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Clélia de Freitas Capanema
Citações | CAPANEMA, Clélia de Freitas |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 1985 a 1986 - University of London
- Pós-Doutorado - Periodo: 1996 a 1996 - University of London
- Doutorado - Periodo: 1974 a 1978 - Doctor of Philosophy In Education PhD
University of Southern California - Mestrado - Periodo: 1974 a 1975 - Administração Educacional
University of Southern California - Graduação - Periodo: 1956 a 1959 - Pedagogia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Atuação Profissional
- Coleção Ensaios (Rio de Janeiro)- / Periodo: 2012 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1994 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1994 a 2000
- UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA- / Periodo: 2012 a atual
- UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA- / Periodo: 2012 a 2013
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1981 a 1994
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Um perfil do gestor comprometido com a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa tentar um perfil de gestor escolar de nível médio da rede pública do Distrito Federal, como estudo piloto, e que será estendido a toda a rede pública, sob responsabilidade do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional, Economia e Implicações Curriculares, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília UCB, integrado pelos docentes da área de concentração em política e administração e dinâmica curricular, alunos da pós-graduação e da graduação. O problema da pesquisa focaliza a critica à escola como instituição centrada na falta de correspondência entre os objetivos e práticas curriculares e as expectativas que a sociedade e mais especificamente os alunos têm da organização escolar. São examinadas as novas demandas que o mundo em mudança faz à escola de nível médio, que tem aumentada sua responsabilidade não só na eficiência do sistema educacional, mas sobretudo na sua eficácia e relevância para a formação do cidadão pleno pela mediação do conhecimento científico, filosófico e cultural. O objetivo é caracterizar o perfil do gestor comprometido não só com os aspectos operacionais da escola, mas especialmente com a dinâmica curricular, com base no pressuposto de que ele é a principal figura responsável pela eficiência e eficácia da instituição. Serão realizadas análise documental, entrevistas e aplicação de questionários, em oito escolas: em quatro, para levantamento do perfil ideal de gestor e em outras quatro, intencionalmente selecionadas, para verificação da correspondência entre o perfil ideal levantado e o dos gestores dessas escolas indicadas como bem sucedidas.
Período: 2005 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Política e Governança Educacional para a Cidadania no Brasil: desafios democráticos e emancipatórios PGEC
O presente estudo tem por finalidade investigar como a cidadania está sendo concebida e construída em instituições de educação formal e não formal e como seus educadores e educandos exercem sua cidadania no contexto educacional e na sociedade. Uma vez que a legislação educacional brasileira determina que a educação deve preparar o indivíduo para o exercício da cidadania plena, esta pesquisa investiga as significações de cidadania adotadas em instituições educacionais nacionais e discute os desafios de se trabalhar com questões sociais nos ambientes de educação formal quando as políticas de avaliação da aprendizagem não priorizam tais temáticas. O referencial teórico adotado argumenta em favor de uma educação para a cidadania democrática e emancipada, entendida como elemento fundamental para o fortalecimento da democracia e da equidade social no Brasil. Com base na pesquisa qualitativa, a maior parte dos dados será coletada junto a educadores e educandos da educação formal e não formal. O uso da análise documental, entrevista semiestruturada, questionário, observação participante e grupo focal contribuirá para se compreender em profundidade a problemática estudada. Na educação formal, serão investigadas instituições públicas e privadas de ensino médio e de educação superior, neste último caso, que oferecem cursos de formação de professores. Na educação não formal, será selecionada uma instituição não governamental que oferece atividades educativas para a comunidade. A pesquisa visa ir além da constatação e se propõe a apresentar alternativas teóricas e metodológicas para se trabalhar com as questões sociais voltadas para a formação cidadã, seja nas instituições educativas formais como nas não formais. O estudo será realizado entre março de 2012 e Dezembro de 2013 e os dados serão divulgados amplamente por meio de publicações e apresentações em eventos nacionais e internacionais.
Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Longevidade e Educação: interface com as políticas públicas e com a dinâmica curricular
Considerando as projeções apresentadas pelos demógrafos, que apontam para o crescente contingente da população de idosos na sociedade brasileira, este grupo objetiva contribuir com a realização de pesquisas e estudos sobre as implicações deste fenômeno na sociedade de modo geral e, particularmente, no sistema educacional. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo darão origem a publicações, as quais poderão subsidiar o estabelecimento de políticas públicas e parâmetros curriculares educacionais. Os trabalhos do grupo também ampliarão o acervo bibliográfico nacional sobre a temática da longevidade, suas perspectivas, implicações e desafios para a educação. O tema será, também, objeto de estudos de dissertações de mestrado e teses de doutorado. A pesquisa busca investigar a produção científica de professores de Instituições de Ensino Superior - IES, públicas e/ ou privadas na faixa etária de 60 anos e mais.
