This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Janete Cardoso dos Santos
Citações | Cardoso dos Santos, Janete |
Curso/Programa | Licenciatura Filosofia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2006 a 2010 - Educação - Conceito Capes 06
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Mestrado - Periodo: 2001 a 2003 - Educação
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Especialização - Periodo: 2000 a 2000 - Supervisão Escolar
Faculdade de Ciências e Letras - Especialização - Periodo: 2000 a 2001 - Metodologia do Ensino Religioso
Universidade de Passo Fundo - Graduação - Periodo: 1991 a 1995 - Filosofia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Graduação - Periodo: 2012 a 2015 - Pedagogia
Universidade Católica de Brasília - Ensino Médio - Periodo: 1984 a 1987 - Magistério- Colégio Santa Teresinha
Atuação Profissional
- APPUI Treinamento de Desenvolvimento- / Periodo: 2011 a atual
- Atos de Pesquisa em Educação (FURB)- / Periodo: 2016 a atual
- Colégio Santa Inês- / Periodo: 1994 a 2005
- Colégio Santa Inês- / Periodo: 1994 a 2002
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2014 a 2017
- CRIAR EDUCAÇÃO- / Periodo: 2012 a atual
- Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade- / Periodo: 2011 a atual
- Fórum Nacional de extensão e Ação Comunitária- / Periodo: 2013 a 2014
- Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade- / Periodo: 2013 a 2015
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2006 a 2007
- UDF Centro Universitário- / Periodo: 2018 a atual
- União Sul Brasileira de Educação e Ensino- / Periodo: 2006 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2017
- Universidade de Santa Cruz dos Sul- / Periodo: 2006 a 2006
Linha de Pesquisa
- Cultura Midiática e Educação
- Desenvolvimento Humano nos contextos sócio-educativos
- Educação, Juventude e Sociedade
- Formação de Professores
Projetos de Pesquisa
- Formação de professores: perspectivas teóricas e metodológicas diante da violência escolar.
O projeto de pesquisa ?Formação de professores: perspectivas teóricas e metodológicas diante da violência escolar?, busca desenvolver um referencial teórico e metodológico no que tange a compreensão do fenômeno da violência escolar. A repercussão causada pela violência tem representado grandes desafios para a formação de professores tanto no aspecto teórico como nas questões metodológicas. O projeto tem um aporte teórico de diferentes autores como Hannah Arendt, Debarbieux, Bourdieu entre outros, no qual o tema da violência escolar é apresentado como um fenômeno complexo e que exige análise de diferentes áreas do conhecimento, por isso propõe-se um projeto multidisciplinar. O objetivo principal é adentrar-se nos teóricos que têm apresentado os estudos sobre o tema e ver como as instituições formadoras de futuros professores têm incluído a temática em suas propostas e de que forma têm sistematizado seus programas de ensino. Para atingir esse objetivo será utilizado o paradigma da complexidade com ênfase em uma pesquisa exploratória e documental. Pretende-se com o projeto de pesquisa colaborar com a formação dos futuros professores, sobretudo no que se refere à compreensão teórica da violência escolar e ao desenvolvimento de uma cultura de pesquisa que contribua com o enfrentamento da violência escolar, utilizando metodologias que se aproximem de forma mais coerente possível com o objeto pesquisado, sobretudo, despertando para a necessidade de estabelecer a atitude de diálogo e de construção de novas práticas para os professores.
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: desafios e possibilidades para a educomunicação
A educação inclusiva e acessibilidade é tema atual e de alta relevância para a sociedade, estimulando instituições educacionais a buscarem formas de se engajar nessa tarefa. O projeto Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: desafios e possibilidades para a educomunicação visa estabelecer um núcleo de estudos e experimentações na busca de soluções para a prática didático-pedagógica envolvendo docentes, estudantes, corpo técnico da Universidade Católica de Brasília e instituições parceiras. A ênfase está nos processos e produtos midiáticos, tanto como recursos educacionais, como de informação. Mas também se busca consolidar práticas de formação dos agentes envolvidos, de tal sorte que a cultura midiática da organização reflita seus princípios de acolhida à causa da pessoa com deficiência. Palavras-chave: Acessibilidade, Cultura Midiática, Cidadania, Educomunicação.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Programa da Capes para os cursos de Licenciatura.
Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - Mediação de Conflitos em Organizações Públicas Desenvolvimento de Competências Comunicativas para Capacitação e Gestão
Descrição: Pesquisa acerca da condução de gestão da mediação de conflitos em Organizações Públicas, utilizando competências comunicacionais. Produção de material didático pedagógico, com base nos resultados da pesquisa, para capacitar funcionários públicos a coordenarem atividades de mediação no âmbito das Instituições a que servem.
Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - JUVENTUDE, EDUCAÇAO E TECNOLOGIAS: SOCIABILIDADES E APRENDIZAGENS - JETSA
A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central saber "Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades?" Visa investigar as relações entre o trinômio[Juventude, Educação e Tecnologias] nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital. Objetiva compreender como os adolescentes e jovens se apropriam das TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. A partir do objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como tipos de aprendizagens( política: ciberativismo, etc.), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF.
Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Cultura midiática e educação : perspectivas teóricas e práticas para o DF
Descrição: O projeto busca Identificar se as matrizes curriculares e as práticas pedagógicas da UCB levam em consideração a presença paradigmática da cultura midiática nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso procura averiguar nas matrizes curriculares do curso de Comunicação Social e das licenciaturas da UCB elementos que promovem interação entre mídia e educação; inclusive verificar como os docentes dos cursos de Comunicação Social e das licenciaturas percebem a presença da cultura midiática nos processos de aprendizagem de seus alunos; por fim, o projeto pretende identificar e descrever como os docentes adaptam suas práticas pedagógicas às mudanças do paradigma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Serviço de Orientação Inclusiva
O Serviço de Orientação Inclusiva tem como objetivo desenvolver ações de apoio didático-pedagógico acessível, orientações acadêmicas baseada nos parâmetros da inclusão educacional de pessoas com deficiência, favorecer a implantação e manutenção de uma Política Institucional Inclusiva que possibilite o acesso e a permanência de estudantes e colaboradores com deficiência na Universidade Católica de Brasília.
Período: 2009 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Centro de Convivência do Idoso
O Centro de Convivência do Idoso é um projeto de extensão que tem como objetivo constituir um espaço que, conjuntamente com o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária, integre a busca pelo conhecimento e pela intergeracionalidade, promovendo um ambiente solidificador de saberes e aprovisionador de momentos salutares e ativos no estilo de vida das pessoas que vivem a terceira idade. Configura-se como um espaço de convivência onde os idosos participam de atividades recreativas, de lazer, de aprendizagem e artísticas culturais, garantindo o atendimento às necessidades básicas, de proteção integral e promoção da qualidade de vida.
Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Projeto SER MAIS
É um projeto acadêmico que oferece ao estudante a oportunidade de, ao participar do dia a dia de uma determinada comunidade, entender sua dinâmica, seus problemas, suas peculiaridades e, ajudá-la a pensar soluções. O projeto possibilita ao estudante aprender a partir da vivência na comunidade com o acompanhamento da universidade.
