Lilian Maria Borges Gonzalez

CitaçõesBORGES, L. M.;Borges L. M.;Borges, Lilian Maria
Curso/ProgramaPsicologia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2007 a 2011 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1996 a 1999 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1989 a 1993 - Bacharelado em Psicologia
    Universidade Federal do Pará
  • Graduação - Periodo: 1993 a 1995 - Formação em Psicologia
    Universidade Federal do Pará
  • Graduação - Periodo: 1993 a 1995 - Licenciatura em Psicologia
    Universidade Federal do Pará

Atuação Profissional

  • Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas- / Periodo: 1999 a 2000
  • Fractal: Revista de Psicologia- / Periodo: 2013 a atual
  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás- / Periodo: 1998 a 1999
  • Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
  • Telecomunicações do Pará S A- / Periodo: 1992 a 1993
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a 2013
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Paulista Df- / Periodo: 2000 a 2001

Linha de Pesquisa

  • Atuação profissional do psicólogo
  • Intervenção psicológica no adoecimento crônico

Projetos de Pesquisa

  • Gênero e autocuidado: um estudo comparativo do padrão de comportamentos preventivos entre homens e mulheres, adultos e idosos
    O Brasil atravessa processos de transição demográfica e epidemiológica. Essa nova realidade implica em desafios e exige respostas às necessidades da população com vistas a melhorar sua saúde e qualidade de vida. Nesse contexto, ressalta-se a necessidade de uma melhor compreensão das influências de gênero e de idade sobre o autocuidado, desenvolvendo estratégias interventivas que possam melhor corresponder às características, interesses e necessidades de homens e mulheres de diferentes faixas de idade. O presente estudo propõe a investigação e a comparação dos padrões de crenças e de comportamentos preventivos e de controle de doenças em pessoas adultas e idosas de ambos os sexos. Desse modo, espera-se encontrar e analisar indicadores relacionados ao gênero e à idade que possam servir de base para a elaboração de programas de intervenção psicoeducativos. O estudo será conduzido com 300 pessoas residentes no município do Rio de Janeiro, sendo 150 do sexo masculino e 150 do sexo feminino, distribuídos igualmente em três grupos de idade (25 a 39 anos, 40 a 59 anos e 60 anos ou mais). As pessoas que aceitarem integrar o estudo, após assinarem um termo de consentimento, responderão, individualmente, a questionários elaborados e testados para as finalidades da pesquisa, visando verificar o repertório e a prontidão comportamental dos respondentes em relação a diferentes condutas relacionadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao controle de agravos à saúde, bem como a suas habilidades assertivas e de expressão emocional. Trinta dos sujeitos, dez em cada uma das faixas etárias mencionadas, serão convidados ainda a responder a uma entrevista semiestrurada mediante roteiro composto por questões abertas destinadas a explorar de modo qualitativo suas percepções e vivências em relação aos cuidados com a própria saúde. Após submeter os dados obtidos pelo questionário a análises estatísticas descritivas e inferenciais e os dados das entrevistas a análise de conteúdo, pretende-se discutir os efeitos de aprendizagens associadas a construções de gênero e idade no que se refere a apresentação de comportamentos tanto de risco a saúde como promotores ou protetores da saúde. Espera-se que pesquisas desta natureza possam ajudar a subsidiar o planejamento e a implementação de políticas e programas de saúde sensíveis a influência de gênero e de outras variáveis sociodemográficas.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Religiosidade e Espiritualidade no contexto hospitalar: percepções e experiências de equipes multiprofissionais em saúde
    "Tudo bem, graças a Deus!" ou "Vou melhorar, se Deus quiser!" são expressões que ouvimos frequentemente dos brasileiros quando questionados sobre o seu estado. Tais expressões são paradigmáticas do quanto a religiosidade tem importância no mundo da vida destas pessoas e do quanto elas mesmas a relacionam ao seu bem estar, físico, mental ou espiritual. Os reflexos disso podem ser observados diariamente nos hospitais, especialmente nos diversos setores de internação, onde muitos pacientes e suas respectivas famílias buscam na fé e na religião recursos para lidarem com a doença, com a dor ou com graves perdas decorrentes de cirurgias, amputações, acidentes ou morte. Mas, será que esta realidade tem sido considerada e reconhecida pelos profissionais de saúde, no contexto dos diversos serviços de saúde em nosso país? Haveria algum lugar, no discurso da racionalidade técnico científica que pauta a formação e a prática cotidiana destes profissionais, para a escuta da fé religiosa que move seus pacientes (ou respectivos familiares) e para o respectivo manejo de suas implicações no contexto dos serviços de saúde? Visando investigar a percepção e a experiência dos profissionais de saúde no contexto hospitalar, os objetivos deste projeto de pesquisa se organizam em três eixos / metas complementares: C1. Um primeiro eixo do projeto volta-se para a um refinado mapeamento da literatura concernente às recomendações para a prática da assistência espiritual à pessoa usuária do serviço de saúde hospitalar. C2. Um segundo eixo volta-se para uma investigação empírica, realizada com profissionais de saúde, atuantes em unidades de internação hospitalar, em três diferentes unidades da Federação Brasileira: Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro e Distrito Federal. C1. Finalmente, num terceiro eixo do projeto pretende-se realizar comparações interculturais a partir dos dados obtidos nesta três Unidades da Federação e que têm sofrido diferentes influências socioculturais e religiosas desde suas origens.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Adaptação e avaliação de um programa informatizado de ensino de leitura para adultos
