Eunice Maria Lima Soriano de Alencar

CitaçõesALENCAR, E. M. L. S.;Eunice Maria Lima Soriano de Alencar;Eunice Soriano de Alencar;Eunice M. L. Soriano de Alencar;Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de;Alencar, Eunice M. L. Soriano;Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 1985 a 1985 - Purdue University
  • Doutorado - Periodo: 1971 a 1974 - Psicologia
    Purdue University
  • Mestrado - Periodo: 1969 a 1970 - Psicologia
    Purdue University
  • Graduação - Periodo: 1963 a 1967 - Psicologia
    Universidade Federal de Minas Gerais

Atuação Profissional

  • Arquivos Brasileiros de Psicologia- / Periodo: 2008 a atual
  • Avaliação Psicológica- / Periodo: 2008 a atual
  • Boletim de Psicologia- / Periodo: 2010 a atual
  • Cadernos de Educação Especial- / Periodo: 2003 a atual
  • Cadernos de Pesquisa NEP- / Periodo: 1997 a 1998
  • Educação em Revista (UFMG)- / Periodo: 2008 a atual
  • Educação em Revista (UFMG. Impresso)- / Periodo: 2010 a atual
  • Estudos de Psicologia (Campinas)- / Periodo: 2008 a atual
  • Estudos Empresariais (UCB/DF)- / Periodo: 1999 a 2002
  • Gifted and Talented International- / Periodo: 1995 a atual
  • Gifted Child Quarterly- / Periodo: 2008 a atual
  • Gifted Education International- / Periodo: 1991 a atual
  • Ideacción- / Periodo: 1995 a atual
  • Psicologia Ciência e Profissão- / Periodo: 2002 a 2004
  • Psicologia em Estudo- / Periodo: 2008 a atual
  • Psicologia Escolar e Educacional- / Periodo: 1997 a atual
  • Psicologia. Teoria e Pesquisa- / Periodo: 1995 a 1998
  • Psicologia: Teoria e Prática (Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
  • Psico (PUCRS)- / Periodo: 2008 a atual
  • Psico-USF (Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
  • Psychologica (Coimbra)- / Periodo: 2001 a atual
  • Recrearte- / Periodo: 2005 a atual
  • Revista da APAHSD- / Periodo: 2007 a atual
  • Revista de Psicología (Lima)- / Periodo: 2015 a atual
  • Revista Portuguesa de Educação- / Periodo: 1995 a 1998
  • Revista Psicologia: Organizações e Trabalho- / Periodo: 2008 a atual
  • Sobredotação- / Periodo: 2000 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1997 a 2012
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1972 a 1997
  • Universidade Federal de Minas Gerais- / Periodo: 1967 a 1972

Linha de Pesquisa

  • CRIATIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL; PROCESSOS DE IDENTIFICACAO E ATENDIMENTO DO SUPERDOTADO.
  • Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem
  • Fatores que se Associam à Superdotação, Expertise e Produção Criativa Superior
  • Processos Criativos nos Contextos Educacional e das Organiações