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Portal-Laboratório de Convergência Digital
Descrição: Pesquisa de implantação de mídias de convergência digital no Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília. O projeto do portal fundamenta-se nos conceitos de convergência e transversalidade entre as mídias. Nesse sentido, possibilita a criação singular de uma produção interdisciplinar e experimentação de narrativas transmidiáticas que, sem as pressões do mercado, torna-se um campo fértil de produção teórica e crítica acerca das transformações subjetivas que o mundo contemporâneo coloca em movimento. Toda essa incursão pelo digital articula, como ferramentas e lógica de produção, a elaboração de notícias jornalísticas em texto, áudio, foto, vídeo, animação, infografia; produtos audiovisuais (TV, cinema e áudio), como curtas, podcasts, entrevistas, talk shows; experimentações fotográficas; ensaios publicitários; divulgação de pesquisas e conteúdos acadêmicos e o uso crítico das redes sociais espaço altamente dominado e compreendido pela geração que compõe o corpo estudantil hoje. Em suma, o projeto prevê não somente a utilização do que já se produz no curso de comunicação, mas também e, principalmente, a ampliação dessa produção.
Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Contribuições da disciplina IES no processo de inclusão efetiva dos estudantes
Descrição: A pesquisa tem como foco verificar junto aos alunos o alcance da disciplina Introdução à Educação Superior - IES em relação aos seus objetivos de cuidado com a acolhida,cuidado com a reflexão e com a linguagem, ofertada aos calouros da UCB desde 2010/01, na perspectiva de melhorar os índices de retenção e aproveitamento acadêmico dos estudantes.
Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escola
Descrição: Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escolas - Pesquisa voltada para o entendimento das mídias digitais e seu papel na educação, em especial, de jovens em ambiente escolar, tendo como objetivo final a produção de material didático audiovisual que possibilite o enfrentamento preventivo do fenômeno do bullying em escolas públicas e/ou privadas do Distrito Federal de Ensino Fundamental, seguindo o exemplo do programa implantado pelo UNICEF na Malásia.
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Mídia e Educação: novos paradigmas para pensar as relações da mídia contemporânea com a violência no contexto educacional
A relação do telespectador com a mídia e seus produtos culturais podem construir significações no campo da educação pelas manifestações artísticas, de gênero, de poder, de gerenciamento e relacionamento interpessoal.
Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Gestão, cuidado e Supervisão Escolar.
O projeto de pesquisa Gestão, Cuidado e Supervisão Escolar objetiva compreender o papel da supervisão escolar no desenvolvimento de competências e habilidades no trabalho do supervisor educacional.
Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Filosofia :: ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Experimental :: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação
- Ciências Humanas :: Sociologia :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 2 | 1 | 0 | 3 |
Participação em Banca de Graduação | 6 | 1 | 3 | 10 |
Participação em Banca de Mestrado | 0 | 2 | 0 | 2 |
Total | 10 | 4 | 3 | 17 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 20 | 1 | 1 | 22 |
Participação em Encontro | 9 | 2 | 0 | 11 |
Participação em Oficina | 0 | 2 | 0 | 2 |
Participação em Seminário | 13 | 0 | 0 | 13 |
Participação em Simpósio | 3 | 0 | 0 | 3 |
Total | 45 | 5 | 1 | 51 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 4 | 3 | 7 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 1 | 0 | 0 | 1 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 0 | 1 | 0 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 6 | 5 | 1 | 12 |
Total | 7 | 10 | 4 | 21 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 21 | 1 | 0 | 0 | 22 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Artigo Publicado | 6 | 1 | 0 | 0 | 7 |
Capitulo de Livro Publicado | 4 | 2 | 1 | 0 | 7 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 0 | 0 | 2 | 0 | 2 |
Demais Trabalhos | 4 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Editoração | 1 | 1 | 2 | 0 | 4 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 0 | 1 | 1 | 3 |
Organização de Evento | 15 | 1 | 1 | 0 | 17 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 4 | 1 | 0 | 0 | 5 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Relatório de Pesquisa | 2 | 1 | 2 | 0 | 5 |
Texto em Jornal ou Revista | 2 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Trabalho em Eventos | 5 | 0 | 3 | 0 | 8 |
Total | 68 | 8 | 12 | 1 | 89 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Processos e Técnicas | 3 | 0 | 0 | 3 |
Trabalho Técnico | 3 | 4 | 2 | 9 |
Total | 6 | 4 | 2 | 12 |