This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Vandor Roberto Vilardi Rissoli
Citações | RISSOLI, V. R. V.;RISSOLI, V. |
Curso/Programa | Ciência da Computação |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2003 a 2007 - Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Mestrado - Periodo: 1997 a 1999 - Ciência da Computação
Universidade Federal de São Carlos - Especialização - Periodo: 1995 a 1996 - Especialização Em Análise de Sistemas
Universidade de Ribeirão Preto - Graduação - Periodo: 1990 a 1994 - Faculdade de Análise de Sistemas
Universidade de Ribeirão Preto
Atuação Profissional
- Arthur Ludgreen Tecidos S A- / Periodo: 1990 a 1991
- Associação Educacional de Lucca Colégio Brasil- / Periodo: 1996 a 1997
- Banco do Brasil S A- / Periodo: 1991 a 1993
- Concrerib Materiais Para Construção Ltda- / Periodo: 1993 a 1993
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2011 a 2014
- Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- / Periodo: 2005 a 2010
- Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- / Periodo: 2005 a 2008
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2010 a 2011
- Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda- / Periodo: 1993 a 1994
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2001 a 2014
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2013 a atual
- Universidade de Ribeirão Preto- / Periodo: 1994 a 2001
- Villart Confecções Artesanais Ltda- / Periodo: 1992 a 1992
Linha de Pesquisa
- Banco de Dados
- Desenvolvimento de Sistema de Informação na Web
- Desenvolvimento de Softwares
- Informática na Educação
- Linguagens de Programação
- Metodologias Educacionais
- Modelagem de Banco de Dados
- Modelagem e Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados
- Programação Computacional
- Sistema de Avaliação Institucional
- Sistemas Baseados em Conhecimento
- Sistemas de Informação
Projetos de Pesquisa
- Sistema de Apoio Educacional (SAE)
Elaboração e evolução do Sistema Tutor Inteligente denominado SAE em uma arquitetura estendida da tecnologia ITA (Intelligent Teaching Assistant) que envolve vários pontos de vista no acompanhamento do ensino-aprendizagem personalizado de cada estudante usuário do SAE. A continua elaboração deste projeto envolve somente bolsas de Iniciação Científica, onde os docentes da UCB, UnB e IFB trabalham de maneira cooperativa em seu desenvolvimento contínuo.
Período: 2006 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Agente Pedagógico Animado
A área de Tecnologia vem fornecendo diferentes recursos para o apoio aos avanços e mudanças condizentes com a realidade da época, sendo a Educação uma das áreas que tem obtido bastante suporte tecnológico as suas necessidades. Consciente das possibilidades de apoio educacional, envolvendo aspectos de motivação e emotividade, ao ensino-aprendizagem individual de cada estudante, aliada aos recursos tecnológicos está sendo desenvolvido recursos interativos para um agente pedagógico animado. O desenvolvimento deste agente está sendo realizado por meio da cooperação entre as instituições de ensino superior UCB e UnB (FGA), com bolsas somente de Iniciação Científica aos seus estudantes.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Sistema de Recomendação de Conteúdo e de Estudante mais Experiente
A área de Tecnologia da Informação vem promovendo a utilização mais coerente dos Sistemas de Recomendação (SR) no âmbito educacional, aliando aspectos pedagógicos desejados pelas diferentes áreas do conhecimento humano. Geralmente, esses sistemas (SR) procuram indicar, aos seus usuários, quais conteúdos de estudo lhes seriam mais adequados à situação atual de aprendizagem. Almejando promover o ensino-aprendizagem mais sintonizado a realidade de cada aprendiz, os SR têm recomendado o auxílio educacional de outros estudantes mais experientes, aos seus usuários solicitantes de recomendação. Esta nova característica incentiva o processo de aprendizagem em pares (par de estudantes), suscitando a evolução dos SR, envolvendo mais inferências computacionais provenientes da Inteligência Artificial. O desenvolvimento deste sistema está sendo realizado por meio da cooperação entre as instituições de ensino superior UCB e UnB (FGA), sem o envolvimento de bolsas.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Evasão no Ensino Superior
Analisar pesquisas e estudos sobre a evasão no ensino superior para o desenvolvimento de um modelo computacional que seja capaz de contribuir com a detecção de uma possível evasão escolar durante o período letivo de uma disciplina acompanhada por software educacional. Este projeto possui a colaboração entre as instituições de ensino UCB, UnB (FGA) e IFB, sem envolvimento de bolsas.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Educação Personalizada com Apoio Tecnológico
