Lia Scholze

CitaçõesSCHOLZE, LIA
Curso/ProgramaLicenciatura Filosofia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaLinguística, letras e artes :: Letras

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2001 a 2005 - Educação
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mestrado - Periodo: 1977 a 1979 - Teoria Literária
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Graduação - Periodo: 1973 a 1975 - Letras
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Graduação - Periodo: 1969 a 1972 - Letras - Língua Portuguesa
    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Atuação Profissional

  • Centro de Estudos estratégicos- / Periodo: 2014 a 2014
  • Centro de Estudos Superiores Planalto- / Periodo: 2006 a 2007
  • Centro Universitário La Salle- / Periodo: 1991 a 2002
  • Centro Universitário La Salle- / Periodo: 1996 a 1998
  • Em Aberto (0104-1037)- / Periodo: 2005 a 2011
  • Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde- / Periodo: 2014 a atual
  • Fundação Educacional de Criciúma- / Periodo: 1977 a 1978
  • Fundação Educacional de Criciúma- / Periodo: 1976 a 1978
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2006 a 2008
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2005 a 2008
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2004 a 2005
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2004 a 2005
  • Instituto Superior de Eduação Equipe - Faculdades Equipe- / Periodo: 2003 a 2004
  • Leitura em Revista- / Periodo: 2001 a 2004
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2008 a 2009
  • Paixão de Aprender- / Periodo: 2001 a 2002
  • Porto & Vírgula- / Periodo: 2002 a 2003
  • Prefeitura Municipal de Porto Alegre- / Periodo: 2002 a 2003
  • Prefeitura Municipal de Porto Alegre- / Periodo: 2001 a 2001
  • Prefeitura Municipal de Porto Alegre- / Periodo: 2000 a 2000
  • Prefeitura Municipal de Porto Alegre- / Periodo: 1997 a 1999
  • Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP- / Periodo: 2005 a 2011
  • Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina- / Periodo: 1976 a 1998
  • Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul- / Periodo: 1976 a 1998
  • Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul- / Periodo: 1986 a 1992
  • Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul- / Periodo: 1984 a 1986
  • Secretaria Estadual de Educação- / Periodo: 1997 a 1999
  • Secretaria Municipal de Educação de Criciúma- / Periodo: 1982 a 1984
  • Texto para Discussão- / Periodo: 2005 a 2008
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2013
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2003 a 2003
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul- / Periodo: 1971 a 1972

Linha de Pesquisa

  • Juventude e sociedade
  • Juventude e sociedade
  • Produção Textual

Projetos de Pesquisa

  • ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA SAÚDE
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE ENFERMAGEM Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde EducaSaúde Projeto SUS Educador MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE DEGES Coordenação-Geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde Políticas de Formação e Qualificação do SUS O curso de Especialização em Docência na Saúde é destinado a professores, com função de coordenação e/ou docência nas universidades federais, em cursos de graduação em saúde criados a partir do programa do Ministério da Educação (MEC) de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni, 2007), preceptores envolvidos nas graduações em saúde e nos programas do Ministério da Saúde de apoio à mudança na graduação (PET-Saúde e Pró-Saúde) e professores de cursos de graduação da área da saúde criados a partir de 2002 em universidades federais, estaduais, privadas sem fins lucrativos e comunitárias.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Memoria dos estudantes da UCB: uma experiência na disciplina Introdução a educação superior
    A pesquisa tem como foco verificar junto aos alunos a memória sobre a experiência na discplina Introdução à Educação Superior - IES em relação aos seus objetivos de cuidado com a acolhida, cuidado com a reflexão e com a linguagem. A amostra inclui estudantes egressos da disciplina e que estejam cursando entre o 2º e o 7º semestre de IES, ofertada aos calouros da UCB desde 2010/01, na perspectiva de melhorar os indices de retenção e aproveitamento acadêmico dos estudantes e sua contribuição no desempenho em cada um dos cursos.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Deixe que minha historia eu conto...
    Escuta das histórias de vida de um grupo de mulheres artesãs no bairro Areal junto à Paróquia Nsa. Sra. do Amparo, na perspectiva da valorização do protagonismo e reconhecimento da importância de olhar para o passado para entender o presente e projetar o futuro.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Contribuições da disciplina IES no processo de inclusão efetiva dos estudantes
    A pesquisa tem como foco verificar junto aos alunos o alcance da discplina Introdução à Educação Superior - IES em relação aos seus objetivos de cuidado com a acolhida,cuidado com a reflexão e com a linguagem, ofertada aos calouros da UCB desde 2010/01, na perspectiva de melhorar os índices de retenção e aproveitamneto acadêmico dos estudantes.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Educação ::
  • Linguística, letras e artes :: Letras :: Língua Portuguesa - metodologia de ensino ::
  • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Filosofia da Linguagem ::

Idiomas

  • Alemão: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos11
Participação em Banca de Doutorado33
Participação em Banca de Graduação22
Total66

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1717
Participação em Encontro3434
Participação em Oficina3030
Participação em Seminário2727
Participação em Simpósio11
Total109109

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Orientações Concluídas1919
Total1919

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho1010
Artigo Aceito para Publicação11
Artigo Publicado1919
Capitulo de Livro Publicado1010
Demais Trabalhos1414
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional44
Editoração11
Livro Publicado ou Organizado1212
Organização de Evento77
Outras Bancas Julgadoras88
Outras Participações em Eventos e Congressos1919
Outras Produções Bibliográfica88
Relatório de Pesquisa11
Texto em Jornal ou Revista11
Trabalho em Eventos2020
Total135135

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica44
Trabalho Técnico1515
Total1919