Carmen Jansen de Cárdenas

CitaçõesCÁRDENAS, C. J.;CARMEN JANSEN CARDENAS
Curso/ProgramaGerontologia - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 1996 a 2000 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1993 a 1995 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1967 a 1968 - Psicologia da Educaçaõ
    Goettingen Universitaet
  • Especialização - Periodo: 1977 a 1979 - Orientação Educacional
    Universidade Santa Úrsula
  • Especialização - Periodo: 2001 a 2001 - Tha Art Of Business Coaching
    Pró Reitoria de Pós Graduação Pesquisa Ucb
  • Graduação - Periodo: 1963 a 1967 - Pedagogia
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Atuação Profissional

  • Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey- / Periodo: 1988 a 1991
  • Revista Kairós (Online)- / Periodo: 2014 a atual
  • Revista Kairós (Online)- / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a atual

Linha de Pesquisa

  • Aspectos Psicossocioculturais e Artísticos do envelhecimento.
  • Desenvolvimento Humano nos Contextos Sócios Educativos
  • Problemas no processo de aprendizagem
  • Promoção da Longevidade com Qualidade de Vida do Idoso
  • Uso e abuso de Drogas em Instituição Universitária

Projetos de Pesquisa

  • VIOLÊNCIA E PASSAGEM AO ATO: O DISCURSO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E DOS PROFISSIONAIS DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
    Objetiva implementar medidas e estratégias junto aos professores/escola/família com o objetivo de acolher e direcionar os jovens necessitados de apoio e cuidados psicopedagógicos, buscar o resgate da cidadania.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Técnica expressiva como recurso terapêutico em idosos com demência de Alzheimer: efeito na funcionalidade de fagócitos
    Descrição: Trata-se de pesquisa com o objetivo de investigar de que forma a música e sua expressão corporal podem influenciar positivamente na funcionalidade dos fagócitos, e como conseqüência, na saúde física do idoso com Demência de Alzheimer (DA). Nenhum estudo anterior foi identificado com o objetivo proposto na pesquisa atual. A abordagem é quantitativa (feita através de escalas) e qualitativa, sendo complementares. Envolve aplicação de escalas, dados de entrevistas, observação e análise de conteúdo, assim como realização de dois testes para avaliar a funcionalidade dos fagócitos. Serão convidados pacientes idosos, com 60 anos ou mais de idade, por um inquérito transversal, observacional e individualizado, para determinação da condição de portadores de demência. Serão estudados 40 idosos, com 60 anos ou mais de idade, atendidos ambulatorialmente, que preencham os critérios para o diagnóstico de demência de Alzheimer (DA), nas formas moderada ou grave, sendo 20 deles colocados no grupo 1 (com intervenção) e 20 no grupo controle (sem intervenção). De início, como forma de rastreio, será utilizado o miniexame do estado mental para triagem de possíveis casos de comprometimento cognitivo (Nitrini, 2005a). Em seguida, serão utilizados os critérios da Associação Psiquiátrica Norte-Americana (APA/DSM-IV) para confirmação dos quadros demenciais, e os critérios do ADAS-COG para o diagnóstico de demência por doença de Alzheimer (Nitrini, 2005b). A severidade da demência será determinada por meio da escala de estadiamento das demências (CDR) (Berg, 1988). A Terapia Corporal será desenvolvida em 24 sessões, uma por semana, com duração de aproximadamente 90 min. Serão focadas as linhas de identidade, criatividade e afetividade. Após cada sessão será servido um lanche, ouvindo-se, nessa ocasião, músicas que embalaram os pacientes em seu tempo de juventude, trazendo boas lembranças aos mesmos. Ao final das 24 sessões, serão aplicados: 1) IQCODE (Informant Questionnaire on Cogniti. Natureza: Pesquisa.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • DISTÚRBIOS DO SONO EM CUIDADORES DE IDOSOS COM DEMÊNCIA DE ALZHEIMER: UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS EXPRESSIVAS COMO RECURSO TERAPÊUTICO.
