Thadeu de Jesus e Silva Filho

CitaçõesSILVA FILHO, T. J.
Curso/ProgramaEspecialização em Educação a Distância
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Sociologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2004 - Sociologia
    Universidade de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 2013 a atual - Música
    Universidade Federal da Bahia
  • Mestrado - Periodo: 1998 a 2000 - Sociologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1994 a 1997 - Ciências Sociais - Habilitação em Sociologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1994 a 1998 - Ciências Sociais - Habilitação em Antropologia
    Universidade de Brasília
  • Ensino Médio - Periodo: 1989 a 1991 - Colégio Marista de Brasília
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1980 a 1988 - Colégio Marista de Brasília

Atuação Profissional

  • Associação Brasileira de Trompetistas- / Periodo: 2013 a atual
  • Cadernos Tematicos da CONSEG- / Periodo: 2009 a 2009
  • Centro Universitário Euro-Americano- / Periodo: 2009 a 2011
  • Coleção Segurança com Cidadania- / Periodo: 2009 a 2010
  • Escola Nacional de Administração Pública- / Periodo: 2005 a 2005
  • Libertas: estudos em Direito, Estado e Religião- / Periodo: 2008 a 2009
  • Ministério da Justiça- / Periodo: 2009 a 2013
  • Revista Trompete- / Periodo: 2013 a atual
  • Segurança, Justiça e Cidadania: Pesquisas Aplicadas em Segurança Pública- / Periodo: 2010 a 2010
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2013
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2004 a 2006

