiência humana atingida pelo HIV/Aids e consequentemente possibilite re-inventar o cotidiano da prevenção, das relações solidárias e os processos de preconceitos e marginalizações. O caminho metodológico será o de levantamento bibliográfico sobre a temática HIV/Aids em especial direcionado ao público jovem, universitário e suas percepções de gênero e etnia. A pesquisa de campo se dará por meio de entrevista aos discentes dos vários cursos da UNIMEP. A escolha dos participantes será do tipo não probabilística, intencional por critérios de representatividade e acessibilidade. Sendo necessário, portanto, a anuência da pessoa em participar da pesquisa, para isso utilizaremos um termo de consentimento livre e esclarecido, conforme aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Na base de sustentação desse projeto encontra-se o duplo aspecto educativo do Lazer como uma fonte de vivência significativa, a qual confere sentido à vida das pessoas e é um processo de d
    Período: 2007 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: Lazer e Religião: Festas e Danças Populares Religiosas
    O projeto dá continuidade aos estudos anteriores cujo propósito fundamental é a aproximação dos temas Lazer e Religião. Uma realidade presente, mas pouco estudada no campo do Lazer. O primeiro projeto de Iniciação Científica tinha como propósito um amplo levantamento bibliográfico sobre a temática e a articulação das mesmas. Seguiu-se a este outro Projeto de Iniciação Científica com foco no estudo da Festa do Divino em Piracicaba e atualmente em andamento além da discussão da temática no âmbito do Lazer ampliou-se para a identificação geral das destas populares religiosas no Brasil. O objetivo do presente projeto é estabelecer um inventário de festas e danças populares religiosas e sua relação com as vivências de lazer da população. Quanto à metodologia o projeto prevê a pesquisa bibliográfica nos acervos das bibliotecas da UNIMEP, UNICAMP e USP e pesquisas em sites da internet, documental no caso de acesso a fontes primárias de algumas destas festas e danças. O material coletado será organizado para ser disponibilizado para outras pesquisas e deste uma seleção será feita para leitura e análise crítico-interpretativa. Os resultados esperados desta pesquisa são por um lado contribuir para o campo de estudos do lazer e por outro, a interlocução com outras áreas de saber, na perspectiva da interdisciplinaridade. O projeto prevê também a elaboração de artigos para contribuir na ampliação desta vertente do debate na área do Lazer e para o debate junto ao programa de graduação e pós-graduação da Educação Física da UNIMEP.
    Período: 2007 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: Corporeidade e Gênero: Um estudo das contribuições dos conteúdos culturais do lazer na prevenção ao HIV/Aids
    Considerando que vivemos um tempo em que os desafios do HIV/Aids superam as possibilidades das áreas de saber acompanhá-los, este estudo justifica-se ao apresentar o Lazer como campo de conhecimento com possibilidades de contribuir na afirmação da vida. O projeto tomará por base as convergências entre as concepções de Corporeidade e Motricidade Humana e as teorias de Gênero, tomando-as como referencial teórico para a análise dos conteúdos culturais do Lazer e sua aplicação nos processos de ação com a população universitária para identificação da realidade do HIV/Aids em seu cotidiano. O objetivo é indagar criticamente as visões de Lazer capazes de acolher a contingência da experiência humana atingida pelo HIV/Aids e consequentemente possibilite re-inventar o cotidiano da prevenção, das relações solidárias e os processos de preconceitos e marginalizações. O caminho metodológico será o de levantamento bibliográfico sobre a temática HIV/Aids em especial direcionado ao público jovem, universitário e suas percepções de gênero e etnia. Posteriormente estabeleceremos os estudos da metodologia da pesquisa participante. A escolha dos participantes será do tipo não probabilística, intencional por critérios de representatividade e acessibilidade. Sendo necessário, portanto, a anuência da pessoa, para isso utilizaremos um termo de consentimento livre e esclarecido. Na base de sustentação desse projeto encontra-se o duplo aspecto educativo do Lazer como uma fonte de vivência significativa, a qual confere sentido à vida das pessoas e concomitantemente é um processo de desenvolvimento pessoal e social de valores cujo potencial pode transformar a realidade. Entre os resultados esperados estão o de estabelecer um diálogo profícuo do campo do Lazer com as questões relativas ao tema HIV/Aids, bem como contribuir na criação de um projeto de ação em Lazer que o garanta como direito inalienável, como vivência de processos de dignidade e autonomia pessoal e social. Por fim coopere para a