    Dados demográficos e epidemiológicos indicam o envelhecimento populacional em todo o mundo e o conseqüente aumento do número de pessoas afetadas por demência em geral, e pela demência de Alzheimer (DA) em particular. Além das complicações relacionadas à perda cognitiva progressiva, transtornos comportamentais acometem freqüentemente os pacientes com DA, levando à agressividade, agitação psicomotora, alucinações e principalmente distúrbios do sono (DS), os quais sobrecarregam o cuidador e aumentam a velocidade da perda cognitiva no paciente. Esses distúrbios levam a aumento do estresse e mudanças do humor nos cuidadores desses idosos, que passam também a apresentar alterações na qualidade do sono. Como a música é uma das últimas formas de comunicação a serem lesadas pela DA, e a dança propicia aos pacientes comunicação não-verbal, por meio das expressões faciais e das atitudes corporais, o tratamento utilizando música e dança, conjuntamente com atitudes que denotem afeto e atenção, torna-se força poderosa, estimulando as áreas encefálicas não-lesadas. Assim, é possível que se consiga diminuir os transtornos comportamentais que freqüentemente acometem os idosos com DA, melhorando os DS nos cuidadores. Partindo das premissas e propósitos relatados, o presente projeto propõe, em pacientes idosos com DA, nas formas moderada e grave, implementação da terapia expressiva, utilizando música e dança, pesquisando se a aplicação dessa intervenção nos idosos acometidos influencia os DS que os cuidadores desses pacientes apresentam.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Técnica expressiva como recurso terapêutico no tratamento de distúrbios cognitivos e afetivos em idosos com Doença de Alzheimer
    Dados demográficos e epidemiológicos indicam o envelhecimento populacional em todo o mundo e o conseqüente aumento do número de pessoas afetadas por demência em geral, e pela demência de Alzheimer (DA) em particular, considerada a forma mais comum de demência nos países ocidentais. O diagnóstico sindrômico de demência depende de avaliação das funções cognitivas e avaliação funcional. O objetivo desta pesquisa é acompanhar a evolução de idosos com DA, nas formas leve ou moderada, com e sem intervenção aplicando ?Técnica Expressiva?, que abrange música e dança. No início da pesquisa e durante este acompanhamento, aplicar-se-ão testes para a avaliação cognitiva (global, memória, atenção, linguagem, funções executivas, conceituação e abstração e habilidades construtivas) e avaliação funcional (IQCODE e escala Bayer de atividades da vida diária). Pesquisa-se se a aplicação desta intervenção proporciona melhoria nas funções pesquisadas, com conseqüente melhoria na qualidade de vida dos pacientes demenciados e de suas famílias.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Serviços de saúde pública: concepções de saúde mental na perspectiva de jovens e seus familiares
    Essa pesquisa propõe conhecer as concepções e percepções acerca da saúde mental e dos serviços direcionados a este setor visando a identificar como ocorre o processo de construção do conceito e a acessibilidade, respectivamente, tendo em vista, aspectos como a cultura, a rede de apoio e contextos ecológicos, uma vez que a compreensão do que venha a ser saúde e doença é influenciada pelo contexto sociocultural. Partuiculariza-se a percepção dos usuários e não usuários do sistema de saúde no Distrito Federal. Pretende-se com este estudo auxiliar os profissionais da área de saúde na busca de uma melhor compreensão acerca das necessidades de saúde dos adolescentes, assim como subsidiar a melhoria do atendimento desta população. Temos como objetivos específicos: 1) apreender visão de saúde e doença mental dos adolescentes e de seus familaires; 2) a visão sobre o acesso ao serviço de saúde mental para adolescentes e para os familiares; 3) os fatores de risco e proteção segundo os adolescentes e seus familaires; 4) as estratégias utilizadas para cuidar da saúde mental; e, 5) as instituições ou pessoas identificadas pelos adolescentes e pelos familaires como potenciais ao atendimento em caso de problemas com a saúde mental. Os participantes da pesquisa serão divididos em dois grupos: a) G1 - 330 crianças e adolescentes de 12 a 16 anos, sendo 30 usuários de serviços de saúde mental públicos e 300 regularmente matriculados e freqüentes em escolas públicas e privadas do DF; b) G2 representantes das famílias destes mesmos 330 jovens..
