Virgilio Pereira de Almeida

CitaçõesALMEIDA, Virgílio P.
Curso/ProgramaLicenciatura Letras
TitulaçãoDoutorado
ÁreaLinguística, letras e artes :: Letras

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2008 a 2011 - Linguística
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1993 a 1996 - Masters of Education
    Framingham State College
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1991 a 1991 - Six Category Intervention Analysis
    The Latin-American Union of Registered English Language Schools
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1987 a 1988 - Certificate Of Proficiency In English
    University of Cambridge
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2004 a 2004 - Iniciando Um Pequeno Grande Negócio Via Internet
    Sebrae
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2006 a 2006 - Formação de Tutores Em Ambiente Virtual
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1986 a 1990 - Letras
    Universidade Federal de Minas Gerais

Atuação Profissional

  • Faculdades Euro-Americana- / Periodo: 1999 a 1999
  • Revista de Letras- / Periodo: 2008 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1999 a 2011
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a atual

Linha de Pesquisa

  • Ensino de Línguas Portuguesa e Inglesa
  • PCNs do Ensino Médio

Projetos de Pesquisa

  • Capacitação em voluntariado público
    Conteudista do módulo de Língua Inglesa do curso de Capacitação em Voluntariado Público.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Formação Sociolinguística do Professor de EFL
    Identificar indícios de formação sociolinguística do professor de LE no DF e se tal formação se reflete na prática de ensino em sala de aula. Elaborar um projeto de intervenção baseado nas observações de aula e acompanhar os professores para avaliar resultados do projeto de intervenção.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • DEMEx - Dicionário Eletrônico Multilíngue de Expressões - Português/Espanhol/Francês/Inglês
    A pesquisa busca produzir conhecimento acerca da noção de expressões metafóricas em diversas situações de comunicação oral e escrita por falantes do português brasileiro, do espanhol peninsular, do francês da França e do inglês americano e britânico. Trabalharemos teoricamente a noção de expressões metafóricas, visando realizar análises em termos de competência comunicativa e de elaboração de verbetes para o DEMEx Ao final, elaboraremos, a partir dos dados coletados, alguns verbetes que comporão o protótipo do DEMEx
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Competências do Humor
    Identificar as CC necessárias, segundo modelo de Celce-Murcia (2007), para compreensão integral de um seriado de humor em inglês americano e analisar como se deu o trabalho dos tradutores ao produzir legendas e/ou dublagem para situações nas quais a CC necessária é peculiar à cultura anglo-saxônica ou estadunidense.
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Linguagem e juventude: espaços de trabalho do simbólico e do político
    É objetivo geral do projeto produzir conhecimento sobre os processos de individualização e de identificação do sujeito jovem escolarizado através da linguagem no espaço urbano de Brasília, para que se possa pensar historicamente as relações que se estabelecem entre os jovens e os processos de escolarização de uma sociedade determinada.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto Pontes (entre a pesquisa acadêmica de Sociolinguística educacional e a formação de professores)
    A proposta deste Projeto é construir pontes entre o produto da pesquisa sistemática da Sociolinguística Educacional e a formação de professores. Seu principal objetivo é a elaboração de um currículo de sociolinguística Educacional para os cursos de Licenciatura, especialmente em Pedagogia e Letras.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Aprendizagem e Mediação Pedagógica
    O grupo reúne pesquisadores que têm a aprendizagem da criança como objeto de estudo e pesquisa assumindo-a como um fenômeno psíquico-social e histórico, no qual os educadores desempenham um papel relevante como mediadores na construção do conhecimento pela criança. As pesquisas em andamento voltam-se para a aquisição pelos educandos de habilidades e competências de Letramento (lingüístico, matemático e científico)e estão comprometidas com o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Os membros do grupo vêm participando como coordenadores e/ou autores dos seguintes projetos de formação continuada : PIE- Pedagogia para Início de Escolarização (Curso semi-presencial de Licenciatura em Pedagogia; Secretaria de Educação do DF e UnB) Projeto PRALER : SEB/MEC; Rede Nacional de Formação Continuada de Educação Básica: SEB/MEC; Projeto Pró-Letramento: SEB/MEC; Projeto GESTAR/Fundescola-MEC. Foi encaminhado ao CNPq ( Cordenação de Stella Maris Bortoni-Ricardo) o projeto de etnografia "Letramento no Ensino Fundamental", que será conduzido no DF, e nos estados do RJ, PB e PI. Foram defendidas no âmbito do Grupo cerca de duas dezenas de dissertações de mestrado e duas teses de doutorado e há muitas em andamento, nas áreas e Educação em Língua Materna e Educação Matemática no Brasil.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Educação & Ciência: Escola e Sociedade