    Apesar dos índices de analfabetismo no país estarem diminuindo progressivamente nas últimas décadas, dados recentes evidenciam que este é de 10% entre pessoas acima dos 15 anos de idade e chega a 49% entre pessoas acima dos 60 anos. Percebe-se também, nas últimas décadas, um incremento das políticas públicas voltadas para a alfabetização de jovens e adultos. Embora bons resultados na erradicação da alfabetização extrapolem a escolha por um método, a implementação de políticas públicas para este fim envolve, em grande parte, a escolha por uma estratégia metodológica de ensino de leitura e escrita. A presente pesquisa tem por objetivo investigar a eficácia de um método de alfabetização de base analítico comportamental, baseado no paradigma de equivalência de estímulos, no ensino de leitura e escrita para idosos não alfabetizados. Pesquisas anteriores em Análise do Comportamento tem evidências robustas da eficácia desta metodologia no ensino de leitura e escrita para crianças, todavia a avaliação desta metodologia com adultos e, em especial idosos, é ainda incipiente. Para este fim 45 idosos, não-alfabetizados, participarão de um de três grupos de alfabetização com o uso de duas metodologias diferentes: Grupo 1 Programa informatizado de ensino de leitura e escrita baseado no paradigma de equivalência; Grupo 2 Programa de alfabetização com uso do método Paulo Freire e Grupo 3 Uso combinado dos dois métodos. Todos os grupos serão submetidos a avaliações periódicas e unificadas ao longo do processo de ensino de modo que se possa, a partir dos dados da avaliação e do processo de ensino-aprendizagem como um todo, validar o programa informatizado de ensino de leitura e escrita baseado no paradigma de equivalência para idosos e adultos de modo geral.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Abordagem interdisciplinar na promoção de saúde de pacientes com Diabetes Mellitus.
    O estudo foi planejado com o objetivo de avaliar intervenções sociais realizadas junto a adultos e idosos com Diabetes Mellitus por profissionais e estudantes de diferentes cursos da área de saúde da UCB, na expectativa de aliar inovações tecnológicas para otimizar a qualidade de vida dos pacientes. O objetivo específico relativo a área de Psicologia consistiu em implementar ações favorecedoras da instalação e manutenção de comportamentos de autocuidado capazes de promover ou preservar um bom nível de adesão dos usuários às condutas prescritas pelos profissionais de saúde mediante (1) o oferecimento de suporte psicológico e (2) a realização de atividades psicoeducativas em grupo, com vistas ao desenvolvimento de ações de autocuidado necessárias para um bom controle da DM e prevenção de suas possíveis complicações, bem como para o incremento de conhecimentos sobre a doença. A avaliação psicológica centrou-se prioritariamente no autoconhecimento sobre diabetes e nos níveis de adesão às prescrições e orientações dos profissionais quanto a dieta alimentar, exercícios e atividades físicas, medicação e demais autocuidados para evitar o avanço da doença. Os instrumentos empregados foram os seguintes: roteiro para entrevista semi estruturada, teste de conhecimentos sobre diabetes, inventário para identificar, por meio de auto-relato, os comportamentos de adesão ao tratamento do paciente na sua rotina diária e Escala de Atividades de Autocuidado com a diabetes.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Abordagem Interdisciplinar na promoção de saúde e impacto na qualidade de vida de pacientes portadores de Diabetes Mellitus
    O Diabetes Mellitus (DM) tem sido considerado importante problema de saúde na atualidade, tanto em termos de número de pessoas afetadas, incapacitações, mortalidade prematura, como dos custos envolvidos no seu controle e no tratamento de suas complicações. A sua prevalência vem aumentando em várias populações, tendo se tornado uma das doenças crônicas mais prevalentes em todo o mundo, em decorrência das maiores taxas de urbanização, industrialização, sedentarismo, obesidade e aumento da expectativa de vida. Nos últimos anos, uma grande atenção tem sido voltada para um aspecto fundamental do tratamento do DM a educação. Esta consiste em um conjunto de medidas que têm por objetivo aumentar a motivação, a participação, e o aprendizado sobre a doença (que inclui além do conhecimento específico sobre DM, o desenvolvimento de habilidades para melhor conduzi-la), tanto do paciente quanto dos profissionais envolvidos. Essas medidas são extensivas aos familiares e aos que convivem com o paciente, devendo, em última análise, atingir toda a comunidade, tanto com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos portadores de DM, quanto no sentido de orientar a população em relação às medidas de prevenção e detecção precoce dessa doença. Neste sentido, a abordagem multidisciplinar dos diversos profissionais de saúde tem se mostrado uma importante estratégia, com benefícios em relação ao controle metabólico e qualidade de vida dos pacientes A eficácia do tratamento do DM depende de inúmeros fatores, alguns inerentes à própria doença e ao paciente, outros ao serviço de saúde e ainda outros relacionados à realidade social em que o cuidado se desenvolve. Idealmente, para a avaliação do impacto do cuidado, as intervenções em saúde deveriam ser desenvolvidas somente após o adequado conhecimento da realidade local. A avaliação da situação atual do cuidado de pacientes com DM nos diversos níveis de atenção à saúde torna-se elemento essencial para o estabelecimento de metas