A aplicação de tecnologia como recurso de suporte aos processos educacionais é uma realidade que abrange todas as áreas do conhecimento humano. Suas possibilidades instrutivas e interativas envolvem softwares educacionais coerentes com as necessidades de cada conteúdo por meio do uso mais adequado de lógicas e métodos que sejam capazes de promover um processo educacional eficiente e de qualidade as necessidades de cada aprendiz.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Recursos audiovisuais em ambientes interativos de apoio educacional
Os recursos da TV Interativa e a utilização de videoaulas em programas educacionais, a distância ou presenciais, estão se intensificando no país, promovendo o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, de maneira mais abrangente, onde sua função de transmissão de informações pode ser agregada as diferentes metodologias educacionais que proponham a distribuição de conteúdos audiovisuais com papel didático relevante a possível compreensão de seus conteúdos.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Programa de Reconstrução da Prática Docente
Este projeto procura promover a discussão interativa e reflexão a prática docente no ensino superior, onde participo como colaborador em atividades e treinamentos no âmbito da Educação e tecnologias educacionais. Apoio financeiro por meio de bolsas da UCB e CNPq aos estudantes e remunerações salariais pagas pela UCB aos seus funcionários celetistas que participam.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Assistente Virtual de Ensino Inteligente no Apoio a Educação - AVEI
O avanço contínuo da tecnologia tem contribuído com a evolução de várias áreas do conhecimento humano, sendo fundamental à Educação. Novos recursos tecnológicos têm surgido, enquanto os já existentes têm progredido no atendimento as necessidades provenientes das infinitas metodologias e técnicas educacionais disponíveis atualmente. A adequada sintonia entre as exigências destas metodologias e as tecnologias que lhes são associadas podem promover um processo educacional personalizado as características de cada aprendiz, conferindo aos seus docentes um volume de dados significativo ao acompanhamento da aprendizagem individual de seus estudantes. Diante destas possibilidades, as tecnologias "inteligentes", provenientes da Inteligência Artificial, têm-se destacado e colaborado na consolidação deste ensino-aprendizagem, fornecendo assistência a todos os envolvidos neste processo e os subsidiando, adequadamente, nas possíveis tomadas de decisões que possam ser necessárias ao êxito educacional. Dessa forma, este projeto almeja aliar um conjunto de metodologias educacionais com as tecnologias "inteligentes" que lhes sejam mais adequadas ao atendimento das necessidades da aprendizagem nas várias áreas de conhecimento, subsidiando, seus professores e diretores, para possíveis tomadas de decisões que modifiquem a estratégia educacional a qualquer momento letivo, mas sendo propício ao sucesso do ensino-aprendizagem de cada aprendiz, independente deste processo estar acontecendo a distância ou presencialmente. Apoio financeiro da UCB com bolsas discentes e remunerações em horas de pesquisa aos docentes.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Sistema de Suporte às Casas de Atendimento Fraterno Individual
Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Monitoramento do Desenvolvimento do Novo Sistema de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Federal - SIGEPE
Projeto cooperativo de pesquisa de desenvolvimento entre o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Universidade de Brasília (CDT/FUB) e a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEGEP/MP). Em 2013 realizei a atividade de acompanhamento da modelagem do projeto SIGEPE, enquanto no ano de 2014 participei da gerência do desenvolvimento do SGS (vs.3). Bolsista até agosto/2014 e colaborador voluntário a partir de setembro/2014.
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Conteúdo de Apoio Educacional - CAE
Análise, re-estruturação e projeto do novo ambiente de disponibilização de conteúdos virtuais de apoio ao ensino-aprendizagem nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação na Internet, promovendo a evolução do projeto ProgrWeb
Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - ChatterBot no Apoio Educacional
A evolução dos recursos de comunicação e informática tem propiciado apoio significativo às áreas de conhecimento. Entre esses recursos, os síncronos e os assíncronos tem sido muito utilizados no contexto educacional, sendo neste projeto realizado estudos e pesquisas para elaboração de um chatterbot que emprega recursos síncronos de comunicação, conhecidos como Chats, para apoiar processos educacionais, onde um agente artificial (chatterbot) promoverá uma interação com os estudantes para o reforço de orientações pedagógicos que lhes sejam mais adequadas.
