Elen Cristina Geraldes

CitaçõesElen Geraldes;GERALDES,E.C.;GERALDES, E
Curso/ProgramaInovação em Com. Econ. Criativa-Mestrado
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 1998 a 2000 - Sociologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1993 a 1995 - Ciências da Comunicação
    Universidade de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 1986 a 1990 - Comunicação Social Jornalismo
    Universidade de São Paulo

Atuação Profissional

  • Brazilian Journalism Research (Online)- / Periodo: 2013 a atual
  • Centro de Ensino Universitário de Brasília- / Periodo: 1999 a 2001
  • Faculdade de Artes Dulcina de Moraes- / Periodo: 2000 a 2001
  • Faculdades Jk- / Periodo: 2001 a 2002
  • Imprensa Oficial do Estado de São Paulo- / Periodo: 1996 a 1997
  • Instituto Compacto de Ensino Superior e Pesquisa- / Periodo: 2002 a 2003
  • Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo- / Periodo: 1986 a 1988
  • Ministério das Relações Exteriores - DF- / Periodo: 1996 a 1997
  • Movimento Nacional de Direitos Humanos- / Periodo: 1998 a 2000
  • Revista Brasileira de Políticas de Comunicação (RBPC)- / Periodo: 2010 a atual
  • Revista Comunicação Midiática (Online)- / Periodo: 2013 a 2013
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2008 a atual
  • Sistema Globo- / Periodo: 1991 a 1999
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2002 a 2009
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a atual