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Intervenção e avaliação em saúde no desenvolvimento da criança
    A consulta pediátrica é um momento para a promoção do desenvolvimento da criança. Investigar a eficácia de intervenções comportamentais para o atendimento de interesses do acompanhante da criança em assuntos médicos e não médicos tem validade social. Essa averiguação expande os conhecimentos sobre a efetividade das ações do acompanhamento e da avaliação do desenvolvimento da criança em contexto de assistência pediátrica. A proposta desta pesquisa foi analisar as interlocuções entre acompanhantes e pediatras por meio do estudo das interações verbais que ocorrem nas consultas, procurando identificar variáveis que aprimorem esta interação, contribuindo assim para o melhoramento e promoção da saúde das crianças. Os objetivos foram investigar o quanto um procedimento instrucional (entrevista de estimativa) pode alterar características de conteúdo das interações verbais médico-acompanhante ao se enfatizar, na temática esperada em consultas pediátricas, a menção ao desenvolvimento comportamental da criança e verificar em que medida o estilo de comunicação dos interlocutores (médico e acompanhantes) é uma variável que incrementa ou inibe a ocorrência de temas que incluam ações relacionadas a promoção da saúde da criança e outros assuntos tradicionalmente considerados não médicos. Os dados foram coletados na sala de espera do ambulatório de pediatria, em um momento anterior à consulta. O delineamento do estudo previa um grupo controle, em que as acompanhantes respondiam a uma entrevista de identificação e informações sócio-demográficas e um grupo experimental em que as acompanhantes, além desta entrevista de identificação, respondiam a uma entrevista de estimativa . As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. As consultas foram gravadas em áudio.
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Violência intrafamiliar e suas conseqüências para o desenvolvimento de crianças e adolescentes
    A família contemporânea tem encontrado inúmeras dificuldades para cumprir suas funções psicossociais. Intensas e rápidas mudanças sociais, como o trabalho de ambos os pais, o alto índice de divórcios e recasamentos, perda do sentido de tradição, valores culturais pouco claros e mudança dos papéis dentro da família, interferem nos padrões de relacionamento entre os membros da família e requerem dessa instituição uma capacidade de adaptação e reestruturação rápida para continuar cumprindo as novas exigências e solicitações que lhe são apresentadas (Ribeiro, 2001). Dessa forma, a família, que deveria ser o principal ponto de apoio do indivíduo, muitas vezes, acaba se tornando a maior fonte de violência, principalmente para mulheres, crianças e adolescentes. Os dados sobre a violência intrafamiliar estão estampados, constantemente, na mídia e em relatórios policiais e estatísticas governamentais, porém, é de conhecimento geral que estes mostram apenas uma parte do problema, pois um grande número de casos é mantido em segredo dentro da família, devido a medo, vergonha ou conivência de familiares, vizinhos e da própria vítima. A negligência em relação ao conflito interparental no estudo do abuso infantil limita o entendimento do relacionamento pais-filhos dentro da família como um todo. A violência é a expressão de uma disfunção familiar subjacente, mais profunda do que os atos de violência em si. O levantamento da bibliografia sobre esse tema mostra que grande parte dos estudos enfoca a violência intrafamiliar sob o ponto de vista linear, de causa e efeito: aborda a pessoa agredida, que é vista como vítima e, como tal, necessita de apoio para que as conseqüências psicológicas do abuso sejam amenizadas, ou o agressor, que normalmente é tratado como doente ou criminoso. Considerando a complexidade da questão e levando em consideração não só aspectos individuais, mas também familiares e sociais, este estudo teve como objetivo investigar a estrutura e dinâmica de famílias c
    Período: 2000 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia da Saúde ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Tratamento e Prevenção Psicológica ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Concurso Público11
Participação em Banca de Doutorado33
Participação em Banca de Exame de Qualificação88
Participação em Banca de Graduação3939
Participação em Banca de Mestrado77
Total5858

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1212
Participação em Encontro66
Participação em Oficina22
Participação em Seminário22
Participação em Simpósio33
Total2525

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientações Concluídas para Mestrado22
Orientações em Andamento para Graduação22
Outras Orientações Concluídas3737
Total4141

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho1313
Artigo Publicado66
Capitulo de Livro Publicado99
Curso de Curta Duração Ministrado44
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional22
Organização de Evento33
Outras Participações em Eventos e Congressos11
Outras Produções Bibliográfica11
Trabalho em Eventos2121
Total6060

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica44
Trabalho Técnico99
Total1313