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Edson Benício de Carvalho Júnior
Citações | CARVALHO JÚNIOR, E. B. |
Curso/Programa | Licenciatura Física |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Exatas e da Terra :: Física |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2011 a 2015 - Transportes
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2005 a 2008 - Planejamento e Gestão Ambiental
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 2001 a 2002 - MBA em Gestão de Instituição de Ensino
Faculdade Projeção - Graduação - Periodo: 2019 a atual - Engenharia Civil
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1999 a 2002 - Física
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Centro de Ensino Silveira Cruz- / Periodo: 1997 a 1998
- Centro de Ensino Silveira Cruz- / Periodo: 1996 a 1998
- Centro Educacional Projeção- / Periodo: 2002 a 2004
- Centro Educacional Projeção- / Periodo: 1998 a 2002
- Centro Educacional Projeção- / Periodo: 1999 a 2001
- Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2015 a atual
- Colégio La-Salle Águas Claras- / Periodo: 2006 a 2008
- Faculdade Brasília Tecnologia Ciência e Educação- / Periodo: 2004 a 2005
- Faculdade de Ciências Tecnológicas e Sociais- / Periodo: 2003 a 2009
- Faculdade de Ciências Tecnológicas e Sociais- / Periodo: 2004 a 2006
- Faculdade de Ciências Tecnológicas e Sociais- / Periodo: 2004 a 2005
- Faculdade de Ciências Tecnológicas e Sociais- / Periodo: 2004 a 2005
- Faculdade de Ciências Tecnológicas e Sociais- / Periodo: 2004 a 2004
- Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa- / Periodo: 2005 a 2006
- Journal of Transport Literature JTL/RELIT- / Periodo: 2012 a atual
- Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2012 a 2013
- Pré Visão- / Periodo: 1996 a 1998
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2015
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2003
Linha de Pesquisa
- Física Aplicada ao Meio Ambiente
Projetos de Pesquisa
- EXPERIMENTOS DA FÍSICA APLICADOS À ENGENHARIA.
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Incômodo sonoro decorrente da operação do Aeroporto Internacional de Brasília
A evolução do transporte aéreo tem seguido uma tendência crescente há várias décadas e, projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, indicam que o transporte de passageiros, no mercado aéreo nacional, deverá triplicar nos próximos 20 anos. Segundo o Instituto o Brasil terá nas próximas duas décadas uma das maiores expansões do tráfego aéreo no mundo. No momento estão sendo realizados investimentos significativos na ampliação da infraestrutura de transporte. Neste contexto tem-se o Aeroporto Internacional de Brasília (AIB), que é o terceiro em movimentação de aeronaves e de passageiros no Brasil. Por sua localização estratégica, é considerado ponto de conexão para destinos em todo o país. Conforme previsão da INFRAERO em 2018 este aeródromo irá atender cerca de 25 milhões de passageiros por ano. Estudos que predizem as alterações no clima acústico da região provocadas pelo aumento do tráfego aeroviário, rodoviário e a implantação de outros modais de transporte, o VLT (veículo leve sobre trilho) e VLP (veículo leve sobre pneus) são de extrema relevância, pois servem como subsídio para a tomada de decisão na adoção de medidas mitigadoras que minimizem os efeitos nocivos sobre a população e o meio ambiente. A proposta deste trabalho é realizar um estudo da situação atual do clima acústico na região diretamente afetada pelo tráfego aeroviário, rodoviário e dos outros modais de transporte no entorno do Aeroporto Internacional de Brasília (AIB) e através de modelagem predizer as alterações neste cenário em função do aumento do tráfego previsto para ocorrer num futuro próximo. O produto gerado por este estudo apresentará resultados que servirão como subsídios para a gestão do conflito entre os atores envolvidos em áreas de aeroportos, operadores de aeroportos, governos locais e comunidade e servirá para gerir, e preservar a qualidade do conforto acústico da região em questão além de proporcionar a articulação com os planos de ordenamento do território. Para atingir os objetivos proposto serão elaborados os mapas de ruídos de vido ao tráfego aeroviário, rodoviário e ferroviário, sendo que para o mapa referente ao ruído rodoviário será levado em conta o fluxo de veículos e o tráfego do VLP. Ou seja, serão elaborados inicialmente quatro mapas em separado e depois será feita a junção com a análise em conjunto. Para cada um dos mapas e também para a unificação de todos será calculado o percentual da população exposta por faixa do indicador de ruído e também a área. Através dos modelos matemáticos dose-resposta apresentados no final do projeto será feito o cálculo do percentual da população incomodada e altamente incomodada para cada um dos diferentes modais de transporte. Para determinar a população exposta por faixa dos indicadores de ruído será utilizada os bancos de dados do censo disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Será feita uma comparação dos dados preditos com os limites impostos pela Legislação vigente e pertinente para o ruído aeronáutico, que possui legislação específica e para os outros modais que se enquadram na legislação ambiental Lei Distrital..
Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Monitoramento e Controle da Poluição Sonora em Ambientes Urbanos
Este projeto de pesquisa propõe a continuação de trabalhos que o grupo de pesquisa da UCB já vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos, que são: monitoramento e mapa de ruídos ambientais; modelo matemático para a previsão de ruídos devido ao tráfego veicular; ruídos urbanos e as condições de conforto acústico em ambientes escolares; gestão de ruídos em ambientes internos da UCB.
Período: 2006 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Alterações no clima acústico devido à expansão do tráfego aéreo brasileiro: estudo de caso do AIB
A evolução do transporte aéreo tem seguido uma tendência crescente há várias décadas, devido principalmente ao aparecimento e expansão de companhias aéreas de baixo custo, as quais impulsionaram o setor. A necessidade da ampliação das principais estruturas brasileira é incontestável, este assunto é uma das principais pautas do governo federal. Com o advento dos grandes eventos esportivos programados para ocorrer no Brasil nos próximos anos, esta necessidade fica potencializada. Neste contexto tem-se o Aeroporto Internacional de Brasília (AIB), que é o terceiro em movimentação de aeronaves e de passageiros no Brasil. Por sua localização estratégica, é considerado ponto de conexão para destinos em todo o país. O principal impacto negativo provocado pelo transporte aéreo é a poluição sonora, que prejudica a qualidade de vida humana, causando: incômodo, perturbação do sono, problemas de pressão sanguínea, risco cardiovascular, interferência no desenvolvimento cognitivo, deficiência auditiva, perda de produtividade e distúrbios de comunicação. Dessa forma, a proposta deste trabalho é realizar um estudo da situação atual do clima acústico na região diretamente afetada pelo tráfego aeroviário do Aeroporto Internacional de Brasília (AIB) e através de modelagem predizer as alterações neste cenário em função do aumento do tráfego previsto para ocorrer num futuro próximo.