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Utilização da Interatividade em TV Digital no Apoio a Educação
A evolução nos recursos televisivos nacionais está propiciando novos desafios, onde a mídia digital (HDTV- hight definition television) tem proporcionado sua aplicação em várias áreas do conhecimento, com alta qualidade e interação. Sua aplicação na área da Educação nacional ainda pode ser considerada tímida, pois são muito amplas as suas potencialidades. Diante desta realidade, está sendo proposto o desenvolvimento de um novo módulo no Sistema de Apoio Educacional (SAE) que coleta informações significativas ao acompanhamento de cada aprendiz que utiliza desta nova TV interativa como recurso instrutivo a sua formação educacional.
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Processo de Seleção para Monitoria Estudantil
O processo ensino-aprendizagem, reconhecidamente complexo, possui sua eficácia dependente de inúmeros fatores, podendo ser potencializado pelo uso de métodos e recursos adequados. Dentre esses recursos, a atividade da Monitoria Estudantil tem se mostrado bastante eficaz no auxílio complementar às atividades educacionais realizadas dentro e fora da sala de aula (extraclasse), sendo almejado por esse projeto fornecer maior interação, por meio de recursos tecnológicos, a seleção e atuação dos monitores no apoio educacional em cursos de graduação.
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Integração de Metodologias de Aprendizagem com Assistente Virtual Inteligente no Apoio Educacional
Uma variedade de recursos tecnológicos tem sido desenvolvida com o objetivo de oferecer suporte aos processos educacionais, onde sofisticados sistemas são disponibilizados às diferentes áreas de conhecimento, sendo relevante à qualidade desses recursos na área da Educação com o envolvimento de metodologias de aprendizagem apropriadas aos seus objetivos educacionais.
Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Projeto AjudaSAE
Elaboração do ambiente virtual de suporte ao Sistema de Apoio Educacional, que consiste em um Sistema Tutor Inteligente que atua como assistente artificial inteligente.
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Projeto de Conteúdo da Área de Programação Computacional na Web - ProgrWeb
Atividade de projeto, diagramação e disponibilização de conteúdo das disciplinas da área de Programação Computacional na Internet (Web)
Período: 2003 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Rastreabilidade e análise de risco das pragas que ameaçam a segurança biológica de espécies vegetais envolvidas na produção de agroenergia
Rastreabilidade e análise de risco das pragas que ameaçam a segurança biológica de espécies vegetais envolvidas na produção de agroenergia.
Período: 2007 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Plataforma Tecnológica para o Sistema de Segurança Biológica Agrícola
Desenvolvimento e manutenção de recursos e sistemas tecnológicos para o Sistema de Segurança Biológica Agrícola
Período: 2005 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
Áreas de Atuação
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Banco de Dados
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Engenharia de Software
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Tecnologia Educacional
- Ciências Humanas :: Educação :: Inteligência Artificial ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Linguagens de Programação ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Metodologias de Aprendizagem ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 1 | 1 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 1 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 2 | 2 |
Participação em Banca de Mestrado | 1 | 1 |
Total | 5 | 5 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 4 | 4 |
Participação em Encontro | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 1 | 1 |
Participação em Simpósio | 1 | 1 |
Total | 7 | 7 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações Concluídas para Mestrado | 1 | 1 |
Orientações em Andamento para Graduação | 4 | 4 |
Outras Orientações Concluídas | 60 | 60 |
Total | 65 | 65 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 11 | 11 |
Total | 11 | 11 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 10 | 10 |
Artigo Publicado | 7 | 7 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 4 | 4 |
Demais Trabalhos | 6 | 6 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 11 | 11 |
Outras Bancas Julgadoras | 5 | 5 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 18 | 18 |
Trabalho em Eventos | 189 | 189 |
Total | 252 | 252 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 1 | 1 |
Software | 10 | 10 |
Trabalho Técnico | 1 | 1 |
Total | 12 | 12 |