Jorge Hamilton Sampaio

CitaçõesSAMPAIO, Jorge Hamilton
Curso/ProgramaLicenciatura Filosofia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 1995 a 1998 - Ciências da Religião
    Universidade Metodista de São Paulo
  • Mestrado - Periodo: 1987 a 1991 - Ciências da Religião
    Universidade Metodista de São Paulo
  • Especialização - Periodo: 2004 a 2007 - Formação em Psicanálise
    Centro de Estudos Psicanalíticos
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2005 a 2005 - Práticas Clínicas em Psicanálise
    Associação Livre - Instituto de Cultura e Psicanálise
  • Graduação - Periodo: 1988 a 1990 - Licenciatura Plena Em Filosofia Habilitação Em His
    Faculdades Associadas Ipiranga
  • Graduação - Periodo: 1978 a 1981 - Bacharel Em Teologia
    Universidade Metodista de São Paulo

Atuação Profissional

  • Associação Livre - Instituto de Cultura e Psicanálise- / Periodo: 2005 a 2007
  • Centro de Estudos de História da Igreja na América Latina e Caribe Seção Br- / Periodo: 1998 a 2002
  • Comission de Estudios De Historia del Cristianismo en America Latina y Cari- / Periodo: 2004 a 2006
  • Conselho de Pró Reitores do Programa Alfabetização Solidária- / Periodo: 2001 a 2003
  • Consultório de Clínica em Psicanálise- / Periodo: 2006 a atual
  • Editora Universa - Universidade Católica de Brasília- / Periodo: 2008 a 2011
  • Fórum Nac de Extensão e Ação Comun das Ies Comunitárias- / Periodo: 2003 a 2007
  • Fórum Nac de Extensão e Ação Comun das Ies Comunitárias- / Periodo: 2000 a 2003
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- / Periodo: 2010 a 2011
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- / Periodo: 2010 a 2011
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2007 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2012
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2012
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2012
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2012
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2012
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2012
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2010
  • Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 2000 a 2007
  • Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1999 a 2006
  • Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1999 a 2005
  • Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1991 a 1999
  • Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1991 a 1999
  • Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1991 a 1998