Linha de Pesquisa

  • Políticas de Comunicação e de Cultura

Projetos de Pesquisa

  • c) Projeto de Integração de Tics ao Processo de Aprendizagem Fac/UnB
    O Comclick disponibiliza monografias e produtos em formato digital para a base de dados do CEDOC da FAC e BCE. Uma das atividades do Comclick - Grupo de pesquisa que visa a integração de TICs ao processo de ensino aprendizagem na FAC/UnB - é a instalação e organização do CEDOC FAC (Centro de Documentação da FAC). No CEDOC ficarão as versões impressas das monografias. As mesmas monografias terão uma versão digital, que ficará disponível na página eletrônica da BCE.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Laboratório de Políticas de Comunicação da UnB (LaPCom)
    O Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), pretende ser o principal centro de referência nacional no estudo e pesquisa das políticas setoriais de comunicação - rádio, televisão, imprensa e novas mídias digitais, em suas interfaces com o segmento correlato das telecomunicações. Criado em 1991, conta com o apoio da Fundação Ford desde 2005. São objetivos do LapCom,em 2012: Implementar o primeiro ano de funcionamento do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina; publicar dois números do periódico virtual Revista Brasileira de Políticas de Comunicação; concluir a primeira fase do projeto de pesquisa "O cidadão e a Radiodifusão Pública no Brasil: imagens e perspectivas"; concluir a pesquisa sobre o Perfil das emissoras públicas de rádio no Brasil; implantar o projeto Advocacy com o objetivo de realizar um conjunto de intervenções em audiências e consultas públicas, debates e fóruns técnicos e políticos, ligados à temática das políticas de comunicações no Brasil; implantar o projeto Observatório das Cotas Afirmativas na Comunicação Pública, para mapear como o tema das cotas étnico-raciais afirmativas é abordado na esfera pública política governamental; realizar a pesquisa O(s) futuro(s) da TV aberta sobre o cenário da TV aberta no Brasil hoje, sobretudo nos aspectos de mercado, modelos de negócio, regulação e regulamentação, crises de audiência, formatos e alianças estratégicas; realizar a pesquisa Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: impasses e potencialidades das redes sociais, que trata das diferentes configurações de redes sociais na internet, tendo como base a análise de questões como privacidade, capacidade de mobilização, democratização tecnológica, democracia técnica, governança da internet, entre outras, em um cenário de grandes mudanças tecnológicas, culturais, políticas, econômicas e sociais.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Políticas de Comunicação e Cultura: Laboratório de Políticas de Comunicação: a tevê que o jovem vê: a tevê aberta brasileira e sua recepção por jovens do ensino médio e universitários de setembro de 2012 a dezembro de 2013
    O Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), pretende ser o principal centro de referência nacional no estudo e pesquisa das políticas setoriais de comunicação - rádio, televisão, imprensa e novas mídias digitais, em suas interfaces com o segmento correlato das telecomunicações. Criado em 1991, conta com o apoio da Fundação Ford desde 2005. São objetivos do LapCom,em 2012: Implementar o primeiro ano de funcionamento do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina; publicar dois números do periódico virtual Revista Brasileira de Políticas de Comunicação; concluir a primeira fase do projeto de pesquisa "O cidadão e a Radiodifusão Pública no Brasil: imagens e perspectivas"; concluir a pesquisa sobre o Perfil das emissoras públicas de rádio no Brasil; implantar o projeto Advocacy com o objetivo de realizar um conjunto de intervenções em audiências e consultas públicas, debates e fóruns técnicos e políticos, ligados à temática das políticas de comunicações no Brasil; implantar o projeto Observatório das Cotas Afirmativas na Comunicação Pública, para mapear como o tema das cotas étnico-raciais afirmativas é abordado na esfera pública política governamental; realizar a pesquisa O(s) futuro(s) da TV aberta sobre o cenário da TV aberta no Brasil hoje, sobretudo nos aspectos de mercado, modelos de negócio, regulação e regulamentação, crises de audiência, formatos e alianças estratégicas; realizar a pesquisa Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: impasses e potencialidades das redes sociais, que trata das diferentes configurações de redes sociais na internet, tendo como base a análise de questões como privacidade, capacidade de mobilização, democratização tecnológica, democracia técnica, governança da internet, entre outras, em um cenário de grandes mudanças tecnológicas, culturais, políticas, econômicas e sociais.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Lei de Acesso a Informações Públicas: o panorama das instituições federais brasileiras
    O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar o processo de implementação da Lei de Acesso à Informação (Lai) em instituições federais brasileiras. Como recorte específico, tentaremos compreender qual o papel das assessorias de comunicação e das ouvidorias neste processo. Compreendemos a Lai como uma Política Pública de Comunicação de ampla capilaridade, visto que impacta diretamente nas milhares de instituições públicas brasileiras, dos três níveis e dos três poderes, cujo principal objetivo é construir canais de diálogo entre o governo e a sociedade. Certamente, para lograr essa conquista, a Lei também tem o objetivo de alterar a cultura do serviço público baseada no sigilo para uma cultura de acesso. Diante desse cenário, a comunicação organizacional tem um papel fundamental, estratégico e político, de consolidar no governo brasileiro a Comunicação Pública, entendida como o diálogo simétrico entre governo e sociedade para a busca de soluções para questões comuns. Passados três anos da aprovação da Lei, nos perguntamos como esse processo esta sendo gerido no seio de cada organização pública e qual o papel ocupado pelas assessorias de comunicação. Para realizar essa investigação propomos como amparo metodológico a aplicação de questionários nas assessorias de comunicação em 150 instituições federais brasileiras, nos níveis executivo, legislativo e judiciário, entrevista em profundidade com alguns assessores de comunicação e ouvidores públicos e análise dos sítios webs desses órgãos para avaliar as ações de transparência ativa. A hipótese dessa pesquisa é que as assessorias de comunicação têm um papel no processo de implementação da Lei, ainda que seja operacional, já que como na maioria das vezes ela é gestora das páginas webs, fica responsável pela transparência ativa. Resta-nos averiguar a hipótese e observar se essa participação supera a questão operacional e propõe uma nova comunicação para o Estado brasileiro, baseada nos princípios da Comunicação Pública..
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Observatório da Comunicação Pública
    b) Observatório das Cotas Afirmativas na Comunicação Pública O projeto visa a mapear como o tema das cotas étnico-raciais afirmativas é abordado na esfera pública governamental. Para o período de outubro de 2011 a setembro de 2012, o recorte será o tratamento dado à temática na Comunicação do Poder Judiciário, já que nessa instância têm ocorrido os principais esforços de crítica e defesa das cotas de ação afirmativa. Os principais objetivos são entender o espaço dedicado ao tema e o tipo de abordagem da Comunicação Pública Governamental, aqui definida como a Comunicação realizada por instâncias do governo tendo em vista o interesse público e a construção da cidadania; e contribuir para que essas ações de Comunicação se tornem mais efetivas e de melhor qualidade técnica, ética e estratégica. O produto será um relatório que analisará, de forma minuciosa, a atuação da Comunicação Pública do Poder Judiciário brasileiro referente à temática das cotas, com críticas e sugestões, a ser distribuído para assessorias de Comunicação do Poder Judiciário. O impacto direto é sobre um público de aproximadamente 1000 profissionais que atuam na Comunicação desses órgãos e o indireto sobre milhões de brasileiros que são atingidos pelas cotas de ação afirmativa.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Uma conquista agridoce: a cobertura jornalística da Terceira Idade nas revistas Veja, Época e Istoé
    Trata-se de um projeto de iniciação científica que pretende analisar como a conquista do envelhecer está presente nas revistas semanais e quais discursos estão associados a ela. Irá investigar, também, como se constrói a cobertura jornalística da Terceira Idade, se com a valorização desse grupo ou ainda com os parâmetros da juventude como ideal de beleza, de estilo de vida, de poder.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Os donos dos meios e os meios dos donos: análise da propriedade cruzada dos meios de Comunicação em Brasília
    Trata-se de um projeto de orientação de iniciação cinetífica, em que iremos mapear a propriedade cruzada dos meios de comunicação no Distrito Federal, entre os anos 2001 e 2010, identificando como e onde ela ocorre. A escolha do DF é justificada por sua importância política no cenário nacional e, ao mesmo tempo, pela percepção do público da falta de diversidade editorial dos jornais. O período analisado traz a vantagem de ser um momento de verdadeira alavancagem tecnológica, em que se desenha e se desdobra, com muita força, o fenômeno da convergência digital. Iremos confrontar uma situação de grande impacto midiático local as denúncias de corrupção do Governo Arruda com essa concentração dos meios para identificar se o fenômeno adentra a cobertura, marcando-a, caracterizando-a, limitando-a.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Portal Ação Periferia Audiovisual e Comunicação Comunitária
    O projeto Portal Ação Periferia Audiovisual e Comunicação Comunitária objetiva realizar atividades por meio de oficinas, workshops e palestras, que serão desenvolvidos junto aos jovens da cidade Itapoã, em situação de vulnerabilidade social, produzindo uma tecnologia social para criação audiovisual, web radio, fotográfica e de comunicação social a partir de práticas educativas. Pretende-se alcançar o objetivo oferecendo ao publico beneficiário oportunidades de capacitação profissional, desenvolvimento de um senso crítico sobre a mídia e a possibilidade de se tornarem multiplicadores deste processo. Incluindo jovens no mercado de trabalho formal e constituir uma cooperativa na área de produção visual, fotográfica e edição de imagens como forma geradora de trabalho renda e inclusão social. O projeto Portal Ação Periferia Audiovisual e Comunicação Comunitária valoriza o ser humano como protagonista de sua própria história, valorizado assim as identidades culturais locais e abrindo diálogo e espaço para novas manifestações, garantindo a participação da juventude, propiciando-lhes formação profissional e prioritariamente a troca de saberes.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • A Comunicação da e nas revistas de História: aspectos sociais, mercadológicos e editoriais
    O Projeto analisa o sucesso das revistas de História, destacando os valores-notícia, os aspectos mercadológicos e aspectos sociais como a produção de conhecimento na área de ciências humanas. Utiliza diversas técnicas de pesquisa, como análise de discurso, de conteúdo e semiótica.
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Ética na Mídia
    O Projeto Ética na Mídia pretende discutir dois produtos veiculados pela Rede Globo de Televisão: 1. À luz dos Estudos de Recepção, quais os impactos causados na vida das telespectadoras, residentes na comunidade do Areal Taguatinga (DF), pela telenovela Mulheres Apaixonadas, a partir de sua história de vida, considerando as construções históricas, culturais e sociais das condições de recepção, em que o público telespectador não é visto como passivo ou neutro, mas sujeito produtor de sentidos . 2. À luz do Modelo Teórico-Mediativo, como se articulam as práticas de comunicação dentro do espaço da Casa no Big Brother Brasil e qual a influência desse processo comunicativo na vida de telespectadores residentes na comunidade do Areal Taguatinga (DF), a partir de intenções que envolvem a cadeia comunicacional entre a mídia televisiva e o receptor.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desaparecidos civis no Brasil:silêncio, violência e Comunicação
    O Projeto verifica, em 27 unidades da Federação, o tratamento dado pela Polícia ao fenômeno do desaparecimento, considerando as políticas públicas envolvidas e a possibilidade de os meios de Comunicação contribuírem para a solução do problema.
    Período: 1998 - 2000 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

