Marcos Luis Grams

CitaçõesGRAMS, M. L.
Curso/ProgramaProj. C. de Ref. Ética e Antrop - Crear
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2008 a atual - Calidad y Sistema Educativo
    Universidad Autónoma de Barcelona
  • Mestrado - Periodo: 1990 a 1994 - Educação
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Especialização - Periodo: 2011 a 2012 - Educação a Distancia
    Instituto Brasileiro de Educação
  • Graduação - Periodo: 1980 a 1986 - GEOGRAFIA - Licenciatura Plena
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Graduação - Periodo: 1981 a 1986 - ENGENHARIA AGRONÔMICA
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Graduação - Periodo: 2007 a 2010 - PEDAGOGIA
    Centro Universitario UNISEB

Atuação Profissional

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2012 a 2013
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2011 a 2011
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2010 a 2011
  • FACULDADE CAIÇARAS- / Periodo: 1998 a 2000
  • Faculdade CIMAN- / Periodo: 2008 a 2012
  • FACULDADE JK - GAMA - UNIDADE I- / Periodo: 2008 a 2012
  • Faculdade Michelangelo- / Periodo: 2001 a 2002
  • Faculdade Projeção- / Periodo: 2002 a 2004
  • II Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecno- / Periodo: 2007 a 2007
  • INSTITUTO COMPACTO- / Periodo: 2000 a 2001
  • Instituto Federal de Brasília- / Periodo: 2012 a atual
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira- / Periodo: 2004 a atual
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2008 a 2012
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2004 a 2011
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2004 a 2007
  • Secretaria de Educação a Distância/MEC- / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a 2010
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul- / Periodo: 1995 a 1998
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- / Periodo: 1987 a 1991

Linha de Pesquisa

  • Caracterização das Desigualdades Sociais dos Países do Mercosul e Chile
  • Discriminação Racial e Proficiência Escolar
  • Formação de professores e cultura digital
  • Percepções dos Policiais Militares sobre a Juventude no DF
  • Pesquisa Percepção dos Policiais Militares sobre a Juventude: o caso do DF - Coordenador
  • Pesquisa Proficiência Escolar e Relações Raciais-Coordenador
  • Pesquisa Violência e Vitimização nas Escolas do DF - Pesquisador Sênior
  • Projeto de Pesquisa-ação
  • Projeto O FAZ DE CONTA ACONTEÇE - pesquisa-ação
  • Qualidade de Vida como ferramenta para a gestão institucional no enfrentamento à evasão.
  • Softwares livres, Inovação e Formação de Professores
  • Vitimização e Violência nas Escolas

