Marcos Mota do Carmo Costa

CitaçõesCOSTA, M. M. C.; COSTA, M. C.;Costa, Marcos;do Carmo Costa, Marcos M;Carmo Costa, Marcos Mota
Curso/ProgramaGovernança, Tecnologia e Inovação - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 1996 a 1997 - Universidade de Lisboa
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2007 a 2008 - Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Doutorado - Periodo: 1985 a 1990 - University of London
  • Mestrado - Periodo: 1983 a 1985 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Graduação - Periodo: 1976 a 1979 - Licenciatura em Matemática
    Centro Universitário de Brasília

Atuação Profissional

  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- / Periodo: 1980 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1993 a 2007
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1990 a 1990
  • Universidade Federal de Pernambuco- / Periodo: 1991 a 1993
  • University of London- / Periodo: 1985 a 1989

Linha de Pesquisa

  • Bioinformática
  • Bioinformática, Objetos distribuídos
  • Especificações formais
  • LOGICAS APLICADAS A COMPUTACAO
  • PROVA AUTOMATICA DE TEOREMAS; ESPECIFICACAO FORMAL DE SISTEMAS; REPRESENTACAO FORMAL DO CONHECIMENTO.

Projetos de Pesquisa

  • Desenvolvimento de ferramentas de bioinformática para detecção de SNPs e variantes estruturais a partir do resequenciamento genômico de variedades de arroz tolerantes à seca
    Este projeto visa desenvolver ferramentas analíticas de bioinformática para identificar e selecionar variações de seqüência de DNA a partir de dados de ressequenciamento de genomas de oito variedades de arroz (Oryza sativa) de sequeiro (subespécie japonica tropical). Os objetivos são: * Organizar, alinhar e comparar os dados de ressequenciamento do genoma de oito variedades de arroz com variabilidade genética para tolerância à seca (Chorinho, Puteca, BRS Primavera, IAC 165, Catetão, Azucena, Moroberekan e Ligeiro); * Identificar e desenvolver marcadores SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) e SVs (Structural Variants) pelo alinhamento dos genomas re-sequenciados de arroz; * Gerar, armazenar e disponibilizar informações em banco de dados de forma sistemática para apoiar programas de melhoramento genético vegetal visando controle de tolerância à seca, seja do organismo modelo selecionado ou de gramíneas de grande importância econômica, como o sorgo, milho, aveia, cevada e trigo
    Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Genolyptus
    Período: 2002 - 2007 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Generation Challenge Program
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • ORYGENS - Inovações genômicas para o descobrimento de genes e melhoramento genético de gramíneas
    A características de interesse econômico em plantas têm quase sempre um controle genético complexo, geralmente determinado por vários genes com forte interação com o ambiente. O controle genético de tolerância à seca e ao frio, duas características de grande importância para o melhoramento genético de gramíneas, por exemplo, é tipicamente quantitativo. O mapeamento genético e físico do genoma, através do emprego de marcadores moleculares e de segmentos clonados em cromossomos artificiais de bactéria (BACs), tem proporcionado grandes avanços no conhecimento do controle genético de características quantitativas, por vezes levando ao isolamento de genes associados ao seu controle. Esta estratégia tem contornado o problema rotineiro da inexistência de conhecimento do produto gênico dos locos de interesse econômico. O mapeamento genético permite dissecar o controle genético de uma característica complexa, possibilitando identificar quantos genes atuam na expressão de uma característica, localizar estes genes ou regiões gênicas nos cromossomos, mensurar o seu efeito na variação fenotípica da característica estudada e compreender a sua interação na manifestação da característica. O projeto visa construir mapas genéticos saturados com marcadores moleculares com base em diferentes cruzamentos entre variedades de arroz contrastantes para tolerância à seca e ao frio. Serão empregados para este fim marcadores microssatélites cobrindo todo o genoma de arroz através de genotipagem em escala utilizando seqüenciadores de DNA. Amostras das populações segregantes serão fenotipadas extensivamente através de bioensaios e de experimentos replicados no campo. A informação genotípica e fenotípica será utilizada na identificação de regiões genômicas que controlam as características de interesse (locos de características quantitativas QTL). A interação QTL x ambiente será estimada através de análise das populações segregantes em diferentes locais. Uma vez identificados os QTLs.
    Período: 2004 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • MusaGeneBR Identificação e caracterização funcional de genes de resistência a estresses bióticos e seqüência promotora de expressão gênica em banana (Musa spp.).
    A banana é cultivada em aproximadamente uma centena de países tropicais e subtropicais, sendo o Brasil o segundo produtor mundial, com uma produção de cerca de 6,47 milhões de toneladas por ano (~9,5% da produção mundial), em uma área de 507.000 ha (FAO, 2004). A banana é uma cultura bastante versátil, capaz de ser cultivada em diferentes ambientes, o que a torna interessante para produção por pequenos produtores, produz o ano todo e é mantenedora da fertilidade do solo. No aspecto nutricional, a banana é considerada fonte barata de energia, sendo também rica em minerais e vitaminas. É indiscutível o papel da banana na complementação da dieta alimentar das populações de baixa renda no Brasil e, praticamente, toda produção nacional destina-se ao mercado interno. O cultivo da bananeira no Brasil é afetado por diversos problemas fitossanitários causados por fungos, bactérias, vírus, nematóides e insetos. Os fungos, são indiscutivelmente os agentes infecciosos de maior importância para a bananicultura brasileira, e causam diversas doenças de pré e pós-colheita, tais como: o "Mal-do-Panamá" (causado por Fusarium oxysporum f.sp. cubense), a Sigatoka amarela (causado por Mycosphaerella musicola) e Sigatoka negra (causado por Mycosphaerella fijiensis). O Moko ou murcha bacteriana, causada por Ralstonia solanacearum, raça 2 [Pseudomonas solanacearum (Smith)], é também um dos graves problemas que afetam a nossa bananicultura. O nematóide de maior importância para a bananeira é o Radopholus similis, e a broca-do-rizoma causada pelo Cosmopolites sordidus é a praga que mais danos provoca. As pragas e doenças são responsáveis por severas perdas na produção de banana, que, a depender dos fatores envolvidos, pode ser de até 100%, uma vez que, em muitos casos, não existe nenhuma alternativa de controle. Uma das estratégias para a solução dos problemas mencionados é a criação de novas variedades com resistência a doenças, nematóides e pragas, mais tolerantes a seca e ao frio.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Criação de um ambiente cooperativo e distribuído para a anotação genômica
    Período: 2004 - 2005 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Anotação genômica de seqüências nucleotídicas de Musa
    Período: 2002 - 2005 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Anotação funcional: a bioinformática como etapa crucial dos projetos genoma
    Período: 2002 - 2004 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Rede de pesquisa e desenvolvimento em bioinformática do Centro-oeste
    Período: 2002 - 2004 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Bioinformática ::
  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Engenharia de Software
  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Teoria da Computação ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: NAO_INFORMADO
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: NAO_INFORMADO

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Mestrado44
Total44

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientações Concluídas para Mestrado22
Total22

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho22
Artigo Publicado88
Capitulo de Livro Publicado55
Livro Publicado ou Organizado11
Outras Produções Bibliográfica33
Texto em Jornal ou Revista11
Trabalho em Eventos1212
Total3232

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica11
Software11
Total22