This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Eunice Maria Lima Soriano de Alencar
Citações | ALENCAR, E. M. L. S.;Eunice Maria Lima Soriano de Alencar;Eunice Soriano de Alencar;Eunice M. L. Soriano de Alencar;Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de;Alencar, Eunice M. L. Soriano;Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 1985 a 1985 - Purdue University
- Doutorado - Periodo: 1971 a 1974 - Psicologia
Purdue University - Mestrado - Periodo: 1969 a 1970 - Psicologia
Purdue University - Graduação - Periodo: 1963 a 1967 - Psicologia
Universidade Federal de Minas Gerais
Atuação Profissional
- Arquivos Brasileiros de Psicologia- / Periodo: 2008 a atual
- Avaliação Psicológica- / Periodo: 2008 a atual
- Boletim de Psicologia- / Periodo: 2010 a atual
- Cadernos de Educação Especial- / Periodo: 2003 a atual
- Cadernos de Pesquisa NEP- / Periodo: 1997 a 1998
- Educação em Revista (UFMG)- / Periodo: 2008 a atual
- Educação em Revista (UFMG. Impresso)- / Periodo: 2010 a atual
- Estudos de Psicologia (Campinas)- / Periodo: 2008 a atual
- Estudos Empresariais (UCB/DF)- / Periodo: 1999 a 2002
- Gifted and Talented International- / Periodo: 1995 a atual
- Gifted Child Quarterly- / Periodo: 2008 a atual
- Gifted Education International- / Periodo: 1991 a atual
- Ideacción- / Periodo: 1995 a atual
- Psicologia Ciência e Profissão- / Periodo: 2002 a 2004
- Psicologia em Estudo- / Periodo: 2008 a atual
- Psicologia Escolar e Educacional- / Periodo: 1997 a atual
- Psicologia. Teoria e Pesquisa- / Periodo: 1995 a 1998
- Psicologia: Teoria e Prática (Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
- Psico (PUCRS)- / Periodo: 2008 a atual
- Psico-USF (Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
- Psychologica (Coimbra)- / Periodo: 2001 a atual
- Recrearte- / Periodo: 2005 a atual
- Revista da APAHSD- / Periodo: 2007 a atual
- Revista de Psicología (Lima)- / Periodo: 2015 a atual
- Revista Portuguesa de Educação- / Periodo: 1995 a 1998
- Revista Psicologia: Organizações e Trabalho- / Periodo: 2008 a atual
- Sobredotação- / Periodo: 2000 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1997 a 2012
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1972 a 1997
- Universidade Federal de Minas Gerais- / Periodo: 1967 a 1972
Linha de Pesquisa
- CRIATIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL; PROCESSOS DE IDENTIFICACAO E ATENDIMENTO DO SUPERDOTADO.
- Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem
- Fatores que se Associam à Superdotação, Expertise e Produção Criativa Superior
- Processos Criativos nos Contextos Educacional e das Organiações
Projetos de Pesquisa
- Relações entre Motivação, Estilos Cognitivos e Percepção de Práticas Pedagógicas Promotoras de Criatividade em Estudantes Universitários
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Percepção de Professores e Estudantes Universitários quanto ao Estímulo à Criatividade: um Estudo Comparativo
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Práticas Pedagógicas que Promovem a Criatividade segundo Professores do Ensino Fundamental
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Identificando Talentos, Aspirações Profissionais e Pessoas Mais Admiradas por Estudantes
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Práticas Pedagógicas e Elementos Inibidores à Promoção da Criatividade na Perspectiva de Professores do Ensino Superior
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Identificando as Barreiras à Criatividade Pessoal entre Universitários e Profissionais da Área de Educação
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Barreiras à Criatividade Pessoal e sua relação com Fatores Individuais e Sociais
Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA - Relações entre motivação, estilos cognitivos e percepção de práticas pedagógicas promotoras de criatividade em estudantes universitários
A necessidade de se cultivar a criatividade na educação tem sido amplamente reconhecida por especialistas de áreas diversas, os quais ressaltam que as demandas de um cenário marcado por alta competitividade, complexidade e ritmo acelerado de mudanças requerem do indivíduo mais do que conhecimento, sendo também um elemento fundamental a criatividade. Por outro lado, apesar do reconhecimento dos benefícios da criatividade tanto para o indivíduo e sua realização pessoal, quanto para a sociedade, pesquisadores têm consistentemente documentado que o desenvolvimento da criatividade não tem sido uma prioridade nos diversos níveis de ensino, sendo comum tais habilidades serem reprimidas na escola. Nas últimas duas décadas, tem sido um dos nossos interesses principais investigar criatividade na educação superior. Embora reconheçamos a importância de se propiciar oportunidades para que a criatividade floresça desde os primeiros anos de escola e da necessidade de pesquisas em criatividade na pré-escola