Lêda Gonçalves de Freitas

CitaçõesFREITAS, L. G.;FREITAS, LEDA GONÇALVES;FREITAS, LÊDA GONÇALVES DE;FREITAS, LÊDA;GONÇALVES DE FREITAS, LÊDA;FREITAS, LÊDA GONÇALVES;GONÇALVES DE FREITAS, LEDA
Curso/ProgramaPsicologia - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2017 a 2017 - Conservatoire National des Arts et Métiers
  • Doutorado - Periodo: 2002 a 2006 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1992 a 1995 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1983 a 1987 - Pedagogia
    Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal

Atuação Profissional

  • Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP)- / Periodo: 2008 a atual
  • Cergy Paris Université- / Periodo: 2020 a atual
  • Conselho de Educação do Distrito Federal- / Periodo: 2013 a 2017
  • Educación y Futuro - Revista de Investigación Aplicada- / Periodo: 2009 a atual
  • Educación y Futuro - Revista de Investigación Aplicada- / Periodo: 2009 a atual
  • Educación y Futuro - revista de investigación aplicada y exp- / Periodo: 2009 a atual
  • LINHAS CRÍTICAS (UNB)- / Periodo: 2016 a atual
  • Psicologia em Revista (Impressa)- / Periodo: 2008 a atual
  • Revista Com Censo- / Periodo: 2016 a atual
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2012 a atual
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2012 a atual
  • Revista Psicologia Organizacional e do Trabalho- / Periodo: 2008 a atual
  • Revista Psicologia: Organizações e Trabalho- / Periodo: 2013 a atual
  • Secretaria de Educação- / Periodo: 1985 a 2000
  • Sociedade e Estado (UnB. Impresso)- / Periodo: 2012 a atual
  • TRABALHO (EN)CENA- / Periodo: 2018 a atual
  • TRABALHO (EN)CENA- / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a 2010
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2007 a 2010
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a 2009
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a 2008
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1999 a 2000
  • Universidade Federal do Ceará- / Periodo: 2011 a 2011