Projetos de Pesquisa

  • Relações entre Motivação, Estilos Cognitivos e Percepção de Práticas Pedagógicas Promotoras de Criatividade em Estudantes Universitários
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • Percepção de Professores e Estudantes Universitários quanto ao Estímulo à Criatividade: um Estudo Comparativo
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • Práticas Pedagógicas que Promovem a Criatividade segundo Professores do Ensino Fundamental
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • Identificando Talentos, Aspirações Profissionais e Pessoas Mais Admiradas por Estudantes
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • Práticas Pedagógicas e Elementos Inibidores à Promoção da Criatividade na Perspectiva de Professores do Ensino Superior
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • Identificando as Barreiras à Criatividade Pessoal entre Universitários e Profissionais da Área de Educação
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • Barreiras à Criatividade Pessoal e sua relação com Fatores Individuais e Sociais
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • Relações entre motivação, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras de criatividade em estudantes universitários
    A necessidade de se cultivar a criatividade na educação tem sido amplamente reconhecida por especialistas de áreas diversas, os quais ressaltam que as demandas de um cenário marcado por alta competitividade, complexidade e ritmo acelerado de mudanças requerem do indivíduo mais do que conhecimento, sendo também um elemento fundamental a criatividade. Por outro lado, apesar do reconhecimento dos benefícios da criatividade tanto para o indivíduo e sua realização pessoal, quanto para a sociedade, pesquisadores têm consistentemente documentado que o desenvolvimento da criatividade não tem sido uma prioridade nos diversos níveis de ensino, sendo comum tais habilidades serem reprimidas na escola. Nas últimas duas décadas, tem sido um dos nossos interesses principais investigar criatividade na educação superior. Embora reconheçamos a importância de se propiciar oportunidades para que a criatividade floresça desde os primeiros anos de escola e da necessidade de pesquisas em criatividade na pré-escola e na educação básica, temos constatado que a grande maioria dos estudos foi desenvolvida com professores e estudantes, especialmente do ensino fundamental. Embora orientações motivacionais e estilos cognitivos sejam variáveis que vêm recebendo uma atenção crescente dos pesquisadores em criatividade, observa-se escassez de estudos sobre as inter-relações entre estas variáveis, e ainda carência de investigações a respeito de suas relações com a percepção do aluno quanto a estratégias pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores. Esses são os aspectos a serem investigados no presente estudo, o qual tem como objetivo principal examinar as relações entre orientações motivacionais e estilos cognitivos de estudantes da educação superior e sua percepção da extensão em que seus professores vêm utilizados práticas pedagógicas promotoras da criatividade. Prevê-se a participação de aproximadamente 400 estudantes de educação superior. Serão utilizados na coleta de
    Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Barreiras à criatividade em sala de aula e à motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos
    Fatores associados à criatividade e motivação em sala de aula têm sido temas de interesse crescente por parte de educadores e psicólogos educacionais. Entre outros aspectos, têm sido apontados o papel da motivação, especialmente a de caráter intrínseco, para a expressão da criatividade, bem como os efeitos benéficos, na motivação do aluno, de práticas pedagógicas que enfatizam a criatividade. Nota-se, entretanto, que possíveis dificuldades enfrentadas por professores para promover tanto a criatividade em sala de aula como a motivação do aluno são questões que, embora discutidas na literatura, têm sido pouco pesquisadas em especial no contexto educacional brasileiro. Estes dois tópicos constituem-se no foco central do presente projeto. Este tem como objetivo principal identificar, na percepção de gestores e coordenadores educacionais, fatores que vêm dificultando ao professor do ensino fundamental promover a criatividade e motivação do aluno para aprender. Prevê-se a participação de 50 gestores e 50 coordenadores pedagógicos, sendo que aproximadamente metade de cada grupo deverá estar atuando em instituições públicas e a outra metade em instituições particulares do ensino fundamental de escolas localizadas no Distrito Federal. Será utilizado um questionário composto de três partes. A primeira tem como objetivo levantar dados biográficos dos respondentes. A segunda, composta por uma checklist com distintos fatores que podem se constituir em barreiras à promoção da criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. A terceira, constituída por um checklist composto por um conjunto de itens referentes a possíveis entraves à motivação para o estudo e aprendizagem e duas questões abertas. Serão calculadas a frequência e porcentagem em cada item dos dois checklists (total e por tipo de instituição de ensino). O qui-quadrado será utilizado para análise das diferenças entre gestores e coordenadores pedagógicos de instituições públicas e particulares. Para análise das que
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Trabalho e Organizacional :: Planejamento Ambiental e Comportamento Humano

Idiomas

  • Alemão: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Concurso Público55
Banca Julgadora para Livre Docência11
Participação em Banca de Doutorado1414
Participação em Banca de Exame de Qualificação99
Participação em Banca de Graduação11
Participação em Banca de Mestrado7272
Total102102

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso126126
Participação em Encontro1515
Participação em Oficina11
Participação em Seminário1010
Participação em Simpósio33
Total155155

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientações Concluídas para Doutorado11
Orientações Concluídas para Mestrado5353
Outras Orientações Concluídas3636
Total9090

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios1212
Total1212

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho251251
Artigo Aceito para Publicação33
Artigo Publicado161161
Capitulo de Livro Publicado5252
Curso de Curta Duração Ministrado33
Livro Publicado ou Organizado2121
Organização de Evento66
Outras Bancas Julgadoras11
Outras Participações em Eventos e Congressos44
Outras Produções Bibliográfica55
Programa de Rádio ou TV1111
Relatório de Pesquisa1313
Texto em Jornal ou Revista1818
Trabalho em Eventos233233
Total782782

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica22
Prefacio Posfacio55
Produto Tecnologico11
Trabalho Técnico210210
Total218218