    Este projeto dá continuidade a uma linha de trabalho de ensino e pesquisa iniciada em 2003 sobre as relações entre Ciências, Linguagem e Educação, envolvendo os campos da Lingüística, da Física, da Literatura, da Psicologia e da Educação, no interior do Grupo de Pesquisa Estudos Discursivos CNPq/UCB. O aprofundamento do tema e os resultados apresentados levaram-nos a propor mais uma etapa de trabalho com este projeto denominado Educação e Ciência: Escola e Sociedade, tendo como objetivos gerais compreender: 1. as formas históricas das relações entre Ciência e Educação, que se materializam em instituições específicas, e seus efeitos no processo de disseminação do conhecimento, dentro e fora da Escola, e nos processos de individualização do sujeito, configurando o movimento da ciência em uma sociedade dada como histórico e político, e de 2. os gestos de interpretação atos simbólicos - contidos em diferentes práticas científicas e pedagógicas, e as possibilidades de reprodução-transformação, inversões, deslocamentos e rupturas que eles trazem para a formação do cidadão/do trabalhador brasileiro. O referencial teórico e metodológico adotado para a leitura e interpretação de textos será o da Análise de Discurso, a partir de duas linhas de trabalho: a textualização da Ciência e a disciplinarização do conhecimento. Pretendemos trazer como resultados a ampliação da capacidade de produzir e fazer circular novos conhecimentos de professores e estudantes da graduação, através de artigos científicos, participação em eventos, integração com a rede pública de Educação Básica do Distrito Federal, estímulo à formação docente, cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de extensão, bem como fortalecer a relação ensino-pesquisa-extensão nas licenciaturas da UCB.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Uma abordagem comparativa para o ensino de língua portuguesa e de língua inglesa com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e na utilização de tecnologias educacionais
    A contribuição da pesquisa ora proposta pretende se dar em dois sentidos. Num primeiro momento, admitindo o grau de relevância que os PCNs atribuem à língua inglesa, tomando-a como parte integrante, em condições de igualdade com a língua portuguesa, da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e admitindo também a necessidade de se incorporarem as novas tecnologias à educação, esta pesquisa buscará desenvolver uma proposta de conteúdos e metodologias para o ensino de línguas no Ensino Médio, utilizando uma abordagem comparativa (portanto interdisciplinar, como sinalizam os PCNs) e o ambiente virtual. Num segundo momento, admitindo a necessidade de formação dos professores, buscará criar um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, a ser disponibilizado inicialmente no Laboratório de Estudos da Linguagem da UCB, para a formação dos estudantes do Curso de Letras (futuros profissionais do Ensino Médio) e do Curso de Especialização em Língua Inglesa da UCB (muitos dos quais já atuam nas escolas), e, posteriormente, como projeto de extensão, para a formação dos professores da Fundação Educacional do Distrito Federal. Tudo isso se fará com base nos avanços mais recentes da teoria lingüística, especificamente nos termos da Gramática Gerativa.
    Período: 2006 - 2007 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Linguística, letras e artes :: Letras :: ::
  • Linguística, letras e artes :: Letras :: Línguas Estrangeiras Modernas ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: NAO_INFORMADO, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Concurso Público11
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização99
Participação em Banca de Doutorado33
Participação em Banca de Graduação2727
Participação em Banca de Mestrado22
Total4242

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1212
Participação em Encontro99
Participação em Oficina33
Participação em Seminário1313
Participação em Simpósio33
Total4040

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Iniciação Científica22
Outras Orientações Concluídas1212
Total1414

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho44
Artigo Aceito para Publicação11
Artigo Publicado66
Livro Publicado ou Organizado22
Organização de Evento66
Outras Participações em Eventos e Congressos22
Outras Produções Bibliográfica11
Trabalho em Eventos55
Total2727

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Trabalho Técnico55
Tradução22
Total77