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Trabalho e Mobilização Subjetiva
      Este projeto de pesquisa visa construir espaços coletivos para realização de escuta qualificada do sofrimento no trabalho, com o objetivo de potencializar a mobilização subjetiva de trabalhadores advindos de diversos contextos de trabalho. Assim sendo, buscar-se-á refletir sobre o conceito de mobilização subjetiva proposto por Dejours (2008), que o compreende como um processo intersubjetivo em que o sujeito que trabalha engaja toda a sua subjetividade para criar, inventar e reafirmar a sua identidade nas organizações de trabalho. A mobilização subjetiva é, portanto, o próprio trabalhar, pois é o engajamento do sujeito que trabalha ao utilizar sua inteligência prática. Mendes e Duarte (2012) afirmam que a mobilização subjetiva propicia a transformação do sofrer quando se tem o espaço público de discussões, ou seja, o coletivo de trabalho. Considerar-se-á, ainda, o aprofundamento da escuta qualificada do sofrimento no trabalho, a partir da articulação dos referenciais teóricos da psicodinâmica do trabalho e da psicossociologia do trabalho com vistas à construção de saúde mental dos sujeitos que trabalham.
      Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Plataformização do Trabalho e Mobilização Subjetiva
      O presente projeto de pesquisa dá continuidade à pesquisa Trabalho e Mobilização Subjetiva realizada pelo Laboratório de Pesquisa Trabalho, Sofrimento e Ação (LATRASA) entre 2020 e 2022, estudo financiado pela FAP/DF. A escuta política realizada no laboratório com diversos trabalhadores teve, em sua maioria, a participação de trabalhadores de aplicativos (motoristas, ciclistas e de motoboys). Deste modo, surgiu a necessidade de aprofundar o pensar e agir de trabalhadores que ganham a vida, nas diversas plataformas, no atual contexto do trabalhar. As diversas plataformas digitais são infraestruturas, que ao mesmo tempo, são meios de produção e de comunicação. Portanto, são utilizadas para trabalhar e para interação. Com lógicas algorítmicas, dataficadas e financeizadas, as plataformas digitais sugam, ainda mais o valor do trabalho. Portanto, tem-se mais precarização da força de trabalho. À vista disso, é fundamental escutar os trabalhadores sobre as suas vivências no trabalho realizado por plataformas digitais com a finalidade potencializar o agir e refletir sobre as possibilidades de saúde mental no trabalho diante do trabalho plataformizado.
      Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Apprentissages des Jeunes et enfants malgré le confinement et contre le Covid19 - Djeuns Contre Covid
      A pesquisa "Aprendizagem de jovens e crianças apesar do confinamento e contra COVID-19" objetiva produzir reflexão e mecanismos de apoio para reintegração escolar de estudantes da educação. Ademais busca-se contribuir com os professores e comunidades educacionais para enfrentar as dificuldadesensino e aprendizagem desencadeado pela pandemia COVID-19 e as condições de contenção.A pesquisa coordenada por Line Numa-Bocage - CY-Cergy Paris Université, France. Conta as parcerias:ARDéCo, Paris, France - Catherine Boyer + 10 participantesUniversidade Católica de Brasília - Nair C S Tuboiti, Lêda Gonçalves de Freitas, Candy Estele Marques Laurendon (UFPE)Université de Sherbrooke, Canada - Jean-Claude Kalubi + 4 participantes
      Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Trabalho e Mobilização Subjetiva
      Pesquisa e intervenção realizada com trabalhadores. O acesso aos participantes ocorreu pelas redes do LATRASA. O objetivo geral foi ?potencializar a mobilização subjetiva de dos participantes, a partir da construção de um espaço de escuta qualificada do sofrimento no trabalho?. Extensão vinculada ao projeto de pesquisa "Trabalho e Mobilização Subjetiva".
      Período: 2020 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • TRABALHO E MOBILIZAÇÃO SUBJETIVA DE PROFESSORES(AS) ESCOLA CLASSE 16 DE TAGUATINGA ? DF
      Pesquisa e intervenção realizada com professores da Escola Classe 16 de Taguatinga, a partir de uma demanda da própria instituição. O objetivo geral foi ?potencializar a mobilização subjetiva de professores da Escola Classe 16 de Taguatinga, a partir da construção de um espaço de escuta qualificada do sofrimento no trabalho?. Foram construídos 2 coletivos de escuta com a participação de 10 professores. Extensão vinculado ao projeto de pesquisa "Trabalho e Mobilização Subjetiva".
      Período: 2019 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Psicopatologia Clinica do Trabalho
      Referenciado na teoria psicanalítica estuda a relação sujeito e trabalho. Articula o sofrimento, as psicopatológicas e os dispositivos da escuta clínica psicanalítica com bjetivo de desenvolver teoria, método e práticas em clínica do trabalho. Os dados são coletados por meio atendimento individual na clínica psicanalítica no Centro de Atendimento Psicológico (CAEP) da Universidade de Brasilia. O atendimento é destinado a qualquer trabalhador que busque livremente o serviço por se sentirem nas seguintes situações: crise com o emprego e desemprego; burnout , estresse e depressão; Ler/Dort, acidente de trabalho e outras patologias..
      Período: 2014 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
      O objeto desta pesquisa é a prática docente na educação básica e no ensino superior e a relação desta com a formação continuada de professores. Pretende-se identificar e analisar ações de ensino que busquem potencializar em quem está aprendendo a capacidade de aprender, com a finalidade de investigar o efeito dos processos de formação continuada na prática docente
      Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Pesquisa Violência de gênero, potência e diferença: por uma clínica política feminista
      Este projeto de pesquisa-ação pretende investigar, por meio de narrativas escritas por mulheres sobre experiência de violência a que se submeteram/submetem, formas de atendimento/escuta dessa população que mobilizem um processo de busca ativa por emancipação em relação aos discursos hegemônicos que as fixam em posições subalternas. Nessa escuta, pretende-se captar os traços daquilo que se pode chamar de potência (Spinoza) e da diferença (Deleuze) com o objetivo de construir um modelo crítico-feminista em psicologia, no qual seja possível ultrapassar as formas de atendimento que tendem a investir em uma leitura privatizada e psicologizada do sofrimento das mulheres. Assim, ao invés de trabalhar com teorias que circunscrevem o fenômeno nos confins da esfera íntima, serão investigados os elementos que se abrem a uma análise política desse sofrimento, buscando, nas narrativas repetitivas das representações da violência, as diferenças com as quais se constroem saídas, as quais poderão ser articuladas com teorias feministas de gênero. As mulheres que buscam ajuda psicológica ao CEFPA-UCB serão reunidas em grupo para partilhar suas experiências, através de narrativas escritas. Tais narrativas compartilhadas serão a fonte de captação de elementos diferenciais que têm potência emancipatória..
      Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Psicodinâmica e Clínica do Trabalho
      Investiga-se os modos de gestão da organização do trabalho, o prazer-sofrimento e o processo de saúde-adoecimento em diferentes grupos ocupacionais. Tem como objetivos centrais: a organização do trabalho prescrito e real; a mobilização subjetiva e prazer, analisando a inteligência prática, o espaço de discussão, a cooperação, o reconhecimento e os modos de ressignificação do sofrimento; as defesas e as patologias do trabalho como sobrecarga, violência, assédio moral e suicídio; normopatia; narcisismo; e compulsões. Estuda práticas em clínicas do trabalho no Brasil, na França e na Bélgica, articulada a perspectiva da psicodinâmica e crítica social, analisando os dispositivos necessários para entender as condições de aplicação desta clínica, como se institui, e os efeitos que produz sobre a subjetividade e a organização do trabalho. Colocam-se como problema central desvelar as condições institucionais que podem ser favoráveis ou não a tais práticas. Estabelece interfaces com as teorias Economia Política do Poder, Sociologia Clínica e Psicodinâmica do Trabalho. Visa estudar a dinâmica trabalho-organizações e os processos de subjetivação, abordando temas como relações de poder e controle, processos de disseminação da ideologia capitalista, constituição da identidade, o processo de submissão e resistência, as vivências de prazer e sofrimento, as defesas e o processo de saúde-adoecimento. Estabelece interfaces Como método utiliza predominantemente a clínica psicodinâmica do trabalho e a análise clínica do trabalho (ACT). Também utiliza entrevistas clínicas individuais, entrevistas individuais e coletivas, análise documental, o ITRA- Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento, e a técnica de análise dos núcleos de sentidos (ANS). http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240707PJT0ALV
      Período: 2007 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Global de Formação em Educação a Distância
      investigar a qualidade de processos interativos na educação a distância, correlacioná-la aos resultados de desempenho (aprendizagem) e demais medidas avaliativas nos níveis de reação e impacto, bem como avaliar os processos de gestão em educação a distância
      Período: 2004 - 2007 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
    • Trabalho, prazer-sofrimento e processo saúde-adoecimento
      Analisa as inter-relações entre organização do trabalho prescrito e real, prazer, estratégias de mediação do sofrimento e suas articulações com o processo saúde-adoecimento no contexto de trabalho de diferentes categorias profissionais e organizações. Adota abordagem qualitativa.
      Período: 2002 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional :: Administração de Sistemas Educacionais
    • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Tecnologia Educacional
    • Ciências Humanas :: Educação :: Fundamentos da Educação :: Educação a Distância
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Trabalho e Organizacional ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização400000000040
    Participação em Banca de Doutorado70151102623
    Participação em Banca de Exame de Qualificação2493112163867
    Participação em Banca de Graduação341004400043
    Participação em Banca de Mestrado403123003052
    Total145135181066814225

