This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Jorge Hamilton Sampaio
Citações | SAMPAIO, Jorge Hamilton |
Curso/Programa | Licenciatura Filosofia |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 1995 a 1998 - Ciências da Religião
Universidade Metodista de São Paulo - Mestrado - Periodo: 1987 a 1991 - Ciências da Religião
Universidade Metodista de São Paulo - Especialização - Periodo: 2004 a 2007 - Formação em Psicanálise
Centro de Estudos Psicanalíticos - Aperfeiçoamento - Periodo: 2005 a 2005 - Práticas Clínicas em Psicanálise
Associação Livre - Instituto de Cultura e Psicanálise - Graduação - Periodo: 1988 a 1990 - Licenciatura Plena Em Filosofia Habilitação Em His
Faculdades Associadas Ipiranga - Graduação - Periodo: 1978 a 1981 - Bacharel Em Teologia
Universidade Metodista de São Paulo
Atuação Profissional
- Associação Livre - Instituto de Cultura e Psicanálise- / Periodo: 2005 a 2007
- Centro de Estudos de História da Igreja na América Latina e Caribe Seção Br- / Periodo: 1998 a 2002
- Comission de Estudios De Historia del Cristianismo en America Latina y Cari- / Periodo: 2004 a 2006
- Conselho de Pró Reitores do Programa Alfabetização Solidária- / Periodo: 2001 a 2003
- Consultório de Clínica em Psicanálise- / Periodo: 2006 a atual
- Editora Universa - Universidade Católica de Brasília- / Periodo: 2008 a 2011
- Fórum Nac de Extensão e Ação Comun das Ies Comunitárias- / Periodo: 2003 a 2007
- Fórum Nac de Extensão e Ação Comun das Ies Comunitárias- / Periodo: 2000 a 2003
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- / Periodo: 2010 a 2011
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- / Periodo: 2010 a 2011
- Revista Diálogos- / Periodo: 2007 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2010
- Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 2000 a 2007
- Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1999 a 2006
- Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1999 a 2005
- Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1991 a 1999
- Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1991 a 1999
- Universidade Metodista de Piracicaba- / Periodo: 1991 a 1998
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- AVEX: AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO MARCO LEGAL DO MEC - AVEX
Esta pesquisa documental, de caráter exploratório-descritivo (Cervo e Bervian, 1983) objetiva analisar a Extensão Universitária no contexto da avaliação nacional da educação superior e na especificidade da avaliação da graduação, na perspectiva de construir referenciais e indicadores para a avaliação nacional da Extensão Universitária. Os dados serão levantados a partir da seleção de elementos textuais caracterizadores e explicativos do papel da Extensão Universitária nos marcos regulatórios da avaliação nacional da educação superior (Leis, Decretos, Resoluções e Portarias) que tratam da avaliação nacional da educação superior, da graduação e da Extensão Universitária, e que foram produzidos no Brasil nas últimas três décadas. Outras fontes de dados serão os últimos instrumentos de avaliação institucional interna e externa, de avaliação de cursos e do Exame de Desempenho de Estudantes (Enade), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além do último relatório de avaliação das Comissões Próprias de Avaliação (CPA´s) das três Universidades Católicas da região Centro-Oeste. O registro destas informações será feito com base na técnica de análise de conteúdo (Bardan, 1979) e privilegiará o enfoque qualitativo centrado na presença/ausência do elemento textual, sem desconsiderar a frequência destes elementos (Ludke e André, 1986) (Richardson, 1999). Para efetivar este registro, os textos extraídos nas fontes documentais serão decodificados e reunidos nas seguintes categorias de análise: presença, função e forma, que passam a se constituir agrupamentos analógicos de informações. Esses agrupamentos serão analisados à luz da fundamentação teórica do estudo, de modo a identificar as concepções de extensão universitária subjacente aos documentos pesquisados e as sua correlações com a avaliação nacional da educação superior, no âmbito da graduação. Os resultados da pesquisa serão sistematizados e dados a conhecer por meio de d
Período: 2012 - 2014 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - LAZER E CIDADANIA: PROCESSO EDUCATIVO E CAPACITAÇÃO DE ANIMADORAS SÓCIO-CULTURAIS
Esta pesquisa, busca identificar a realidade das relações de gênero (e outras relações sociais de poder correlatas, como classe, etnia, crença e outras) na experiência de lazer de mulheres e sua possível atuação como animadoras sócio-culturais. O propósito consiste em contribuir para a formação e desenvolvimento de lideranças comunitárias para atuarem em programas sociais de lazer e esporte, pautados em políticas públicas impregnadas de uma nova reflexão que promova a inclusão em todas as suas esferas.
Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - ENFIL: O ensino e o estudo de filosofia à luz das representações sociais e psicodinâmica do trabalho
Objetivo geral: ? Identificar a rede de significações que tem sustentado as relações estabelecidas por estudantes e docentes com a disciplina de Filosofia no Ensino Médio visando a conhecer e analisar as vivências de prazer e sofrimento de ambos junto à mencionada disciplina. Objetivos específicos: ? Analisar os documentos normativos que orientam a prática docente em Filosofia no Ensino Médio na escola brasileira; ? Conhecer as representações sociais de Filosofia construídas e partilhadas por estudantes e docentes de Ensino Médio; ? Identificar os elementos constituintes das representações sociais de filosofia construídas por estudantes e docentes de Ensino Médio; ? Verificar como as representações sociais se estruturam em relação ao seu núcleo central e sistema periférico; ? Analisar as principais vivências de prazer e sofrimento psíquico na docência e no estudo de Filosofia no nível médio; ? Conhecer os influxos à saúde do/a educador/a de Filosofia ocasionados pelas características organizacionais e cargas laborais presentes em seu ambiente de trabalho e suas repercussões na prática pedagógica; ? Contribuir com a promoção da qualidade de vida no trabalho dos/as docentes de filosofia; ? Oferecer subsídios que contribuam para o estabelecimento de ações comprometidas com o aperfeiçoamento dos serviços educacionais e sociais oferecidos pelas escolas; ? Oferecer subsídios para o desenvolvimento de processos de auto-análise e de auto-gestão por parte de docentes e estudantes.
Período: 2011 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Lazer e Gênero: Processo Educativo de Mulheres Negras-Empobrecidas e Políticas Públicas
identificar seu potencial educativo e emancipatório na vida de mulheres, que vivem em situação de discriminação, pobreza e vulnerabilidade social e racial e, identificar elementos fundamentais para as políticas públicas e a produção de materiais de apoio no campo do Lazer, a partir do referencial teórico de gênero.
Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Processos de Aprendizagem na Extensão Universitária
Objetivo Geral ? Investigar a experiência de aprendizagem de estudantes que participam da extensão, num processo indissociável à pesquisa e ao ensino. Objetivos Específicos ? Investigar a percepção dos estudantes quanto à indissociabilidade no seu processo de aprendizagem; ? Analisar a percepção dos estudantes quanto ao aprendizado de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais na atuação extensionista; ? Investigar que reflexos a experiência extensionista proporciona na aprendizagem acadêmica, profissional e no compromisso social;
Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Escola, Sociedade, Saúde e Trabalho no Setor de Alimentação
O projeto teve a finalidade de fazer uma investigação sobre os hábito alimentares de escolares em escola públicas da cidade de Piracicaba e de propor alternativas para um melhor aproveitamento de alimentos. Junto com esta atividade, se propos a trabalhar com as famílias dos estudantes e de promover com ela cursos de cozinha e de profissionalização na área de alimentação.
Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - A Dimensão Religiosa do Fenômeno Religioso
O projeto teve como objetivo verificar como os valores cristãos influenciam na gestão dos negócios e dos recursos humanos em empresários que abertamento se declaram e se organizam com o "empresários cristãos" .
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional :: Administração de Sistemas Educacionais
- Ciências Humanas :: Educação :: Extensão Universitária ::
- Ciências Humanas :: Filosofia :: Filosofia e Ética ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicanálise ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicanálise :: Análise Institucional
- Ciências Humanas :: Teologia :: Ciências da Religião :: Ciências da Religião
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Professor Titular | 2 | 2 |
Participação em Banca de Doutorado | 2 | 2 |
Participação em Banca de Graduação | 3 | 3 |
Participação em Banca de Mestrado | 7 | 7 |
Total | 14 | 14 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Participação em Banca | 1 | 1 |
Participação em Congresso | 1 | 1 |
Participação em Encontro | 2 | 2 |
Participação em Seminário | 1 | 1 |
Total | 5 | 5 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 2 | 2 |
Orientações em Andamento para Graduação | 3 | 3 |
Outras Orientações Concluídas | 13 | 13 |
Total | 18 | 18 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Curso de Curta Duração | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 46 | 46 |
Artigo Publicado | 15 | 15 |
Capitulo de Livro Publicado | 12 | 12 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 4 | 4 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 1 |
Editoração | 3 | 3 |
Livro Publicado ou Organizado | 2 | 2 |
Organização de Evento | 12 | 12 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 10 | 10 |
Total | 107 | 107 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prefacio Posfacio | 6 | 6 |
Total | 6 | 6 |