Áreas de Atuação

  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação e Sociedade ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Jornalismo e Editoração :: Jornalismo Digital
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Jornalismo e Editoração :: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Jornalismo e Editoração :: Teoria e Ética do Jornalismo
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Políticas de Comunicação ::

Idiomas

  • Alemão: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Árabe: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Hebraico: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Italiano: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização22
Participação em Banca de Doutorado77
Participação em Banca de Exame de Qualificação1313
Participação em Banca de Graduação109109
Participação em Banca de Mestrado1818
Total149149

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso99
Participação em Seminário22
Participação em Simpósio11
Total1212

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Doutorado11
Orientação em Andamento de Iniciação Científica11
Orientações Concluídas para Mestrado1010
Outras Orientações Concluídas147147
Total159159

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios55
Total55

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Artística Cultural11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho11
Artigo Aceito para Publicação22
Artigo Publicado2020
Capitulo de Livro Publicado2727
Curso de Curta Duração Ministrado22
Demais Trabalhos11
Livro Publicado ou Organizado1010
Organização de Evento55
Outras Bancas Julgadoras77
Outras Participações em Eventos e Congressos22
Programa de Rádio ou TV11
Texto em Jornal ou Revista1010
Trabalho em Eventos1313
Total101101

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica55
Trabalho Técnico11
Total66