Ana Beatriz de Paiva Costa Barroso

CitaçõesBARROSO, Ana Beatriz
Curso/ProgramaComunicação Social - Publicidade e Propaganda
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2004 a 2008 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1995 a 1998 - Artes
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2009 a 2010 - Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas
    Universidade de Brasília
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1990 a 1991 - Comunicação e Política
    Universidade de Brasília
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1991 a 1992 - Computação Gráfica
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1990 a 1994 - Publicidade
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Centro de Produção Cultural e Educativa- / Periodo: 1992 a 1993
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2001 a 2002
  • Correio Braziliense S/A- / Periodo: 1995 a 1996
  • EMA Vídeo- / Periodo: 1992 a 1992
  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos- / Periodo: 1998 a 2002
  • Exemplus Comunicação e Marketing- / Periodo: 2002 a 2002
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2010
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a atual

Linha de Pesquisa

  • Educação em Artes Visuais

Projetos de Pesquisa

  • Beleza brasileira:imagens e sons de lugarejos
    Recentemente, em conferência para o projeto Fronteiras do Pensamento , Mia Couto (Moçambique, 1955) tocou em uma questão delicada e bela: a saudade da aldeia. Efetivamente ele refletia sobre o sentimento de abandono de nós mesmos deflagrado pela ordem econômica que fez com que afluíssemos massivamente para as grandes cidades e, delas, para o trânsito entre elas, ditado na maioria das vezes por razões profissionais. Desdobrando essa reflexão, podemos pensar que a aldeia global, sonhada por Marshall McLuhan (Canadá, 1911), nunca chegou a ser uma aldeia, sendo apenas um imenso não-lugar grotesco e bruto, muitas vezes. Na contramão desse movimento de desterro global, proponho um olhar para o pequeno, para as aldeias concretas, não-globais. Essa proposta não é movida por nostalgia, almeja simplesmente compreender como a arte produzida em alguns lugarejos brasileiros transforma em beleza a dor e o prazer de ser e de estar ali (ou lá), no aqui e agora de nosso tempo. Nessa pesquisa, de natureza teórico-prática, pretendo colher imagens e sons artísticos de lugarejos e os transformar, por minha vez, em arte. A beleza não estaria (talvez como sempre tenha estado) nos olhos de quem ouve e nos ouvidos de quem vê?
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Fotografia na Escola
    A produção e publicação eletrônica Fotografia na Escola consiste em um livro-lugar, ou ambiência virtual de estudos, construída para ser compartilhada por professores e estudantes interessados em aprender e ensinar princípios fotográficos na rede mundial de computadores. O espaço destina-se a educadores da rede pública e privada de ensino, bem como a amadores da fotografia em geral. O objetivo é difundir a idéia de que fotografia se aprende desde cedo, na escola e fora dela. A publicação apresenta algumas técnicas básicas e conceitos fundamentais dessa modalidade artística, bem como breve retrospectiva histórica. Como um todo, ela trata da necessidade atual de se trabalhar o conhecimento fotográfico a fim de gerar uma cultura específica de educação do olhar, essencial à formação da pessoa no mundo contemporâneo.
    Período: 2011 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: EXTENSAO
  • Meios de Educação em Arte. Sub-projetos: Oficinas e exposições (2012-atual); Livros virtuais (2011-2012); Canto, animação e vídeos (2012-atual); Acervo VIS (concluído: 2010-2011);
    Visa-se investigar meios processos, linguagens e dispositivos que agucem o potencial poético da educação em arte. O potencial poético pode ser sucintamente definido como o potencial de criação (do grego, poiesis criação ). O objetivo é estudar uma noção complexa de meio que possa ser explorada por artistas e professores formais e informais de arte interessados em despertar e trabalhar o senso de criação estética das pessoas. Embora partamos da ideia de meios comumente associada à corriqueira idéia de mídia, de meios de comunicação (livros, filmes, vídeos, animações, jogos e websites), pretendemos ir além dessa idéia restrita e pesquisar os meios em uma perspectiva menos midiática. Nesse sentido, os meios serão investigados como espaços do entre , como lugares de troca, como ambiências propícias a conexões reais, como tempos de trânsito, como pontes fluidas (re)ligando pessoas, como espécies de atravessamentos. Em suma, o intuito é entender como os meios não só os de comunicação discursiva, mas também e sobretudo, os de comunicação silenciosa, espacial, rítmica e transparente atuam na educação em arte. Nela se percebe a necessidade de se mesclar os processos cibernéticos, eruditos e colaborativos de processamento de dados a processos presenciais, coletivos e populares, herdeiros de culturas ainda vigorosas no tocante à geração de conhecimento, culturas calcadas na oralidade, no contato e no sentimento de empatia. Este objetivo principal se desdobra em outros: recuperar a função poética do ensino da arte; explorar a noção de silêncio como anti-matéria essencial da comunicação; estudar a invisibilidade, o hiato, a ruptura, enquanto meios arte/educacionais; mesclar o conhecimento dos meios tradicionais e de outros, inovadores. Essa pesquisa visa, ainda, suprir a carência de meios tecnológicos de educação em arte, criando-os.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Livros Virtuais (2011-atual) / livrolugar.blogspot.com
