Clélia de Freitas Capanema

CitaçõesCAPANEMA, Clélia de Freitas
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 1985 a 1986 - University of London
  • Pós-Doutorado - Periodo: 1996 a 1996 - University of London
  • Doutorado - Periodo: 1974 a 1978 - Doctor of Philosophy In Education PhD
    University of Southern California
  • Mestrado - Periodo: 1974 a 1975 - Administração Educacional
    University of Southern California
  • Graduação - Periodo: 1956 a 1959 - Pedagogia
    Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Atuação Profissional

  • Coleção Ensaios (Rio de Janeiro)- / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1994 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1994 a 2000
  • UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA- / Periodo: 2012 a atual
  • UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA- / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1981 a 1994

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Um perfil do gestor comprometido com a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa tentar um perfil de gestor escolar de nível médio da rede pública do Distrito Federal, como estudo piloto, e que será estendido a toda a rede pública, sob responsabilidade do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional, Economia e Implicações Curriculares, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília UCB, integrado pelos docentes da área de concentração em política e administração e dinâmica curricular, alunos da pós-graduação e da graduação. O problema da pesquisa focaliza a critica à escola como instituição centrada na falta de correspondência entre os objetivos e práticas curriculares e as expectativas que a sociedade e mais especificamente os alunos têm da organização escolar. São examinadas as novas demandas que o mundo em mudança faz à escola de nível médio, que tem aumentada sua responsabilidade não só na eficiência do sistema educacional, mas sobretudo na sua eficácia e relevância para a formação do cidadão pleno pela mediação do conhecimento científico, filosófico e cultural. O objetivo é caracterizar o perfil do gestor comprometido não só com os aspectos operacionais da escola, mas especialmente com a dinâmica curricular, com base no pressuposto de que ele é a principal figura responsável pela eficiência e eficácia da instituição. Serão realizadas análise documental, entrevistas e aplicação de questionários, em oito escolas: em quatro, para levantamento do perfil ideal de gestor e em outras quatro, intencionalmente selecionadas, para verificação da correspondência entre o perfil ideal levantado e o dos gestores dessas escolas indicadas como bem sucedidas.
      Período: 2005 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Política e Governança Educacional para a Cidadania no Brasil: desafios democráticos e emancipatórios PGEC
      O presente estudo tem por finalidade investigar como a cidadania está sendo concebida e construída em instituições de educação formal e não formal e como seus educadores e educandos exercem sua cidadania no contexto educacional e na sociedade. Uma vez que a legislação educacional brasileira determina que a educação deve preparar o indivíduo para o exercício da cidadania plena, esta pesquisa investiga as significações de cidadania adotadas em instituições educacionais nacionais e discute os desafios de se trabalhar com questões sociais nos ambientes de educação formal quando as políticas de avaliação da aprendizagem não priorizam tais temáticas. O referencial teórico adotado argumenta em favor de uma educação para a cidadania democrática e emancipada, entendida como elemento fundamental para o fortalecimento da democracia e da equidade social no Brasil. Com base na pesquisa qualitativa, a maior parte dos dados será coletada junto a educadores e educandos da educação formal e não formal. O uso da análise documental, entrevista semiestruturada, questionário, observação participante e grupo focal contribuirá para se compreender em profundidade a problemática estudada. Na educação formal, serão investigadas instituições públicas e privadas de ensino médio e de educação superior, neste último caso, que oferecem cursos de formação de professores. Na educação não formal, será selecionada uma instituição não governamental que oferece atividades educativas para a comunidade. A pesquisa visa ir além da constatação e se propõe a apresentar alternativas teóricas e metodológicas para se trabalhar com as questões sociais voltadas para a formação cidadã, seja nas instituições educativas formais como nas não formais. O estudo será realizado entre março de 2012 e Dezembro de 2013 e os dados serão divulgados amplamente por meio de publicações e apresentações em eventos nacionais e internacionais.
      Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Longevidade e Educação: interface com as políticas públicas e com a dinâmica curricular
      Considerando as projeções apresentadas pelos demógrafos, que apontam para o crescente contingente da população de idosos na sociedade brasileira, este grupo objetiva contribuir com a realização de pesquisas e estudos sobre as implicações deste fenômeno na sociedade de modo geral e, particularmente, no sistema educacional. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo darão origem a publicações, as quais poderão subsidiar o estabelecimento de políticas públicas e parâmetros curriculares educacionais. Os trabalhos do grupo também ampliarão o acervo bibliográfico nacional sobre a temática da longevidade, suas perspectivas, implicações e desafios para a educação. O tema será, também, objeto de estudos de dissertações de mestrado e teses de doutorado. A pesquisa busca investigar a produção científica de professores de Instituições de Ensino Superior - IES, públicas e/ ou privadas na faixa etária de 60 anos e mais.
