Eliana Mendonca Vilar Trindade

CitaçõesTRINDADE, E. M. V.;TRINDADE, ELIANA MENDONÇA VILAR
Curso/ProgramaLicenciatura Educação Física
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2003 a 2007 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1989 a 1992 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1994 a 1996 - Terapia Conjugal e Familiar
    Centro de Estudos e Atendimento da Família Limitada
  • Especialização - Periodo: 1994 a 1995 - psicologia médica
    Sociedade de Cardiologia de Brasilia
  • Graduação - Periodo: 1980 a 1985 - Psicologia
    Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Companhia de Águas e Esgotos de Brasília- / Periodo: 1985 a 1994
  • Comunicação em Ciências da Saúde- / Periodo: 2008 a atual
  • Escola Superior de Ciências da Saúde- / Periodo: 2003 a atual
  • Escola Superior de Ciências da Saúde- / Periodo: 2010 a 2011
  • Secretaria de Saúde do DF- / Periodo: 1994 a atual
  • Universidade católica de Brasília- / Periodo: 2001 a 2005

Linha de Pesquisa

  • Ciclos da Vida e Saúde de Grupos Populacionais e Vulnerabilidades Específicas.
  • Ensino e Aprendizagem
  • Política e Gestão da Educação em Saúde

Projetos de Pesquisa

  • Percepção do estudante de medicina do reisco de erosão do currículo PBL: desejo de renovação
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Cenários de ensino, pesquisa e serviços da Rede de Saúde Distrital.
    O projeto tem por objetivo construir um referencial teórico-metodológico adequado à compreensão dos desafios que envolvem a interação entre ensino, pesquisa e serviços prestados pela Rede de Saúde Distrital. Para tanto serão analisadas a experiência da ESCS/FEPECS nessa interação, procurando apontar pontos fortes e fragilidades da pesquisa e das práticas de integração ensino serviço comunidade nos cenários de ensino da ESCS nos hospitais, hospitais de ensino, serviço intermediário de saúde e Programa Saúde da família.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • O impacto da má notícia no olhar do estudante de medicina do paciente
    Período: 2012 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
  • Influência da organização curricular e das características sociodemográficas dos estudnates no desempenho atitudinal dos estudantes do curso de gradução em medicina: percepções do docente e discente
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação de mudança terapêutica percebida pelos agentes envolvidos no CAPS II de taguatinga: usuários, familiares e profissionais e gestores
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Análise do perfil e qualidade de vida dos estudantes de medicina de uma instituição pública do DF
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Bulling e resiliência no contexto de uma escola de ensino médio do Recanto das Emas- DF
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação da hierarquia de valores em estudantes universitários e egressos da gradução de medicina da Escola superior de ciencias da saúde
    Avaliação do perfil de estudantes de medicina em escola com currículo inovador
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • O impacto da má notícia no olhar do estudante de Medicina e do paciente
    A prática de dar más notícias acarreta em grandes repercussões tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde e estudantes, além de ser um tema pouco estudado, o que o justifica como um importante objeto de estudo. Dessa forma, o presente estudo objetiva avaliar o impacto psicossocial da má notícia nos estudantes e internos de Medicina e no paciente. Objetiva, ainda, avaliar a forma como os estudantes comunicam más notícias, a importância da comunicação na formação médica para a prática de dar más notícias, a importância das habilidades comunicacionais ao dar más notícias e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao lidar com esse tipo de informação.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Má noticia no contexto da Cardiologia
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação de habilidades empáticas e afetivas do estudante por meio da Medicina Narrativa
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação da Prática de Más Notícias no Contexto da Cardiologia: O Olhar do Estudante de Medicina
    Avaliar a percepção de alunos de medicina, residentes e médicos acerca da qualidade da comunicação de más notícias
    Período: 2011 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Avaliação da Qualidade de vida de pacientes renais crônicos
    Avaliação de qualidade de vida de pacientes submetidos à hemodiáliseno Hospital REgional de Sobradinho
    Período: 2011 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Avaliação do Perfil motivacional do estudante de Medicina
    Aplicaço da escala EMA em estudantes de medicina das seis series e análise classificatória do perfilm motivacional da amostra
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Avaliação de Eficácia de novo roteiro de Anamnese da ESCS
    Período: 2008 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação de Atitudes de Estudantes de Medicina frente ao Eixo de Comunicação na ESCS
    Período: 2008 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto de Incentivo à vigilância e Prevenção de Doenças e Agravos não trensmissíveis jogo de cintura em são Sebastião. Promovendo a Saúde por meio de Mudança de Hábitos Alimentares e de Atividade Física em Adultos com Excesso de peso na Comunidade
    Período: 2008 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Prevalência de Ansiedade e Depressão em Pacientes internados nas Clínicas Medica e Cirúrgica do Hospital Regional da Asa Norte
    Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos11
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização11
Participação em Banca de Mestrado44
Total66

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1717
Participação em Encontro22
Participação em Oficina22
Participação em Seminário77
Participação em Simpósio44
Total3232

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Iniciação Científica11
Outras Orientações Concluídas4949
Total5050

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Artística Cultural22
Total22

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho2222
Artigo Publicado1414
Capitulo de Livro Publicado33
Curso de Curta Duração Ministrado11
Demais Trabalhos99
Outras Bancas Julgadoras11
Outras Participações em Eventos e Congressos1919
Outras Produções Bibliográfica22
Programa de Rádio ou TV77
Relatório de Pesquisa11
Texto em Jornal ou Revista77
Trabalho em Eventos3838
Total124124