Juliana Barreiros Porto

CitaçõesPORTO, J. B.;Porto, Juliana Barreiros
Curso/ProgramaPsicologia - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2004 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2004 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1996 a 1998 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1990 a 1995 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1990 a 1994 - Bacharel Em Psicologia
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho- / Periodo: 2007 a 2010
  • Centro Universitário Euro-Americano- / Periodo: 2007 a 2007
  • Contabilidade, Gestão e Governança- / Periodo: 2009 a 2009
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2013 a 2013
  • Estudos de Psicologia (Natal)- / Periodo: 2007 a 2007
  • Instituto de Ciências do Trabalho- / Periodo: 2004 a 2009
  • Interação em Psicologia- / Periodo: 2008 a 2008
  • Journal of Applied Social Psychology- / Periodo: 2008 a 2008
  • Psicologia Ciência e Profissão- / Periodo: 2007 a 2007
  • Psicologia (Florianópolis) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-6657 Revista Ps- / Periodo: 2010 a 2012
  • Psicologia. Teoria e Pesquisa- / Periodo: 2008 a atual
  • Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2013 a 2014
  • Psico (PUCRS)- / Periodo: 2007 a atual
  • Psico-USF- / Periodo: 2008 a atual
  • RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso)- / Periodo: 2011 a 2013
  • RAE. Revista de Administração de Empresas- / Periodo: 2007 a 2012
  • RAM. Revista de Administração Mackenzie- / Periodo: 2007 a atual
  • Revista Psicologia. Organizações e Trabalhos (1518-5923)- / Periodo: 2005 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2009
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2005 a 2005
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a atual
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie- / Periodo: 2006 a 2007
  • Universidade Salgado de Oliveira- / Periodo: 2005 a 2006

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Organizações e Bem-estar
  • Estudos psicossociais em valores, crenças e bem-estar psicológico
  • Fatores culturais e organizações
  • Valores pessoais e organizacionais e o comportamento de gestores e atores nas organizações