      Período: 2007 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • O ensino médio público: um estudo de caso
      Descrição: A pesquisa realiza estudo de caso em uma unidade escolar de ensino médio público, com alunado socialmente desprivilegiado, visando a esclarecer questões ligadas ao acesso, sucesso, democratização, custos, gestão e financiamento. A metodologia inclui grupos focais e "survey". Como desdobramento do projeto, foi ampliado o levantamento por amostragem para todo o Distrito Federal, constituíndo um banco de dados sobre os alunos da rede pública, que tem sido utilizado, inclusive, para dissertações já defendidas e outras, em elaboração.
      Período: 1999 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Perfil sócio-econômico dos estudantes de graduação da UCB/UnB - Convênio entre UCB/UnB
      Descrição: A pesquisa visa: a) traçar uma política acadêmica para alunos da UnB e da UCB levando em consideração as mudanças que vêm ocorrendo em suas respectivas clientelas, ou seja, transformação nas seguintes dimensões: econômica, valorativa, ética, e comportamental, nos planos morais, políticos e de expectativas profissionais; b) analisar e refletir em que medida as estruturas pedagógicas colocadas em prática, pelas duas Instituições, estão adequadas às características de sua atual clientela face aos processos de transformação assinalados anteriormente; c) conhecer as estratégias de inserção dos estudantes das duas Instituições na vida universitária, tal como a formação de redes sociais, participação em associações culturais e políticas existentes no ambiente acadêmico; d) conhecer as expectativas dos estudantes das duas Instituições visando a sua inserção profissional atual e futura no mercado profissional, bem como as estratégias por eles desenvolvidas para esse fim..
      Período: 1997 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Gestão das escolas públicas no Distrito Federal no período de 1995-1998 - Coordenadora do Projeto de Pesquisa da Profª Eunice Aparecida Spader
      O Projeto pretendeu replicar o estudo concluido em 1998, para um período de mandato subseqüente, com o objetivo de investigaras condições em que a gestão democrática foi realizada nas escolas públicas do Distrito Federal. Foram definidas como condições de gestão democrática a eleição de diretores de escolas, a participação de todas as esferas da comunidade escolar na tomada de decisões no cotidiano da escola, a existência e o efetivo funcionamento de órgãos colegiados, bem como o grau de autonomia da escola. O projeto foi desativado por que a Professora responsável, Eunice Aparecida Spalder, teve rescindido seu contrato de trabalho com a Instituição UCB.
      Período: 1999 - 2001 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
    • Avalição Institucional do Ensino Superior no Brasil e na Inglaterra - 2º Pós-Doutorado realizado no Instituto de Educação da Universidade de Londres-UK
      O Projeto visava ao estudo do tema em duas etapas: a primeira se circunscreveria à Inglaterra e a segunda, ao Brasil, especificamente à Universidade Católica de Brasília. Foi delimitado aos fundamentos da cultura da avaliação, à discussão da qualidade e à fricção entre a gestão da qualidade, a autonomia e a criatividade - ao nível institucionnal e ao nível iindividual. O trabalho partiu do pressuposto de que a identificação desses princípios ajuda a compreensão da estrutura e do funcionamento da instikuição, principalmente quando colocadas à mostra diferenças e silmilaridades entre sistemas e instituições. A primeira parte, referente à Inglaterra, foi concluída, com a apresentação de relatório à UCB, em 1996. O Projeto não pôde ter prosseguimento na parte brasileira, por dificuldades administrativas à época. Resultou, ainda, em discussões no Departamento de Políticas Públicas do Instituto de Educação da Universidade de Londres, com a apresentação do paper: Key aspects of Brazilian Social and Educational Policies- Focus on Hiigher Education. Concluído, com alterações no foco.
      Período: 1996 - 1996 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional :: Administração de Sistemas Educacionais
    • Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
    • Ciências Humanas :: Educação :: Planejamento e Avaliação Educacional :: Política Educacional
    • Ciências Humanas :: Educação :: Tópicos Específicos de Educação ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Banca de Doutorado1515
    Participação em Banca de Exame de Qualificação44
    Participação em Banca de Mestrado7171
    Total9090

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outras Participação em Banca22
    Participação em Congresso2727
    Participação em Encontro55
    Participação em Seminário1313
    Participação em Simpósio22
    Total4949

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Orientação em Andamento de Doutorado44
    Orientações Concluídas para Doutorado11
    Orientações Concluídas para Mestrado4848
    Total5353

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios99
    Total99

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho1616
    Artigo Aceito para Publicação22
    Artigo Publicado1111
    Capitulo de Livro Publicado1616
    Demais Trabalhos77
    Organização de Evento11
    Outras Bancas Julgadoras22
    Outras Participações em Eventos e Congressos1010
    Outras Produções Bibliográfica22
    Texto em Jornal ou Revista11
    Trabalho em Eventos3535
    Total103103

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outra Produção Técnica1414
    Prefacio Posfacio22
    Trabalho Técnico7272
    Total8888