This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Alex Vidigal Rodrigues de Sousa
Citações | SOUSA, A. V. R. |
Curso/Programa | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Titulação | Mestrado |
Área | Linguística, letras e artes :: Artes |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2012 a 2014 - Comunicação
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2010 a 2011 - Artes Visuais: Cultura & Criação - Senac
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Graduação - Periodo: 2002 a 2007 - Comunicação Social
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2019 a 2019
- Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2019 a 2019
- Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2018 a 2018
- Centro Universitário Projeção- / Periodo: 2009 a 2010
- Editora Universa- / Periodo: 2003 a 2003
- Instituto de Educação NDA Sênior- / Periodo: 2006 a 2006
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2011
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2010
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2006 a 2009
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2007
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2018 a 2019
- Universidade Paulista- / Periodo: 2019 a atual
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- PIBIC Ensino Médio
O programa de Iniciação Científica para aluno de ensino Médio desenvolvido pela Universidade Católica sob minha coordenação se apoia em dois pilares: Ciências Humanas:o Audio-visual como recurso de educação e cultura Ciências Exatas: tecnologia científica e seus diversos modos de aplicação.
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - WP 4 no Global ITV - GLOBAL ITV: Interoperability of Interactive and Hybrid TV systems
O projeto Global ITV deverá criar uma estrutura que permitirá o intercâmbio de novas aplicações HbbTV no cenário europeu e brasileiro previsto para o período 2015-2020, incluindo uma análise do legado dos middlewares em uso atualmente, como GINGA no caso brasileiro.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Audiovisual como modo de expressão do adolescente no espaço escolar
O projeto faz parte do PIBIC-jr financiado parcialmente pelo CNPq.
Período: 2011 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Violência escolar e trabalho docente: a função do coletivo de professores
Descrição: Este projeto de pesquisa está vinculado a linha de pesquisa Educação, Juventude e Sociedade do Mestrado/Doutorado em Educação e ao grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Saúde mental, terapêuticas e cultura e do laboratório com o mesmo nome. O estudo aqui proposto pretende investigar os desafios do trabalho docente diante dos impactos da violência escolar e o modo como o coletivo de professores pode ser um suporte para enfrentar tais desafios.Uma das maiores fontes de sofrimento no trabalho do professor é a violência escolar que marca o cotidiano, pela insegurança pública e pela exclusão social que invadem o ambiente escolar e reorientam atitudes e os comportamentos dos alunos entre si, destes em relação aos professores e a outros agentes escolares. Com efeito, a escola é um ambiente complexo, no qual as interações entre a violência simbólica e a agressão física se entrecruzam e podem propiciar uma experiência escolar marcada pela ansiedade e pelo medo. Nesse contexto, o coletivo é um elemento importante na construção e sustentação do trabalho docente, pois as pessoas não trabalham sozinhas, trabalha-se sempre para alguém, para um chefe, para seus colegas ou para seus alunos, contudo, trabalhar junto é sempre um desafio, pois cada um tende a traçar seu próprio caminho, elaborar suas estratégias, mas a base do trabalhar junto é a cooperação.Objetivos:No estudo que ora é proposto, pretende-se investigar como a construção dos processos coletivos de trabalho, podem atuar como um modo de sustentar o trabalho docente frente a violência no espaço escolar, e, assim, contribuir para uma formação continuada que considere o modo como a violência escolar atinge o trabalho docente e o modo como o trabalho cooperativo contribui para construir uma educação diferenciada e uma implicação do professor no trabalho educativo que seja mais prazerosa e menos sofrida.Método: Sujeitos- Professores de duas escolas públicas do Distrito Federal.
Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Mulheres cuidando de mulheres em situação de violência
Centra-se nas repercussões de ordem psicológica, social, laboral e moral, provocadas nas profissionais da rede pública de saúde, por seu trabalho de atendimento às mulheres com lesões corporais em decorrência de violência doméstica e sexual. A relação que se estabelece entre as mulheres que cuidam e as que são cuidadas colocará em relevo questões silenciadas no cotidiano das atividades profissionais e das relações entre os gêneros, fazendo emergir vários níveis das estruturas geradoras e mantenedoras desse tipo de violência, sofrimentos íntimos das trabalhadoras, seus preconceitos e suas identificações. Trata-se da produção de um conhecimento novo, que busca atingir as dimensões subjetivas e sócio-culturais das profissionais, na interface das questões de gênero, violência, trabalho, saúde, classe social, raça e políticas de governo no setor. Ao entrar nesse campo de conhecimento ainda árido, propõe-se contribuir com reflexões e práticas que buscam a sensibilização, o atendimento ético-humanista e a forma como tais agentes públicas/os compreendem este tipo de violência. Ao tornar visível o universo dessas mulheres, gera uma compreensão do impacto de seu ofício sobre elas mesmas e sobre sua atuação frente às mulheres em situação de violência. O resultado de tal compreensão poderá se constituir como subsídio na elaboração de estratégias de capacitação, sensibilização, qualificação e apoio profissional mais eficiente a essa categoria de profissionais. Por se tratar de uma equipe interdisciplinar de pesquisadoras, a metodologia a ser empregada possui caráter multifacetado, reunindo métodos quantitativos e qualitativos.
Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Comunicação e educação por meio da realização cinematográfica em Brasília
Projeto de Comunicação integrada que prevê a realização de uma pesquisa no campo da epistemologia da imagem de Brasília a partir do cinema. O problema inicial é: qual a identidade de Brasília a partir do cinema produzido na cidade? Além de realizar um levantamento das produções locais e nacionais que fazem referência à cidade, pretendemos acompanhar, por meio de uma metodologia histórico-etnográfica, a realização de um filme em particular, que tem como pano de fundo a cidade de Brasília. Este projeto prevê, portanto, o acompanhamento da produção do filme de ficção "Simples Mortais", longa de baixo orçamento, com roteiro original, de diretor estreante em longa-metragem Mauro Giutini, professor da UCB. Trata-se de um drama contemporâneo, ambientado em Brasília, sobre a sublimação de paixões e a incomunicabilidade, com abordagem que revela a poesia do dia-a-dia. Os dramas encenados no longa-metragem apresentam famílias incompletas que vivem anonimamente no mesmo prédio de uma das primeiras superquadras de Brasília. Três núcleos dramáticos revelam pessoas de diferentes gerações imersas em seus cotidianos de classe média urbana, entre suas responsabilidades sociais e convivências afetivas. Em suas trajetórias, os personagens tentam, angustiadamente, manter-se em linha com valores éticos, mas, em diversos momentos, acabam extravasando desejos reprimidos e vontades íntimas. Estes simples mortais tentam equilibrar-se sobre a corda bamba que divide a fantasia e a realidade. Em síntese, o projeto tem uma abordagem teórico-metodológica e uma técnico-prática - ambas em processo de simbiose, que é fundamental para a sua finalização. No campo teórico, prevemos a produção de um livro sobre antropologia do cinema em Brasília, que tem como proposta conceitual a Epistemologia da Imagem. Neste sentido, antropologia e epistemologia não se dissociam.
Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Patrimônio Imaterial na Região Integrada do DF e Entorno
O projeto Patrimônio Imaterial da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno visa: identificar as expressões da cultura nos municípios de Formosa, Corumbá de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Luziânia, do Estado de Goiás, e de Buritis, em Minas Gerais; pesquisar celebrações, saberes, lugares e formas de expressão e encaminhar dossiês para o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. A metodologia de trabalho efetiva a participação das comunidades alvo por meio da realização de Oficinas de Divulgação da História e Cultura Local e Regional para jovens e da reflexão sobre o patrimônio imaterial, com a divulgação do objeto e dos resultados do projeto em várias instâncias da sociedade. Os professores pesquisadores, estudantes e todos os profissionais comprometidos estão vinculados às duas universidades do Distrito Federal, a Universidade de Brasília e a Universidade Católica de Brasília. Realiza-se, portanto, a integração entre Distrito Federal e Entorno, almejada pelo poder público, nas perspectivas da preservação da cultura, da educação, da ciência e do desenvolvimento social. O projeto terá como produtos duas publicações, o inventário dos bens culturais de cada município e o livro com as interpretações do significado deste patrimônio imaterial para o país, um vídeo documentário, além dos dossiês de registro e do debate público com a sociedade.
Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Psicologia e psicopatologia da adolescência: um estudo dos processo de constituição da identidade
Temos como objetivos nessa pesquisa: Investigar no período de 2002 a 2003 as características sociais e psicológicas de uma amostra de 30% dos adolescentes em situação de risco (adolescentes em situação de rua, em situação de conflito com a lei e com comportamentos disfuncionais) atendidos em instituições de acolhimento/atendimento ao adolescente nas regiões de Taguatinga e Ceilândia. 2) Formar equipes de multiplicadores dentro da perspectiva do protagonismo juvenil que desenvolverão com outros grupos intervenções sistemáticas, valorizando a construção da cidadania, através da participação comunitária e da autonomia social.
Período: 2002 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Visual ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Visual :: Audiovisual
- Linguística, letras e artes :: Artes :: ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: Cinema ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: Fundamentos e Crítica das Artes ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 39 | 5 | 6 | 3 | 2 | 55 |
Total | 39 | 5 | 7 | 3 | 2 | 56 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Encontro | 11 | 2 | 1 | 14 |
Participação em Oficina | 4 | 1 | 0 | 5 |
Total | 15 | 3 | 1 | 19 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 37 | 10 | 13 | 9 | 2 | 71 |
Total | 37 | 10 | 13 | 9 | 2 | 71 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|
Prêmios | 17 | 1 | 3 | 21 |
Total | 17 | 1 | 3 | 21 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Artes Visuais | 21 | 1 | 22 |
Outra Produção Artística Cultural | 1 | 0 | 1 |
Total | 22 | 1 | 23 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 2 | 0 | 1 | 1 | 0 | 4 |
Artigo Publicado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Organização de Evento | 7 | 0 | 1 | 0 | 0 | 8 |
Outras Bancas Julgadoras | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 4 | 1 | 1 | 0 | 1 | 7 |
Programa de Rádio ou TV | 9 | 0 | 0 | 1 | 0 | 10 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Total | 29 | 2 | 3 | 3 | 1 | 38 |