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: Lazer e Religião: Identificação das principais festas populares religiosas no Brasil
    O projeto dá continuidade aos estudos anteriores cujo propósito fundamental é a aproximação dos temas Lazer e Religião. Uma realidade presente, mas pouco estudada no campo do Lazer. O primeiro projeto de Iniciação Científica tinha como propósito um amplo levantamento bibliográfico sobre a temática e a articulação das mesmas. Seguiu-se a este o Projeto de Iniciação Científica, atualmente em andamento, que além da discussão da temática no âmbito do Lazer, tem como foco o estudo da Festa do Divino em Piracicaba. O objetivo do presente projeto é estabelecer um inventário das principais festas populares religiosas no Brasil, identificarem quais os aspectos significativos em termos de conquistas populares, o lazer experimentado e proporcionado por tais festas e possíveis processos de expropriação de suas tradições em vista da homogeneização buscada pela indústria cultural. Quanto à metodologia o projeto prevê a pesquisa bibliográfica nos acervos das bibliotecas da UNIMEP, UNICAMP e USP e outras que forem identificadas como relevantes ao longo do percurso. Também se pretende trabalhar com pesquisas da internet e documental no caso de acesso a fontes primárias de algumas destas festas. O material coletado será organizado para ser disponibilizado para outras pesquisas e deste uma seleção será feita para leitura e análise crítico-interpretativa. Os resultados esperados desta pesquisa são por um lado contribuir para o campo de estudos do lazer e por outro, a interlocução com outras áreas de saber, na perspectiva da interdisciplinaridade. O projeto prevê também a elaboração de artigos para contribuir na ampliação desta vertente do debate na área do Lazer e para o debate junto ao programa de graduação e pós-graduação da Educação Física da UNIMEP.
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica - Lazer e Sagrado: um estudo das festas populares populares religiosas - Festa do Divino em Piracicaba
    O projeto visa a continuidade do processo de aproximação de dois temas aparentemente desconexos: Lazer e Sagrado, com especial ênfase no estudo da Festa do Divino em Piracicaba. Por meio de uma revisão bibliográfica nos estudos do lazer, estudos das festas e festas populares religiosas tomando como referencial para a análise os discursos das pessoas que organizam a festa, de alguns de seus participantes e de grupos de teatros da cidade (que dramatizaram elementos da mesma) definidas como universo da pesquisa. Pretende-se estabelecer as relações de sentido entre estas esferas da vida humana que promovem uma larga produção de saber. O foco da pesquisa é a identificação dos aspectos de lazer contidos nesta expressão religiosa popular. O projeto prevê a pesquisa bibliográfica, documental e descritiva de opinião tendo como ponto fundamental a análise interpretativa dos discursos visando a identificação da atual produção de conhecimento na área dos Estudos do Lazer em manifestações de festa e festas populares religiosas. Os desdobramentos desta pesquisa são esperados no sentido da interlocução com outras áreas de saber, na perspectiva da interdisciplinaridade. A pesquisa priorizará em um primeiro momento a identificação da bibliografia a ser lida sobre o tema e posteriormente iniciará o processo de pesquisa de campo. A quantidade de material identificado e cadastrado dará um parâmetro das possibilidades de leituras e análise, além do material coletado junto às pessoas entrevistadas O projeto prevê também a elaboração de artigos para contribuir na ampliação desta vertente do debate na área do Lazer e para o debate junto ao programa de graduação e pós-graduação da Educação Física da UNIMEP.