    Pesquisa teórico-prática voltada para a investigação das possibilidades do livro no ciberespaço, especialmente no campo da educação em artes visuais a distância. Inicialmente, averigua-se o entendimento e a prática corriqueira do livro eletrônico: tecnologias envolvidas e recursos utilizados. Rememora-se a história do livro, desde os códices até os kindles, no contexto maior do desenvolvimento geral dos meios de comunicação. Cria-se uma distinção entre livro virtual, aberto a conexões multimídia, solto no fluxo informático da rede mundial de computadores, e o livro eletrônico, completo, pronto para ser descarregado no computador e lido. Ambos interessam à pesquisa. Ambos precisam ser feitos, analisados e distribuídos. Há enorme carência por materiais didáticos no sentido amplo do termo no campo do ensino das artes visuais. Essa pesquisa visa de algum modo começar a suprir tal carência, ao criar livros em forma de ambiências virtuais de estudos, acessíveis gratuitamente na internet. Estuda-se, ainda, a criação de um selo que ateste a qualidade do material produzido no âmbito da pesquisa e que reflita o entendimento de um corpo editorial comprometido com uma perspectiva inteligente e sensível de educação visual. Vide http://livrolugar.blogspot.com
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Canto, animações e vídeos (2012-atual)
    Pesquisa prática-teórica envolvendo o estudo de documentários e de técnicas de animação híbridas, computacionais e manuais, em 2D. Há três frentes de trabalho em andamento: uma se volta para a realização de um curta-metragem em full HD, intitulado A ventura de um jogador ; outra para a realização de uma oficina de desenho animado que tem por tema o conceito de autopoiesis de Humberto Maturana e se intitula Tem uma bola de mim dentro de mim ; a terceira se volta para a produção de pequenos documentários a respeito dos processos de ensino e pesquisa de alguns professores do Departamento de Artes Visuais da UnB.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Interações (não) distantes
    Participei como colaboradora desse projeto de extensão universitária híbrida, presencial e à distância, que contou com a participação de três artistas convidados para interagir com alunos e ex-alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais EAD/UnB culminando em residências artísticas de quinze dias cada artista em pólos do referido curso no Acre.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • AcervoVIS (2010-2012) / www.acervovis.com
    Pesquisa teórico-prática destinada a reunir e criar materiais didáticos originais, que tenham por tema questões da arte, e a estruturá-los em um acervo público na rede mundial de computadores, como um nódulo de conexões afins. Trata-se, essencialmente, de constituir uma base de dados aberta à comunidade no ciberespaço. A proposta implica em três linhas de ação. A primeira se volta para a coleta de referências e materiais já disponíveis na internet, que possam vir a compor o acervo, integral ou parcialmente. Nessa linha se promove, também, o agrupamento de materiais gerados nos cursos de graduação do Departamento de Artes Visuais e no PPG-Arte, ambos do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, tais como monografias, dissertações, teses e publicações. A segunda linha de ação se volta para a montagem de ambiências virtuais de estudo, aves, que levem a lugares de fruição e memória. As aves são as peças propriamente ditas do acervo. Elas podem ser oriundas de disciplinas curriculares, objetos de investigação, temas clássicos, experiências meticulosas e vastas, técnicas, conceitos, passagens históricas etc, desde que se contextualizem em processos de ensino, aprendizagem e pesquisa em arte. A montagem de uma ave parte de uma idéia ou material, existente ou incerto, e procura chegar a uma forma sintética e multimídia, que inevitavelmente se abre a outras formas, também sintéticas, espalhadas na rede: assim se deforma ou se transforma, a ave. O espaço virtual, web site, do acervo dá acesso a essas peças e a outros lugares impregnados de conhecimento artístico. Finalmente, a terceira linha de ação se volta para o desenho do espaço virtual do acervo como uma árvore ou núcleo ramificado para os saberes da arte, onde estudantes, pesquisadores, professores ou simples amantes possam encontrar fontes de alimento estético e caldo cultural. As reflexões que acompanham a realização do Acervo VIS concentram-se nos problemas da memória, da linguagem, da arte e de acervo.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Coordenação de extensão do 1º Colóquio do PPG-Arte/UnB: o debate em torno da pesquisa em arte
    O 1º Colóquio do PPG-Arte reúne convidados de programas de pós-graduação de várias universidades nacionais e do cenário curatorial e artístico a fim de discutir a pesquisa acadêmica em arte. O debate gira em torno das interconexões e autonomia nas linhas de pesquisa, da produção de arte como campo de pesquisa acadêmica e dos critérios de avaliação das pós-graduações em relação às diferenças locais. São quatro dias de palestras abertas à participação do público e ao debate entre os pares.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Desenho Industrial :: Design ::
  • Linguística, letras e artes :: Artes :: ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: POUCO, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos33
Banca Julgadora para Concurso Público33
Participação em Banca de Doutorado22
Participação em Banca de Exame de Qualificação55
Participação em Banca de Graduação4949
Participação em Banca de Mestrado99
Total7171

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso11
Participação em Encontro1414
Participação em Oficina22
Participação em Seminário66
Participação em Simpósio22
Total2525

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Iniciação Científica22
Orientação em Andamento de Mestrado55
Orientações Concluídas para Mestrado22
Outras Orientações Concluídas5454
Total6363

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios55
Total55

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Artes Visuais2929
Música66
Outra Produção Artística Cultural22
Total3737

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho1212
Artigo Aceito para Publicação11
Artigo Publicado88
Capitulo de Livro Publicado11
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional1818
Editoração22
Livro Publicado ou Organizado44
Organização de Evento99
Outras Bancas Julgadoras88
Outras Participações em Eventos e Congressos1717
Outras Produções Bibliográfica22
Relatório de Pesquisa77
Trabalho em Eventos1212
Total101101

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Mídia Social, Website ou Blog77
Outra Produção Técnica33
Produto Tecnologico11
Trabalho Técnico6262
Total7373