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS
    . O projeto de pesquisa aqui proposto pretende privilegiar uma investigação sobre a saúde mental na escola, tendo em vista que esta ocupa um lugar institucional onde as questões relacionadas à saúde mental de crianças e jovens são primeiramente identificadas. Pretende-se realizar uma pesquisa que possa envolver a Universidade Católica de Brasília e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)..
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • ESPELHO MEU, QUEM É MAIS BONITA(O) DO QUE EU
    A pesquisa tem como objetivo principal investigar se atividades em grupo, tais como a música, o trabalho de corpo, atividades de recorte e colagem,além de espaços de fala podem contribuir positivamente para a configuração da autoestima do idoso. Será realizada com pessoas que tenham 60 anos ou mais e que participam como integrantes do grupo de atividades na UNATI da UCB. Todos os participantes escolhidos deverão apresentar condições de caminhar sem ajuda de outras pessoas ou de bengalas, andadores ou cadeira de rodas, e as funções cognitivas preservadas. Estão previstos 10 encontros, 1 por semana. Será realizada uma entrevista individual e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Serão realizadas, em cada encontro, além da aula da atividade de corpo, filmagens, fotografias e observação de movimento corporal e as falas serão gravadas. Será aplicada a escala de auto estima de Rozemberg, so início e ao final do projeto de pesquisa.
    Período: 2006 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Concepções de saúde mental e percepções do serviço na perspectiva de jovens e seus familiares
    Descrição: Este estudo visa investigar a temática da saúde mental a partir da perspectiva dos adolescentes e de suas famílias. É proposto conhecer os conceitos e as percepções acerca da saúde mental e dos serviços direcionados a este setor visando a identificar como ocorre o processo de construção do conceito e a acessibilidade, respectivamente, tendo em vista, aspectos como a cultura, a rede de apoio e contextos ecológicos, uma vez que a compreensão do que venha a ser saúde e doença é influenciada pelo contexto sociocultural. Além disto, busca investigar os preconceitos e mitos existentes entre os participantes acerca da concepção de saúde mental, visando conhecer principalmente, as barreiras ao acesso dos adolescentes aos serviços públicos de saúde mental, sejam elas ideológicas ou estruturais. Participarão desse estudo 900 adolescentes e seus respectivos cuidadores (familiares) das cidades de Brasília, Porto Alegre e Fortaleza. Sendo 300 adolescentes (100 em cada estado) que freqüentem regularmente escola da rede pública e 300 (100 em cada estado) que freqüentem escola particular e 300 (100 em cada estado) que fazem parte do grupo clínico, portanto estão em atendimento na rede de saúde. Serão levantados os números de adolescentes de ambos os sexos entre 12 e 17 anos de idade. Os participantes da pesquisa serão divididos em dois grupos: a) G1 - 600 jovens de 12 a 16 anos, regularmente matriculados e freqüentes em escolas públicas e particulares (grupo não clínico); representantes das famílias destes mesmos 600 jovens;b) G2- 300 jovens atendidos pelo sistema de saúde (grupo clínico) e seus respectivos familiares. Como instrumentos serão aplicados dois modelos de questionário, um para a família e outro para o adolescente, semanticamente validados e que já foram utilizados em pesquisa similar em outros países. .
    Período: 2007 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Resiliência e Vulnerabilidade em Criança em Situação de Risco Social e Pessoal: saúde e doença em jovens brasileiros em situação de risco
    Este estudo visa identificar os fatores que se apresentam como risco para a saúde e geram vulnerabilidade para o desenvolvimento dos jovens, relacionados a aspectos protetivos a serem ativados na promoção da saúde e da resiliência e que emergirão deles mesmos. Serão utilizadas a abordagem ecológica do desenvolvimento humano e a psicologia positiva, como modelos teóricos de planejamento e análise do estudo. serão investigadas a condição de saúde e doença, autopercepção, fatores de risco e proteção, contexto, utilização e disponibilidade de rede social, e outras variáveis associadas, como educação, família e trabalho para cada um dos participantes, avaliando saúde e doença em sua multidimensionalidade.