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica: Corporeidade e Gênero: Paradigmas para a análise dos conteúdos culturais do lazer
    RESUMO O projeto busca estudar as convergências entre as concepções de Corporeidade e Motricidade Humana e as teorias de Gênero, tomando-as como referencial teórico para a análise dos conteúdos culturais do Lazer. O intuito é contribuir para a discussão de paradigmas que permitam enfrentar alguns dos atuais questionamentos que estão postos acerca das relações sociais de poder que estruturam o cotidiano de vida e de produção do conhecimento na área do Lazer. O tipo de pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, análise interpretativa do discurso identificado nas obras selecionadas e a preparação de instrumentos para pesquisa de campo que será proposta em nova proposta de Iniciação Científica. A quantidade de material identificado e cadastrado dará um parâmetro das possibilidades de leituras e análise. O projeto prevê também a elaboração de artigos, visando à identificação da contribuição das teorias de Gênero para a atual produção de conhecimento na área da Educação Física e Lazer e como desdobramentos espera-se a interlocução com outras áreas de saber, na perspectiva da interdisciplinaridade. A pesquisa priorizará em um primeiro momento a identificação o mais completa possível da bibliografia produzida ao redor dos últimos 15 anos sobre Gênero e Educação Física; Gênero e Conteúdos Culturais do Lazer; Gênero e Corporeidade e Motricidade Humana, em livros e periódicos da área da Educação Física e Educação e Artes em geral, no acervo da UNIMEP e outras duas universidades da região que forem identificadas como relevantes a partir da produção bibliográfica identificada na pesquisa. Após o cadastro da bibliografia, será realizada a seleção de textos para a leitura, fichamentos, debates coletivos seguidos de análise textual e de conteúdo do material selecionado, visando à elaboração de artigos que contribuam para ampliar o debate interno e externo aos programas de graduação e pós-graduação de Educação Física, bem como se estabelecerá parâmetros para o instru
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Pesquisa: Corporeidade e Gênero: paradigmas para um debate sobre a Educação Física
    O projeto busca estudar as convergências entre as concepções de Corporeidade e Motricidade Humana e as teorias de Gênero, tomando-as como referencial teórico para a análise do Lazer, da Ginástica e da Dança. O intuito é contribuir para a discussão de paradigmas que permitam enfrentar alguns dos atuais questionamentos que estão postos acerca das relações sociais de poder que estruturam o cotidiano de vida e de produção do conhecimento na área da Educação Física. O tipo de pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e de análise interpretativa do discurso identificado nas obras selecionadas. A quantidade de material identificado e cadastrado dará um parâmetro das possibilidades de leituras e análise. O projeto prevê também a elaboração de artigos, visando à identificação da contribuição das teorias de Gênero para a atual produção de conhecimento na área da Educação Física e Lazer e como desdobramentos espera-se a interlocução com outras áreas de saber, na perspectiva da interdisciplinaridade. A pesquisa priorizará em um primeiro momento a identificação o mais completa possível da bibliografia produzida ao redor dos últimos 15 anos sobre Gênero e Educação; Gênero e Educação Física; Gênero e Corporeidade/ Motricidade Humana, em livros e periódicos da área da Educação Física e Educação em geral, no acervo de algumas universidades que tem programas relevantes de pós-graduação em Educação Física. Após o cadastro da bibliografia, será realizada a seleção de textos para a leitura, fichamentos, debates coletivos seguidos de análise textual e de conteúdo do material selecionado, visando à elaboração de artigos que contribuam para ampliar o debate interno e externo aos programas de graduação e pós-graduação de Educação Física.
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica - Corporeidade e Gênero: paradigmas para um debate sobre Educação Física, Esporte e Lazer
    Resumo O projeto busca estudar as convergências entre as concepções de Corporeidade e Gênero, tomando-as como referencial teórico para a análise do Esporte e do Lazer. O núcleo central da pesquisa é a identificação e a articulação dos referenciais teóricos que propiciem uma melhor compreensão do fenômeno da Corporeidade por meio do diálogo analítico com as Teorias de Gênero. O intuito desta pesquisa é, portanto, contribuir para a discussão de paradigmas que permitam enfrentar alguns dos atuais questionamentos que estão postos acerca das relações sociais de poder que estruturam o cotidiano de vida e de produção do conhecimento na área da Educação Física. O projeto prevê a pesquisa bibliográfica visando a identificação da contribuição das teorias de Gênero para a atual produção de conhecimento na área da Educação Física e Lazer. Os desdobramentos desta pesquisa são esperados no sentido da interlocução com outras áreas de saber, na perspectiva da interdisciplinaridade. A pesquisa priorizará em um primeiro momento a identificação o mais completa possível da bibliografia produzida nos últimos 15 anos sobre Gênero e Educação; Gênero e Educação Física; Corporeidade e Motricidade Humana, em livros e periódicos da área da Educação Física. Esta pesquisa deverá ser realizada no acervo de algumas universidades que tem programas relevantes de pós-graduação em Educação Física (ex. UNICAMP, UNIMEP, USP, UNIJUÍ, entre outras). O passo seguinte do cadastro de tal bibliografia será a seleção de textos para a leitura, debate coletivos, fichamentos e a análise textual e de conteúdo do material selecionado, visando a elaboração de artigos que contribuam para ampliar o debate junto ao programa de graduação e pós-graduação da Educação Física da UNIMEP.
    Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Iniciação Científica- Lazer e Sagrado: a busca do lúdico no jogo e na festa
    Resumo O projeto visa a aproximação de dois temas aparentemente desconexos: Lazer e Sagrado. Por meio de uma revisão bibliográfica das áreas de conhecimento da Educação Física e da Ciências da Religião pretende-se estabelecer as relações de sentido entre estas esferas da vida humana que promovem uma larga produção de saber. O foco da pesquisa é a identificação dos aspectos lúdicos, que a priori, propomos como eixo de ligação entre Lazer e Sagrado, tendo o jogo e a festa como espaços que possibilitam ambas as vivências. O projeto prevê a pesquisa bibliográfica visando a identificação da atual produção de conhecimento na área dos Estudos do Lazer em manifestações de festa e jogo. Os desdobramentos desta pesquisa são esperados no sentido da interlocução com outras áreas de saber, na perspectiva da interdisciplinaridade. A pesquisa priorizará em um primeiro momento a identificação da bibliografia na área da Educação Física e Lazer e nas Ciências da Religião e o Lúdico. Esta pesquisa deverá ser realizada no acervo das bibliotecas da UNICAMP, UNIMEP, UMESP, USP, UNIJUÍ, entre outras). O passo seguinte do cadastro de tal bibliografia será a seleção de textos para a leitura, debate coletivos, fichamentos e a análise textual e de conteúdo do material selecionado, visando a elaboração de artigos que contribuam para ampliar o debate junto ao programa de graduação e pós-graduação da Educação Física da UNIMEP.
    Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências da Saúde :: Educação Física :: Corporeidade e Saúde :: Corporeidade, lazer e saúde
  • Ciências da Saúde :: Educação Física :: Lazer-Religião e Festas Populares ::
  • Ciências da Saúde :: Educação Física :: Pedagogia do Movimento e Corporeidade e Lazer ::
  • Ciências da Saúde :: Educação Física :: Pedagogia do Movimento e Corporeidade e Lazer :: Corporeidade e Lazer
  • Ciências da Saúde :: Educação Física :: Pedagogia do Movimento e Corporeidade e Lazer :: Lazer Esporte e Gênero
  • Ciências Humanas :: Teologia :: Ciências da Religião :: Teologia Feminista

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Grego: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Hebraico: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Professor Titular11
Participação em Banca de Doutorado2121
Participação em Banca de Exame de Qualificação88
Participação em Banca de Graduação2828
Participação em Banca de Mestrado6565
Total123123

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Participação em Banca2222
Participação em Congresso5252
Participação em Encontro2626
Participação em Oficina44
Participação em Seminário2525
Participação em Simpósio55
Total134134

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Doutorado88
Orientação em Andamento de Iniciação Científica11
Orientação em Andamento de Mestrado66
Orientações Concluídas para Doutorado55
Orientações Concluídas para Mestrado2323
Outras Orientações Concluídas8282
Total125125

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios55
Total55

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho75075
Artigo Aceito para Publicação314
Artigo Publicado61061
Capitulo de Livro Publicado41041
Curso de Curta Duração Ministrado808
Demais Trabalhos45045
Editoração505
Livro Publicado ou Organizado707
Organização de Evento40040
Outras Participações em Eventos e Congressos808
Outras Produções Bibliográfica202
Programa de Rádio ou TV101
Relatório de Pesquisa707
Texto em Jornal ou Revista101
Trabalho em Eventos1810181
Total4851486

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prefacio Posfacio22
Trabalho Técnico99
Total1111