Período: 2012 - 2014 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Monitoramento Ambiental: Mapa de ruídos de Brasília, devido ao tráfego de veículos
PROJETO 914BRZ2001 EDITAL Nº 02/2012 Projeto 914BRZ2001 - ESTUDO DE RUÍDO AMBIENTAL, COM FOCO NO RUÍDO VEICULAR, que trata do ruído ambiental gerado pelo tráfego de veículos em Brasília, que teve como objetivo principal avaliar o impacto sonoro provocado pelo transporte rodoviário em Brasília ? DF. Para tanto foram elaborados os mapas estratégicos de ruídos para os parâmetros acústicos Lden, Ln Leq - pico, calculada a área e população exposta por faixa desses indicadores de ruídos, o percentual das pessoas incomodadas e altamente incomodadas por faixa do indicador Lden. As regiões mais críticas em relação as condições de conforto acústico foram identificadas e para esses locais a recomendação da adoção de ações que visem à redução dos ruídos, através de um Plano de Redução de Ruídos (PRR)
Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Níveis de exposição devido ao uso de aparelhos MP3
O projeto tem por objetivos: Desenvolver e qualificar um adaptador que simule a orelha interna, possibilitando que as medidas dos níveis de pressão sonora nos aparelhos portáteis sejam realizadas de uma maneira relativamente simples. Avaliar os níveis de pressão sonora (NPS) durante a exposição, o ruído de fundo (RF) em bandas de oitava (frequência), com o intuito de observar se há alguma correlação entre o RF e o NPS. Outras correlações também serão feitas entre o NPS e sexo, tempo médio de exposição diária, tipo de música mais ouvida etc. Aprofundar o conhecimento sobre a exposição de jovens a níveis elevados de ruídos, com vistas a subsidiar futuras políticas públicas que visem proteger a saúde da população. Disponibilizar o adaptador a outros grupos de pesquisa para que possam realizar medidas semelhantes, como por exemplo em operadores de telemarketing.
Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A UCB e a popularização da Ciência Astronômica
Este projeto tem por objetivo principal desenvolver atividades de divulgação da Ciência Astronômica e as principais metas a serem atingidas constituem-se em: utilização semanal dos equipamentos relacionados como material de consumo e permanente em realização de oficinas, palestras e noites de observação, a organização da Semana da Astronomia com a temática: Astronomia e Cosmologia na primeira quinzena de Novembro e a realização de atividades (oficinas, palestras, noites de observação, etc.) mensais envolvendo estudantes da rede pública e a comunidade em geral.
Período: 2009 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos
O projeto de Alfabetização da Facitec visa oportunizar aos jovens e adultos das cidades periféricas de Taguatinga , o acesso a leitura, fato importante no contexto sócio-cultural atual. As aulas serão ministradas por alunos do curso Normal Superior, com experiência em alfabetização, o que agrega qualificação ao processo de formação de tais alunas. O projeto é viável em função dos benefícios alcançados por todos os sujeitos envolvidos institucionalmente e extra-institucionalmente.
Período: 2004 - 2005 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Projeto de extensão pré-vestibular comunitário
O projeto da Universidade Católica de Brasília promove a capacitação dos alunos carentes da comunidade para as provas de seleção, buscando o seu ingresso no Ensino Superior, mediante a realização de um curso intensivo e gratuito, nas disciplinas básicas do programa oficial do segundo grau. Atividades: Coordenação pedagógica; organização e planejamento das atividades; oportuniza trabalho aos alunos de graduação; avaliação e acompanhamento das unidades; estabelecimento de parcerias. Participei do início do projeto como Coordenador dos professores de Física podendo atuar também como capacitador destes professores.
Período: 2001 - 2002 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
- Ciências Exatas e da Terra :: Astronomia :: ::
- Ciências Exatas e da Terra :: Física :: ::
- Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações ::
- Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações :: Acústica
- Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações :: Monitoramento e Controle da Poluição Sonora
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idiomas
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 15 | 0 | 15 |
Participação em Banca de Mestrado | 0 | 1 | 1 |
Total | 15 | 1 | 16 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 11 | 1 | 1 | 13 |
Participação em Encontro | 4 | 0 | 0 | 4 |
Participação em Oficina | 3 | 0 | 0 | 3 |
Participação em Seminário | 3 | 0 | 0 | 3 |
Total | 21 | 1 | 1 | 23 |
Orientação
Tipo de Produção | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 9 | 16 | 25 |
Total | 9 | 17 | 26 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 5 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Artigo Publicado | 2 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Organização de Evento | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 28 | 4 | 4 | 4 | 40 |
Total | 39 | 4 | 4 | 4 | 51 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 28 | 2 | 3 | 1 | 34 |
Total | 29 | 2 | 3 | 1 | 35 |