Projetos de Pesquisa

  • Psicologia Social do `jeitinho brasileiro`. Categoria de análise cultural e impacto nos processos psicossociais
    Os projetos associados a esta linha de investigação originam-se em uma perspectiva de estudos emic da psicologia social transcultural, na qual se tem o objetivo de descrever fenômenos e condutas sociais características de culturas locais. Com base nos estudos da categoria de análise da antropologia social `jeitinho brasileiro` tem-se como objetivos: (a) descrever os comportamentos e práticas sociais do brasileiro que são caracterizadas como jeitinho; (b) definir a estrutura dimensional do construto; (c) desenvolver e validar medidas explícitas e implícitas do jeitinho; e (d) elaborar uma rede nomológica de construtos sócio-psicológicos relacionados ao jeitinho. Como forma de alcançar estes objetivos são desenvolvidas ações de investigação com uso de múltiplos métodos de pesquisa. Toma-se como base teórica central os processos de influência social e normas sociais, pois compreende-se que o jeitinho diz respeito à estratégias de influência social que envolvem criatividade e quebra de normas e leis socialmente compartilhadas. Este projeto é desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa CONEXÃO BRASIL, integrado por dois pesquisadores da Nova Zelândia, uma pesquisadora do Rio de Janeiro e dois pesquisadores da UnB. Ainda compõe a equipe deste projeto um aluno de mestrado.
    Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Valores, Cultura e Comportamento Organizacional Positivo
    Os objetivos deste projeto são: 1) desenvolver modelo teóricos que identifiquem os efeitos da interação indivíduo-organizações e indivíduo-cultura sobre comportamentos organizacionais positivos (proatividade, comportamento moral e ético, realização profissional, cidadania organizacional e confiança); 2) desenvolver estratégias para medir o "fit" entre diferentes níveis nos estudos organizacionais, com foco especial em valores, visando testar modelos de predição em comportamentos positivos; e, 3) desenvolver referencial teórico e medidas que auxiliem no teste dos modelos teóricos. Para tanto utiliza-se o referencial teórico e metodológico da psicologia social e dos estudos multiníveis em organizações.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Validade Transcultural da Estrutura de Valores do Trabalho
    O estudo sobre valores do trabalho tem se estruturado, ao longo dos últimos anos, como uma forma de compreender os elementos motivacionais que influenciam diversos aspectos relacionados ao trabalho. Entretanto, observa-se pouco consenso sobre teorias dos valores do trabalho. Um modelo teórico unificador é necessário para permitir a comparação dos resultados entre estudos e integrar os achados. Outra limitação importante desta literatura é que a validade transcultural dos modelos não foi amplamente testada. Assim, os objetivos deste projeto são: validar a estrutura de valores do trabalho nas diversas regiões brasileiras e em quatro culturas internacionais, identificar o impacto da cultura nacional sobre os valores do trabalho e identificar a validade de critério por meio da análise de seu poder preditivo em preferências por valores organizacionais. Para isso, serão realizados três estudos, o primeiro contará com a participação de 150 estudantes universitários de quatro países diferentes que responderão a escala de valores do trabalho ? EVT-R. Serão realizadas análises fatoriais procrustes para comparar as estruturas fatoriais encontradas. O segundo estudo contará com a participação de 150 professores do ensino fundamental e médio e 150 estudantes universitários de, pelo menos, 10 estados brasileiros que responderão a EVT-R e o inventário de valores pessoais. Serão realizadas análises fatoriais procrustes e correlações entre as variáveis no nível cultural. O estudo 3 contará com a participação de 350 trabalhadores em organizações públicas e privadas que responderão a EVT-R e a escala de preferência por valores organizacionais. Serão realizadas regressões múltiplas para análise dos dados. Espera-se com este projeto estabelecer uma estrutura confiável para realização de estudos futuros que visem a comparação entre grupos em relação aos valores do trabalho, uma base mais sólida para o desenvolvimento de estudos sobre seus antecedentes e conseqüentes e uma proposta para o
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Congruência Indivíduo-Organização e seus efeitos sobre resultados do trabalho
    A congruência indivíduo-organização (IO) ocorre quando características comensuráveis do indivíduo e do ambiente são similares ou complementares. No que se refere à congruência de valores, a premissa básica da teoria de congruência IO é que a similaridade de características entre indivíduo e ambiente promove resultados positivos para os indivíduos, como: maior satisfação, ajustamento, comprometimento, desempenho, menores níveis de estresse e baixa intenção de sair da organização. Este projeto busca identificar a congruência dos valores em dois níveis de análise ? indivíduo e organização, a partir de uma teoria que permita a integração e comparação dos conceitos nos níveis dos construtos e identificar os efeitos dos valores no diferentes níveis sobre as atitudes e comportamentos no trabalho. A proposta é utilizar a teoria de valores de Schwartz para compreender as estruturas dos valores organizacionais e individuais. Assim, os objetivos são: 1) Demonstrar evidências de validade da Escala de Valores Organizacionais e construir uma rede nomológica do construto; e, 2) Identificar as relações entre valores no nível organizacional e individual e seus efeitos sobre atitudes e comportamentos no trabalho. São utilizados questionários padronizados para coleta de dados junto a trabalhadores de diversas organizações. Espera-se que esses estudos contribuam no teste de um modelo teórico de integração dos valores nos diferentes níveis de análise em contexto de trabalho suprindo a lacuna teórica identificada.
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Comportamento Proativo no Trabalho e seus antecedentes individuais e contextuais
    A inovação assumiu um papel de destaque no final do século XX em função dos múltiplos benefícios para as organizações. Apesar dos avanços nos estudos dentro desses temas, várias questões significativas para a compreensão desse fenômeno ainda não foram suficientemente exploradas. Uma dessas questões refere-se a integração de conceitos como proatividade e apresentação de sugestões às pesquisas sobre inovação. A proatividade é cada vez mais necessária para os trabalhadores na atualidade, seja pela redução do nível de supervisão pelos gestores, seja pelo aumento da efetividade no trabalho ou pela necessidade de melhoria dos processos de trabalho. O presente projeto tem como foco o estudo desses fenômenos que subjazem aos processos de inovação nas organizações, em especial é objeto do estudo os comportamentos proativos que são apontados como antecedentes da inovação no contexto organizacional. O objetivo deste projeto é desenvolver e testar um modelo preditivo dos comportamentos proativos no trabalho. Para isso serão desenvolvidas e validadas escalas de medida das variáveis que compõem o modelo e será feita a aplicação dos questionários em uma amostra de 350 trabalhadores em organizações públicas e privadas. Serão controladas as variáveis sexo, idade e tempo de serviço. Para análise de dados será utilizada a modelagem por equações estruturais.
    Período: 2007 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Cidadania Organizacional e o impacto da expectativa de alcance dos Valores do Trabalho
    Os estudos sobre as causas dos comportamentos de cidadania organizacional assumiram grande relevância, sendo que têm sido investigadas tanto variáveis individuais como satisfação, personalidade e humor quanto organizacionais como suporte e justiça organizacional. Recentemente pesquisas foram realizadas para compreender os valores ou as motivações subjacentes a esses comportamentos, baseados na premissa de que esses comportamentos são conscientes e podem ser percebidos como oportunidades para que os indivíduos expressem os seus valores. Entretanto, o poder de predição dos valores é baixo e aponta para a necessidade de modelos mais complexos que considerem o efeito de variáveis moderadoras, bem como, a necessidade de aplicação do conceito de valores a contextos específicos da vida. O objetivo, portanto, deste projeto é desenvolver e testar um modelo de predição dos valores do trabalho sobre os comportamentos de cidadania organizacional. Este modelo considerará características do ambiente organizacional como mediador desta relação. Assim, propõe-se como variável mediadora a percepção de alcance dos valores do trabalho que pretende avaliar o quanto o contexto de trabalho permite aos indivíduos alcançarem as suas metas desejadas.
    Período: 2006 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Trabalho e Organizacional ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração de Empresas :: Administração de Recursos Humanos

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Banca de Doutorado99
Participação em Banca de Exame de Qualificação1010
Participação em Banca de Graduação44
Participação em Banca de Mestrado2424
Total4747

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Participação em Banca33
Participação em Congresso1414
Participação em Seminário11
Participação em Simpósio77
Total2525

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Doutorado11
Orientação em Andamento de Iniciação Científica33
Orientação em Andamento de Mestrado11
Orientações Concluídas para Mestrado1111
Outras Orientações Concluídas3232
Total4848

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho23023
Artigo Aceito para Publicação527
Artigo Publicado28028
Capitulo de Livro Publicado707
Curso de Curta Duração Ministrado303
Editoração505
Livro Publicado ou Organizado202
Organização de Evento101
Outras Participações em Eventos e Congressos303
Outras Produções Bibliográfica202
Trabalho em Eventos71071
Total1502152

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica11
Trabalho Técnico1616
Tradução33
Total2020