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • A viabilidade da aplicação de trompetes alternativos (em Ré e Mi bemol de 3 e 4 válvulas, Cornets em Dó e Trompete Piccolo em Sol) na execução do repertório sinfônico, solo e camerístico
      O trompete é, naturalmente, um instrumento transpositor e não necessariamente o trompetista usa um instrumento na mesma tonalidade em que o compositor escreve a parte de trompete numa determinada obra. Muitas escolhas do compositor pela indicação do trompete a ser usado, no passado, baseavam-se na tonalidade da obra, por entender o trompete como um instrumento natural e fixo na tonalidade em que foi construído. Com o advento da invenção das válvulas, esse entendimento tornou-se obsoleto, ainda que compositores continuassem a trocar a indicação dos trompetes a serem usados à medida que suas composições modulavam de tonalidade. À medida que os instrumentistas foram se familiarizando com a técnica da transposição simultânea, eles passaram a se concentrar no uso de um único trompete para executar obras em qualquer tonalidade, com diferentes ideias sobre em que tonalidade esse instrumento deveria ser construído a depender da origem geográfica do instrumentista. Assim, os alemães, os russos e os ingleses adotaram os trompetes em si bemol, enquanto franceses, americanos e austríacos adotaram o trompete em dó para a maior parte das obras que tocavam, seja na orquestra ou na música de câmara. Algumas obras, notadamente do repertório barroco e moderno, inspiraram o uso de trompetes em outras tonalidades no intuito de facilitar a sua execução, precisão, adequação do som e tessitura mais estável do instrumento. Este projeto levanta obras do repertório Sinfônico, solo e camerístico em que os trompetes em ré e em mi bemol de 3 ou 4 válvulas , Cornets em Dó e Trompetes Piccolo em Sol atendem ao menos um dos quatro critérios relativos a segurança e desenvoltura da performance: facilidade de digitação, precisão, adequação do som e tessitura mais confortável do registro
      Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • O trompete na América do Sul: formação, desenvolvimento, pedagogia e performance
      Estudo abrangente da formação, desenvolvimento, pedagogia e performance do trompete na América do Sul através da trajetória de trompetistas que deram formas mais claras à performance do instrumento nos países vizinhos ao Brasil especialmente na Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Venezuela e de instituições de ensino e performance em que o trompete estava presente. Trata-se de dupla tarefa de levantamento de fontes e de sistematização dos dados com a finalidade de compreender o desenvolvimento da performance do instrumento nos diferentes países e sua relação entre si e com o Brasil
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • O grupo de trompetes como ferramenta de desenvolvimento técnico-musical do trompetisa
      O projeto visa a observar a viabilidade do grupo de trompetes como ferramenta de desenvolvimento técnico-musical do trompetista. Através da ampla e crescente literatura para a instrumentação, o objetivo é verificar a consistência do aprimoramento estilístico e dos fundamentos da performance no limitado contexto do grupo de trompetes, em três frentes: 1) repertório centrado nos intervalos e nas células rítmicas historicamente características do instrumento, isto é, obras de estilo barroco e fanfarras marciais; 2) transcrições de obras famosas e de peças de compositores que não escreveram para trompete nem para grupo de trompetes; 3) obras contemporâneas, nas quais o instrumento incorpora técnicas estendidas comuns à música de vanguarda
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Formação Profissional em Música - PROCAD/Casadinho - CAPES/CNPq 2011
      "Projeto de pesquisa desenvolvido pela UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROPONENTE juntamente com a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (PARCEIRA 1) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (PARCEIRA 2). A formação profissional é um tema que ocupa um grande espaço nas discussões da área de música em todos os seus níveis. Esse questionamento não se restringe ao Brasil, está em pauta nos principais centros de ensino ao redor do mundo. Em nosso país ela possui conotações particulares, concernentes à nossa história e ao momento particular que vivem as instituições envolvidas no processo de formação musical. Vivemos notadamente um momento de transformação, que envolve desde a formulação de um modelo para a reintegração da música como conteúdo obrigatório dos níveis fundamental e médio de ensino, até a consolidação dos programas de pós-graduação em nossas universidades. Este projeto, portanto, tem como ponto de partida a necessidade de ampliar o campo de pesquisas sobre a formação em nível superior na área de música, tanto na graduação quanto na pós-graduação, tendo como objetivo geral identificar e discutir processos formativos desenvolvidos em três instituições de ensino superior no país (UFBA, Unicamp e UFRGS). O objetivo geral, referente ao Edital 06/2011, é promover a consolidação do Programa de Pós-Graduação Música da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNICAMP, através da/do: - interação artístico-científico-acadêmica entre o PPGMUS/UFBA, o PPGMúsica UNICAMP e o PPGMúsica da UFRGS; - ampliação da formação de mestres e doutores nas três instituições; - ampliação da produção artístico-científico-acadêmica na área de música das instituições envolvidas; - apoio ao desenvolvimento conjunto e interativo de projetos e grupos de pesquisa na área de música; - mobilização de docentes-orientadores e de estudantes de pós-graduação e entre os grupos de pesquisa envolvidos no projeto; - equilíbrio regional e a relação eq"
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Políticas Públicas e Democracia no Poder Legislativo
      Nas suas comissões temáticas, as Casas do Poder Legislativo abrem espaço para a sociedade expor suas demandas quanto à definição e à aplicação das políticas públicas. O requerimento é instrumento regimental que os parlamentares dispõem para inserirem um tema na agenda de debates dessas comissões. Uma vez em pauta, o requerimento é submetido à discussão e deliberação. Se aprovado, dá origem a uma ação que pode ser a realização de um evento como audiência pública, seminário e outras modalidades, sempre com a presença participativa de representantes da sociedade civil. A quantidade de requerimentos submetidos a tais comissões é maior que os admitidos, levantando imediatamente a indagação sobre os critérios de seleção. Objetivamente, este projeto de pesquisa levantou os critérios que orientam a definição e a seleção dos temas de pauta adotados pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados para serem levados à discussão na Comissão. O universo foi a totalidade dos requerimentos submetidos à Comissão de Direito Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados desde 1995 (ano de criação) até o ano de 2010 (com a notada ausência dos dados de 1996). As fontes primárias foram as notas taquigráficas das reuniões da Comissão, os ofícios, os requerimentos, os relatórios produzidos e as atas das reuniões plenárias. A análise dos dados apontou uma quantidade baixa de rejeição dos requerimentos apresentados (8,6%). Entre os aprovados, apenas 36,8% foram implementados que perfazem a base de dados: 1.237 requerimentos. O estudo foi conduzido com 31 variáveis compreensivas para a aprovação dos 1.237 requerimentos, com testes de correlação entre eles.
      Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Sociologia :: Avaliação de Programas e Projetos Governamentais ::
    • Ciências Humanas :: Sociologia :: Métodos de Pesquisa (Qualitativos e Quantitativos) ::
    • Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia das Religiões ::
    • Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia do Desenvolvimento ::
    • Linguística, letras e artes :: Artes :: Música :: Performance Musical

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Francês: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Banca de Mestrado22
    Total22

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso88
    Participação em Encontro55
    Participação em Seminário33
    Participação em Simpósio11
    Total1717

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Orientações Concluídas para Mestrado11
    Outras Orientações Concluídas44
    Total55

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios22
    Total22

    Produção Artistícas

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Música4545
    Total4545

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho66
    Artigo Publicado55
    Capitulo de Livro Publicado11
    Curso de Curta Duração Ministrado11
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional11
    Editoração22
    Organização de Evento11
    Outras Bancas Julgadoras22
    Outras Produções Bibliográfica33
    Relatório de Pesquisa33
    Texto em Jornal ou Revista1010
    Trabalho em Eventos11
    Total3636

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Trabalho Técnico55
    Total55