Projetos de Pesquisa

  • Qualidade de Vida como ferramenta para a gestão institucional no enfrentamento à evasão.
    A forte expansão da oferta no ensino técnico e tecnológico, especialmente na última década, vem evidenciando um histórico diferencial nas possibilidades de acesso, especialmente pelos grupos sociais menos favorecidos e/ou tradicionalmente excluídos. No entanto, não obstante a crescente flexibilidade tanto do sistema legal que a ampara quanto das relações e processos construídos em suas práticas cotidianas, a escola carrega em si, enquanto instituição secular, um conjunto de fatores e fenômenos que se por um lado a conformam, por outro decorrem de sua ação. Daqueles, destacam-se as incipientes e frágeis alternativas e inovações, seja no âmbito organizacional, seja no âmbito propriamente do exercício do currículo. Nestes, destaca-se a exclusão de certos segmentos e sujeitos sociais, em um fenômeno quase natural , que conhecemos como evasão e que passa a se evidenciar cotidianamente em forma e impacto. Desse conjunto decorre que, não obstante a sua crescente centralidade, há uma profunda dificuldade tanto em sua conceituação e compreensão, quanto ao seu enfrentamento. Dentre outras, devido às próprias características do fenômeno em si, destacando-se a sua visibilização ex post facto. Portanto, um dos fatores decisivos é, exatamente, a capacidade de predição, tornando possível a ação direta e proativa sobre o sujeito em processo de evasão. No âmbito do Instituto Federal de Brasília, Campus Taguatinga, para além da criação de um Grupo de Pesquisa centrado no desenvolvimento de alternativas inovadoras, uma série de práticas estão sendo implementadas, especialmente no sentido de aproximar às alternativas tradicionais de incentivo à permanência do estudante, novos campos temáticos capazes de contribuir para o equacionamento da questão. No presente estudo, discutimos a importância da compreensão da Qualidade de Vida como estratégia para a geração de indicadores capazes de contribuir para a predição da evasão e a utilização do teste WHOQOL (OMS) como instrumento de sua mensuração. Na base, como categoria de fundo, destaca-se a compreensão do estudante a partir do conceito de sujeito sócio-histórico e, portanto, resultante de um estado de bem estar que engloba elementos econômicos, culturais, afetivos, políticos, etc. Com base em revisão bibliográfica, conclui-se que a Qualidade de Vida constitui um indicador potencialmente significativo para a predição da evasão e para o auxílio ao gestor na tomada de decisões relativas ao seu enfrentamento.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Impacto da Cultura digital de docentes e discentes na evasão no Curso de Licenciatura em Informática do IFB-Campus Taguatinga
    A evasão escolar é um fenômeno de crescente intensidade e importância, especialmente no ensino superior público, adquirindo relevância nos cursos de formação de professores e chegando, em alguns casos, a ameaçar o próprio êxito institucional na oferta. Os estudos relativos à evasão, por outro lado, não obstante aumentem quanto ao número e escopo, tendem a compreendê-la a partir da relação entre aluno e instituição, com base nos estudos clássicos sobre o tema. Como regra, o universo pesquisado limita-se ao evadido, resultando em parcos exemplos de investigação longitudinal e, como resultado, não alcançando, muitas vezes, as reais motivações. A proposta desta investigação modifica o foco do âmbito relacional para o sujeito sócio-histórico que lhe dá motivo. Trabalhamos com a hipótese de que dentre os fatores causais, um dos mais significativos é a cultura digital, incluindo-se as expectativas de docentes e discentes e o arranjo institucional que se expressa na prática cotidiana do currículo. Propõem-se, com base em metodologia quali-quantitativa, verificar o impacto da Cultura Digital de docentes e discentes do curso de licenciatura em informática do Campus Taguatinga na evasão discente. Tem-se, como meta, com fulcro na iniciação científica, gerar elementos tangíveis que sirvam de base para a intervenção gestora na diminuição do fenômeno no âmbito do IFb.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Impacto da Cultura digital de docentes e discentes na evasão no Curso de Licenciatura em dança do IFB - Campus Brasilia
    A evasão escolar é um fenômeno de crescente intensidade e importância, especialmente no ensino superior público, adquirindo relevância nos cursos de formação de professores e chegando, em alguns casos, a ameaçar o próprio êxito institucional na oferta. Os estudos relativos à evasão, por outro lado, não obstante aumentem quanto ao número e escopo, tendem a compreendê-la a partir da relação entre aluno e instituição, com base nos estudos clássicos sobre o tema. Como regra, o universo pesquisado limita-se ao evadido, resultando em parcos exemplos de investigação longitudinal e, como resultado, não alcançando, muitas vezes, as reais motivações. A proposta desta investigação modifica o foco do âmbito relacional para o sujeito sócio-histórico que lhe dá motivo. Trabalhamos com a hipótese de que dentre os fatores causais, um dos mais significativos é a cultura digital, incluindo-se as expectativas de docentes e discentes e o arranjo institucional que se expressa na prática cotidiana do currículo. Propõem-se, com base em metodologia quali-quantitativa, verificar o impacto da Cultura Digital de docentes e discentes do curso de licenciatura em Dança, do Campus Brasilia, na evasão discente. Tem-se, como meta, com fulcro na iniciação científica, gerar elementos tangíveis que sirvam de base para a intervenção gestora na diminuição do fenômeno no âmbito do IFb.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Curso técnico em energias renováveis com ënfase em Biogás
    Participacao na equipe de elaboracao do projeto.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Rede de Observatorios de Violências nas Escolas-Brasil