Período: 2007 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - O ensino médio público: um estudo de caso
Descrição: A pesquisa realiza estudo de caso em uma unidade escolar de ensino médio público, com alunado socialmente desprivilegiado, visando a esclarecer questões ligadas ao acesso, sucesso, democratização, custos, gestão e financiamento. A metodologia inclui grupos focais e "survey". Como desdobramento do projeto, foi ampliado o levantamento por amostragem para todo o Distrito Federal, constituíndo um banco de dados sobre os alunos da rede pública, que tem sido utilizado, inclusive, para dissertações já defendidas e outras, em elaboração.
Período: 1999 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Perfil sócio-econômico dos estudantes de graduação da UCB/UnB - Convênio entre UCB/UnB
Descrição: A pesquisa visa: a) traçar uma política acadêmica para alunos da UnB e da UCB levando em consideração as mudanças que vêm ocorrendo em suas respectivas clientelas, ou seja, transformação nas seguintes dimensões: econômica, valorativa, ética, e comportamental, nos planos morais, políticos e de expectativas profissionais; b) analisar e refletir em que medida as estruturas pedagógicas colocadas em prática, pelas duas Instituições, estão adequadas às características de sua atual clientela face aos processos de transformação assinalados anteriormente; c) conhecer as estratégias de inserção dos estudantes das duas Instituições na vida universitária, tal como a formação de redes sociais, participação em associações culturais e políticas existentes no ambiente acadêmico; d) conhecer as expectativas dos estudantes das duas Instituições visando a sua inserção profissional atual e futura no mercado profissional, bem como as estratégias por eles desenvolvidas para esse fim..
Período: 1997 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Gestão das escolas públicas no Distrito Federal no período de 1995-1998 - Coordenadora do Projeto de Pesquisa da Profª Eunice Aparecida Spader
O Projeto pretendeu replicar o estudo concluido em 1998, para um período de mandato subseqüente, com o objetivo de investigaras condições em que a gestão democrática foi realizada nas escolas públicas do Distrito Federal. Foram definidas como condições de gestão democrática a eleição de diretores de escolas, a participação de todas as esferas da comunidade escolar na tomada de decisões no cotidiano da escola, a existência e o efetivo funcionamento de órgãos colegiados, bem como o grau de autonomia da escola. O projeto foi desativado por que a Professora responsável, Eunice Aparecida Spalder, teve rescindido seu contrato de trabalho com a Instituição UCB.
Período: 1999 - 2001 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA - Avalição Institucional do Ensino Superior no Brasil e na Inglaterra - 2º Pós-Doutorado realizado no Instituto de Educação da Universidade de Londres-UK
O Projeto visava ao estudo do tema em duas etapas: a primeira se circunscreveria à Inglaterra e a segunda, ao Brasil, especificamente à Universidade Católica de Brasília. Foi delimitado aos fundamentos da cultura da avaliação, à discussão da qualidade e à fricção entre a gestão da qualidade, a autonomia e a criatividade - ao nível institucionnal e ao nível iindividual. O trabalho partiu do pressuposto de que a identificação desses princípios ajuda a compreensão da estrutura e do funcionamento da instikuição, principalmente quando colocadas à mostra diferenças e silmilaridades entre sistemas e instituições. A primeira parte, referente à Inglaterra, foi concluída, com a apresentação de relatório à UCB, em 1996. O Projeto não pôde ter prosseguimento na parte brasileira, por dificuldades administrativas à época. Resultou, ainda, em discussões no Departamento de Políticas Públicas do Instituto de Educação da Universidade de Londres, com a apresentação do paper: Key aspects of Brazilian Social and Educational Policies- Focus on Hiigher Education. Concluído, com alterações no foco.
Período: 1996 - 1996 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional :: Administração de Sistemas Educacionais
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
- Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Política Educacional
- Ciências Humanas :: Educação :: Tópicos Específicos de Educação ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 15 | 15 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 4 | 4 |
Participação em Banca de Mestrado | 71 | 71 |
Total | 90 | 90 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Participação em Banca | 2 | 2 |
Participação em Congresso | 27 | 27 |
Participação em Encontro | 5 | 5 |
Participação em Seminário | 13 | 13 |
Participação em Simpósio | 2 | 2 |
Total | 49 | 49 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 4 | 4 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 1 | 1 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 48 | 48 |
Total | 53 | 53 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 9 | 9 |
Total | 9 | 9 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 16 | 16 |
Artigo Aceito para Publicação | 2 | 2 |
Artigo Publicado | 11 | 11 |
Capitulo de Livro Publicado | 16 | 16 |
Demais Trabalhos | 7 | 7 |
Organização de Evento | 1 | 1 |
Outras Bancas Julgadoras | 2 | 2 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 10 | 10 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 2 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 35 | 35 |
Total | 103 | 103 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Técnica | 14 | 14 |
Prefacio Posfacio | 2 | 2 |
Trabalho Técnico | 72 | 72 |
Total | 88 | 88 |