e na educação básica, temos constatado que a grande maioria dos estudos foi desenvolvida com professores e estudantes, especialmente do ensino fundamental. Embora orientações motivacionais e estilos cognitivos sejam variáveis que vêm recebendo uma atenção crescente dos pesquisadores em criatividade, observa-se escassez de estudos sobre as inter-relações entre estas variáveis, e ainda carência de investigações a respeito de suas relações com a percepção do aluno quanto a estratégias pedagógicas promotoras da criatividade utilizadas por seus professores. Esses são os aspectos a serem investigados no presente estudo, o qual tem como objetivo principal examinar as relações entre orientações motivacionais e estilos cognitivos de estudantes da educação superior e sua percepção da extensão em que seus professores vêm utilizados práticas pedagógicas promotoras da criatividade. Prevê-se a participação de aproximadamente 400 estudantes de educação superior. Serão utilizados na coleta de
Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Barreiras à criatividade em sala de aula e à motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos
Fatores associados à criatividade e motivação em sala de aula têm sido temas de interesse crescente por parte de educadores e psicólogos educacionais. Entre outros aspectos, têm sido apontados o papel da motivação, especialmente a de caráter intrínseco, para a expressão da criatividade, bem como os efeitos benéficos, na motivação do aluno, de práticas pedagógicas que enfatizam a criatividade. Nota-se, entretanto, que possíveis dificuldades enfrentadas por professores para promover tanto a criatividade em sala de aula como a motivação do aluno são questões que, embora discutidas na literatura, têm sido pouco pesquisadas em especial no contexto educacional brasileiro. Estes dois tópicos constituem-se no foco central do presente projeto. Este tem como objetivo principal identificar, na percepção de gestores e coordenadores educacionais, fatores que vêm dificultando ao professor do ensino fundamental promover a criatividade e motivação do aluno para aprender. Prevê-se a participação de 50 gestores e 50 coordenadores pedagógicos, sendo que aproximadamente metade de cada grupo deverá estar atuando em instituições públicas e a outra metade em instituições particulares do ensino fundamental de escolas localizadas no Distrito Federal. Será utilizado um questionário composto de três partes. A primeira tem como objetivo levantar dados biográficos dos respondentes. A segunda, composta por uma checklist com distintos fatores que podem se constituir em barreiras à promoção da criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. A terceira, constituída por um checklist composto por um conjunto de itens referentes a possíveis entraves à motivação para o estudo e aprendizagem e duas questões abertas. Serão calculadas a frequência e porcentagem em cada item dos dois checklists (total e por tipo de instituição de ensino). O qui-quadrado será utilizado para análise das diferenças entre gestores e coordenadores pedagógicos de instituições públicas e particulares. Para análise das que
Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Trabalho e Organizacional :: Planejamento Ambiental e Comportamento Humano
Idiomas
- Alemão: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 5 | 5 |
Banca Julgadora para Livre Docência | 1 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 14 | 14 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 9 | 9 |
Participação em Banca de Graduação | 1 | 1 |
Participação em Banca de Mestrado | 72 | 72 |
Total | 102 | 102 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 126 | 126 |
Participação em Encontro | 15 | 15 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 10 | 10 |
Participação em Simpósio | 3 | 3 |
Total | 155 | 155 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações Concluídas para Doutorado | 1 | 1 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 53 | 53 |
Outras Orientações Concluídas | 36 | 36 |
Total | 90 | 90 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 12 | 12 |
Total | 12 | 12 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 251 | 251 |
Artigo Aceito para Publicação | 3 | 3 |
Artigo Publicado | 161 | 161 |
Capitulo de Livro Publicado | 52 | 52 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 3 | 3 |
Livro Publicado ou Organizado | 21 | 21 |
Organização de Evento | 6 | 6 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 4 | 4 |
Outras Produções Bibliográfica | 5 | 5 |
Programa de Rádio ou TV | 11 | 11 |
Relatório de Pesquisa | 13 | 13 |
Texto em Jornal ou Revista | 18 | 18 |
Trabalho em Eventos | 233 | 233 |
Total | 782 | 782 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 2 | 2 |
Prefacio Posfacio | 5 | 5 |
Produto Tecnologico | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 210 | 210 |
Total | 218 | 218 |