    Secretário geral da Rede de instituições de Ensino Superior do Brasil e Iberoamérica, organizada no âmbito do Observatório de Violências nas Escolas, da UCB, que a partir de 2008 passou a denominar-se Cátedra UNESCO de juventude, Educação e Sociedade
    Período: 2003 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Avaliação do Clima Escolas/O medo nas escolas
    Coordenação da psquisa Avaliação do Clima Escolas/O medo nas escolas, desenvolivida no âmbito da Cátedra UNESCO e em parceria com a Secretaria de Educação do DF
    Período: 2008 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR COMO PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO À EVASÃO DISCENTE
    A evasão como um fenômeno presente na escola tradicional ainda é um tema pouco estudado. Especialmente no ensino profissional e tecnológico, em alguns casos, assume proporções alarmantes, demandando com urgência um forte esforço tanto no sentido da própria caracterização conceitual do fenômeno, quanto da investigação relativa às suas causas e possibilidades inovadoras de enfrentamento. Inúmeras são as variáveis que a definem, localizando-se estas tanto no âmbito organizacional da escola, especialmente na gestão espaço-temporal e organização da oferta, quanto no âmbito das políticas públicas e das práticas cotidianas de desenvolvimento dos currículos. Assim, tendo como pano de fundo o documento Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica (BRASIL/MEC, 2004) e com o objetivo de avaliar o impacto do modelo de oferta sobre a evasão escolar, elaborou-se um experimento de flexibilização curricular baseado no inovador modelo de Turmas Instantâneas descrito por Santos (2008), em um curso de Formação Inicial e Continuada ofertado no Instituto Federal de Brasília, Campus Taguatinga-DF, com o objetivo de possibilitar itinerários formativos alternativos e viáveis aos alunos matriculados. Após a conclusão do curso, foi avaliada a opinião dos alunos quanto aos modelos mensal e semestral, em uma abordagem quali- quantitativa, utilizando-se um questionário misto, sendo as questões fechadas organizadas de acordo com a escala psicométrica de Likert. Foram avaliados sete eixos definidores da qualidade da oferta: tempo suficiente para acompanhar as atividades, capacidade de reter e amadurecer o conhecimento; facilidade para trancamento; índice de perdas quando há o trancamento; proporção semanal de frequência exigida; e, volume de disciplinas. Em todas estas variáveis, o modelo mais flexível, de Turmas Instantâneas, foi melhor avaliado pelos alunos, principalmente nos eixos relacionados aos efeitos e possibilidades de trancamento do curso e ao tempo suficiente para acompanhar as atividades. Constatou-se, a partir das respostas dos alunos, que a oferta curricular mais flexível atendeu às expectativas da maioria deles.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Capacitação de Educadores da Rede Básica de Educação em Direitos Humanos
    Atividade desenvolvida no âmbito da Rede de Educação em Direitos Humanos REDH, em parceria com o Decanato de Extensão da UnB e a UFPB. O curso foi ministrado a cerca de 800 educadores da rede pública do DF.
    Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Projeto O FAZ DE CONTA ACONTECE - Gestor
    O Projeto "O Faz de Conta Acontece" é uma iniciativa do Observatório de Violências nas Escolas-Brasil, uma parceria entre a UCB, a UNESCO e uma rede de 8 IES brasileiras. Caracteriza-se como uma "Pesquisa-ação". Seu objetivo é investigar e desenvolver ações capazes de possibilitar a inclusão social de 945 crianças atendidas pelo Projeto Educativo Santa Luzia, em Samambaia, DF.
    Período: 2004 - 2007 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto Comunidade Educativa - Gestor e Pesquisador
    Projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UCB. Caracteriza-se como uma "Pesquisa-ação" e tem como objetivo mobilizar a populacao da periferia da cidade de Samambaia, DF, na busca de estratégias de transformação social, apoiando a sua capacitação e organização para a inclusão social e geração de trabalho e renda.
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • Coordenador do Curso de Extensão Juventude, Educação e Direitos Humanos
    Curso desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO de Educação, Juventude e Sociedade, e ministrado para a Polícia Militar do DF e do estado de Sergipe.
    Período: 2004 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Proficiência Escolar e Relações Raciais
    Gestor da equipe de pesquisadores do DF. Trabalho de investigação executado pela UNESCO em 5 capitais brasileiras.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Juventude, Violência e Vitimização nas Escolas
    Projeto desenvolvido pela UNESCO em 8 capitais brasileiras, em parceria com o Observatório de Violências nas Escolas-Brasi UCB/UNESCO.l
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Cultura de Paz e não-violência nas escolas brasileiras - vitimização nas escolas
    Pesquisador - sênior. Desenvolvida no âmbito do Observatório de Violências nas Escolas - Brasil/ Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade
    Período: 2003 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Desenvolvimento de comunidade ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Educação e Inovação ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Geografia e currículo ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Política Educacional ::

Idiomas

  • Alemão: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização11
Total11

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso88
Participação em Encontro11
Participação em Seminário22
Participação em Simpósio22
Total1313

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Iniciação Científica22
Total22

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho88
Curso de Curta Duração Ministrado1111
Organização de Evento1414
Outras Produções Bibliográfica11
Relatório de Pesquisa11
Trabalho em Eventos55
Total4040

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Software11
Trabalho Técnico88
Total99