Rosângela Vieira de Andrade

CitaçõesANDRADE, R.V.;Rosangela V de Andrade;ANDRADE, ROSANGELA V DE;de Andrade RV;Rosangela Vieira de Andrade;ANDRADE, ROSANGELA;Andrade RV;ANDRADE, ROSANGELA VIEIRA;ANDRADE, ROSANGELA VIEIRA DE;DE ANDRADE, ROSÂNGELA VIEIRA;Rosângela V. Andrade;ANDRADE, ROSÂNGELA VIEIRA DE;ANDRADE, Rosangela V;DE ANDRADE, ROSÂNGELA V.;DE ANDRADE, ROSANGELA VIEIRA;DE ANDRADE, ROSANGELA V.;DE ANDRADE, ROSANGELA;ANDRADE, ROSÂNGELA VIEIRA;ANDRADE, ROSANGELA V.;ANDRADE, ROSÂNGELA V.;VIEIRA DE ANDRADE, ROSÂNGELA
Curso/ProgramaCiências Genômicas e Biotecnologia - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Biológicas :: Microbiologia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2013 a 2014 - Institut de Recherche pour le Développement
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2006 a 2008 - Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia, CENARGEM/EMBRAPA
  • Doutorado - Periodo: 2002 a 2006 - Ciências Biológicas (Biologia Molecular)
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2000 a 2002 - Ciências Biológicas (Biologia Molecular)
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1995 a 1999 - Abi - Ciências Biológicas
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2007 a atual

Linha de Pesquisa

  • Análise Genômica em Plantas e Microorganismos
  • Centro de Análises Proteomicas e Bioquímicas
  • Desenvolvimento de Marcadores Moleculares para o Câncer

