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Ana Beatriz de Paiva Costa Barroso
Citações | BARROSO, Ana Beatriz |
Curso/Programa | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2004 a 2008 - Comunicação
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1995 a 1998 - Artes
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2009 a 2010 - Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas
Universidade de Brasília - Aperfeiçoamento - Periodo: 1990 a 1991 - Comunicação e Política
Universidade de Brasília - Aperfeiçoamento - Periodo: 1991 a 1992 - Computação Gráfica
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1990 a 1994 - Publicidade
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Centro de Produção Cultural e Educativa- / Periodo: 1992 a 1993
- Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2001 a 2002
- Correio Braziliense S/A- / Periodo: 1995 a 1996
- EMA Vídeo- / Periodo: 1992 a 1992
- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos- / Periodo: 1998 a 2002
- Exemplus Comunicação e Marketing- / Periodo: 2002 a 2002
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2010
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a atual
Linha de Pesquisa
- Educação em Artes Visuais
Projetos de Pesquisa
- Beleza brasileira:imagens e sons de lugarejos
Recentemente, em conferência para o projeto Fronteiras do Pensamento , Mia Couto (Moçambique, 1955) tocou em uma questão delicada e bela: a saudade da aldeia. Efetivamente ele refletia sobre o sentimento de abandono de nós mesmos deflagrado pela ordem econômica que fez com que afluíssemos massivamente para as grandes cidades e, delas, para o trânsito entre elas, ditado na maioria das vezes por razões profissionais. Desdobrando essa reflexão, podemos pensar que a aldeia global, sonhada por Marshall McLuhan (Canadá, 1911), nunca chegou a ser uma aldeia, sendo apenas um imenso não-lugar grotesco e bruto, muitas vezes. Na contramão desse movimento de desterro global, proponho um olhar para o pequeno, para as aldeias concretas, não-globais. Essa proposta não é movida por nostalgia, almeja simplesmente compreender como a arte produzida em alguns lugarejos brasileiros transforma em beleza a dor e o prazer de ser e de estar ali (ou lá), no aqui e agora de nosso tempo. Nessa pesquisa, de natureza teórico-prática, pretendo colher imagens e sons artísticos de lugarejos e os transformar, por minha vez, em arte. A beleza não estaria (talvez como sempre tenha estado) nos olhos de quem ouve e nos ouvidos de quem vê?
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Fotografia na Escola
A produção e publicação eletrônica Fotografia na Escola consiste em um livro-lugar, ou ambiência virtual de estudos, construída para ser compartilhada por professores e estudantes interessados em aprender e ensinar princípios fotográficos na rede mundial de computadores. O espaço destina-se a educadores da rede pública e privada de ensino, bem como a amadores da fotografia em geral. O objetivo é difundir a idéia de que fotografia se aprende desde cedo, na escola e fora dela. A publicação apresenta algumas técnicas básicas e conceitos fundamentais dessa modalidade artística, bem como breve retrospectiva histórica. Como um todo, ela trata da necessidade atual de se trabalhar o conhecimento fotográfico a fim de gerar uma cultura específica de educação do olhar, essencial à formação da pessoa no mundo contemporâneo.
Período: 2011 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: EXTENSAO - Meios de Educação em Arte. Sub-projetos: Oficinas e exposições (2012-atual); Livros virtuais (2011-2012); Canto, animação e vídeos (2012-atual); Acervo VIS (concluído: 2010-2011);
Visa-se investigar meios processos, linguagens e dispositivos que agucem o potencial poético da educação em arte. O potencial poético pode ser sucintamente definido como o potencial de criação (do grego, poiesis criação ). O objetivo é estudar uma noção complexa de meio que possa ser explorada por artistas e professores formais e informais de arte interessados em despertar e trabalhar o senso de criação estética das pessoas. Embora partamos da ideia de meios comumente associada à corriqueira idéia de mídia, de meios de comunicação (livros, filmes, vídeos, animações, jogos e websites), pretendemos ir além dessa idéia restrita e pesquisar os meios em uma perspectiva menos midiática. Nesse sentido, os meios serão investigados como espaços do entre , como lugares de troca, como ambiências propícias a conexões reais, como tempos de trânsito, como pontes fluidas (re)ligando pessoas, como espécies de atravessamentos. Em suma, o intuito é entender como os meios não só os de comunicação discursiva, mas também e sobretudo, os de comunicação silenciosa, espacial, rítmica e transparente atuam na educação em arte. Nela se percebe a necessidade de se mesclar os processos cibernéticos, eruditos e colaborativos de processamento de dados a processos presenciais, coletivos e populares, herdeiros de culturas ainda vigorosas no tocante à geração de conhecimento, culturas calcadas na oralidade, no contato e no sentimento de empatia. Este objetivo principal se desdobra em outros: recuperar a função poética do ensino da arte; explorar a noção de silêncio como anti-matéria essencial da comunicação; estudar a invisibilidade, o hiato, a ruptura, enquanto meios arte/educacionais; mesclar o conhecimento dos meios tradicionais e de outros, inovadores. Essa pesquisa visa, ainda, suprir a carência de meios tecnológicos de educação em arte, criando-os.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Livros Virtuais (2011-atual) / livrolugar.blogspot.com
Pesquisa teórico-prática voltada para a investigação das possibilidades do livro no ciberespaço, especialmente no campo da educação em artes visuais a distância. Inicialmente, averigua-se o entendimento e a prática corriqueira do livro eletrônico: tecnologias envolvidas e recursos utilizados. Rememora-se a história do livro, desde os códices até os kindles, no contexto maior do desenvolvimento geral dos meios de comunicação. Cria-se uma distinção entre livro virtual, aberto a conexões multimídia, solto no fluxo informático da rede mundial de computadores, e o livro eletrônico, completo, pronto para ser descarregado no computador e lido. Ambos interessam à pesquisa. Ambos precisam ser feitos, analisados e distribuídos. Há enorme carência por materiais didáticos no sentido amplo do termo no campo do ensino das artes visuais. Essa pesquisa visa de algum modo começar a suprir tal carência, ao criar livros em forma de ambiências virtuais de estudos, acessíveis gratuitamente na internet. Estuda-se, ainda, a criação de um selo que ateste a qualidade do material produzido no âmbito da pesquisa e que reflita o entendimento de um corpo editorial comprometido com uma perspectiva inteligente e sensível de educação visual. Vide http://livrolugar.blogspot.com