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201820192020202120222023Total
    Participação em Congresso26102231237
    Participação em Encontro7100041013
    Participação em Oficina200000002
    Participação em Seminário710000109
    Participação em Simpósio411010108
    Total46412374269

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
    Orientação em Andamento de Doutorado1000000225
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica0000000022
    Orientação em Andamento de Mestrado0000001023
    Orientações Concluídas para Doutorado52323312122
    Orientações Concluídas para Mestrado190013302129
    Orientações Concluídas para Pós-Doutorado0000010102
    Outras Orientações Concluídas121750813320159
    Total1469831420598222

    Produção Artistícas

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Artes Visuais22
    Total22

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
    Apresentação de Trabalho285138446615089
    Artigo Aceito para Publicação10100000002
    Artigo Publicado913235556140
    Capitulo de Livro Publicado15210202112035
    Curso de Curta Duração Ministrado1111000111016
    Demais Trabalhos20000000002
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional6800000000068
    Editoração00100002104
    Livro Publicado ou Organizado21001010106
    Organização de Evento40110010108
    Outras Participações em Eventos e Congressos600000500011
    Outras Produções Bibliográfica21120000006
    Programa de Rádio ou TV300200223012
    Relatório de Pesquisa20001000003
    Texto em Jornal ou Revista10001000002
    Trabalho em Eventos6302130043076
    Total2171124161592321431380

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
    Mídia Social, Website ou Blog1000020003
    Outra Produção Técnica430103400152
    Prefacio Posfacio1010000002
    Software1000000001
    Trabalho Técnico711453213137
    Total5311656813295