Projetos de Pesquisa

  • Transcriptoma e miRNA de Tumores de Osteossarcoma Quimiosensíveis e Quimioresistentes
    "Esse projeto de pesquisa propõe a análise clinico-experimental do osteossarcoma sob três aspectos: investigação de genes potencialmente responsáveis por quimiorresistência expressos nos tumores; marcadores moleculares séricos preditores de quimiorresistência e potencial de metástase; e validação do uso de linhagens de células como modelo na análise em osteossarcoma. Entender o mecanismo e buscar marcadores preditores de quimiorresistência constitui objetivo de alta relevância, pois, até o momento, apenas o grau de necrose, identificável após a ressecção do tumor primário, constitui fator preditor de tal aspecto. A capacidade de predizer resistência a terapias convencionais no momento do diagnóstico pode possibilitar a alteração nas estratégias de tratamento com o objetivo de melhorar as taxas de sobrevida deste tipo de neoplasia responsável, até hoje, por uma mortalidade de 40%. A estratégia do estudo envolve o uso de seqüenciamento de alto desempenho (próxima geração) para caracterizar e comparar os transcritomas e miRnomas entre tumores quimiossensíveis e quimiorresistentes, bem como entre tumores metastáticos e não-metastáticos ao diagnóstico. Uma segunda estratégia será a busca dos miRNA, supostamente preditores de quimiorresistência e metástase no sangue periférico dos pacientes através de PCR em tempo real. Além de aumentar o conhecimento sobre eventos moleculares em osteossarcoma, os resultados podem introduzir novos marcadores prognósticos que podem ser usados ao diagnóstico e não apenas no momento da cirurgia. Esses dados também serão aplicados às linhagens celulares comumente utilizadas no estudo de osteossarcoma. Para usar tais linhagens como modelo in-vitro do tumor, é necessário saber se elas exibem as mesmas características dos tumores in-vivo. Assim, a verificação do padrão de expressão dos mesmos genes e miRNAs nas linhagens vai validá-las e indicar quais limitações tem de ser consideradas quando da sua utilização nos experimentos.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Prospecçãode Marcadores Moleculares Prognóstico para Carcinoma de Cabeça e Pescoço
    A busca por marcadores biológicos eficientes, específicos e sensíveis para identificar o tipo tumoral e caracterizar o estágio da progressão neoplásica tem sido alvo de inúmeros estudos. Para os tumores de cabeça e pescoço, especialmente os tumores de tiroide, não tem sido diferente. Os tumores tireoideamos originam-se de dois tipos celulares principais: carcinoma medular, originário de células parafoliculares e as neoplasias de células epiteliais foliculares, que incluem bócio, adenomas, carcinomas diferenciados (carcinoma papilífero e carcinoma folicular) e carcinoma indiferenciado (carcinoma anaplásico). O comportamento biológico distinto faz com que cada tipo tumoral necessite de uma conduta terapêutica específica. O conhecimento acumulado ao longo destes anos, utilizando métodos de biologia molecular e, mais recentemente, a genômica, identificou mutações específicas de câncer de tiróide e, atualmente, muitas das alterações que ocorrem na expressão de fatores de crescimento, seus receptores e proteínas sinalizadoras intracelular nas neoplasias tiroidianas. Contudo, apesar desses, até o momento um marcador eficiente que auxilie no diagnóstico, prognóstico e, consequentemente, para indicação de uma terapêutica mais adequada não foi identificado. Todo o conhecimento acumulado no entendimento dos eventos genéticos e moleculares que envolvem os tumores de tiroide ainda são insuficientes e requer mais estudos uma vez que o número de pacientes vem aumentando ao longo dos anos. Assim, o objetivo principal deste trabalho consiste na busca por marcadores moleculares que auxiliem no diagnóstico clínico e indiquem terapêuticas melhores e mais direcionadas evitando gastos cirúrgicos desnecessários de alto custo. O desafio maior será identificar marcadores capazes de distinguir tumores de tiroide malignos de benignos, que necessitam de intervenção cirúrgica ou são facilmente tratáveis.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Identificação de Padrões de Expressão de RNA mensageiro e miRNA em Tumores de Osteossarcoma Quimosensíveis e Quimoresistentes.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Caracterização do Micobioma Intestinal de Mulheres com Câncer de Mama em Estágio Inicial e sua Associação com a Resposta à Quimioterapia Neoadjuvante.
    O projeto tem como objetivo principal a caracterização da micobiota intestinal de pacientes com câncer de mama antes e após submetidas a quimioterapia neoadjuvante. Análises metagenômicas de amostras fecais e avaliar a associação entre sua composição e o benefício à terapia com quimioterapia neoadjuvante serão analisados. O que permitirá: 1) identificação de biomarcadores preditivos que, uma vez caracterizados poderão promover benefícios clínicos; 2) caracterização da população fúngica, até o momento desconhecida; 3) evidenciará se o perfil do micobioma da linha de base está associado à resposta patológica completa após quimioterapia neoadjuvante nos pacientes com câncer de mama. Os resultados aqui alcançados, possibilitará uma compreensão mais profunda da relação entre micobiota intestinal e câncer de mama, ainda não elucidado, possibilitando construir novas estratégias para maximizar o benefício clínico do câncer por meio da modulação da microbiota intestinal, incluindo a combinação de quimioterapia com imunoterapia. Permitirá a construção de uma base científica sólida sobre os efeitos reais desta abordagem terapêutica.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Descoberta de novos biomarcadores no sangue de pacientes com câncer colo-retal: Estudo de micro-RNAs circulantes como preditores precoces de câncer.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Mofo Branco: Caracterização Molecular e Proteômica dos fatores envolvidos na patogenese.
    Período: 2009 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Fatores Prognósticos Associados ao Linfoma Difuso de Grandes Células B: Avaliação Fenotípica, Expressão de mRNAs e Análise Proteômica.
    Avaliação de marcadores clínicos, imunohistoquímicos e de expressão de mRNA como fatores de prognóstico para linfoma difuso de grandes células B, bem como a identificação de novos marcadores de prognósticos utilizando metodologias de análise global de proteínas (proteoma).
    Período: 2008 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de biofármacos e caracterização biológica dos efeitos imunorreguladores de anticorpos anti-CD3
    Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Núcleo de excelência em Nanobiotecnologia (NEXNANO): Materiais Nanoestruturados aplicados ao tratamento de câncer de boca.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação da Expressão Gênica de Pacientes com Câncer de Pele Submetidos ao tratamento com Terapia Fotodinâmica no Distrito Federal.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Padronização e Implantação de Método para Detecção de Doença Residual Mínima (DRM) em Crianças Portadoras de Leucemia Linfóide Aguda tratadas no DF.
    Período: 2008 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Imunotranscriptoma de células dendríticas Infectados por Leishmania chagasi ou Paracoccidioides brasiliensis ? identificação de potenciais alvos moduladores da resposta do hospedeiro induzida por receptores de reconhecimento de padrões.
    Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Papel de metiltranferases protéicas no desenvolvimento e prognóstico de Leucemias Linfóides Agudas da Infância.
    Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Farmacogenética e Farmacogenômica da Leucemia Linfóide Aguda no Distrito Federal
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Isolamento e Caracterização de uma Aspartyl protease do fungo Sclerotinia sclerotiorum envolvida no processo de patogênese.
    Sclerotinia sclerotiorum produz múltiplas enzimas hidrolíticas, conhecidas como fatores de patogenicidade, que promovem a degradação da parede celular das plantas. Desta forma, torna-se essencial a isolamento e caracterização de genes envolvidos na interação patogeno hospedeiro.
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Biológicas :: Bioquímica :: Bioquímica dos Microorganismos ::
  • Ciências Biológicas :: Bioquímica :: Genética Molecular de Microrganismos ::
  • Ciências Biológicas :: Microbiologia :: ::
  • Ciências Biológicas :: Microbiologia :: Biologia Molecular ::

Idiomas

  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
Banca Julgadora para Concurso Público100001
Participação em Banca de Doutorado12635632
Participação em Banca de Exame de Qualificação115441034
Participação em Banca de Graduação14131221
Participação em Banca de Mestrado26233539
Total6414131323127

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
Participação em Congresso27113234
Participação em Seminário200002
Participação em Simpósio200002
Total31113238

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado10000040106
Orientação em Andamento de Iniciação Científica10000002216
Orientação em Andamento de Mestrado20000000103
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado00000000101
Orientações Concluídas para Doutorado60100100008
Orientações Concluídas para Mestrado800101340017
Orientações em Andamento para Graduação00000000011
Outras Orientações Concluídas51318167311091
Total6931926910762133

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios33
Total33

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho60000000006
Artigo Publicado4114478765184
Capitulo de Livro Publicado10000000001
Curso de Curta Duração Ministrado50101000007
Organização de Evento31000000004
Outras Bancas Julgadoras10000000001
Outras Participações em Eventos e Congressos821000000011
Programa de Rádio ou TV10000000001
Trabalho em Eventos3201001000034
Total98474897651149

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica22
Trabalho Técnico22
Total44