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Canto, animações e vídeos (2012-atual)
Pesquisa prática-teórica envolvendo o estudo de documentários e de técnicas de animação híbridas, computacionais e manuais, em 2D. Há três frentes de trabalho em andamento: uma se volta para a realização de um curta-metragem em full HD, intitulado A ventura de um jogador ; outra para a realização de uma oficina de desenho animado que tem por tema o conceito de autopoiesis de Humberto Maturana e se intitula Tem uma bola de mim dentro de mim ; a terceira se volta para a produção de pequenos documentários a respeito dos processos de ensino e pesquisa de alguns professores do Departamento de Artes Visuais da UnB.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Interações (não) distantes
Participei como colaboradora desse projeto de extensão universitária híbrida, presencial e à distância, que contou com a participação de três artistas convidados para interagir com alunos e ex-alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais EAD/UnB culminando em residências artísticas de quinze dias cada artista em pólos do referido curso no Acre.
Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - AcervoVIS (2010-2012) / www.acervovis.com
Pesquisa teórico-prática destinada a reunir e criar materiais didáticos originais, que tenham por tema questões da arte, e a estruturá-los em um acervo público na rede mundial de computadores, como um nódulo de conexões afins. Trata-se, essencialmente, de constituir uma base de dados aberta à comunidade no ciberespaço. A proposta implica em três linhas de ação. A primeira se volta para a coleta de referências e materiais já disponíveis na internet, que possam vir a compor o acervo, integral ou parcialmente. Nessa linha se promove, também, o agrupamento de materiais gerados nos cursos de graduação do Departamento de Artes Visuais e no PPG-Arte, ambos do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, tais como monografias, dissertações, teses e publicações. A segunda linha de ação se volta para a montagem de ambiências virtuais de estudo, aves, que levem a lugares de fruição e memória. As aves são as peças propriamente ditas do acervo. Elas podem ser oriundas de disciplinas curriculares, objetos de investigação, temas clássicos, experiências meticulosas e vastas, técnicas, conceitos, passagens históricas etc, desde que se contextualizem em processos de ensino, aprendizagem e pesquisa em arte. A montagem de uma ave parte de uma idéia ou material, existente ou incerto, e procura chegar a uma forma sintética e multimídia, que inevitavelmente se abre a outras formas, também sintéticas, espalhadas na rede: assim se deforma ou se transforma, a ave. O espaço virtual, web site, do acervo dá acesso a essas peças e a outros lugares impregnados de conhecimento artístico. Finalmente, a terceira linha de ação se volta para o desenho do espaço virtual do acervo como uma árvore ou núcleo ramificado para os saberes da arte, onde estudantes, pesquisadores, professores ou simples amantes possam encontrar fontes de alimento estético e caldo cultural. As reflexões que acompanham a realização do Acervo VIS concentram-se nos problemas da memória, da linguagem, da arte e de acervo.
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Coordenação de extensão do 1º Colóquio do PPG-Arte/UnB: o debate em torno da pesquisa em arte
O 1º Colóquio do PPG-Arte reúne convidados de programas de pós-graduação de várias universidades nacionais e do cenário curatorial e artístico a fim de discutir a pesquisa acadêmica em arte. O debate gira em torno das interconexões e autonomia nas linhas de pesquisa, da produção de arte como campo de pesquisa acadêmica e dos critérios de avaliação das pós-graduações em relação às diferenças locais. São quatro dias de palestras abertas à participação do público e ao debate entre os pares.
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Desenho Industrial :: Design ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos | 3 | 3 |
Banca Julgadora para Concurso Público | 3 | 3 |
Participação em Banca de Doutorado | 2 | 2 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 5 | 5 |
Participação em Banca de Graduação | 49 | 49 |
Participação em Banca de Mestrado | 9 | 9 |
Total | 71 | 71 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 1 | 1 |
Participação em Encontro | 14 | 14 |
Participação em Oficina | 2 | 2 |
Participação em Seminário | 6 | 6 |
Participação em Simpósio | 2 | 2 |
Total | 25 | 25 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 2 | 2 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 5 | 5 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 2 | 2 |
Outras Orientações Concluídas | 54 | 54 |
Total | 63 | 63 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 5 | 5 |
Total | 5 | 5 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Artes Visuais | 29 | 29 |
Música | 6 | 6 |
Outra Produção Artística Cultural | 2 | 2 |
Total | 37 | 37 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 12 | 12 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 8 | 8 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 18 | 18 |
Editoração | 2 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 4 | 4 |
Organização de Evento | 9 | 9 |
Outras Bancas Julgadoras | 8 | 8 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 17 | 17 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 2 |
Relatório de Pesquisa | 7 | 7 |
Trabalho em Eventos | 12 | 12 |
Total | 101 | 101 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 7 | 7 |
Outra Produção Técnica | 3 | 3 |
Produto Tecnologico | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 62 | 62 |
Total | 73 | 73 |