    Período: 2005 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • O olhar do sujeito pelo olho da câmera: o sujeito de si-mesmo no tempo e no espaço.
    O projeto visa gerar novos conhecimentos a respeito da população ainda não suficientemente estudada no Brasil, ou seja, pessoas acima de 60 anos de idade. Por ser um projeto que integra diversas áreas do conhecimento, pretende-se ampliar as possibilidades de intervenção/ação junto a este público alvo, numa perspectiva bio-psico-social-espiritual, entretecendo a consolidação teórica e uma atuação na prática que vise implementar e criar condições para o envelhecimento saudável. Pretende-se integrar, por meio da participação de futuros profissionais em formação nesta universidade, equipes multidisciplinares que têm por objetivo maior o bem-estar dos seres humanos.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Um estudo sobre comportamento disfuncionais na aprendizagem do adolescentes em parceria com o serviço de atendimento à saúde
    O escopo deste projeto está em investigar os indicadores presentes nos sistemas vivenciais e relacionais dos adolescentes, nos contextos familiar e escolar, que são atendidos no ADOLESCENTRO, Centro de Atendimento,Pesquisa e capacitação do Adolescnte e sua família, Brasília DF. A demanda por atendimento no ADOLESCENTRO apresenta como queixa principal a dificuldade que os adolescntes enfrentam no processo da aprendizagem escolar. Faz-se necessário verificar em que características nosológicas estes adolescentes são enquadrados, quais característcas e etiologias as categorias apresentam, com o objetivo de pesquisar suas relações com o processo de aprendizagem.
    Período: 2001 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Aprendiz da Paz
    Descrever e analisar os processos de constituição de identidade e pertencimento de adolescentes em situação de risco psicossocial aos diversos grupo sociais, buscando identificar a mobilização dos seus recursos pessoais de forma a permitir e garantir o seu desenvolvimento integral. Pretende-se implementar até dezembro de 2003 grupos focais e temáticos de desenvolvimento interpessoal com 30% dos adolescentes e familiares que participam da pesquisa.
    Período: 2002 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Orientação e Aconselhamento :: Orientação Educacional
  • Ciências Humanas :: Filosofia :: Epistemologia :: A Construçaõ do Conhecimento
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: Desenvolvimento Social e da Personalidade
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: O Adolescente e Suas Vivências Afetivas Relacionais
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: O Auto Conceito
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: Psicologia do Envelhecimento

Idiomas

  • Alemão: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Professor Titular22
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização2222
Participação em Banca de Doutorado33
Participação em Banca de Exame de Qualificação1111
Participação em Banca de Graduação4343
Participação em Banca de Mestrado9090
Total171171

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso3636
Participação em Encontro44
Participação em Oficina22
Participação em Seminário1414
Participação em Simpósio44
Total6060

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Mestrado22
Orientações Concluídas para Mestrado4747
Orientações em Andamento para Graduação44
Outras Orientações Concluídas3434
Total8787

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho16016
Artigo Aceito para Publicação516
Artigo Publicado33033
Capitulo de Livro Publicado202
Curso de Curta Duração Ministrado202
Demais Trabalhos404
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional101
Organização de Evento202
Outras Bancas Julgadoras26026
Outras Participações em Eventos e Congressos303
Programa de Rádio ou TV101
Trabalho em Eventos28028
Total1231124

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica22
Processos e Técnicas1111
Trabalho Técnico11
Total1414