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Divaneide Lira Lima Paixão
Citações | PAIXÃO, D. L. L. |
Curso/Programa | Licenciatura Pedagogia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2004 a 2008 - Psicologia
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2000 a 2002 - Psicologia
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1995 a 2000 - Pedagogia
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Cadernos de Pesquisa (UFMA)- / Periodo: 2015 a atual
- Cadernos de Pesquisa (UFMA)- / Periodo: 2015 a atual
- Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1997 a atual
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2014 a 2016
- Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2014 a 2016
- Psicologia e Saber Social- / Periodo: 2015 a atual
- Rede de Informação Tecnológica Latino Americana- / Periodo: 2009 a 2010
- União Marista do Brasil- / Periodo: 2014 a 2016
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2014
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1997 a 1999
- Universidade Federal de Minas Gerais- / Periodo: 2009 a 2011
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Percepções de Justiça e direitos humanos de grupos sociais especificos: juventude universitaria e Direitos Humanos
Projeto multicêntrico e internacional, desenvolvido na Universidade Católica de Brasília, Cátedra da UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Educação para os Direitos Humanos: uma análise da prática educativa em três escolas públicas do Distrito Federal
Por acreditar que a escola, enquanto instituição representante do Estado é reconhecida, consensualmente, como um lugar social privilegiado para o desenvolvimento de estratégias capazes de contribuir a médio e longo prazo para a valorização dos direitos humanos e, consequentemente, para a redução dos altos índices de violação aos direitos humanos no país, propõe-se um estudo cujo objetivo geral é investigar as práticas de ensino e aprendizagem em três escolas públicas do Distrito Federal voltadas para a educação dos direitos humanos. A pesquisa também prevê a realização de ações integradas entre as escolas e a universidade para intensificar as práticas pedagógicas capazes de promover a educação para os direitos humanos. Para investigar o que se propõe será utilizada uma abordagem qualitativa de estudo de caso por meio da aplicação de questionários e entrevistas de grupo focal, bem como utilizando-se dos recursos da observação. A pesquisa será desenvolvida em três escolas públicas de Ensino Fundamental do DF, com professores, orientadoras educacionais e alunos. Os dados serão coletados durante as aulas regulares e atividades cotidianas previstas no currículo pleno escolar e no período de coordenação dos professores, bem como nas reuniões pedagógicas e de pais.
Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Política e Governança Educacional para a Cidadania no Brasil: desafios democráticos e emancipatórios
O presente estudo tem por finalidade investigar como a cidadania está sendo concebida e construída em instituições de educação formal e não formal e como seus educadores e educandos exercem sua cidadania no contexto educacional e na sociedade. Uma vez que a legislação educacional brasileira determina que a educação deve preparar o indivíduo para o exercício da cidadania plena, esta pesquisa investiga as significações de cidadania adotadas em instituições educacionais nacionais e discute os desafios de se trabalhar com questões sociais nos ambientes de educação formal quando as políticas de avaliação da aprendizagem não priorizam tais temáticas. O referencial teórico adotado argumenta em favor de uma educação para a cidadania democrática e emancipada, entendida como elemento fundamental para o fortalecimento da democracia e da equidade social no Brasil. Com base na pesquisa qualitativa, a maior parte dos dados será coletada junto a educadores e educandos da educação formal e não formal. O uso da análise documental, entrevista semiestruturada, questionário, observação participante e grupo focal contribuirá para se compreender em profundidade a problemática estudada. Na educação formal, serão investigadas instituições públicas e privadas de ensino médio e de educação superior, neste último caso, que oferecem cursos de formação de professores. Na educação não formal, será selecionada uma instituição não governamental que oferece atividades educativas para a comunidade. A pesquisa visa ir além da constatação e se propõe a apresentar alternativas teóricas e metodológicas para se trabalhar com as questões sociais voltadas para a formação cidadã, seja nas instituições educativas formais como nas não formais.
Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Identidade e memória dos ?Anos de Chumbo?: a trajetória de familiares de presos e políticos durantes a Ditadura Militar em Belo Horiozonte, Recife, Brasília e Vitória
O seguinte projeto é uma atividade de pesquisa, financiada pelo CNPq, que está sendo coordenado pela Profª. Drª. Ingrid Faria Gianordoli-Nascimento do PPG-Psicologia da UFMG e conjuga as ações de pesquisadores de cinco Universidades entorno da linha de pesquisa Representações e práticas sócio-culturais dos grupos de pesquisas/CNPQ: 1) Memórias, Representações e Práticas Sociais do Departamento de psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais; 2) Representações, práticas sócio-culturais e processos de exclusão do Departamento de psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo; 3) Laboratório de interação social e humana do Departamento de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco; 4)LAPsiS- Laboratório de Psicologia Social do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Sendo assim, a proposta visa desenvolver o trabalho nas quatro cidades onde os grupos se encontram sediados, Belo Horizonte, Vitória, Brasília e Recife.
Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Fossilização e desfossilização: estudos teórico-metodológicos sobre a constituição de conceitos científicos em crianças com deficiência intelectual do Distrito Federal
Estudos realizados por Rossi & Almeida indicam que as formas fossilizadas de comportamento em crianças com deficiência intelectual podem ser observadas durante o processo de constituição de conceitos científicos na escola. São processos psicológicos mecanizados, os quais, dadas às origens remotas, são repetidos reiteradamente e tornam-se automatizados, conforme postula Vygotsky. Estas formas tendem a perseverar ao longo do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e encobrem processos de desenvolvimento que lhe são subjacentes. No caso da deficiência intelectual esses processos podem não se atualizar, apresentam dificuldade em ser generalizados e utilizados na resolução de tarefas. A criança com deficiência intelectual constrói estratégias na aprendizagem de conceitos científicos, as automatiza, mas apresenta uma rigidez que não permite a generalização para outras tarefas. O processo de fossilização parece obliterar outras estratégias importantes que permitiriam a criança desenvolver níveis mais avançados de abstração e generalização do conceito ainda em fase inicial de aprendizagem e realizar a transição de um conceito a outros correlatos. Essas estratégias não são passíveis de uso voluntário e permanecem indisponíveis à consciência infantil. Neste cenário, novas indagações teórico-metodológicas emergiram: há especificidades de funcionamento da criança com deficiência intelectual quando ela realiza o processo de fossilização? Por que o processo de desfossilização, ou seja, o reverso da fossilização, mostra-se obliterado? Que potencial de transferência o comportamento fossilizado possui para este grupo, como e até que ponto influencia novas aprendizagens de conceitos? Como se realiza o processo de desfossilização e que fatores interferem com a abertura para novas aprendizagens? Na medida em que o objeto demanda novos investimentos e esforços de investigação, o objetivo deste projeto é prosseguir na mesma linha de investigação de modo a com
Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Práticas e modalidades de atendimento educacional aos alunos com espectro de autismo na rede pública do Distrito Federal
O projeto pretende investigar as práticas e modalidades de atendimento educacional de professores de crianças e adolescentes com autismo em centros de ensino especial, classes especiais e classes regulares de escolas inclusivas da rede pública de ensino no Distrito Federal. A literatura aponta que a educação formal é a abordagem psicoeducativa mais efetiva para a generalização e manutenção de capacidades adquiridas e estabelecimento de processos interativos em alunos com autismo. Entretanto, a escolha de um tipo de intervenção psicoeducacional revela-se complexa, em função da falta de informação, conhecimento e capacitação na área, para a maioria dos profissionais que nela atuam. As intervenções educativas dos professores parecem a-críticas e sem teorização, o que demanda sejam examinadas e teorizadas. A pesquisa, de cunho qualitativo, será realizada em instituições que atendem alunos com autismo, em Brasília e nas várias cidades satélites do Distrito Federal. Participarão do estudo professores que atuam diretamente com autismo no contexto indicado, além de seus alunos com diagnóstico do transtorno. Na coleta de dados serão utilizadas as técnicas de análise documental, entrevista e observação semi-estruturada. Os dados serão submetidos à análise de conteúdo. Os resultados auxiliarão na elaboração de políticas de atendimento ao aluno com autismo, capacitação de professores, originarão produções científicas, dissertações de mestrado e formação, em nível stricto sensu, de novos pesquisadores na área.
Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Vitimização no Distrito Federal: Proposta de diagnóstico e análise comparativa das dados de criminalidade
pesquisa que busca identificar as diversas formas de delitos sofridos pela população com vistas à estimativa dos efeitos de fatores demográficos e sócio-econômicos sobre a vitimização, bem como à espacialização da criminalidade.
Período: 2003 - 2005 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - O uso da Energia Elétrica: um estudo das representações sociais da população do Distrito Federal
pesquisa para traçar o perfil do consumidor de energia elétrica do DF
Período: 2001 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Desenvolvimento em Contextos Sócio-educativos: estudos acerca do pensamento e da linguagem em crianças
Pesquisa realizada em escolas do DF, vnculada ao Grupo de Saúde Mental e desenvolvimento humano.
Período: 2000 - 2001 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Produção de Texto; polifonia e polissemia - Hora de convergência na Torre de Babel?
Projeto de IC aprovado pelo CNPq para o período de 01.09. 98 a 31.07.99. Coordenação da profa. Dra. Tânia Maria de Freitas Rossi.
Período: 1998 - 1999 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A Interação social: Aluno x aluno e aluno X professor e suas influências no processo de aquisição da leitura e da escrita
Projeto desenvolvido como bolsista de Iniciação Científica, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, sob coordenação da profa. Dra. Tânia Maria de Freitas Rossi.
Período: 1997 - 1998 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Avaliação da Aprendizagem
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Planejamento Educacional
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem :: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 9 | 0 | 9 |
Participação em Banca de Doutorado | 6 | 0 | 6 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 4 | 0 | 4 |
Participação em Banca de Graduação | 33 | 0 | 33 |
Participação em Banca de Mestrado | 12 | 3 | 15 |
Total | 64 | 3 | 67 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 29 | 29 |
Participação em Encontro | 6 | 6 |
Participação em Oficina | 2 | 2 |
Participação em Seminário | 8 | 8 |
Participação em Simpósio | 6 | 6 |
Total | 51 | 51 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações Concluídas para Mestrado | 2 | 2 |
Outras Orientações Concluídas | 39 | 39 |
Total | 41 | 41 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 35 | 0 | 35 |
Artigo Publicado | 6 | 0 | 6 |
Capitulo de Livro Publicado | 5 | 1 | 6 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 3 | 0 | 3 |
Organização de Evento | 2 | 1 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 8 | 0 | 8 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 0 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 46 | 0 | 46 |
Total | 107 | 2 | 109 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Trabalho Técnico | 25 | 1 | 26 |
Total | 25 | 1 | 26 |