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • AVEX: AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO MARCO LEGAL DO MEC - AVEX
      Esta pesquisa documental, de caráter exploratório-descritivo (Cervo e Bervian, 1983) objetiva analisar a Extensão Universitária no contexto da avaliação nacional da educação superior e na especificidade da avaliação da graduação, na perspectiva de construir referenciais e indicadores para a avaliação nacional da Extensão Universitária. Os dados serão levantados a partir da seleção de elementos textuais caracterizadores e explicativos do papel da Extensão Universitária nos marcos regulatórios da avaliação nacional da educação superior (Leis, Decretos, Resoluções e Portarias) que tratam da avaliação nacional da educação superior, da graduação e da Extensão Universitária, e que foram produzidos no Brasil nas últimas três décadas. Outras fontes de dados serão os últimos instrumentos de avaliação institucional interna e externa, de avaliação de cursos e do Exame de Desempenho de Estudantes (Enade), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além do último relatório de avaliação das Comissões Próprias de Avaliação (CPA´s) das três Universidades Católicas da região Centro-Oeste. O registro destas informações será feito com base na técnica de análise de conteúdo (Bardan, 1979) e privilegiará o enfoque qualitativo centrado na presença/ausência do elemento textual, sem desconsiderar a frequência destes elementos (Ludke e André, 1986) (Richardson, 1999). Para efetivar este registro, os textos extraídos nas fontes documentais serão decodificados e reunidos nas seguintes categorias de análise: presença, função e forma, que passam a se constituir agrupamentos analógicos de informações. Esses agrupamentos serão analisados à luz da fundamentação teórica do estudo, de modo a identificar as concepções de extensão universitária subjacente aos documentos pesquisados e as sua correlações com a avaliação nacional da educação superior, no âmbito da graduação. Os resultados da pesquisa serão sistematizados e dados a conhecer por meio de d
      Período: 2012 - 2014 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • LAZER E CIDADANIA: PROCESSO EDUCATIVO E CAPACITAÇÃO DE ANIMADORAS SÓCIO-CULTURAIS
      Esta pesquisa, busca identificar a realidade das relações de gênero (e outras relações sociais de poder correlatas, como classe, etnia, crença e outras) na experiência de lazer de mulheres e sua possível atuação como animadoras sócio-culturais. O propósito consiste em contribuir para a formação e desenvolvimento de lideranças comunitárias para atuarem em programas sociais de lazer e esporte, pautados em políticas públicas impregnadas de uma nova reflexão que promova a inclusão em todas as suas esferas.
      Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • ENFIL: O ensino e o estudo de filosofia à luz das representações sociais e psicodinâmica do trabalho
      Objetivo geral: ? Identificar a rede de significações que tem sustentado as relações estabelecidas por estudantes e docentes com a disciplina de Filosofia no Ensino Médio visando a conhecer e analisar as vivências de prazer e sofrimento de ambos junto à mencionada disciplina. Objetivos específicos: ? Analisar os documentos normativos que orientam a prática docente em Filosofia no Ensino Médio na escola brasileira; ? Conhecer as representações sociais de Filosofia construídas e partilhadas por estudantes e docentes de Ensino Médio; ? Identificar os elementos constituintes das representações sociais de filosofia construídas por estudantes e docentes de Ensino Médio; ? Verificar como as representações sociais se estruturam em relação ao seu núcleo central e sistema periférico; ? Analisar as principais vivências de prazer e sofrimento psíquico na docência e no estudo de Filosofia no nível médio; ? Conhecer os influxos à saúde do/a educador/a de Filosofia ocasionados pelas características organizacionais e cargas laborais presentes em seu ambiente de trabalho e suas repercussões na prática pedagógica; ? Contribuir com a promoção da qualidade de vida no trabalho dos/as docentes de filosofia; ? Oferecer subsídios que contribuam para o estabelecimento de ações comprometidas com o aperfeiçoamento dos serviços educacionais e sociais oferecidos pelas escolas; ? Oferecer subsídios para o desenvolvimento de processos de auto-análise e de auto-gestão por parte de docentes e estudantes.
      Período: 2011 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Lazer e Gênero: Processo Educativo de Mulheres Negras-Empobrecidas e Políticas Públicas
      identificar seu potencial educativo e emancipatório na vida de mulheres, que vivem em situação de discriminação, pobreza e vulnerabilidade social e racial e, identificar elementos fundamentais para as políticas públicas e a produção de materiais de apoio no campo do Lazer, a partir do referencial teórico de gênero.
      Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Processos de Aprendizagem na Extensão Universitária
      Objetivo Geral ? Investigar a experiência de aprendizagem de estudantes que participam da extensão, num processo indissociável à pesquisa e ao ensino. Objetivos Específicos ? Investigar a percepção dos estudantes quanto à indissociabilidade no seu processo de aprendizagem; ? Analisar a percepção dos estudantes quanto ao aprendizado de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais na atuação extensionista; ? Investigar que reflexos a experiência extensionista proporciona na aprendizagem acadêmica, profissional e no compromisso social;
      Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Escola, Sociedade, Saúde e Trabalho no Setor de Alimentação
      O projeto teve a finalidade de fazer uma investigação sobre os hábito alimentares de escolares em escola públicas da cidade de Piracicaba e de propor alternativas para um melhor aproveitamento de alimentos. Junto com esta atividade, se propos a trabalhar com as famílias dos estudantes e de promover com ela cursos de cozinha e de profissionalização na área de alimentação.
      Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • A Dimensão Religiosa do Fenômeno Religioso
      O projeto teve como objetivo verificar como os valores cristãos influenciam na gestão dos negócios e dos recursos humanos em empresários que abertamento se declaram e se organizam com o "empresários cristãos" .
      Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional :: Administração de Sistemas Educacionais
    • Ciências Humanas :: Educação :: Extensão Universitária ::
    • Ciências Humanas :: Filosofia :: Filosofia e Ética ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicanálise ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicanálise :: Análise Institucional
    • Ciências Humanas :: Teologia :: Ciências da Religião :: Ciências da Religião

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Banca Julgadora para Professor Titular22
    Participação em Banca de Doutorado22
    Participação em Banca de Graduação33
    Participação em Banca de Mestrado77
    Total1414

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outras Participação em Banca11
    Participação em Congresso11
    Participação em Encontro22
    Participação em Seminário11
    Total55

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica22
    Orientações em Andamento para Graduação33
    Outras Orientações Concluídas1313
    Total1818

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios11
    Total11

    Produção Artistícas

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Curso de Curta Duração11
    Total11

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho4646
    Artigo Publicado1515
    Capitulo de Livro Publicado1212
    Curso de Curta Duração Ministrado44
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional11
    Editoração33
    Livro Publicado ou Organizado22
    Organização de Evento1212
    Outras Produções Bibliográfica11
    Texto em Jornal ou Revista11
    Trabalho em Eventos1010
    Total107107

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prefacio Posfacio66
    Total66